Troquei meu Korg Triton Le76 por um Korg M1

    Autor Mensagem
    riceira
    Veterano
    # abr/07


    Calma, gente... antes de mais nada, deixa eu explicar: ontem recebi a visita ilustre de um colega de trabalho (magistério público) tecladista para o que chamamos de "grande encontro". Grande da parte dele que é tecladista de fato, não pela minha parte que nem sequer sei fazer acordes (pasmem!). Ele trouxe à minha casa um XP-10, uma mesa USB Behringer e... um Korg M-1!!! Foi a primeira vez que vi (ao vivo mesmo e não pela internet) um teclado vintage e não vou negar que fiquei emocionado... (principalmente quando o professor disse que o deixaria comigo por... 1 semana!!!). Para quem é apenas hobbysta como eu e não tem tanta intimidade com teclados, mas é APAIXONADO por esses brinquedos como sou e tudo o que aprendeu foi aqui no fórum do CifraClub... a retribuição foi "dar" em troca o Triton, embora, sinceramente, nem saiba, exatamente, qual dos dois teve, de fato, maior importância na história da música eletrônica: o Korg M-1 ou o Triton? Pergunta para especialista da Korg responder. Da minha parte, fiquei extasiado com o M-1, tão imponente no seu aspecto e com timbres que tive o prazer de ouvir pessoalmente (e não mais pela internet). Em contrapartida, liberei o Triton para um grande colega de trabalho e agora grande amigo pessoal (e músico de mão cheia) que vai por iniciativa e experiência própria desvendar muitos dos "segredos" particulares do Triton para mim (Oh, glória!!!). Desculpem-me os músicos inteirados no Triton Le, mas... que tecladinho complicado!!![b][/b] Ainda bem que meu colega é professor de Inglês!!! ...

    mano_a_mano
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    riceira
    O que eu tenho a dizer é que a "velha" Korg fez uns equipamentos que até hoje são muito valorizados. Exemplos: o próprio M1, 01/W, X3, Trinity, Triton Classic, Wavestation, T3...
    Agora... Tem algum novo teclado da Korg que venha a se tornar um "clássico" no futuro?
    Não estou criticando a qualidade dos timbres, porque é excelente, tem a marca da Korg. Mas eu duvido que os atuais produtos sejam tão bem valorizados em 2015 como os que eu citei, que foram fabricados entre 1988 e 1995, ainda o são...

    riceira
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    De fato, talvez a fase de teclados marcarem época já se foi. Faço minha a sua pergunta e não levo fé que um teclado como o X50 tenha vida útil de 10 anos como foi dito em outro tópico... a não ser que queira repetir o que aconteceu com o X5D.

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    De fato, talvez a fase de teclados marcarem época já se foi
    é por ai
    essa leva antiga dos DX7, M1, D50, são teclados que mudaram alguns conceitos em termos de música, a maioria daquelas musicas chamadas de synthpop tinham um destes na banda, foram teclados que chegaram com timbres novos (olhando pra frente)
    os atuais tentam imitar ao maximo os antigos (olhando pra tras) e estão mais as vezes para estudio portatil, são otimos mas são frios, não no quesito timbre, mas não é um teclado que da aquele "tesão"

    korgman
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Caro Amigo Riceira,

    Adorei seu tópico, e agradeço o seu convite para que eu participasse dele também

    Afinal gosto muito do Korg M1 também, pois ele foi meu sonho de consumo na década de 80 e fui propietário de um M1.

    E este teclado me abril muitas oportunidads, afinal os seus sons eram exatamente os sons que eram usados nas musicas da década de 80, e bem como os timbres de DX7 e Roland D50 outras duas grandes e revolucionárias maquinas.

    Resumindo se tivesse na época pelo menos duas destas você estava com a sonoridade da época nas mãos..

    Lembro que o Korg M1 foi o primeiro Workstation lançado no mercado, e isto o tornou famoso para sempre com certeza, robusto.. e com um lindo design.

    Informo que ainda dou suporte no korg@pridemusic.com.br a muitos usuários da série M1, afinal ainda são usados, e gosto de auxiliar qualquer usuário Korg, quer ele possua um korg novo ou antigo.

    Entretanto vintage ao meu ver são os Korg Poly 800, Polisix, Korg 61 M, teclados cujo som era editado por sintese, e cujo som era quente, ou melhor gerado por oscilador.

    Você tocava na tecla de um Polisix e o VU da mesa do tecnico de som dava um pulo.

    Entretanto o M1 não faz parte desta familia, ele faz parte da familia PCM, que pela qual fazem parte a série T, 01W, X3, N364, X5D

    Esta nova tecnologia gerou um avanço muito grande na capacidade de armazenamento e geração de sons.

    Entretanto mesmo sendo robusto e muito bonito, basta simplesmente comparar seus timbres de piano acustico, metais, cordas incluindo-se guitarras, com o timbre de um Korg TR ou X50 para perceber um verdadeiro abismo sonoro entre os dois.

    Claro!! afinal, os Le.. Tr e X50, possuem uma capacidade maior de armazenar amostras, alem disso a qualidade de amostragem dos Korgs atuais, já está em 48 Khz a 16 bits de resolução contra os "se não me engano" 16 kHz a 8 bits de amostragem do M1.

    Já usei muito o M1 no passado e com certeza cheguei a uma qualidade muito boa nos timbres que usava para a época.

    Mas para os "ouvidos da época" , para os ouvidos de hoje muita coisa soa como uma sanfona ou harmonio de fole hoje em dia.

    Sem mencionar a velocidade de edição de um Korg TR um X50, onde em menos de 5 minutos você conseegue, criar uma combinação e bem como equilibrar sua a frequencia de resposta com o sistema de amplificação utilizado, conseguindo um encorpado e brilho incomparáveis.

    Coisa que na década de 80 me custavam madrugadas editando, timbres e o resultado soava com um timbre muito proximo, mas nunca real.

    Ainda bem que a evolução tecnologia solucionou este problema, e os programas já vem literalmente "mastigados" para nós.

    Entretanto se quiser editar um pouco mais um programa, você pode swe aprofundar na edição de sintese dos novos Korg e conseguir resultados ainda melhores.

    Afinal se a amostra mulisampler do teclado é real e acustica, o segredo está justamente na qualidade de quem editou a envoltória do programa, afinal o multisampler é o motor do programa, e o programa é o motor de uma combinação em um Korg.



    Para editar a sintese, é necessário ser "extremamente curioso", a seguir selecionar o program desejado, apertar MENU e acessar de cada uma dos dois geradores do modo BASIC , os parametros FILTER para timbrar o programa e AMP para ajustar o ADSR. onde o atack sustain decay e release serão editados.

    Nota o timbre também possui um ADSR para o filtro e o grande segredo de um bom programador, é editar os adsr's do filtro e do AMP, para criar nuances variadas.


    caso realmente possua um Korg Triton Le ou Korg Tr e está tendo dificuldades em editá-lo, vc pode entrar em contato comigo no site SAC Korg korg@pridemusic.com.br para ajudá-lo em suas dúvidas.


    Valeu

    Áureo Galli - Suporte SAc Korg
    Bio - www.geocities.com/aureo59/menat.htm

    jardel braga
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Estou procurando os timbres do Triton, xp 80 ou fanton, quem tiver eles, e quiser trocar por mais de 1gb de samples (metais, acordeons, violões, guitarras, pianos e muito mais) e programas para rodá-los (VSampler e Kontakt) ou Sonar 4, me passa um e-mail que conversamos.
    No aguardo,
    jardelbraga@yahoo.com.br

    JeffersonX
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Nussa! Ctrl c Ctrl v rolou solto agora haha

    korgman
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Caro Jefferson,

    Sempre uso o referido artificio, para que não seja necessario voce ficar procurando antigos replyes que fiz, tal qual um quebra cabeça.

    Tudo para poder ajudá-lo de uma maneira mais rápida e sem perder tempo hábil

    valeu

    korgman
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Caros Amigos,

    Caso queiram receber algumas reprogramações para as séries Korg Triton Le/Korg TR gratuitamente, entre em contato fazendo a solitação através do e-mail do

    Serviço de SAC Korg - korg@pridemusic.com.br.

    Por favor coloquem no titulo do e-mail :
    QUERO RECEBER NOVOS PROGRAMAS PARA A SÉRIE KORG TRITON LE/TR

    Até mais Galera

    Áureo Galli – Suporte SAC Korg
    Bio – http://www.geocities.com/aureo59/menat.htm

    JeffersonX
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Korgman

    Sempre uso o referido artificio, para que não seja necessario voce ficar procurando antigos replyes que fiz, tal qual um quebra cabeça.

    Eu to falando é do cara que poluiu o fórum com mais de 5 perguntas iguais. Ele copiou e colou a mesma pergunta em vários tópicos diferentes. Isso aí é fogo, por que só enche o fórum de mais do mesmo... hehe

    korgman
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    He he he!!

    Estou rindo até agora do que disse ..

    Concordo com você, o cara colocou este post replicado em todo tópico que a gente entra, acho que até no forum de guitarras he he he!!

    Valeu brother, desculpe o mal entendido.

    "Nóis é nois"

    Korgman

    JeffersonX
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    hahaha
    Sem problemas Korgman hehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troquei meu Korg Triton Le76 por um Korg M1