Autor |
Mensagem |
camilin Membro |
# jul/15
· votar
pessoal quala diferença entre o sonar e os vst..
|
Adler3x3 Veterano |
# jul/15 · Editado por: Adler3x3
· votar
camilin
O Sonar é uma DAW - Digital Áudio Workstation , isto é uma estação de trabalho de áudio. Como uma DAW tem o recurso de servir de host para carregar VSTs, isto é hospedar instrumentos virtuais , efeitos e outros recursos.
VST - Virtual Studio Technology, que é uma interface que se carrega num programa host, no caso por exemplo uma DAW, desenvolvida pela Steinberg.
Em termos práticos no Sonar por exemplo, você instala o VST e o configura, cria uma track (faixa) e insere uma instrumento virtual VSTi (o "i aqui indica instrumento), podendo também alocar VSTs de efeitos, tipo de: equalização, reverb, flanger etc... Para rodar o VST tem que ser carregado num programa host, que pode ser uma DAW, ou um host especializado (programas feitos para tocar ao vivo), ou também ter uma versão standalone (que toca sozinho, sem depender de programa host).
DAW -> Track -> Vst -> Vsti -> Vst de efeitos e auxiliares.
E na master track (faixa principal) também pode-se alocar VSTs de efeitos e auxiliares. Nem tudo em VSTs são de instrumentos e efeitos,tem alguns auxiliares que tem outras funções para ajudar no processo musical, como por exemplo um visualizador de espectro, que não afeta o som em nada somente serve para visualizar melhor as ondas e frequências.
Ou seja você abre a DAW, cria uma track, carrega o VST, que por sua vez carrega o VSTi, e aloca o efeito(s) que desejar com VST de efeitos. E os VSTis, por sua vez também podem carregar algo como samplers, patchs, presets, configurações etc... Os VSTs de efeitos podem também ser chamados de plugins.
Os VSTs em geral podem ser carregados em diferentes DAWs, como Sonar, Cubase, Fruity Loops, Mixcraft, Nuendo, Reaper e dezenas de outras. Então o VST é independente da DAW, e não se pode fazer comparações, são dois softwares que se integram. E podem existir muitas variações de interligação de hardware e softwares: Teclado musical ->DAW (ou um program host leve) -> Track -> Vst -> Vsti -> Vst de efeitos e auxiliares -> sistema de som (ligado no computador) Neste caso o timbre vai ser o do VST que vai sair nas caixas de som conectadas no computador, normalmente para tocar ao vivo se usa um notebook, bem configurado, de preferência com uma interface de áudio externa, mas se não tiver dá para usar o ASIO 4ALL, que é um programa que simula drive ASIO e ajuda a diminuir a latência, isto é o atraso em que se toca uma nota no teclado e o som sai no sistema.
|
camilin Membro |
# jul/15
· votar
entendi,,,então agora q vou ligar o notbook no teclado pelo usb,,,qual a dica vc me daria primeiramente,,baixar uma DAW,, e depois os VST,,,se for possivel colocar o link,,pois toco em igreja e gostaria de mais opções de patches,,,o meu teclado é um Roland BK 3,,arranjador..na realidade gostaria de fazer uma experiência pois nunca liguei ele no not,,ai estou com duvidas nos programas ,,se puder me ajudar agradeço..
|
Adler3x3 Veterano |
# jul/15 · Editado por: Adler3x3
· votar
[b]camilin[/b
Bem. Primeiro seria melhor você descrever os detalhes do seu notebook e dos equipamentos que já tem.
Mas você esta num tópico de VSTs grátis, aqui tem muita coisa boa.
Este programa é bom para testar VSTs.
http://www.hermannseib.com/english/vsthost.htm
|
camilin Membro |
# jul/15
· votar
[i]ADler3*3[/i] meu notbook é um ACER 3 giga e 500 de hd Vou compar cabo q liga o teclado ao not book,,Qual DAW vc indicaria no meu caso,,o sonar ou o nuendo,,lembrando q eu queria ter mais alguns tipos de patches
|
mauriciomira1 Veterano |
# jul/15
· votar
Já que estão falando sobre isso, vamos ao meu problema.
Tb vou começar a usar VSTs agora. Tenho um Dell i5 com RAM de 6GB e 1TB de HD e usarei um teclado korg x50, e uma interface behringer u-phoria UM2.
No PC vou instalar a DAW (usarei o Reaper), e depois então vou instalar o NI Alicia Keys.
Depois disso como eu procedo? Porque eu penso que fare assim..
Plugarei o teclado na interface via cabo p10. Plugo a interface no pc via USB.
Ligo o teclado, abro o Alicia Keys, vejo se ela reconhece quando aperto as teclas.
Depois disso vou no Reaper, crio uma track, adiciono a alicia keys.
Depois disso, se eu clicar em gravar e começar a tocar já gravará?
Nisso eu vou fazer a mesma coisa pra gravar os timbres de guitarra plugando meu violão no PC e usando VSTs de guitarra pra gravar, usarei synhts, Orchestra, etc..
É isso?
Lembrando que meu teclado pode ser ligado via usb tb, mas suponho que usando a interface eu não precise, já que ela fará esse trabalho, então plugo o teclado via p10 na inferface mesmo.
Valeu!
|
Adler3x3 Veterano |
# ago/15
· votar
Não!
Primeiro você tem que instalar o Drive do Seu teclado no sistema operacional do computador. Tudo se resume a entradas e saídas (inputs e outputs) seja de áudio ou de midi. Lembro que midi são instruções, não contém áudio. O cabo p10 é para áudio, onde você vai ligar a saída do teclado na entrada da interface, para poder gravar os timbres do teclado Midi é outra coisa.,vai usar outro cabo, que deve ter vindo com o teclado. Este cabo que transfere as informações midi. Para funcionar no Reaper: - o teclado midi tem que aparecer com opção de input nas tracks que você quer gravar; (para isto o drive do teclado tem que estar instalado, ou o sistema o reconhecer plug and play) - depois em output na track do Reaper tem que aparece o Alíce Key. Desta forma se toca no teclado e o som sai no sistema de som que esta ligado no computador, sejas pelos alto falantes internos ou sistema interna. ou fones de ouvido, e desta forma você grava o midi na DAW, e depois se quiser transforma a track midi em track de áudio com o som do Alice Keys.
Então tem que conectar o que é de áudio com o áudio, e o que é de midi com midi., só na saída da daw final que se pode mudar se quer ouvir no sistema de som do computador, ou se quer enviar as instruções midi para o teclado, e aí vai tocar o midi com os timbres do teclado, saindo o som no sistema de som acoplado ao teclado.
|
Adler3x3 Veterano |
# ago/15
· votar
Camilin
A questão da DAW é uma escolha pessoal, depende do gosto de cada um. Cada DAW vem com um conjunto de recursos, seja de instrumentos nativos, seja de efeitos e outros recursos. Eu prefiro o Mixcraft 7 estudio, que é mais objetivo e prático de usar., e já vem com razoáveis Vsts instalados. Depois é só dar sequencia e ir instalando mais VSTS conforme o seu estilo musical.
|
mauriciomira1 Veterano |
# ago/15 · Editado por: mauriciomira1
· votar
Desta forma se toca no teclado e o som sai no sistema de som que esta ligado no computador, sejas pelos alto falantes internos ou sistema interna. ou fones de ouvido, e desta forma você grava o midi na DAW, e depois se quiser transforma a track midi em track de áudio com o som do Alice Keys.
Adler, me perdi nesse final, rs. Se tiver um jeito mais didático de explicar, sou leigo.
Mas aproveitando.. Eu comprei essa interface "Behringer u-phoria um2" com o objetivo de fazer ambas as coisas, tanto fazer um home stúdio pra gravar microfone, violão e outros instrumentos usando VSTs, e usar o meu teclado como controlador ao vivo.
Se você puder olhar aí no google essa interface, sabe me dizer se posso utilizá-la para ambos os casos?
Lembrando, meu teclado possui tanto as saídas midi in-out, quanto a saída USB.
|
Adler3x3 Veterano |
# ago/15 · Editado por: Adler3x3
· votar
mauriciomira1
Chega de teoria tem que por mãos a obra. Vá com o que tem atualmente. Instale os programas conecte o que já tem mesmo com uma interface on-board.
Faça download do Mixcraft 7 (versão em português, direto do site da D'Accord do Brasil" que já vem com instrumentos VST nativos e aprenda. Não tem outro jeito não é a prática que resolve.
Edit: faça download também de alguns Vsts gratuitos e aprenda a instalar, e configure no mixcraft, e manda ver pura diversão. Instale também o Asio4all, que é um drive que simula o Asio. Mas depois que você comprar uma interface de áudio que tenha drive próprio de Asio, não precisa mais usar o Asio4all.
E assim você vai saber as limitações de hardware e software e vai progredir. E vá conectando seguindo a lógica que expliquei. Monte num papel o esquema das conexões, tanto físicas como lógicas. Comece sem gastar nada.
Depois na sequência você já vai estar mais experiente é já vai ter mais conhecimento para sair as compras. Faça as conexões com o teclado desligado, e o nível de volume sempre no zero. Depois ligue o teclado e aumente ao volume ideal lentamente. E faça as conexões, e vá experimentando. Depois quando for desligar deixe o nível de volume do teclado novamente no zero, e só desligue os cabos depois de tudo desligado. E vá em frente! Pontos de atençaõ: 01- Instalação do Drive do Teclado 02- Instalação do Drive Asio4all; 03- Instalação de uma DAW, no caso a versão demo completa do Mixcraft 7, que dura mais ou menos uns 15 dias, e dá para testar tudo, além do que você vai ter acesso a uma imensa biblioteca de loops, que pode usar em suas produções. 04- Obtenha todos os cabos necessários. 05- Baixe alguns Vsts gratuítos, que não sejam muito grandes, neste primeiro momento não importa tanto a qualidade e sim fazer funcionar. 06- Instale os Vsts, e observe quando o programa se instala em que pasta do hd fica; 07 - Depois no Mixcraft vá para preferências e em plugins e adicione a pasta onde esta o Vst. 08 - Obtenha alguns arquivos midi de músicas de sua preferência e abra no Mixcraft; 09 - Em cada track vá selecionando o instrumento virtual do seu gosto conforme a música. Normalmente se o midi é bem feito o Mixcraft já vai abrir alocando os instrumentos básicos , que tem dentro de si, ainda não é VST. Mas você pode aqui track por track ir alocando os instrumentos Virtuasi (Vst, que já tem dentro dele e de outros que você instalar) É um processo longo, você ir instalando os Vst até atingir um nível satisfatório, isto é uma gama grande de instrumentos. E vá tentando, vá aprendendo sobre canais, um arquivo midi pode ter uma track no cada 1, no 2 etc.. Mas quando se aloca um VST, no VST tem que indicar o mesmo canal para funcionar direito, se no midi esta o canal 2 e no VST esta no canal 1 não vai funcionar. Ou as vezes no VST é melhor deixar a configuração All(todos) ou OMNI, conforme aparece no VST. Vá aprendendo também com os exemplos de músicas do Mixcraft o uso de efeitos, tracks e master track, aprenda a diferenciar faixas midi (ou instrumentos virtuais) de faixa de loop ou de gravações de áudio. E vá lendo os manuais, do teclado, do mixcrat, dos Vsts e assim por diante, todo dia dispense um pouco de tempo para isto, assistindo tutoriais no you tube, e sempre estudando, inclusive teoria musical, mas acima de tudo por em prática. E tomando os cuidados não vai queimar nem estragar nada. Bem tá quase tudo aí, claro tem muito mais detalhes, que você vai descobrir e aprender aos poucos, assim tem que ter paciência e perseverança. Deve funcionar. Não existe mágica nem produção de música instantânea, nem falsas promessas, tem que estudar e ir aprendendo aos poucos passo a passo, a cada dia desvendar novas funções. É um aprendizado contínuo que não tem fim.
|
mauriciomira1 Veterano |
# ago/15
· votar
Adler3x3
Cara obrigado pelas dicas. Acolhi tudo que falou, realmente relevante. Já estava baixando uns VSTs aqui. Vou instalar os softwares e vou brincar bastante pra aprender.
Obrigado!
|
mauriciomira1 Veterano |
# ago/15
· votar
Alguem conhece um VST de percussão com timbres legais?! Pode ser grátis ou pago. Pesquisei, mas existem muitos, não dá pra testar tudo.
Vou usá-lo para música lenta, então não quero que seja agressivo.
|
Casper Veterano
|
# set/15
· votar
http://cdsoundmaster.com/site/cds-software-online/plugins.html
Alguns de grátis. Desculpe se já foi postado, mas tem algumas coisas muito boas aqui.
|
Leaoaprole Membro Novato |
# set/15
· votar
Bom dia galera do Cifra Club!
Primeiramente gostaria de parabenizar à todos participantes do fórum! Os tópicos estão muito bem organizados e a galera se ajuda mesmo! Muito bom!
Sou novato por aqui - essa é minha primeira postagem - mas já usei e abusei de ler os "debates" tecladisticos do grupo rsrs Só tenho a agradecer pois aprendi muito por aqui.
Há um tempo venho usando VST's ao vivo com a minha banda; a maioria free. Estou feliz com meus sons. Contudo sinto que está na hora de investir um pouco mais nessa vibe dos controladores e talz.
Experimentei o B4 da Native esses dias e fiquei maluco com a fidelidade e "corpo" dos timbres. Realmente me chamou a atenção. Só que quando fui procurar pra comprar não achei...
Alguém sabe onde posso comprar o software original? To ligado que o preço é salgadinho, mas estou disposto a investir pois acredito que valha a pena!
Se alguém souber de algo e puder dar um toque ficarei agradecido! =D
obs.: postei nesse tópico pois foi o que achei mais "próximo" da minha dúvida.
Valeu rapaziada!!!!
Abraço!
|
Leosynth Membro Novato |
# set/15
· votar
Pessoal, alguém já conseguiu rodar o Kontakt pelo tablet? Se "SIM" qual a configuração do tablet? Ficarei agradecido pela ajuda. No aguardo.
|
waltercruz Veterano |
# set/15
· votar
Leaoaprole O B4 II foi descontinuado. Opções: Vintage Organs para Kontakt ou GSI VB3. Esse último é excelente, mas ainda não tem versão 64 bits para mac.
|
Teclista Membro Novato |
# nov/15
· votar
Quem nunca quis ter esse timbre de bateria eletrônica ?
Com esse Hexagon 85 is a Simmons SDS-V style drum synthesizer você tem e é free.
Tem o pago AQUI que obviamente é melhor, mas o free da pro gasto.
|
israel tognolo Veterano |
# nov/15
· votar
srs. bom dia! um amigo tecla meu me passou um link com varios torrents free de vsts [url=www.samplelink.ucoz.com]vsts freewww.samplelink.ucoz.com[/url] , vale a pena conferir la! abs
|
israel tognolo Veterano |
# nov/15
· votar
srs. bom dia! um amigo tecla meu me passou um link com varios torrents free de vsts www.samplelink.ucoz.com , vale a pena conferir la! abs
|
israel tognolo Veterano |
# nov/15
· votar
srs. bom dia! um amigo tecla meu me passou um link com varios torrents free de vsts www.samplelink.ucoz.com , vale a pena conferir la! abs
|
israel tognolo Veterano |
# nov/15
· votar
srs. bom dia! um amigo tecla meu me passou um link com varios torrents free de vsts www.samplelink.ucoz.com , vale a pena conferir la! abs
|
israel tognolo Veterano |
# nov/15
· votar
www.samplelink.ucoz.com entrem la e confiram os vsts mto bom!
|
inExperienced Veterano |
# nov/15
· votar
Eu pego muita coisa Free aqui.
http://www.pluginboutique.com/
|
pianista alagoano Membro Novato |
# nov/15
· votar
Galera estou atrás de uns samplers para o kontakt de pads. Se alguém tiver link favor me manda.
|
Siphno Teclas Membro Novato |
# nov/15
· votar
Mixom Samplers - Metais, Baterias, Percussões e Efeitos
Aqui um pacote muito bom, tem Metais, Baterias, Percussões e Efeitos para usar ao vivo ou em suas gravações
|
pianista alagoano Membro Novato |
# nov/15
· votar
Desculpa novamente o incomodo, mas é possível transformar ou salvar um sampler da biblioteca do Kontakt em um arquivo único em NKI ???? Tentei várias vezes e não consigo salvar Organ C3 Blue.
|
crisXP Membro Novato |
# jan/16
· votar
Pessoal, tenho duas dúvidas: Conhecem algum vst de bateria parecidos com dessa música? é como bateria de arranjador bem antigo, bem lo-fi
E a outra dúvida: Como eu faço pra usar sequenciador no FL studio com um teclado controlador? (sim, sou bem iniciante)
|
CLAUDIOCOSTAIR Membro Novato |
# mai/16
· votar
boa noite pessoal sou novo aqui e preciso de ajuda ate para enviar mensagens. estou usando controlador m audio 2 geração 61 teclas e kontakt . baixei um pluguin de piano chamado - master-concert grand , não funcionou no contakt e nem no reaper e não sei em quê formato esta ,vi alguns comentários no youtube sobre ele mas explicação de como usa lo e com qual pregrama ainda não vi uma unica pessoa, me ajudem por favor qual programa baixo para usa-lo : nuendo, cubase ,pro tools, ou algum piano semelhante ou melhor para kontakt? desde já agradeço! obrigado claudio!
http://sonimusicae.free.fr/matshelgesson-maestro-en.html
|
Synth-Men Veterano |
# mai/16 · Editado por: Synth-Men
· votar
CLAUDIOCOSTAIR
Meu caro bom dia!
Isto não é um plugin, mas sim um soundfont no formato SF2 ou sample formato WAVE, ou GIGASAMPLE. Eu utilizei este arquivo uns 6 ou 5 anos atrás, não lembro se formato é SF2, WAVE ou GIGASAMPLE
Se for SF2, terá que baixar um leitor de soundfont. Não uso o Kontakt(não gosto), mas eu acho que ele ler arquivos GIGASAMPLE/GIGASTUDIO.
Se não me engano, neste site tem um programa gratuito que ler arquivos GIG.
Abraços!
|
Adler3x3 Veterano |
# mai/16 · Editado por: Adler3x3
· votar
Quando se usa soundfonts numa DAW, se a mesma não tiver o player adequado. É simples basta baixar um VST Player de soundfont e instalar. No Site da KVR áudio tem inúmeros players de soundfont. Mas soundfont é uma tecnologia ultrapassada, os aquivos são pequenos, e tem uma limitação de tamanho do próprio formato, mesmo os melhores não são os ideais para os dia de hoje e a qualidade dos instrumentos pertence a uma era que já passou.
|