Timbre de piano do Kurzweil SP76/88/88X - O tópico da discórdia!!!

Autor Mensagem
fábio_soul
Veterano
# mar/07


Olá, pessoal.

Bem, depois de algum tempo longe dos "gramados" do fórum, aqui estou eu de volta, criando um tópico interessante (pelo menos, é o que eu acho). Sei que existem milhões de tópicos a respeido dos SP's, e decamilhões (nossa! o que é isso?!) de postagens que falam sobre o timbre dele, mas tenho algo a acrescentar.

Bem, pessoalmente, não vejo o timbre do SP como algo imbatível, como algumas pessoas dizem, mas, enfim, gosto é gosto. Enquanto alguns dizem que piano igual ao Kurzweil não existe eu já não tenho a mesma opinião. Mas não criei este tópico para discutir se o timbre do SP é bonito, real, etc., ou não, mas fi-lo para colocar impressões reais sobre o timbre, algo que vai além do gosto, que é fato, e que todos hão de concordar (eu acho).

Bem, vamos ao que interessa:

Como muitos sabem, toco em banda católica. Nestes últimos dois finais de semana, fui tocar com uma banda que já tem outro tecladista, que, por ironia do destino, usa um SP76 + Módulo TR Rack (o módulo do Trinity). Devido à isso, tive a oportunidade, pude reparar muito bem o som do piano do Kurzweil, e cheguei à algumas conclusões, que, na minha opinião, enfraquecem por demais o piano do SP, opiniões essas, que são fatos, é só pegar um Kurzweil SP e reparar para ver que o que eu digo é real. As impressões são as seguintes (detalhe: as minhas palavras são de crítica ao timbre. Não com relação a achar bonito ou feio o timbre, em si, mas... enfim, vocês vão ver!):

1- O filtro TVF não atua no timbre (quase, ou 0%). Isto significa que, conforme você varia a velocidade (velocidade é força, para os que não sabem) com a qual você toca, o brilho do timbre não é alterado, como em um piano acústico real, mas somente se altera o volume dele. Isso, na minha opinião, é muito prejudicial, principalmente em termos de dinâmica, em especial, quando se toca músicas com piano e voz, somente.

2- A duração do timbre é muito curta, se comparada à duração real do timbre em um piano acústico de verdade. Isso, também, é extremamente determinante, por exemplo: se você está tocando uma música muito lenta, só com piano e voz, e não quer encher de notas, o timbre "enxuga" muito rápido, e deixa "imensos" espaços vazios na música. Para utilizar o SP desta forma, se faz praticamente necessário utilizar um pad, vindo de um módulo externo, junto com o piano (que é o que o outro tecladista da banda fazia).

Depois, tem a questão de que o timbre do SP simula muito pouco os harmônicos de um piano real, mas aí já entra questão de gosto pessoal. Por favor, não nos prendamos a gosto pessoal nas postagens, mas sim, somente discutamos as duas impressões que coloquei acima.

Um abraço a todos.

E peço perdão aos que amam o SP, mas isto é fato, já não é mais questão de gosto.

Ah! e peço perdão à todos aqueles que não gostam de ler muita coisa!!!
haheuahuehauheuahea

mano_a_mano
Veterano
# mar/07 · Editado por: mano_a_mano
· votar


fábio_soul
Aí tem uma coisa: não queira confundir piano digital com simulador de piano acústico. Isso não existe. O acústico é, sempre foi e sempre será único, mas hoje em dia temos que pensar na praticidade.

Mauro Lacerda
Veterano
# mar/07 · Editado por: Mauro Lacerda
· votar


Fábio Soul

Discórdio de você hahahahaha
Tou brincando. Concórdio com o que você disse. Mas acho que o principal fator é a relação custo-benefício: a Kurzweil disponibilizou um Stage Piano a preço acessível e bom som. Tem a questão do brilho constante, da pouca duração das notas, e da ressonância, mas mesmo assim é muito usado pela relação custo benefício, pelo preço dele você não pega um Stage Piano melhor, eu acho...
Todos os teclados tem pontos fracos em relação a pianos, mesmo o Oasys, RD 700 e etc... Porquê? Porque não são pianos, portanto nunca vão ser perfeitos, fora a diferença entre os pianos reias xistentes por aí. Eu já fui mais inquieto em relação aos timbres de piano, mas o SP já me atende pelo que quero. Timbre bom, nem o melhor nem ruim, é simplismente condizente com a proposta.

Abraços.

mam
Veterano
# mar/07
· votar


fábio_soul


O filtro TVF não atua no timbre (quase, ou 0%). Isto significa que, conforme você varia a velocidade (velocidade é força, para os que não sabem) com a qual você toca, o brilho do timbre não é alterado, como em um piano acústico real, mas somente se altera o volume dele. Isso, na minha opinião, é muito prejudicial, principalmente em termos de dinâmica, em especial, quando se toca músicas com piano e voz, somente.
Faz um ano e meio que tenho um SP76 e, com relação à citação acima, concordo plenamente... Num primeiro momento ele é tudo de bom mas quando passa a euforia vc começa a reparar seus pontos fracos... Mas de um modo geral, não deixa de ser um bom equipamento... FLW!!!!!!!

Scoth_Pr
Veterano
# mar/07
· votar


O problema aqui é que o cara quer ter um piano acústico perfeito dentro de um teclado de R$2.500 reais. É claro que não será um piano excelente, mas também é bem melhor que a média. A intenção da Kurzweil ao fabricar a linha SP era disponibilizar para as pessoas que não tinham grana pra investir num K2500/K2600, um piano bom, característico da Kurz. Mas o que acontece? Você dá a mão e o cara quer o braço junto. Não há como você apresentar um timbre de piano acústico, com todos os seus detalhes, sampleado com os melhores aparelhos, por um preço tão acessível.

Na minha opnião, o piano dos SP ainda é o melhor nessa faixa de preço. Tem vários deficiências, esse problema da velocidade é pelo fato dele ter sido sampleada com uma camada (layer) só, por isso é o mesmo timbre com o volume alterado, mas ainda é um bom timbre, diferente daquele timbre plástico que você encontra nos synths nessa faiza de preço.

Mas acho que o principal fator é a relação custo-benefício: a Kurzweil disponibilizou um Stage Piano a preço acessível e bom som. Tem a questão do brilho constante, da pouca duração das notas, e da ressonância, mas mesmo assim é muito usado pela relação custo benefício, pelo preço dele você não pega um Stage Piano melhor, eu acho... Todos os teclados tem pontos fracos em relação a pianos, mesmo o Oasys, RD 700 e etc... Porquê? Porque não são pianos, portanto nunca vão ser perfeitos, fora a diferença entre os pianos reias xistentes por aí. Eu já fui mais inquieto em relação aos timbres de piano, mas o SP já me atende pelo que quero. Timbre bom, nem o melhor nem ruim, é simplismente condizente com a proposta

Sábias palavras....

fábio_soul
Veterano
# mar/07
· votar


Scoth_Pr

Calma aí, cara!

O que eu fiz foi enfocar particularidades (negativas, diga-se de passagem) do timbre do SP que ninguém havia mencionado ainda, não estou falando que a Kurzweil tinha que ter feito o melhor piano digital do mundo por R$ 2500,00. Ok?

Um abraço pra você também...

hahuehauehauehauheuahe

Scoth_Pr
Veterano
# mar/07
· votar


fábio_soul

Acho que você não me entendeu. Quando eu disse: " problema aqui é que o cara quer ter um piano acústico perfeito dentro de um teclado de R$2.500 reais" não estava me referindo a você, me desculpe se eu dei a entender isso.

Quando eu disse o "cara" é o consumidor que vai seco no SP achando que só porque é Kurzweil tem que ter o melhor timbre de piano, e isso sem doer no bolso, entende?

Eder Muchiutti
Veterano
# mar/07
· votar


a questão do brilho não se alterar é mais um problema de engine que sampleamento. Poderiam colocar um filtro simples que alterasse o brilho do timbre de acordo com a velocity. Não é a mesma coisa que samplear 127 layers, mas já ajuda bastante na dinâmica. E isso não encareceria muito o projeto do SP.

MetalKey
Veterano
# mar/07
· votar


Bom amigos, temos que entender uma coisa! A Kurweil lançou primeiramente o módulo Micropiano em 1994 e só depois fez um controlador MIDI que que possuia os timbres deste módulo de brinde. Se você for verificar é um timbre muito superior a todos (pelo menos os que conheço) os da época. Para se ter uma idéia mesmo hoje ele é bom.

Eu tenho um SP76 e gosto do timbre, mas é verdade que ele é muito curto e não tem as nuanças mínimas para um timbre de piano (abafado quanto se toca fraco e espetado quando se toca forte), não se escuta os martelinhos direito nas notas agudas.

Porém ele não tem um timbre plástico e sua característica de frequencias médias te dão um diferencial. Podem observar que o diferencial do timbre Kurzweil é a quantidade de médio que tem no tibre, tanto é que se voce retira na mesa ele não fica bom, ao contrário que os Rolands não tem muito médio, é mais grave e agudo.

MetalKey
Veterano
# mar/07
· votar


Em resumo: A tecnologia do timbre do SP é de 1994, não se tinha muita memória para Sampler, por isso um timbre curto e sem nuanças. Tanto é que os Keys da época tinham já pequenas amostras samplers trabalhadas com filtros e se você observar o SP é um pedaço do timbre real.

gustavorino
Veterano
# mar/07
· votar


MetalKey

poxa, nunca tinha parado pra pensar.. mas que teclado medonho( no bom sentido)..Tá quase nos 15 anos de mercado e os cara ainda fabricam exatamente igual. só mudaram a cor eu acho.

Scoth_Pr
Veterano
# mar/07
· votar


gustavorino

Acho que não tem 15 anos... quem saiu primeiro foi o MicroPiano, só a engine de som que está perto dos 15 anos.

gustavorino
Veterano
# mar/07
· votar


Scoth_Pr

o MicroPiano é mais antigo ainda.. é de 92..

victorio
Veterano
# mar/07 · Editado por: victorio
· votar


Tenho um SP-88.

OPINIÃO 1:
Kurzweil SP-88X - 3000 reais
Roland RD700SX - 6500 reais o_0

Na moral, 3500 reais a mais por uma diferença no timbre que nem é tão percebida se vc não estiver tocando piano solo, definitivamente, NÃO VALE A PENA.
[obs: o controlador do RD700 é bem melhor q o do SP88, mas eu pagaria só uns 1000 reais a mais por isso]

OPINIÃO 2:

Gosto muito de comparar timbres, do tipo, pegar dois teclados, um do lado do outro, com mesma caixa, e tocar. Já comparei meu SP88 com Korg X3, X2, X5, Trinity, Roland XP80, JV90, JV1000 e não achei em nenhum desses aí timbre melhor que o do SP88.

Ah, e concordo com o q vc falou do brilho e sustain (se bem q o sustain nem é tanto problema pra mim, pq eu sou meio q "dedo nervoso" :-D ).

Claro que vc pode desembolsar mais 3500 reais e pegar um RD700, mas, acho que pra maioria dos músicos do Brasil, não vale a pena.

mano_a_mano
Veterano
# mar/07 · Editado por: mano_a_mano
· votar


Sem contar que teve alguém aqui no fórum que considerou o Korg TR ruim como um todo só porque o timbre de piano "não era perfeito". Ele não soube explorar todo o potencial do equipamento. Então que não gastasse tanto e comprasse um piano digital, oras...
Temos que ter em mente uma coisa: o melhor timbre de piano acústico, só mesmo no piano acústico. Os digitais foram produzidos para facilitar a tarefa de tocar piano nos palcos, por serem mais leves e portáteis; e nos estúdios, por não precisarem de microfones especiais nem isolamento. E volto a repetir: não confundir piano digital com simulador de piano acústico.

Ricardo_Adorador
Veterano
# mar/07
· votar


Pelo preço proposto é um bom equipamento, como o amigo mano_a_mano disse o melhor timbre de piano acústico é o de um piano acustico.

O ponto fraco principal do SP é ter pouco sustain nas notas, pelo menos na minha opnião.

R Santiago
Veterano
# mar/07 · Editado por: R Santiago
· votar


A Todos:

Tenho um PC-88mx e as vezes enjoo o som dele e quando comprei estranhei o pouco sustain. Porém percebi que esse pouco sustaisn é fundamental para o timbre não embolar ao vivo. Se vc pegar um QS-8 ou um Roland FP-8 (tenho um tb) vai ver que eles tem mais sustain e isso acaba embolando, principalmente nos graves. Gosto muito dos timbres do Alesis mas embola demais nos graves. Talvez regulando solucione. Já o KURZWEIL não, ele sai limpinho no PA. A diferença é muito grande. A qualidade dele em gravações é muito boa tb. Não sei o que é mas o som se destaca sem soar artificial.
Talvez o grande problema é que o timbre do Kurzweil é bastante característico e marcante, e não existe muita variação de waves, então enjoa... Vc de longe já sabe que o timbre é Kurzweil. Outro dia vi um show no Canal Brasil em que o tecladista tava usando um XP-80 mas sem ver o módulo tinha certeza que era Kurzweil pelo som do timbre.
Para vc conseguir uma variação legal teria que usar um módulo de efeitos externo ou algo parecido.

victorio
Veterano
# mar/07
· votar


esse pouco sustaisn é fundamental para o timbre não embolar ao vivo
principalmente nos graves.

Sábias palavras, amigo. Nem tinha pensado nisso.

;-)

R Santiago
Veterano
# mar/07
· votar


victorio

Eu tinha um JV-90 c uma placa POP que tem umas waves legais para fazer piano. O timbre é bom, mas quando juntava com a Banda embolava. Infelizmente a maioria dos sons que tocamos não são nenhum estilo Roger Waters, hehe então já viu... um bolo só. Já o Kurzweil soa certinho. Vc bate o grave e sente a corda soar e não aquele bolo que as vezes não da para perceber nem que nota foi tocada.

Eduardo 336
Veterano
# mar/07
· votar


Acho que pelo preço os SPS são excelentes, melhor impossível, talvez eles deveriam fazer uma leve atualização nesses defeitos que vocês citaram, mas isso é só detalhe, o sustain eu acho legal e se vc vai tocar num show com um SP ninguém repara no brilho do piano, essas coisas só se nota quando se procura defeito, olhem o DVD do Raça Negra, o tecladista usa um e ficou perfeito. Tem músicos renomados como Humbero Gessinger e Lucio Dorfman que usam o SP-76 até hoje.

Abraços.

Eduardo C. Aquino

victorio
Veterano
# mar/07
· votar


Só pra constar:

Não é só o sustain que faz o som "embolar" quando junto com outros instrumentos. Na verdade, são os harmônicos diferentes dos consonantes, junto com os transitórios de onda (multiplicações de exponenciais com senóides) que fazem um timbre sobressair no meio de outros timbres.

Deixando o papo de engenheiro de lado e voltando pro papo de músico, a qualidade do sample original e capacidade da engine do teclado de reproduzir os transitórios dão uma "cara" diferente no som. Era disso q eu falava quando disse q comparei vários sons de pianos de teclados diferentes e o do Kurzweil SP88 sobressaiu.

Mesmo com o problema da dinâmica (forte e fraco com o mesmo "brilho") ainda prefiro o som do Kurzweil (nessa faixa de preço, claro).

R Santiago
Veterano
# mar/07
· votar


victorio


Dos pianos que já vi o que parece ter a melhor dinâmica forte fraco alterando o brilho do som é o S90.

R Santiago
Veterano
# mar/07
· votar


Eduardo 336

Fora o pessoal que usa o Micro piano que tem os sons do SP. Acho que para palco a melhor custo/benefício opção é o SP mesmo.

Quem puder escutar o DVD/CD Beto Guedes ao Vivo 50 anos vai ter uma comparação bem clara da resposta do timbre do SP e de um JV-90 provavelmente com uma placa POP. A primeira música (adoro clube da esquina mas não decoro nome de música nem a pau!) cantada por Milton Nascimento foi tocada num JV-90 estilo piano e voz. Nas outras músicas, já com a banda de Beto Guedes, foi usado um SP-76. Fica claro a diferença do som, tanto no timbre como na resposta. O som do SP sai muito mais nítido.

mikemax2
Veterano
# mar/07
· votar


é .......comparar teclados com teclados e uma coisa agora pra comparar com

um piano hoje em dia só vsts, samples, que chegam um pouco mais perto. Alias se for ver bem a quantidade de memória ram disponíveis nos teclado hoje são ridículas.

Não estou dizendo que sejam ruins, só não é piano acústico hehe.

O sp tenta um som mais acústico, acho bem razoável nada de espetacular mais ja rola,......
.........meu antes dos vsts como tinha gente que gravava com xp80 nos estudios em geral só dava xp.

Acho que o perfeito seria os teclados aceitassem os vsts tambem alem dos samples dizem que o oasys faz isso mas ainda não sei ao certo.

Hammond B3
Veterano
# mar/07
· votar


Esse lance de que comparar um piano digital com um piano real não justifica porra nenhuma, os timbres magrelos de piano dos SP76/88/88x.

E com 2000 reais, vc compra um Kawai ES1, que da um banho nos pianos dos Kurzweil , não só dos SP não, mais de TODOS, e nas teclas deles tb!

Concert Grand Kawai ES1/3/4/5

Não vá me falar depois disso que o SP76 tem um ótimo timbre de piano pelo seu preço!

Já fui dono de um e sei como é!

Os SPs são ótimos controladores, muito bons mesmo, mais nos timbres internos...

... tem uns pads que salva!

victorio
Veterano
# mar/07 · Editado por: victorio
· votar


Esse lance de que comparar um piano digital com um piano real não justifica porra nenhuma, os timbres magrelos de piano dos SP76/88/88x.

Olha o linguajar, amigo. Mais respeito com os colegas.

Escutei o demo, e realmente é muito bom. O som de piano é excepcional, chegando a empatar com teclados de renome, tipo o Roland RD700. Só tem um pequeno problema....

ESSE DEMO NÃO É DO KAWAI ES1. É DO ES4, QUE CUSTA QUASE 5 MIL REAIS!!!!!! É só checar o link do site da www.kawai.de ou ver o NOME do mp3: ES4_CG. e não me vem com essa de q o timbre é igual, pq eu ouvi o do ES3 e não é igual nada. Dizem q o timbre do SP88 é igual o do K2600, mas eu já ouvi e não é mesmo!!!

Q mancada, hein, amigo... -_-"

Não estou dizendo q o do ES1 seja ruim, pq me parece (pelo padrão dos timbres da Kawai) que os agudos dele são muito bons, ao contrário dos agudos do Kurzweil SP, q é a única coisa q não gosto no timbre dele. Mas como não ouvi o timbre do ES1, não posso dizer nada.

Por enquanto, o Kurzweil SP ainda me parece a melhor opção na faixa 2 mil reais...(até por causa do controlador MIDI)

Eder Muchiutti
Veterano
# mar/07
· votar


na faixa dos R$2000 só se pega o SP76.. por esse preço eu pego um CME UF-7 e um módulo tipo o próprio MicroPiano ou um ME-1 usado com um pouquinho a mais. E o ME dá uma banho nos SP.

Scoth_Pr
Veterano
# mar/07
· votar


Eder Muchiutti

Com R$2.000,00 você não compra nunca um UF-7 em um ME-1, a não ser que traga de fora e não pague os impostos. Mas sem dúvida, o ME-1 é muito melhor que os SP's.

Hammond B3

Esse lance de que comparar um piano digital com um piano real não justifica porra nenhuma, os timbres magrelos de piano dos SP76/88/88x.

Eita, a educação é sempre bem-vinda.

Não vá me falar depois disso que o SP76 tem um ótimo timbre de piano pelo seu preço!

Continua tendo...

Eder Muchiutti
Veterano
# mar/07 · Editado por: Eder Muchiutti
· votar


Scoth_Pr
mas compra com sobra um UF-7 + Micropiano, que foi a primeira opção que citei. Você tem um controlador MUITO mais flexível e os mesmos timbres do SP, se assim desejar.
E eu disse que com um pouquinho mais (R$2400 no máximo) você tem SIM um UF + ME-1, mesmo que um deles tenha que ser semi-novo. O UF semi-novo sair por R$800 e o ME eu já vi por R$1600 NOVO, e R$1300 semi-novo no Mercado Livre (inclusive está à venda atualmente). Repito: essa combinação R$400 mais cara deixa o SP76 comendo poeira LONGE.

Scoth_Pr
Veterano
# mar/07
· votar


Eder Muchiutti

Ah bom, desculpe, interpretei mal, mas com certeza a combinação UF7 + ME-1 é ótima, já não tanto com o micropiano porque esse não permite uma edição ampla nos timbre né, inutilizando a gama de controles do UF7. Se não fosse pelos órgãos meia-boca eu já teria comprado o ME-1 há muito tempo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Timbre de piano do Kurzweil SP76/88/88X - O tópico da discórdia!!!