Hammer action, o que é?

    Autor Mensagem
    Danborn
    Veterano
    # jun/07


    Pessoal, alguém pode me explicar o que é hammer action. Vlw.

    Hammond B3
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    é um recurso que simula a ação do martelo das teclas de um piano acustico.

    Aquele lance: Vc toca na tecla, a tecla toca no martelo e o martelo toca nas cordas e as cordas.

    Repare que as teclas demoram um pouco pra voltar, no caso do meu teclado, Korg SP200, elas até balançam

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    exatamente!

    Hammer: Martelo
    Action: Ação

    Ação de martelo. Eu não sei descrever como funciona o dispositivo em teclados eletronicos. Mas em Pianos, é da forma q o amigo Hammond B3 disse.

    fábio_soul
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Hammond B3, você não acha que está na hora de acrescentar um Steinway ao seu nickname?!

    hahaha

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    eu voto em Steinway B Series... heheehe

    Hammond B3
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    ahahahahah
    se um dia for banido, volto com esse nick rsrsr

    Mais o Hammond B3 é justamented pq gosto das teclas waterfall rsrsr

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    antes q perguntem o que são teclas waterfall... são aquelas teclas fechadas na frente, como no piano. Waterfall quer dizer queda d'água, cascata, e é exatamente como se parecem essas teclas...

    olhando elas de lado:

    Tecla normal de Sintetizador
    Chamadas de Teclas de velocidade... são teclas leves, encontradas na maioria dos modelos arranjadores de 61 teclas:

    Teclas de Velocidade

    Teclas Waterfall
    Encontradas em modelos com teclas semipesadas. A maioria (ou todos...) os Pianos Digitais tem teclas assim.

    Teclas Waterfall

    fábio_soul
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Jonathas Lacerda

    As teclas de Waterfall também estão no controlador A-30 da Roland, que possui 76 teclas leves. É o único teclado que conheço com este tipo de teclas em teclas leves.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Engraçado. Para mim Waterfall era um mecanismo, e não a forma das teclas. quando via: teclado Waterfall, pensava ser um mecanismo que simulasse as características de um Hammond B3. Então meu SP 76 tem teclas Waterfall? Que legal...
    Valeu pela explicação, estou menos inguinoranti agora hahahaha


    Abraços.

    gatoper
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Teclas waterfall gostei, nunca tinha ouvido esse termo antes bem interessante

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    fábio_soul
    As teclas de Waterfall também estão no controlador A-30 da Roland, que possui 76 teclas leves. É o único teclado que conheço com este tipo de teclas em teclas leves.

    foi exatamente por isso que eu coloquei QUASE TODOS, hehehe...

    Hammond B3
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Então resumindo: Waterfall são teclas LEVES de perfil baixo!
    Nos Hammonds e em alguns simuladores, elas vem com um desenho diferente e menores que uma tecla de piano por exemplo.

    Já toquei num CX3 e era assim

    fábio_soul
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Jonathas Lacerda

    foi exatamente por isso que eu coloquei QUASE TODOS, hehehe...

    Foi o que eu imaginei...

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Hammond B3
    Então resumindo: Waterfall são teclas LEVES de perfil baixo!

    errado... para ser Waterfall, não precisa ser pesada, apesar da maioria dos pianos digitais terem teclas Waterfall...

    Waterfall é tecla fechada na frente...

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    no primeiro post eu coloquei fotos pra vc ver a diferença

    ROTTA
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: ROTTA
    · votar


    Jonathas Lacerda
    Teclas Waterfall
    Encontradas em modelos com teclas semipesadas. A maioria (ou todos...) os Pianos Digitais tem teclas assim.


    Eu diria que a maioria dos pianos digitais baratos têm teclas assim. Por que a maioria dos "caros" têm teclas com ação de martelo.

    Abraços.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    ai meo deuS!!!

    waterfall não tem nada a ver com peso da tecla... é só o desenho dela. Todo Piano acústico tem teclas waterfall.

    tecla não waterfall:

    _______________________________
    --------------------------____________|
    __________________|

    -------------------------------------------------

    e tecla Waterfall

    _______________________________
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - |
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - |
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - |
    -------------------------------------------------

    isso, olhando de lado...

    Hammond B3
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Jonathas Lacerda

    Acho que vc não entendeu o que quis dizer.

    Waterfall são teclas LEVES de perfil baixo, ou seja, tampadas na frente, como as de piano, porém LEVES

    Joker
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Jonathas Lacerda

    Nops. Waterfall tem sim a ver com a ação da tecla. São teclas de resposta rapidissima, mais do que synths. Em hammonds e simuladores top, uma depressãozinha leve já é suficiente para tirar som. Essa é uma das razões daqueles glissandos ascendentes soarem tão fuderosos em hammonds e simuladores legais e tão xoxos em synths com patches de orgão.

    E quanto a forma, wrong again. O simples fato da tecla ser fechada não faz dela waterfall automaticamente (cachoeira em inglês, ficou óbvio agora?). Tecla de piano tem aquele labiozinho, aquela sobra. Tecla waterfall de verdade é arredondada, sem sobras justamente pra facilitar glissandos, smears, slaps, tappings e outras técnicas de órgão.

    gustavorino
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    nossa.. viajaram na maionese... SP76 tem teclas waterfall entao ? ahahaha .. nem preciso de um hammond então .. já que o SP tem as mesmas teclas

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    segundo o site http://www.dairiki.org/HammondWiki/WaterfallKeys

    "Classic Hammond consoles, such as the B3, C3 and A-100, have keys with flat fronts and a slightly radiused edge. These are often referred to as 'waterfall' keys because of their resemblance in profile. The original model A and many other models prior to the '3' series had flat-fronted keys but without a radiused edge. Hammond "originated" this key style by using a piano keyboard as his design prototype and discovering that he could keep production costs lower with this design. The key action is a simple steel spring in the back of the key and a lip on the bottom front of the key that catches the key rail. Thus, the keys all line up neatly without a lot of adjustment.

    Of the spinet organs, only the M-series had waterfall keys. Later spinets had to compete with other electronic organ manufacturers and most of them were using DivingBoardKeys. As with the consoles, only the M '3' series has radiused edges.

    WaterfallKeys are preferred by non-classical organists because they're easier to play slides (glissandi) on. Unlike a thumb gliss, non-classical organists will often palm smear up and into a chord. This exposes the webbing between the thumb and forefinger to the sharp edges of other types of keys. As a special effect, they are also easier to jamb a matchbook in front to hold down a key while playing elsewhere..."


    Não vou traduzir tudo, mas ficou claro no início que:

    ...tem teclas com frentes Waterfall e extremidade arredondada. Estas são freqüentemente chamadas de Waterfall (cachoeira) por causa da semelhança com uma cachoeira em perfil...

    Joker
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Jonathas Lacerda

    E o que eu disse??

    ;)

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    ele descreve dizendo que waterfall são chamados assim por causa da semelhança com uma cachoeira em perfil. Semelhanças visuais. nada a ver com peso...

    Joker
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Jonathas Lacerda

    Como eu disse, o nome é dado sim pela forma da tecla. É só ler meu primeiro post. De novo, ao contrário do que vc afirmou antes nem toda tecla fechada é waterfall. E tecla waterfall tem TUDO a ver com peso e ação SIM. Experimente um dia um hammond ou simulador com tecla waterfall e vc entenderá.

    Música de Preto
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Bom, já toquei num piano digital e a resposta da tecla tá longe de ser rápida. Sinceramente, essa tecla Wterfall é nova pra mim, mas parece tem mesmo a ver com a forma. Essa tecla de resposta rápida deve ser apenas uma tecla de resposta muito rápida.

    Lucka
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    O "Hammer action" mecânico é um caso à parte, mas como essa
    mágica foi parar no recurso de teclado eletrônico é mt interessante,
    não sei como funciona, será que o código fonte desse algoritimo,
    é muito grande???? rsrsrs

    Vinicius pc
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Upando 2007????!!!!.....

    Lucka
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    me enganei...... nossa!!!!!! vlw
    ja coloquei a resposta em outro topico

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Hammer action, o que é?