Teclas Semi-pesadas x Hammer-action

    Autor Mensagem
    Death Knight
    Veterano
    # out/07


    Então, estou querendo comprar um controlador midi de 88 teclas, para simular um piano.. A minha opção seria o Keystation 88es da M-Audio, por ser o mais barato, e o que eu posso pagar, na verdade..

    A minha dúvida é: existe uma diferença tão grande entre teclas semi-pesadas e hammer-action ? Ja li por aqui que semi-pesadas seriam para simular um órgão, e as hammer-action para piano.. As semi-pesadas são ruins para simular um piano ?

    E alguém ja tocou nesse Keystation 88es? Achei um tópico com o título dele, mas ninguém dá um review ou uma opinião relevante sobre ele

    Agradeço desde já!

    Tekila
    Veterano
    # out/07
    · votar


    cara, pega um Cme-UF88 , sai um poco mais caro se nao me engano mas compensa, eu gostei bastante

    storrecilha
    Veterano
    # out/07 · Editado por: storrecilha
    · votar


    Death Knight


    cara, vamos por partes...

    é complicado pq cada tipo de teclas é melhor para alguma coisa e pior para outras...

    eu prefiro teclas semi-pesadas, pq acho as hammer-action ruins para tocar hammond, e as leves, ruins para tocar piano... mas sem dúvida que para piano não há nada melhor que hammer-action

    vai do que vc achar mais adequado ao seu uso

    TG Aoshi
    Veterano
    # out/07 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Não acho q eu seja a pessoa mais adequada pra opinar isso, por falta de contato com modelos diferentes de teclados. Mas pelo que já testei, senti bastante diferença das teclas semi-pesadas pra hammer-action de um piano.

    Death Knight
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Tekila

    Sim, mas qual a vantagem/desvantagem dele? É hammer-action ou semi-pesada?

    storrecilha

    Mas com as semi-pesadas, da pra ter uma dinâmica melhor, pelo menos? Fica próximo ao piano? Eu tenho noção de como é hammer-action, pq ja toquei em um teclado assim, mas nunca toquei num de semi-pesadas, era isso que eu queria saber, como é.. Vou tentar ir no Centro pra testar alguns.

    TG Aoshi

    Hum. Mas qual é a diferença? Qual é melhor ou pior pra vc?

    Ninguém opina sobre o Keystation 88es ?

    TG Aoshi
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Death Knight
    Cara, acho melhor vc ir testar por conta própria! =)

    Não há dúvidas de que as teclas semi-pesadas se aproximam bem mais as de um piano do que as leves (que eu, particularmente, não curto mto). Mas acho q se vc está procurando algo bem semelhante ao piano, elas vão deixam mto a desejar.

    by the way, não sei se é pq estou acostumado com as teclas do piano, mas eu estranho um pouco o "feel" das teclas semi-pesadas. Não consigo explicar as diferenças, só consigo senti-las.

    Tekila
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    vantagens, >> facil manuseio , é praticamente ligar e tocar, varios knoobs e drawbars, preço consideravelmente barato, boas teclas, e bonito acabamento

    desvantanges >> pesado, alteracao de timbre sequencial (mas isso n eh mto problema pq se voce tiver um laptop ou outro teclado voce pode mudar o timbre por eles)

    storrecilha
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Death Knight
    Mas com as semi-pesadas, da pra ter uma dinâmica melhor, pelo menos? Fica próximo ao piano?

    Não há dúvidas de que as teclas semi-pesadas se aproximam bem mais as de um piano do que as leves (2)

    Death Knight
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Tekila

    Acho que você confundiu os teclados! Esse aí que você ta falando deve ser o Keystation PRO 88, esse sim tem hammer-action.. O que eu to falando é o Keystation 88es, que basicamente só tem as teclas.

    Valeu aí pelas respostas.. Realmente o melhor vai ser eu testar mesmo. Sempre, né.. hehe

    claver_keys
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Tambem estou nessa dúvida, afim de um controlador com 88 teclas pra estudar piano, praticamente para isso pois, ja tenho outro teclado, mas essa questão ai de semi-pesadas esta esquentando minha cabeça a pensar se realmente vale a pena investir em semi pesadas.

    musiker
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: musiker
    · votar


    claver_keys
    se realmente vale a pena investir em semi pesadas

    Eu desisti de teclas pesadas porque descobri que o teclado também é pesado (acima de 20Kg) eliminando a portabilidade do instrumento. E tem também a questão do tamanho: teclas pesadas só existem em 88 enquanto que semi existem em 61 e 76 teclas.

    A. Cordeiro
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    E tem também a questão do tamanho: teclas pesadas só existem em 88

    Nem todas...as linhas PC da Kurzweil em sua versão 76 tem teclas pesadas, com mecânicas similares a de um piano acústico. Mas fora esses, não me recordo de nenhum outro. Pra quem quer um ótimo piano, ao seu gosto, e de 76 teclas pesadas é uma boa opção, e ainda ganha um ótimo controlador e outros timbres excelentes tb.

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Gonzalez_keyboard
    · votar


    claver_keys
    Velho se é pra simular pianos especificamente é melhor você tem que ir de hammer action, a´te porque você ja tem outro teclado.
    pra ser mais honesto com você se o caso for só pra simular pianos compre um piano digital com hammer action e saida midi pra controlar é mais realistico e tlvs até mais em conta e com melhores teclas e resposta que um controlador de 88 teclas; e pra ser ainda mais honesto se for pra estudar e tem pouco dinheiro compre um privia melhor custo beneficio. abraço

    gustavocp
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    O privia é um bom piano digital mesmo. Não só pra estudo, mas pra simulação de piano acústico em geral... Tem uns timbres bem bons de piano e um rhodes bem legal. E as teclas dele são muito muito boas mesmo!
    E bem na real, tu encontra uns modelos privia antigos e bons (como os px300 da vida) por um preço bem barato...

    claver_keys
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Po obrigado pelas respostas galera.

    Pois é estou analisando cada caso sabe, porque na verdade é assim, prestarei vestibular pra música (Piano) caso eu passe o piano será quase que exclusivamente para estudar os exercícios da univercidade por isso a maior dúvida quanto as teclas priorizando mais que os timbres,pois o som posso usar Vst ou controlar os timbres do meu teclado mesmo.

    claver_keys
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Com R$ 2.000 dá pra comprar alguma coisa com teclas legais? =/

    tmurback
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: tmurback
    · votar


    claver_keys
    Como você já tem um teclado com teclas leves, penso que seu próximo passo é um com teclas pesadas, "hammer-action", haja vista que você deseja estudar piano. Particularmente, não gosto de teclas semi-pesadas. Tenho a impressão que elas estão sempre "quebrando o galho": nem são pesadas o suficiente para timbres de pianos, EPs, etc. nem leves o bastante para sequenciar uma bateria, por exemplo.

    Na faixa de preço que você citou, R$2.000,00, creio que você vai encontrar o Casio Privia e o Yamaha série P - P60, P85, etc. Fique atento ao mercado de usados, pois sempre aparece alguma boa oportunidade.

    pomtwo
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    pra estudar piano com certeza um piano digital seja a melhor opçao ate mesmo pelo timbre e teclas que ele possui.. eu particularmente nao gosto de hammer action , mais se fosse pra mim estudar piano com certeza eu iria de piano digital de olhos fechados

    Nem todas...as linhas PC da Kurzweil em sua versão 76 tem teclas pesadas, com mecânicas similares a de um piano acústico. Mas fora esses, não me recordo de nenhum outro

    A.Cordeiro o unico que possui essas caracteristicas eh o pc1se , do resto os de 76 teclas sao todas teclas semi-pesadas, e mesmo o hammer action do pc1se , eh um pouco mais leve do que o p85 da yamaha .. e tambem fora esse modelo podemos citar 3 mais , que sao ensoniq ts12, mr76 e zr 76 , que realmente possuiem sistema hammer-action , muitissimo pesado , que simulam com grande natureza um piano acustico ..

    agora se vc for tocar em banda e usar orgaos e pianos , acho que semi-pesadas da conta do recado tranquilamente ..

    A. Cordeiro
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    pomtwo

    Está certo, não tinha reparado que era só pra linha PC1Se, e sobre os Ensoniq's, vc me fez recordar agora. Lembro que cheguei a tocar num MR-76 e eram pesadinhas mesmo...vlw!

    pomtwo
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    fala ai cara .. nossa nunca vi teclas tao pesadas em teclados como aquelas .. os ensoniq's realmente eram teclados otimos , pena nao fabricarem mais ... o mr 76 era um sonho antigo , eu adorava os timbres dele ..

    samuka worshiper
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Para comprovar a eficiência de teclas pesadas um simples s03,editado plugado em midi ao um s90http://www.4shared.com/mp3/uILFyFSPba/ministrao_elizeu_cruz_parte_2 _.html

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclas Semi-pesadas x Hammer-action