Autor |
Mensagem |
patti Veterano |
# jun/07
Olá pessoal,
Estou iniciando minha filha no universo da música. Ela tem nove anos e já conhece o básico da teoria musical e consegue encontrar as notas na flauta doce e tocar algumas canções simples. Mas, ao sugerir que ela escolhesse um instrumento para começar a se dedicar, ela escolheu o teclado. O pior é que eu não sei nada de teclado, preciso de algumas dicas:
1) Existe teclado para iniciantes ou já devo comprar um normal
2) em qual clave ele toca?
3) Quantas oitavas ele faz?
4) é verdade que é um instrumento muuuuuuuito difícil?
Obrigada desde já.
patti
|
Nasch Veterano |
# jun/07
· votar
patti
Bom dia, minha cara...
Também sou novo no teclado, mas penso que alguma coisa que já aprendi eu posso passar...
1) A Yamaha e a Cásio possuem instrumentos bem em conta e dirigidos para o iniciante. Eu, por exemplo, começei num PSR 175 da Yamaha. Bom instrumento para este caso.
2)Toca-se na clave de Sol e Fá ou clave de Sol e Cifra (acompanhamento) ou só com cifras.
3)É bom já começar com um que tenha 5/8 - o PSR 175 tem (mas falta tecla sensitiva).
4)Acho bem mas fácil que o violão. Os acordes são fáceis de montar, não tem problema de afinação, não tem a famigerada pestana, possuem recursos eletrônicos maravilhosos.....mas tem que ter dedicação e estudo....
Boa sorte...
Abraços...
|
CheshireCat Veterano |
# jun/07
· votar
1) não sei, não entendo de marcas e talz, então vou deixar pra outro responder =\
2) clave de sol e clave de fa, sendo que nas músicas de iniciante a de sol normalmente é com a mão direita e a de fa com a esquerda, mas isso não é regra
3) 5 oitavas, acho... não sei se tem outros com mais, pra falar a verdade eu nunca reparei em quantos tem o meu, só sei que tem menos que piano =\
4) não é não... eu pessoalmente acho mais fácil que violão... piano tem métodos de ensino destinados a crianças, suponho que teclado também o tenha então... eu sugeriria que ela fizesse aulas com um professor, mas dá uma olhadinha neste link, pode ser legal pra ter uma idéia básica =) procurando acho que você também encontra outros métodos...
Ah, e fico feliz por ela estar na música desde criança, eu realmente gostaria de ter começado mais cedo...
Desculpe não poder ajudar mais, também sou iniciante, mas espero ter ajudado em alguma coisa o/
|
patti Veterano |
# jun/07
· votar
Obrigada pessoal pelas dicas,
Então eu posso procurar um daqueles teclados mais baratos e simples para ela iniciar?
E vcs acham que usando um bom método de estudo dá prá começar?
ah, então é bom ela aprender a ler a pauta também na clave de Fá? Á de Sol ela já sabe.
Valeu mesmo pessoal.
esse espaço aqui tem me ajudado muito.
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# jun/07
· votar
1) Existe teclado para iniciantes ou já devo comprar um normal
2) em qual clave ele toca?
3) Quantas oitavas ele faz?
4) é verdade que é um instrumento muuuuuuuito difícil?
1) Existem sim. A Yamaha tem modelos para iniciantes excelentes. PSRE303, E313, E403, E413... Tem bons timbres. Recomendo o DGX305, ou 220, que tem 6 oitavas, teclas firmes e timbres bons.
2) No Teclado, são usadas as claves de Fá (na quarta linha), para os registros mais baixos, e Sol. Nas partituras para iniciantes, são encontradas a Clave de Sol para o solo, e CIFRAS para os acordes. Mas isto só se aplica em ritmos automáticos. Mas quando se tem domínio do instrumento, com um bom nível de improvisação, é normal se tocar apenas com cifras, MAS recomendo que ela domine a leitura nas duas claves.
3) Modelos muito simples, tem 4 oitavas, teclas não sensitivas e timbres horrendos. Eles são pra iniciantes, mas eu não recomendo. Acho que um equipamento de 700 reais pra cima, você encontra bons timbres, teclas sensitivas e 5 oitavas, q é o mais usado tanto nos teclados para iniciantes, quanto nos arranjadores profissionais. Claro q existem exceções... Os modelos que citei no início tem 5 oitavas nos PSR-E, e 6 oitavas nos DGX
4) Isto vai depender de vários fatores. Na minha opinião, o teclado no começo é mais fácil de tocar, pois basta apertar uma tecla e ele já tem o som perfeito. No violão, por exemplo, você precisa produzir a nota antes de executar. Como no começo, fica dificil de se adaptar com a força usada (geralmente pouca força) as notas saem trastejadas, sem definição, e soam realmente feias, tornando o violão mais desestimulante. Então, NO COMEÇO eu acho o teclado mais fácil. Depois, fica mais complicado, pois são duas pautas para ler ao mesmo tempo (partitura de teclado/piano), e no violão (violão, baixo, guitarra, violino, e tudo quanto é corda) é apenas uma. Também acho mais difícil executar músicas ágeis no teclado do que no violão...
Mas claro q depende de cada um. qdo se tem talento, essas dificuldades são mínimas... ruim mesmo é sobreviver da música, hehehehe
|
Mauro Lacerda Veterano |
# jun/07
· votar
Eu também tocava flauta aos nove anos e ganhei um tecladinho daqueles de brinquedo, e adorei. O que eu posso te dizer, de experiência própria, é que é melhor pegar algum teclado com cinco oitavas, algum Yamaha PSR, do que pegar um teclado muito ruim, porque inclusive ela pode aprender a tocar errado, pelo tamanho das teclas por exemplo. Acho que até 500 reais você consegue um teclado iniciante legal, e que não vai comprometer o aprendizado dela. E eu garanto: ela vai adorar...
Abraços.
|
patti Veterano |
# jun/07
· votar
Gente,
Que legal. Há algumas horas atrás eu ñão sabia nada sobre teclado, agora já sei várias. Valeu pelas dicas.
Um abraço a todos
Patti
|
El_Cabong Veterano |
# jun/07 · Editado por: El_Cabong
· votar
patti
O bom é que desde o começo ela já vá se acostumando com teclas sensitivas (são teclas que o volume do som é de acordo com a velocidade que se pressiona as teclas, "pouca velocidade - som baixo", "grande velocidade - som alto" que nem num piano de verdade); e em um dos teclados que eu comecei a aprender foi no Casio CT700. Deve ainda ter para vender no mercado. Acho que é o teclado sensitivo de 5 oitavas mais barato que existe.
Se não achar nenhum, procure por outros, mas de preferência com estas características: com 5 oitavas e com teclas sensitivas
|
yanni540 Veterano |
# jun/07
· votar
Com uns R$600/700 compra um PSR-E303 ou PSR-520 e ponto final. Ficará muito bem servido(a)
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# jun/07
· votar
verdade
|
Victorkeyboard Veterano |
# jun/07
· votar
eu recomendo o MotifES ou o FantomX, tem bons timbres de piano ;)
se ela num gostar eskece, ela naum nasceu pra isso
|
luiz_sjrp Veterano |
# jun/07
· votar
Cuidado para não ir pela aparencia do instrumento, tem uns teclados "feios" aparentemente mas que na verdade são bons. Já outros "maravilhosos" ficam a desejar.
|