Se houvesse um teclado nacional similar aos Open Labs, com preço acessível, você compraria?

Autor Mensagem
brunoamaral
Veterano
# jun/08


Pessoal, é o seguinte: nos últimos tempos meti na cabeça que não seria difícil produzir um teclado no padrão dos Open Labs (para quem não conhece estes teclados, confira no link a seguir http://www.openlabs.com/index.html ). Conversei com um investidor, e estou bem próximo de levantar o capital necessário para o primeiro passo, que seria a montagem de um protótipo. A princípio, os primeiros modelos serão simplesmente a união de diversos produtos oferecidos no mercado, unidos e ligados em um mesmo "shape" (um controlador midi - a princípio pretendo utilizar os M-Audio Keystation 61 e 88, que possuem teclas semi-pesadas bem razoáveis -, uma cpu poderosa - core 2 duo ou quad, 4gb ram, placa-mãe asus... -, um monitor LCD 8' touchscreen, teclado de computador, touchpad (mouse de notebook), uma superfície de controle - deve ser a evolution UC33e, vejam o link http://www.zzounds.com/item--EVOUC33E , uma interface de áudio E-MU 1212m, link http://www.emu.com/products/product.asp?product=9872 ). Ou seja, será desenvolvido um shape, ao estilo Open Labs, para unir todos estes equipamentos em um só. Minha intenção é, de início, fazer este teclado sob encomenda, na faixa de R$5.500 a R$7.000, ainda não tenho como ter certeza do preço final. O diferencial é que pretendo aceitar teclados como parte do pagamento, para alavancar as vendas iniciais. Mas queria utilizar o fórum para fazer uma espécie de "pesquisa de mercado", que acredito que não será tolhida pelos moderadores, mesmo porque acredito ser do interesse de todos desenvolver a indústria de teclados nacional. Então, gostaria que os membros postassem dando suas opiniões, não só sobre se teriam vontade de ter um instrumento desses, mas também sugerindo quanto à própria construção, funções, recursos etc. A opinião de todos seria de grande utilidade. Se este projeto for adiante, em breve terei condições de realmente fabricar, e não simplesmente montar o teclado. Inclusive já estou em contato com a Fatar, que seria a fornecedora das teclas. Conto com a ajuda de vocês!!!

Dogs2
Veterano
# jun/08
· votar


Se for bom...

ThyagoAmaral
Veterano
# jun/08 · Editado por: ThyagoAmaral
· votar


brunoamaral
é interessante... vamo lá... se o negócio for pra frente eu posso até a ajudar... tenho um conhecimento avançado em CAD (desenho técnico) e modelagem avançada em 3D... acho q seria interessante a criação de modelos em 3D para analises de volumetria... posicionamento dos comandos, display... etc...

E particularmente acho feio pra caramba... podem jogar pedra em mim... (coisa de arquiteto) =P o tal do open labs eh feio viu... tem aparência pesada e grosseira...

Mais é uma idéia que precisa ser amadurecida... qualquer coisa estamos ai, ajudo no que for preciso!!! =]

brunoamaral
Veterano
# jun/08
· votar


Dogs2
Bom, a princípio só serão utilizados equipamentos de primeira linha, que juntos deverão proporcionar um resultado bom e confiável. Mas é óbvio que só os testes revelarão a real confiabilidade do instrumento. Fique à vontade para opinar sobre quais equipamentos vc acha que deveriam ser utilizados.

ThyagoAmaral
Então cara, vc manja de desenho industrial também? Ou vc faz só a modelagem em 3D a partir de um desenho técnico pré-elaborado? Eu ainda não acertei com quem farei o desenho, embora já tenha feito algumas sondagens. Poderia ser interessante o instrumento ser desenhado por um tecladista... Ainda mais parente... rsrs

Scoth_Pr
Veterano
# jun/08
· votar


brunoamaral

Seria interessantissimo um teclado desse porte produzido nacionalmente, maaaaas, vou colocar algumas ressalvas que tenho quanto a um produto desses no territorio tupiniquim:

1) O Neko e totalmente baseado em softwares, essa é a graça do garoto, poder ter seus VST's numa plataforma muito mais segura e estavel do que o Windows ou MAC. O Brasil não tem fama de ser um consumidor assiduo de produtos originais. Se um teclado desses só rodar Software original, aí complica mais um pouco, pois o investimento para comprar os programas ultrapassaria em muito o valor do proprio teclado.

2) Não sei pq, mas nao consigo imaginar um produto desses fazendo sucesso aqui no Brasil. Nos EUA quem mais usa são os artistas e produtores de Musica Eletronica, RAP, R&B etc...

Caso voce esteja realmente disposto a investir nesse negocio, eu acho que a escolha dos materiais de Base poderiam ser melhores, e tenho umas opnioes:

Touchpad sucks ao vivo, mouse e mais pratico, mas tendo uma boa tela touchscreen ja é´tudo. Essa superficie de controle e legal, ams acho que tem umas melhores, tenho que pesquisar melhor. Essa placa e PCI, acho melhor se tivesse uma interface de áudio Firewire. O proprio NEKO usa a Firebox da Presonus, seria legal ter uma nesse nivel (M-Audio 410 / 1814). O teclado poderia ser um pouco melhor também. De uma olhada nos de teclas normais: CME UF6 e EDIROL PCR 800 e um que tem teclas de perfil alto: M-Audio Axiom-61. Se o seu publico for os tecladistas de palco, uma versao com 76 teclas e imprescindivel. Neste caso, olhe o CME UF-7.

Por enquanto e so, se eu lembrar de mais alguma coisa eu posto.

Obs: Se a ideia vingar, ha uma boa possibilidade de eu ser um dos prieiros clientes.

tecladoprofusao
Veterano
# jun/08
· votar


Ótima idéia!!!
Seria meu novo sonho de consumo :)
Claro que compraria... a tv de LCD 32" espera mais um ano ou dois hehe...

Ultimamente o Brasil vem ganhando alguns fabricantes de instrumentos, acho que mercado é o que não falta aqui! (Por exemplo, quanto ia ficar pra importar um NeKo rsrs?) É uma idéia que tem que sair do papel... Com certeza haverá procura, principalmente em estúdios, tem gente aqui que investe pesado nisso.
Acho que tb poderiam ser oferecidas opções mais acessíveis, com HD menor e menos memória, mas com a possibilidade de expansão, como um notebook. Ele não precisa vir completo... O importante é usar componentes de qualidade, para que o produto se firme no mercado e não fique "queimado" com um monte de unidades dando pane. Tem que ser sólido.

Se o chassi for feito em aço dobrado (bem dobrado, não de qualquer jeito) ia ficar barato e resistente. E uma pintura automotiva, que dura anos e aguenta qualquer tranco. Imagina um teclado meio "Ferrari" rsrs... (Tá bom... prata, preto e branco basta rsrs)

E o desenvolvimento de uma superfície de controle não é tão difícil, é basicamente um microcontrolador (PIC, por exemplo), um multiplex analógico e potenciômetros. Se for produzido em série, vale a pena. Além de ficar mais barato, ia aparentar mais profissional que aquela "colagem" da Open Labs.
Espero que isso ajude em algo:
http://www.ucapps.de/
que achei em
http://www.epanorama.net/links/music.html#midi

Acho que o maior problema vai ser a licensa do software. Se vier com Windows, Sonar, Sound Forge... acho que isso vai encarecer um pouco... Mas o pessoal sempre prefere pagar mais que utilizar Linux.

No que puder, pretendo ajudar.

Desculpe se fui muito prolixo, é que fiquei empolgado com a idéia... Não é todo dia que a gente se depara com alguma idéia tão simples, mas tão simples, que chega a ser fantástica! Vai em frente :)

ThyagoAmaral
Veterano
# jun/08
· votar


brunoamaral
Cara eu estou terminando arquitetura ... já trabalho com desenho técnico a quase 5 anos... e vivo desenhando módulo expositores pra companhias de petróleos... totens... detalhando móveis e estrutura metálica... e projeto em geral... de prédios a hotéis...

Acho q o legal eh a questão da funcionalidade... ergonomia... os botões nos lugares certos e talz... vamos conversar e amadurecer mais isso...

brunoamaral
Veterano
# jun/08
· votar


Scoth_Pr
Valeu os toques.
1) Cara, o Neko roda em plataforma Windows XP. Daí, vc pode instalar o programa que quiser. Então, neste ponto, o nacional poderia ser tão confiável quanto ele, se utilizarmos bons componentes. A idéia é vender o instrumento apenas com o pacote que acompanha a placa da E-Mu (Proteus). Cada usuário fica responsável por carregá-lo com os softwares de sua preferência (se não usarem originais, aí o problema já não é meu... rsrs). Não haverá qualquer bloqueio para rodar softwares não originais, mesmo porque eu não saberia fazer isso.

2) Quanto ao público alvo, acho que a própria filosofia dos Open Labs limita o público: teclas pequenas, teclado pouco extenso... Um teclado com teclas normais semi-pesadas e com os VST's da preferência de cada um acho que pode atingir um público mais amplo.

3) quanto ao mouse, seria difícil não ser touchpad, pois um mouse normal ficaria "solto" pelo teclado. Mas, como vc disse, a tela touchscreen resolve isso. Realmente admito que existem equipamentos superiores aos que eu escolhi, e a idéia é até que possa haver algum tipo de personalização (o cliente escolher os equipamentos que comporão seu instrumento). Por hora, escolhi estes por alguns motivos:
- Os controladores (M-Audio Keystation 61/88), por serem extremamente leves e não terem quase nenhum botão, knob, fader (assim, não fica parecendo tanto que é uma adaptação, dá pra dar uma cara mais original ao instrumento). Além disso, eles têm pouca profundidade, assim o instrumento não ficaria tão "gigante" após unido com os outros equipamentos. Imagine acrescentar tudo isso que estou pensando a um CME? Já tive um UF8, e achei muito bom, mas ele é grande demais, se aumentar o tamanho acho que ficaria inviável. O Axiom é, pra mim, um dos melhores controladores do mercado. Mas, com aquela quantidade de controles, ficaria difícil dar uma cara original ao instrumento (seria um Axiom adaptado, todo mundo perceberia). Mas vou pesquisar mais alguns que sejam superiores aos Keystation e tenham características semelhantes, principalmente um de 76 teclas;
- Para a superfície de controle, o que contou muito foi o preço. Se eu juntar peças caras demais, o preço final vai ser muito elevado. E achei ela bem legalzinha, tem muitos knobs e 9 faders, com um botão dedicado para simulação instantânea de drawbars (na verdade, este botão me fez decidir por este modelo, pois acredito que todos vão querer instalar um B4 no bichinho...). Agora, é certo que existem superfícies superiores, mas elas são bem mais caras;
- A interface de áudio, optei por essa PCI pelo custo e pela sua alta qualidade. Acredito que o PCI não perca em velocidade de processamento para o firewire. E, por ser da E-Mu, marca tradicional também no segmento de sintetizadores, vem como brinde alguns softwares simuladores, o que permite que eu entregue o instrumento com alguns VST's originais pré-instalados. Mas esta será a parte que permitirá maior personalização: a interface de áudio ficará a cargo do freguês. Se a coisa vingar e vc realmente encomendar um, pode escolher a interface que vc quiser (quem sabe a gente não mete logo uma ProjectMix e mata logo de uma vez interface e superfície de controle... rsrs).

Bom, é isso aí. Tomara que todos opinem como você, pois a partir das idéias de cada um talvez possamos desenvolver uma máquina acessível e de excelente qualidade. Obrigado mesmo!

brunoamaral
Veterano
# jun/08
· votar


tecladoprofusao
Valeu a força cara! Com certeza podemos oferecer modelos mais ou menos turbinados, mesmo porque acredito que muita gente não precisa de 500GB de disco para VST's. Valeu o toque quanto aos materiais e a pintura, pode ter certeza que vou pesquisar sobre isso. Quando à superfície de controle, minha idéia é realmente desenvolvê-la em um segundo momento. O problema é que agora seria inviável. Preciso primeiro construir o protótipo e vender algumas unidades, ter certeza do mercado para aí sim começar realmente a fabricar, e não simplesmente montar o instrumento. Como disse acima, já entrei em contato com a FATAR, e estou aguardando o catálogo com os preços dos teclados (teclas montadas, o teclado do teclado). Será um primeiro passo. Vamos ver, estou muito animado, vou mantendo vocês atualizados por aqui. Abração.

brunoamaral
Veterano
# jun/08
· votar


ThyagoAmaral
Cara, me manda um e-mail, bruno@idenc.org.br, vamos conversar mais sobre isso. Valeu, abraço.

ThyagoAmaral
Veterano
# jun/08 · Editado por: ThyagoAmaral
· votar


brunoamaral
Adicionado!!! =]

Scoth_Pr
Veterano
# jun/08
· votar


brunoamaral

Legal cara, se der certo vai ser um troço bem bacna mesmo. Eu mesmo já pensei em adaptar as peças de um PC dentro do meu UF8, ja que não tem quase nada lá dentro. Quanto a superficie de controle no modo drawbar, acho que sera mais interessante puxar as drawbars pelo touchscreen hehe. Mas e muito bem-vinda ao projeto.

acredito que muita gente não precisa de 500GB de disco para VST's

Isso é até o cara descobri que pode pegar tudo na net e enfiar no teclado. So vai dar musico querendo saber se pode adicionar HD na maquina.

fernando tecladista
Veterano
# jun/08
· votar


é interessante a ideia

só basta deixar o pacote pratico pra usar ao vivo
o Neko já li alguma coisa sobre ele, não lembro mais muita coisa, mas me parece que tem algum software que gerencia algumas funções pra deixar mais rapido e prático troca de timbres, vsts... deixando uma forma operacional mais com cara de teclado do que cara de PC, ter um pacote desse pronto e ter que ficar clicando em icones, botão iniciar e etc... fica igual e mais barato andar com um notebook ligado em um teclado qualquer
----------------------
um teclado de 76 teclas acho que faz a diferença
tem muito controlador por ai de 2, 3 oitavas.... alguns de 4 e 5.... e depois praticamente pula pra 8

a FATAR é praticamente um fato que tenha que ser parte do teu projeto caso ele pra frente a TOKAI usa as teclas da fatar e trocentas outras marcas famosas também

Mauro Lacerda
Veterano
# jun/08
· votar


Me deixa na lista de compradores aí, já aderi de vez aos VSTs e um teclado que possa utiliza-los seria fantástico. Basta ver minhas músicas lá no tópico de gravações: só VSTs. Isso eu chamo de pensar no futuro, com certeza é uma idéia bem possível de vingar...

Scoth_Pr
Veterano
# jun/08
· votar


Bom, pelo visto a aaceitação e boa. Acho importante que um projeto desses seja desenvolvido com arquitetura aberta, ou seja, totalmente expansível, e se possivel, ate customizado pelo cliente.

Scoth_Pr
Veterano
# jun/08
· votar


hehe, acho que eu e o Mauro somos os unicos adeptos fieis dos VST's.

Jonathas Lacerda
Veterano
# jun/08 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


vou dar minha opinião:

para redução do volume físico do projeto, você poderia usar ao invés de componentes normais de PC, usaria componentes menores, como placas mini ITX.

como essa: mini ITX Intel

ou usar o hardware de um Apple Mac Mini

Em relação ao software, PROVAVELMENTE você deveria fazer um protótipo com o Windows XP (com o ITX) ou OSX (mac mini), mas a médio prazo, desenvolver ou contratar alguém para desenvolver seu software baseado em linux, mas Linux embarcado, feito exclusivamente para seu hardware e com interface de teclado.Nada de Desktops, ícones e menus enormes. Nada de usar essas distros podres q aparecem aos montes todo dia.

gustavorino
Veterano
# jun/08
· votar


Se rodar software pirata, to dentro kkkkk

brincadeira ( espero nao ser preso por isso )

brunoamaral
Veterano
# jun/08
· votar


Galera, valeu muito mesmo, estou anotando todas as sugestões, está sendo muito útil. Tinha certeza que este Fórum ajudaria muito no desenvolvimento do produto. Quando sair do papel, vai ter uma edição especial em homenagem ao Fórum Cifra Club: FCC 88!!!! Obrigado!!!

Diino
Veterano
# jun/08
· votar


uma cpu poderosa - core 2 duo ou quad, 4gb ram, placa-mãe asus... -, um monitor LCD 8' touchscreen, teclado de computador, touchpad (mouse de notebook), uma superfície de controle - deve ser a evolution UC33e

teclado ou computador?

iaehiehaeihaeihaeiuh

bah 4gb de ram, mas o q um teclado faz q necessita tanto assim?

brunoamaral
Veterano
# jun/08
· votar


Diino
Na verdade, eu vou tentar enquadrar como computador mesmo, o tratamento fiscal é mais benéfico (coisa de advogado tributarista... rsrs). E como o cérebro é todo o de um computador, só que com teclas, acho que não terei problemas em enquadrar o produto como um computador (só que com dois teclados, um de digitar, um de tocar... rsrs). 4GB de ram não é nenhum exagero, dependendo da destinação que for ser dada ao instrumento (por exemplo, produção musical) pode até ser preciso aumentar esta memória.

tecladoprofusao
Veterano
# jun/08 · Editado por: tecladoprofusao
· votar


Tava conversando hoje de manhã com um colega que é baixista. a primeira coisa que ele disse, como todo "não-tecladista" fala foi: "7 mil num teclado? É ruim de eu pagar, heim!". Daí eu apresentei o NeKo e o OASYS pra ele rsrs..

Mas percebi uma coisa: com o decorrer da conversa vi que seria a solução perfeita para um home-studio bem avançado e com baixo investimento. Só um teclado e, talvez, um controlador MIDI, se faltar teclas. Cabe no canto do quarto, na mala do carro... e sai muito mais barato que comprar um PC turbinado e mais piano digital, um simulador de hammond, sintetizador analógico...
Depois disso até ele ficou querendo comprar um hehe...

Tá aí um mercado que vc poderia explorar: se incluir uma versão "light" do Sonar, ou algo parecido e um gravador de CD ou DVD (que é "caríssimo" nos dias de hoje rsrsr), pode lançar como um "estúdio portátil completo". Ou melhor, a união entre estúdio e instrumento.

(...) desenvolver ou contratar alguém para desenvolver seu software baseado em linux (...)
Eu tava meio cético com essa idéia, mas depois que vi esse tópico:
Dica , Montando Estudio De Som em Linux !
fiquei muito animado. Achei ele ontem à noite, ainda não tive tempo de ler tudo, mas parece ser uma boa...

Se rodar software pirata, to dentro kkkkk
Hoje em dia até celular roda rsrsrsr... Tem louco pra tudo...


edição especial em homenagem ao Fórum Cifra Club: FCC 88!!!!
Acabamento em madeira envernizada rola? hehe Meu setup vai ser isso e uma Caravan =P

[edit] Lembrei! O OASYS é baseado em Linux :D

brunoamaral
Veterano
# jun/08
· votar


tecladoprofusao
Pois é cara, minha intenção é fazer o teclado a um preço até inferior a 6 mil. Mas não quero ficar prometendo agora, pois sempre aparecem umas "surpresinhas" de última hora. Vai ter gravador de DVD sim, eu não coloquei lá em cima, mas já tá no projeto. Vai dar realmente para funcionar como um homestudio portátil. Em uma versão mais pesada, destinada a ficar "estacionada" (não para uso ao vivo) de repente até dá pra incorporar os monitores, aí a solução ficaria praticamente completa. Em um segundo momento, se a coisa vingar, com certeza tentarei desenvolver um sistema próprio, possivelmente baseado em linux. Mas isso ainda vai ter que espera bastante. Por hora, vai com XP original, e a galera carrega com o que interessar. Tenho muita vontade de fazer uma versão em madeira sim, acho que vai ficar lindo, só vai ficar meio pesadão... rsrs. Mas vamos ver, o legal é que as dicas estão surgindo e estão ajudando muito. Valeu!

Scoth_Pr
Veterano
# jun/08
· votar


brunoamaral

vc é parente do TyagoAmaral? brincadeira hehe....

Cara, faz com conexao DVI ou VGA, daí quem quiser é só acoplar um monitor 15'' pra ficar melhor, o duro é que daí perde o touchscreen né, mas cada caso é um caso. Na comunidade: "Download VST's" do Orkut tem um Windows XP extremamente leve desenvolvido pra quem toca com softsynths ao vivo, seria legla vc pegar ele como base prodesenvolvimento do SO do projeto. A idéia do acabamento em amdeira ia ficar chow héin, eu adoraria.

brunoamaral
Veterano
# jun/08
· votar


Scoth_Pr

Eu não conhecia, mas a gente deve ser parente, mesmo que muito, mas muito distante... hehe

É uma boa idéia deixar uma conexão extra para um monitor adicional. Tem como eu colocar touchscreen maior também, o foda é que vai ficar muito grande... De qualquer jeito, tem gente vendendo uma película que transforma qualquer monitor em touchscreen (liga via USB). Não deve ficar a mesma coisa, mas deve quebrar o galho. Vou dar uma olhada nesta versão do XP, quanto mais leve melhor mesmo. VAi ter uma versão em madeira com certeza, só não sei se vai dar pra levar ao vivo pelo peso... Mas é provável que as primeiras unidades saiam em madeira, pois facilitaria bastante o projeto. Vamos ver. Continue dando opiniões, vc tá ajudando pra caramba. Valeu!

tecladoprofusao
Veterano
# jun/08
· votar


Imagina... Mogno e jacarandá baiano... Ia ficar levinho... feito um tanque de guerra rsrsrs. Mas ia ficar show de bola um misto de Clavinova e NeKo... Se vai dar pra levar pra tocar ao vivo... Já carreguei bateria completa com uma Uno...

"Surpresinhas" sempre acontecem... E esse projeto é grande demais pra ser feito com pressa, precisa ser bem pensado. Garanto que todo mundo aqui tá ansioso, mas ninguém tá compressa de ficar pronto. Tenho certeza que ainda vamos ver um teclado de nível internacional feito aqui no Brasil. :)
Vi uma frase escrita na parede de uma escola uma vez: "Se algo merece ser feito, merece ser bem feito".

A saída VGA é uma ótima idéia. Uma vez a minha banda foi gravar e o cara do estúdio usou um notebook com um monitor adicional, ele editou tudo rapidinho. A maioria dos notebooks que vejo já vem com essa saída, acho que vem na placa. É só puxar pra fora do gabinete rsrs.

tecladoprofusao
Veterano
# jun/08
· votar


brunoamaral
tem gente vendendo uma película que transforma qualquer monitor em touchscreen (liga via USB)
Onde vende isso? Quero um!!!

Diino
Veterano
# jun/08 · Editado por: Diino
· votar


brunoamaral
hum. tu quer fazer um lance proffi mesmo.
:O
boa sorte.

mas no brasil esses lances nao se criam.
se vc morasse no exterior e fizesse isso poderia vender 3x mais caro q um teclado top de linha q todo mundo ia baba teu ovo.

masss

estamos no brasil
:(

mas tomara q vc consiga.
eu do total apoio a produção independente.
chega do monopolio asiatico
:S

Scoth_Pr
Veterano
# jun/08
· votar


brunoamaral

Quanto ao fato de ser de madeira, acho que so tendo as laterais em madeira já ia icar um troço bem bacana de se ver no palco.

Scoth_Pr
Veterano
# jun/08
· votar


brunoamaral

De qualquer jeito, tem gente vendendo uma película que transforma qualquer monitor em touchscreen (liga via USB)

Cara, onde acho pra comprar uma película dessas? Precisava de uma pro meu notebook!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Se houvesse um teclado nacional similar aos Open Labs, com preço acessível, você compraria?