Troquei meu Fantom S por um Triton Le 76 E to muito feliz!

Autor Mensagem
yurikat
Veterano
# nov/07 · Editado por: yurikat
· votar


fábio_soul

Parabéns cara
Comprei o Tr a 4 meses e ainda não conheço praticamente nada!
Teclado muito dificil de mexer, mas com o tempo a gente aprende

Mas aproveitando o tópico, preciso muito de um timbre de guita estilo George Benson (não precisa ser igual, pode ser parecido).
O problema é q ñ estou nem chegando perto, tentei usar o jazz guitar como ponto de partida mas não ta dando certo.
Se o fábio ou alguém poder me ajudar fico muito agredecido, ainda to um pouco (bastante) gafanhoto em relação a arquitetura Korg.
O timbre de guita é esse:

Valeu

fábio_soul
Veterano
# nov/07
· votar


Hammond_B3

Então no MSN a gente conversa, aí eu vou te explicando os passos, conforme o lugar que você estiver. De qualquer forma, vou tentar dar uma melhorada no post que eu fiz.

Valeu.

fábio_soul
Veterano
# nov/07
· votar


Hammond B3

Cara, é o seguinte: (tudo que estiver em negrito são sub-menus do menu principal da combinação, e tudo que estiver sublinhado são funções que estão dentro dos sub-menus.

Primeiro, selecione o programa que você quer na combinação. Essa é a parte fácil. Depois disso, tem vários detalhes importantes que são decisivos:

1- Precisa verificar o volume. Para isso, pode selecionar Mixer ou então seguir o caminho: MENU->P/M->Mixer
2- Em Prm1 verifique o status MIDI da part que você colocou o programa(INT, off, EXT...), em MIDI. Tem que estar selecionado INT. Detalhe importante: as parts que você não deseja usar, deixe o status MIDI em off, pois se deixar em INT com o volume zerado, perderá polifonia.
3- Verifique também, em Prm1, na função OSC, quais osciladores estão selecionados na part que te interessa. Você pode selecionar OSC1, OSC2 ou Both, que seleciona ambos.
4- Ainda em Prm1 você pode ajustar afinação, trasponse, e outras coisas não tão importantes, na função Pitch.
5- Em Prm2 o principal ajuste é o delay. Neste caso, podemos associar esse delay com a "latência".
6- Depois, verifique, em KeyZ, na função Key o Key Zone (zona do teclado aonde o timbre vai funcionar), o Slope, e, em VelZ, na funçãoVel, o Vel Zone (que seleciona entre quais velocidades o timbre funcionará) e seu Slope também. A princípio, deixe todos os slopes zerados. Se não entender o funcionamento deles depois você fala que eu te explico.
7- Depois tem os filtros MIDI. Aí, não há parâmetros que, à primeira vista, vão ser decisivos no timbre. Mas é uma parte da edição das combinações bem interessante e intuitiva. Creio que, com a habilidade que você já demonstrou com Le, não terá grandes problemas.
8- Depois tem os arpegiadores. Deixe-os pra lá... hehehehe
9- E agora, a parte que me tirou várias noites de sono: efeitos! Aí é que está o segredo. Em um programa, geralmente os timbres utilizam os três efeitos disponíveis (1 IFX e 2 MFX). Vamos lá:

- Selecione a tela IFX. Lá, para a part aonde se encontra o programa referido, poderá selecionar L/R, IFX, 1, 2, 1/2, off, em BUS. Selecione IFX. Isso fará com que o timbre passe pelo efeito de inserção. Então, ainda na página IFX, vá à função Setup. Quando estiver nela, pressione UTILITY(F8) -> Copy Insert Effect. Então, selecione o programa do qual você deseja copiar o efeito de inserção. Automaticamente, ele copiará o efeito de inserção daquele programa para a sua combinação. Ainda em IFX (Setup), para S1 e S2 coloque o valor 127, que é o "tanto" de cada MFX que vai para o timbre que está indo para o efeito de inserção. Para os timbres que não vão para o efeito, tal ajuste é regulado na tela BUS, logo abaixo do BUS Select, que foi o lugar aonde você selecionou IFX.
- Então, finalmente, vá à página MFX, e, em Setup, selecione UTILITY (F8) -> Copy Master Efect". Então, na tela que aparecer, selecionane o programa que você deseja executar na combinação para copiar os parâmetros de MFX dele, selecione All e OK. Então, o teclado vai copiar todos os ajustes do MFX do programa desejado. Depois disso, provavelmente o som sairá na boa (caso o teclado esteja plugado no amplificador, ou no fone de ouvido... hehehehe).

Qualquer coisa é só avisar.

Abraço.

elektrodisco
Veterano
# nov/07
· votar


Nossa, desculpe a brincadeira, mas depois de aprender a mexer em um korg a pessoa esta habilitada a operar um acelerador de particulas nuclear, fazer uma microcirurgia neurológica no cerebro e ainda trabalhar na Nasa !

fábio_soul
Veterano
# nov/07
· votar


haehauehauehauehuaehua

Hammond B3
Veterano
# nov/07
· votar


fábio_soul

Velho, que curso hein?
Parabéns!! ta dando certo aqui!

Agora, preciso de uma ajuda tua.
Meu colega tem um Triton Le com os samplers, e agora, quero colcoar no meu, mais não faço nem ideia de como faz pra carregar.

Até carrequei mais o timbre ficou de soquinho, parecendo pc com pouca memoria e umas notas fora.

C sabe o que ta rolando?

fábio_soul
Veterano
# nov/07
· votar


Hammond B3

Já tem os samples no cartão? São os mesmos samples do seu colega? Se sim, isso já é um grande passo para dar tudo certo...

Outra coisa: é o primeiro sample que você carrega no Le, ou já carregou outros que deram certo? Se foram os primeiros samples e já não deram certo, há uma boa possibilidade de suas memórias não estarem funcionando muito bem.

A última possibilidade é a edição do timbre. Pode ser que o sample esteja tudo certinho, bonitinho, etc., mas pode ser que vc não esteja acertando a edição do timbre.

Quanto a carregar, daí você tem que me falar quais os formatos dos arquivos aí. Até hoje, só trabalhei com sucesso com .kmp e .ksf, em se tratado de samples. Daí você me diz quais os formatos que tem no seu sample aí e se eu souber te explico.

Ok?

Abraço.

Hammond B3
Veterano
# nov/07
· votar


fábio_soul

Velho, consigo carregar tudo belezinha, o timbre vai pra memoria, tudo certo!

O problema é que na hora de executar, o negocio da errado!
o audio fica dando soquinho, e sai só de um lado do Fone ( L)

Tentei o piano do XP80 e o sample da Ksounds, o os 2 deram a mesma coisa.

e no do meu colega, os samples funcionam certinho!

To com uma pá de memorias SIMM aqui em casa, já testei todas, sozinhas, aos pares e nada!
Tenho de 16 mega e de 32.

Comprei um par no ML, de 32mb, 72 vias e 60 NS, segundo as especificações delas, será essas as certas?

Hammond B3
Veterano
# nov/07
· votar


fábio_soul

Velho, consigo carregar tudo belezinha, o timbre vai pra memoria, tudo certo!

O problema é que na hora de executar, o negocio da errado!
o audio fica dando soquinho, e sai só de um lado do Fone ( L)

Tentei o piano do XP80 e o sample da Ksounds, o os 2 deram a mesma coisa.

e no do meu colega, os samples funcionam certinho!

To com uma pá de memorias SIMM aqui em casa, já testei todas, sozinhas, aos pares e nada!
Tenho de 16 mega e de 32.

Comprei um par no ML, de 32mb, 72 vias e 60 NS, segundo as especificações delas, será essas as certas?

Jeferson Fernandes
Veterano
# nov/07
· votar


Hammond B3

Pensava que o sampler do TR era diferente do Triton Le, que o Triton só funcionava com memórias EDO ou FPM, enquanto o TR com SIMM e as anteriores, mas olhando no site percebi que ambos os modelos compartilham os mesmos tipos de memória...

Eu numa dessas já tinha perdido a paciência e metido o dedão no Factory Reset dele... Faz um backup das edições que vc já fez e reseta o bichão, se é que vc ainda não fez isso!!! rs...

keys_all
Veterano
# nov/07
· votar


posta algo ai tocando uns timbres massa q vc fez..

vlw

fábio_soul
Veterano
# nov/07 · Editado por: fábio_soul
· votar


Hammond B3

Bom, cara, em se tratando dos samples da KSounds, não há dúvidas de que são perfeitos, e o do XP-80, embora eu não tenha gostado do timbre, já testei no meu TR e rolaram normalmente. Muito provavelmente sejam as suas memórias que não estejam boas. Além dessas especificações que você postou, tem uma marca de memórias que não funcionam nos teclados Korg. Como não tive esses problemas com o meu Korg, não sei exatamente as marcas, mas tem um tópico aqui no Fórum que fala muito sobre isso (que eu não sei qual é) e o Korgman também sabe desse lance das marcas. Realmente, comprar no mercado livre, embora seja uma boa solução, nem sempre é eficiente, ainda mais em se tratando de equipamentos frágeis e antigos, como as memórias.

Dá uma verificada na marca das memórias lá com o Áureo. Se interessar, acho que site (www.somemorias.com.br) tem memórias SIMM com a configuração para o TR/Le e com garantia de um ano, se não me engano. Só precisa verificar a marca, isso tudo, se é que as suas memórias realmente não sejam boas.

Mas como já disse, muito provavelmente seja problema das memórias, pelo que você descreveu.

fábio_soul
Veterano
# nov/07
· votar


Detalhe: o dia que testei o MOTIF XS na loja aqui, dei umas batidas nas teclas do Le e, realmente, não são iguais às do TR, são bem piores, lembra bem teclas de PSR, exceto pelo tamanho. Resumindo, concordo com o Felipe: são péssimas!!! Me enganei no meu primeiro post desse tópico quando disse que, provavelmente as teclas do Le fossem as mesmas do TR, nada a ver!

PHILLIPE_SENNA
Veterano
# nov/07
· votar


fábio_soul

as teclas do X-50 são iguais as do LE ou do TR????

fábio_soul
Veterano
# nov/07
· votar


PHILLIPE_SENNA

Nunca testei, mas creio que sejam piores. Talvez tenham a mesma mecânica das do Le, mas dizem que o tamanho é menor.

AUTOBOT
Veterano
# nov/07
· votar


fábio_soul
PHILLIPE_SENNA
as teclas do X-50 são iguais as do LE ou do TR????


Nem a pau!

As teclas do X50 parecem terem sido tiradas de um Casio Tone dos mais bagaceiros. Toda a estrutura desse teclado é ruim de doer.

Quanto às teclas do LE:

Tive um LE 76 por seis meses e achava que as teclas eram muito boas em tamanho e largura, principalmente se comparadas às do Roland RS5 que são da mesma largura - pequena - das do Juno D e Juno G.

Quanto à resistência eu não sei, mas quanto ao tamanho e largura as teclas do LE são muito legais para um workstation intermediário.

fábio_soul
Veterano
# nov/07 · Editado por: fábio_soul
· votar


atobob

vc está de volta!!!

E o XS7, deu certo já? Está com ele?

PHILLIPE_SENNA
Veterano
# nov/07
· votar


fábio_soul
AUTOBOT

eita.....o que será "di nóis"....tá ruim comprar um teclado desses novos agora, a galera sempre aponta defeitos monstruosos...

ou será que estamos ficando exigentes demais???


realmente se eu tivesse 1000 a mais eu compraria o TR61, mas to pensando muito no X-50, apesar das criticas, pois ele tem um sonzão e é bem pequeno, que pra mim neste momento é bem interessante esse detalhe...

acho que vou testar pra sentir as teclas dele!!!
isso é meio pessoal, por que se fosse por mim não indicaria o Juno-G pra ninguem por causa das teclas curtinhas dele que são horrorosas (eu acho isso!!!)...

as do MO todos dizem que são iguas as dos PSR's.....

desse jeito são vão indicar teclados top's...kkkkkkkkkkk.....

e ja disseram que os XS's não são lá essas coisas.....

vamos esperar então um teclado de marte, quem sabe seja este que será unanimidade entre os membros fcc's,,,



vlw mesmo pessoal!!!!!


obs: considero a opinião de todos vcs!!!

Daniel.m
Veterano
# nov/07
· votar


PHILLIPE_SENNA


Pois eh, rapaiz... Sem dúvidas, vc vai fazer igual eu. Não vei tirar o X-50 da cabeça até testar as teclas dele. Porque realmente, Teclas são do gosto pessoal, por exemplo, eu gosto muito das teclas do Juno-d. Mas as teclas do X-50... mmmhmmm... Aquilo é de desanimar.

PHILLIPE_SENNA
Veterano
# nov/07
· votar


bug??

mikemax2
Veterano
# nov/07
· votar


não acredito!!!

mikemax2
Veterano
# nov/07
· votar


não acredito!!!

tolho
Veterano
# nov/07
· votar


PHILLIPE_SENNA
eita.....o que será "di nóis"....tá ruim comprar um teclado desses novos agora, a galera sempre aponta defeitos monstruosos...

ou será que estamos ficando exigentes demais???


Eu acho que é frescura demais. Já vi tecladista brasileiro reclamar de coisas que nem um japa dos mais exigentes sequer menciona.

Jeferson Fernandes
Veterano
# nov/07
· votar


As teclas do S03, do MM6 e do MO6 são fogo... Nossa... Vc não sente as teclas descerem e subirem embaixo dos dedos...

As do X-50 são grandes, mas secas e molengas também...

As do Juno-G são pequenas, infelizmente, isso é ruim... Mas........ Mas teclas leves boas... Não são ruins, nem de brinquedo como dizem... Por serem pequenas acaba prejudicando um pouco para tecladistas menos técnicos como eu, que de vez enquando cometem um discreto esbarrão.. hehehehehe...

Abraços...

AUTOBOT
Veterano
# nov/07
· votar


Nesses teclados citados, a minha ordem de preferência é a seguinte no quesito teclas:

1) Motif (tanto o ES quanto o XS): 10! (DÉIX... NOTA DÉIXXX!!)
2) Triton LE e TR: 8
3) Juno G, D e RS 5: 5
4) Casiotone MT110: 2
5)...
6)...
7)...
8) Tecladinho de camelô, de brinquedo, com bichinhos, na cor amralo, rosa e verde limão: 0,1
9)...
10)...
50)...
100)...
200)...
300)...
363) Korg X50: ronc...zzzzz

AUTOBOT
Veterano
# nov/07 · Editado por: AUTOBOT
· votar


E é isso!

tecladomax
Veterano
# nov/07
· votar


fábio_soul

rsrrrsrsrsrrsrs...

dei umas batidas nas teclas do Le e, realmente, não são iguais às do TR, são bem piores, lembra bem teclas de PSR, exceto pelo tamanho. Resumindo, concordo com o Felipe: são péssimas!!!

que isso cara as teclas são as mesmas, toda a parte de estrutura mecanica e corpo do Triton Le é o mesmo do TR

acho que é impressão sua

abraços!

tecladomax
Veterano
# nov/07
· votar


Hammond B3

te adicionei

abraços!

fábio_soul
Veterano
# nov/07 · Editado por: fábio_soul
· votar


tecladomax

Cara, você já tocou em um Korg TR? Eu também tinha certeza que as teclas eram as mesmas, até tocar num Le. Elas me pareceram mais moles do que as do TR, sei lá, bem estranho. Inclusive, tinha lá na loja o Le 76 em cima e um TR 76 em baixo. Toquei um pouco nas duas, e notei diferença sim. Qualquer dia vou voltar lá só para ter certeza mesmo.

Hammond B3
Veterano
# nov/07
· votar


tecladomax

Beleza!

fábio_soul

Ele tem um Triton Le esqueceu?

Galera, na boa, nós que temos o Triton Le, é um puta teclado sim, mais custa reconhecer que as teclas dele não são boas?

Será que eu tava muito mal acostumado com o Fantom S?

Já to me adaptando ao teclado do Le tb, já da pra gravar as demos pra galera sem errar muito.

Falando nisso, o que vcs acham?
Crio um novo tópico com o Titulo: Audio/Video Demos do Triton Le pra quem quiser! igual um que tinha do Juno D, ou coloco aqui nesse mesmo?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Troquei meu Fantom S por um Triton Le 76 E to muito feliz!