Eu toco no modo transpose e vc?

Autor Mensagem
ferretti
Veterano
# mai/08


Eu sei que tem gente que vai achar isso estranho..mas eu faço isso pq eu queria aprender teclado logo e naum queria esperar UM TEMPAO pra fazer meu primeiro louvor na igreja e em 4 meses ja estava tocando dessa forma..por esse motivo eu odeio teclado que naum tem esse Modo ..principalmente Korg,Kawai do qual eu tenho..eu queria um teclado ou piano da Prokeys ,desde que tenha o modo transpose no painel e que ainda naum trave na troca..

eu sei que o Roland Alfa 1 era maravilhoso pq eu trocava os timbres com o pedal e naum fica mudo..mas eu vendi devido todos timbres horriveis...tinha mais de 3 mil timbres mas desde pianos e strings era insuportaveis..só salva os Orgaos mas eu nunca usei..

Minow
Veterano
# mai/08
· votar


Pra tocar tudo nas teclas brancas?
E o dia que você pegar um piano?

ferretti
Veterano
# mai/08
· votar


Pois é ..ai que ta ..por isso estou a fim dos digitais que tenha transpose ..e se alguem souber de algum qie tenha transpose no painel me avise..eu sei que os Tecniks tem pq eu peguei numa igreja Universsal em Itajai sc mas as teclas estavam com problemas e naum deu pra ver como é o piano

gustavocp
Veterano
# mai/08
· votar


Eu usava uma vez mais...

Agora não uso tanto.
Ainda o faço quando tenho coisas em B, ou Bb, ou um tom que eu ainda tenho mais dificuldade.
Na maioria dos tons, eu não preciso mais nem pensar no que eu toco, sai sozinho. Mas tem outros tons mais 'raros' que eu tenho que pensar no que faço antes de tocar...

Acho que não tem problema em usar a tecnologia. Mas, o bom mesmo é ir treinando e tocando em outros tons.

Acreditem: Mesmo colocando tudo em C tem que saber usar as teclas pretas também... :)

kiki
Moderador
# mai/08
· votar


gustavocp
Acreditem: Mesmo colocando tudo em C tem que saber usar as teclas pretas também... :)
huashuahsuahus

verdade

ou fica só nas basiconas

eu uso transpose uma oitava abaixo, só pra ter mais graves.

Artref
Veterano
# mai/08
· votar


Não uso transpose, a não ser em casos de extrema urgência e importância. Sábado retrasado um saxofonista esqueceu o tenor e acabou levando o sax-alto, aí eu teria que transpor uma música difícil de Dm para Fm, e tinha muita dissonância. A linha harmônica sairia numa boa, mas prefiri usar o transpose para não perder as dissonâncias, que fatalmente seriam ignoradas na transposição.

Mas normalmente eu não uso. Se você acompanha outros músicos, é um ótimo treino tocar as músicas em outros tons. Você aprende muito e está sempre preparado no caso de uma emergência.

synth_master
Veterano
# mai/08
· votar


graças a Deus num costumo ter problemas com transposição, alias, se eu começo a usar o transpose do teclado eu me embaço todo pq eu começo a ouvir e penso q to tocando naquele tom (o transposto) ai eu toco como se fosse no campo harmônico daquele tom. Então do meio pro fim da música eu já desliguei o transpose e prefiro tentar transpôr eu mesmo! kkk

Faop
Veterano
# mai/08
· votar


Meu transponse é só de oitava abaixo.

gustavocp
Veterano
# mai/08
· votar


Aham... Eu uso transpose de +12 ou -12 semitons... Pra tocar aquela música que pede uma pegada mais grave/aguda e pra ficar com as mãos melhor posicionadas.

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08
· votar


ferretti
Usar transpose não é errado, mas se vc não praticar as escalas e transposições rápidas vc vai perder a oportunidade de se deleitar com esses teclados que vc citou... Ou outros melhores, inclusive pianos e órgãos reais... Na verdade a maioria dos teclados têm transpose (acho que todos), mas fica tão escondido que não é prático para uso freqüente.

Uma dica pra aprender isso meio que "na marra" pedir para outro músico te acompanhar e fazer um "campeonato de transposição": começa a tocar uma música. Quando acabar o refrão, mudem a nota aleatóriamente, quem errar perde. Vc vai ficar bom nisso rapidinho. :)

ferretti
Veterano
# mai/08
· votar


obrigado pelas palavras de incentivo...mas o que me perco é qdo tenho que fazer um acorde longo e as maiorias vai ter mtas tecklas pretas..tocar em D,G,E,A..eu ja toco mas o que me perco saum as sequencias das teclas no caso de um solo longo..

outra coia..vcs sabem se o FANTON FA 76 tem transpose no painel? ou o controller A-37 tbm tem?..pq os korg e kawai que eu possuo esta escondido

fernando tecladista
Veterano
# mai/08 · Editado por: fernando tecladista
· votar


por esse motivo eu odeio teclado que naum tem esse Modo ..principalmente Korg

todo korg tem, só não fica arreganhado "de bunda pro alto" no painel como é com os PSR
vai estar na primeira tela do global
como você também pode criar um combi pra determinada música já com o transpose gravado

----------------------

uso só nas horas de aperto
aparece alguem do nada e resolve cantar de ultima hora algo que eu toco a 10 anos no mesmo tom, ou algo que eu desconheca mas tem a partitura ou cifra em tom diferente, assim evito traves grotescas, se estou com banda vai na orelhada mesmo, porque em banda um ajuda o outro
e como já devo ter comentado por aqui, eu tocava em coral, tudo ensaiado, partitura e etc... e coral não é músiquinha pop ciclica em 4 acordes... tem coisa coplexa, mas cheguei pra tocar uma vez um frio de lascar, metade do coral resfriado, o maestro me chega e fala toca tudo meio tom abaixo, em outras músicas ele chegava e pedia um tom abaixo

mas se é algo prévio que eu sei que vou chegar lá e ter que tocar em outro tom, se for mais complexo estudo antes


ferretti
quanto a usar transpose a torto e a direito
1- você se acostuma a se enganar e fica aquela coisa do "jeitinho brasileiro" queima o filme de tecladista, mais do que ultimamente já anda queimado perante outros músicos de outros instrumentos

2- você se acomoda e não evolui musicalmente, tem gente que só aprende a nadar quando a agua bate na bunda, pode ver você antes de procurar exercicios de escalas em diversos tons pra treinar, está procurando um teclado que o transpose esteja pratico

3- queira ou não um dia você esquece de por o transpose no proximo tom e entra todo fora junto com a banda e como seu ouvido está "acomodado"
ainda é facil teimar que está no tom certo, porque você não tem referencia visual X auditiva
do que você toca X o que você vê que toca, mesmo quando eu comecei e não tinha percepção auditiva, eu tocava em um teclado e sabia se estava com transpose ou não

Naka-man
Veterano
# mai/08
· votar


Quando as coisas ficarem mais coloridas , não vai ter transpose que ajude.

mr keys
Veterano
# mai/08
· votar


eu não...

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/08
· votar


gustavocp
Acreditem: Mesmo colocando tudo em C tem que saber usar as teclas pretas também... :)

Com certeza!!! E como...

winder
Veterano
# mai/08
· votar


uma hora você precisar tocar sem trans,.. e vai se embananar...
=)

Nasch
Veterano
# mai/08
· votar


Eu só uso o transpose (PSR 550) 1/8 abaixo no timbre de piano para "incorpar" mais o som.

Abraços...

mazza
Veterano
# mai/08
· votar


queira ou não um dia você esquece de por o transpose no proximo tom e entra todo fora junto com a banda
já me aconteceu isso ... foi péssimo!!
mas uso transpose direto e nem encano.

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08
· votar


queira ou não um dia você esquece de por o transpose no proximo tom e entra todo fora junto com a banda
Isso vira e mexe acontece... Por isso que eu não gosto nem de colocar papel, caneta, microfone e outras coisas em cima do teclado.

Aconteceu uma cagada pior comigo:
A guitarra já tava tocando, e a afinação tava fora. Então afinei o teclado pra ficar igual à guitarra e, muito inteligente da minha parte, não memorizei. O baixo afinou baseado no teclado. Depois o guitarrista cismou de afinar na Zoom, que não tava batendo com a afinação original do teclado. Alguém tropeçou no fio do teclado, que desligou e voltou com a afinação original. Resumindo: três instrumentos com afinações completamente diferentes e um vocalista perdido com isso tudo!!! Só a bateria se salvou :)

Ken Himura
Veterano
# mai/08
· votar


Por isso que é bom aprender a ler partitura de tudo quanto é instrumento, principalmente as madeiras e metais (os mais transpositores).

queira ou não um dia você esquece de por o transpose no proximo tom e entra todo fora junto com a banda
Já aconteceu parecido comigo, a banda "só" esqueceu de me avisar que iriam tocar a música um semitom abaixo.

Ainda bem que o teclado quase não aparecia, era mais pra efeito e acentuação da ponte pro refrão. Mas pra quem sabia ouvir, ficou meio "estranho" hahahaha

Só percebi isso na metade da música, a segunda ponte. Tava sentindo uma tensão forte demais onde não deveria ter essa tensão hahaha...

Ken Himura
Veterano
# mai/08
· votar


A guitarra já tava tocando, e a afinação tava fora. Então afinei o teclado pra ficar igual à guitarra e, muito inteligente da minha parte, não memorizei. O baixo afinou baseado no teclado. Depois o guitarrista cismou de afinar na Zoom, que não tava batendo com a afinação original do teclado. Alguém tropeçou no fio do teclado, que desligou e voltou com a afinação original. Resumindo: três instrumentos com afinações completamente diferentes e um vocalista perdido com isso tudo!!! Só a bateria se salvou :)
Só faltava os tambores da bateria desafinarem também hahahaha

Aí sim, seria o fim.

klautma
Veterano
# mai/08
· votar


vou dar um dica ai..
usar o trans e muito bom e facil ..mas nao te desenvolve muito nao..
comeca treinando de leve as escalas que utilizao os sus#..como em SI..SOL# LA#.
depois de um tempo vc vai ver que a sua dicção e tecnica vai melhorar e muito.

agora uma curiosidade..

o musico ivan lins comecou ao contrario que vc..ao inves de tocar com as teclas brancas ele tinha muita facilidade de tocar nas pretas.
vi numa entrevista com o jo soares..
abracao

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# mai/08
· votar


O bom é as teclas pretas já ficam dentro de um campo né.... se por acaso um dia todas as brancas derem pau vc pode enrolar na preta(:P).

fernando tecladista
Veterano
# mai/08
· votar


klautma
o musico ivan lins comecou ao contrario que vc..ao inves de tocar com as teclas brancas ele tinha muita facilidade de tocar nas pretas.

eu vi ele comentando sobre isso
quando ele começou ele tinha um piano velho na casa dele, e ficava lá tirando as músicas de ouvido, como o piano estava desafinado meio tom abaixo, a maioria das músicas saia tudo entupida de sustenidos

PHILLIPE_SENNA
Veterano
# mai/08
· votar


pois eu sou um do poucos musicos que nao gostam de tocar em C.
me recuso!!!

prefiro em E, B, Bb, A, D....bem melhor que em C!!!

e ainda mais, pra mim uma musica fica mais bem tocada no seu tom original, mesmo que essa seja em bemol (sustenido). pois da pra preservar mais as nunces dos arranjos da musica.

por isso, nem me lembro qual foi a ultima vez que eu usei transpose, talvez quando estava aprendendo no começo, pois aprendizagem na musica é continua!!!!

ROTTA
Veterano
# mai/08
· votar


Eu toco no modo transpose e vc?

Se eu tenho o recurso, eu uso. Sem problemas. Especialmente para adequar músicas que eu aprendi em um tom para outro tom (do vocal de quem canta) de forma mais fácil.

O teclado tem esta versatilidade. No violão, eu afino meio tom para baixo (Eb) e, conforme o caso, uso um capotraste para adequar ao padrão.

Abraços.

ferretti
Veterano
# mai/08
· votar


Pois é se existe esse recurso ..que me ajuda mto eu toco..pq o que me dificulta saum os solos de entrada e saida..ai me perco mesmo..mas ja estou melhorando pq afinal eu tenho 59 anos e aprendi sem professor dessa forma a 4 anos naum tive paciencia pra esperar longos anos...e sei la ..ontem memo fui mto elgogiado na igreja numa cançao do Kleber Lukas que eu toquei e cantei..

aqui vai meus teclados ..tocando num cha

http://www.orkut.com/AlbumZoom.aspx?uid=12662241983341276011&pid=3&aid =1

klautma
Veterano
# mai/08
· votar


ferretti
falando em kleber lucas ai..se tu tais ligado nas musicas dele..
da uma luz ai.no solo de lead que fica no meio da musica dele..a EU VOU SEGUIR COM FE.
queria so saber como e a escala descendente deste solo...
escreve ai de qualquer jeito que vc souber..
ate assim..D D# D C ..e por ai vai..
valeu

dtplayer
Veterano
# mai/08
· votar


Eu acho que o transpose pode ser usado pra ajudar, mas sem prejudicar o aprendizado. Desse jeito que tu usa, está prejudicando a si mesmo. Tenta começar a tocar normalmente agora que tem mais prática.

Tarara_Leo
Veterano
# mai/08
· votar


Normalmente eu não gosto de usar esse recurso também, acho que um bom músico deve saber todas as escalas. Principalmente porque toco piano erudito e no piano não ha esse recurso. Mas quando estou compondo, as vezes crio alguns riffs legais, e na hora de tocar com a banda eu transponho, e muitas vezes acabo descobrindo que o mesmo riff em outra tonalidade soa bem melhor. Mas logo tiro o transpode e toco na outra tonalidade na "mão mesmo". Transpose uso só para isso ou quando o guitarrista, vocalista não consegue tocar/cantar no tom que estou tocando. Mas acho que se prender apenas a esse recurso não é uma boa idéia. Nós musicos temos a tecnologia a nosso favor, mas acho que se nos prendermos apenas a ela não evoluimos, e ocmo disse nosso amigo, música é um aprendizado continuo...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Eu toco no modo transpose e vc?