Roland D-50

Autor Mensagem
Felipe Vianna
Veterano
# ago/13
· votar


Falei do link e esqueci de colocar, hehehehe:
http://www.synthfool.com/docs/Roland/roland_d-50_manual_advanced.pdf

Página 12 fala como mudar o Master Tuning.

Edson Caetano

Normal, de vez em quando a cabeça dá um nó, mesmo. É muita síntese e muitas coisas pra lembrar, hahahaha.

AC_TEC
Veterano
# ago/13
· votar


Sobre o D-50, certa vez uma banda que me adorava implicou com o meu tecladinho de brinquedo, o meu CASIO CTK-650, que tenho até hoje, kkk....
Mas implicaram assim... de graça mesmo, só porque não queriam a palavra "CASIO" visível... Então me arrumaram um teclado velho, sujo, feio, faltando e falhando teclas, um tal de... D-50!

Rapaz.... Sem um manual, SEM INTERNET! (estávamos em 1998...), só eu, o D-50 e as unhas!!! kkk... Mas a vontade era tanta, que fiquei com ele fuçando uns tempos... Pena que tudo o que eu fazia, NADA ele armazenava!!! kkk... estragado... Mas uns poucos timbres que o dono anterior tinha programado, deu pra ver que era uma máquina de responsa!

A zebra pra quem tem hoje é que, até pra inicializar ele, é complicado, pois a implementação MIDI é fraca e inacabada, na verdade. Ninguém ia usar mesmo, pois o bacana era a máquina de sons que ele trazia em si!

Depois vejam: http://www.vintagesynth.com/roland/d50.php

Raras 5 estrelas... Enfim, queria muuuuuito ter um hoje! Abraços

Rick Pac
Veterano
# ago/13 · Editado por: Rick Pac
· votar


D-50. Espetáculo !
Adquiri em 1987 zero por U$ 2700 com um "importador alternativo" porque se fosse comprar em loja iria pagar U$ 3500-4000. Era caro na época pois o salário mínimo no Brasil era cerca de U$ 60.
O George Michael fez o disco Faith ( hiper sucesso mundial) utilizando o D-50 direto , o que me dava grande vantage nos repertórios de noite. Só o piano acústico que era imprestável o que me levou no ano seguinte a comprar um Korg P-3 , módulo com sons do piano do M1 e que lia ROM cards com outros PCM .
Voltando ao D-50 ; uma característica dele era um hisssss digital que ficava bem em evidência em gravação de estúdio e maximizado ao se usar os efx internos( basicamente reverb, delay e chorus), porém minimizado pelo fato de usarmos gravadores analógicos de fitas magnéticas, o que levava ao mascaramento do ruído inerente à própria fita.
O keybed não era bom para os padrões da época e nem chegava perto das teclas do DX7. mas não comprometia. O potenciômetro de volume ia embora muito rapidamente e era difícil de se conseguir.
Aqui temos mais informações e exemplos de áudio dos famoso patches que fizeram história na música.
http://www.synthmania.com/d-50.htm

ruiunas
Membro Novato
# ago/13
· votar


obrigado a todos pelas dicas..por favor Felipe sera que podias mandar o site que referistes na tua resposta...

Felipe Vianna
Veterano
# ago/13
· votar


Já coloquei acima, mas segue de novo:

http://www.synthfool.com/docs/Roland/roland_d-50_manual_advanced.pdf

do-bandolim
Veterano
# ago/13
· votar


O que se pode pagar hoje em dia por um D-50? o teclado está com 3 teclas que não funcionam, será que tem conserto?

Harva
Veterano
# set/13
· votar


Fala Galera.

Encontrei um Roland D-50 em bom estado e acabei fazendo uma boa troca, mas preciso de uma tecla C. Alguém tem dicas para conseguir peças de teclados antigos?

fernando tecladista
Veterano
# set/13
· votar


Harva
a tecla não sai som ou quebrou o plastico?

uma coisa que já fiz com meus teclados foi de trocar a tecla por outra da ultima, C e F são iguais
eu tenho uma tecla que lascou embaixo (a parte onde fica o dedo tá boa), mas ficou aquela coisa banguela no meio do teclado oitava
então se é algum C do meio dá pra trocar pelo ultimo F do teclado o que na falta de encontrar a tecla já ajuda um pouco

do-bandolim
Veterano
# set/13
· votar


Harva

Se fosse para fazer negócio, pagamento à vista, quanto vc. acha que vale um D-50 hoje em dia?

Harva
Veterano
# out/13
· votar


fernando tecladista

Tenho uma tecla dó que está quebrada, mas foi colada e de certa forma está funcionando. A estética incomoda. Já consegui algumas peças de reposição para fazer a reforma do D-50. Teclas que estão muito gastas e estão fazendo barulho, botões que estão falhando e comprei também a borracha de contato. Ainda não abri o teclado, vou aguardar chegarem as peças para deixar o teclado novinho, ou quase......

do-bandolim

Um Roland D-50 vc encontra hj entre R$ 1.300 a 1.500. Menos que isso o teclado vai estar muito mal conservado. Vc geralmente encontra Yamaha DX7 em boas condições mais fácil que D-50. Foi bem difícil encontrar este.

Se vale a pena....... Eu sempre quis um... GAS total... estou satisfeito! A qualidade sonora do instrumento é fantástica. Difícil de programar, mas hoje vc encontrar tantos patches pela internet que nem precisa se preocupar. Se vc gosta de sons dos anos 80 .... vale muito!

Música para mim é um hobby, estou ciente que muito provavelmente este teclado vai ficar no meu set até ele parar de funcionar. Mercado muito restrito para este tipo de instrumento, com certeza vai dar manutenção e será cada vez mais difícil achar peças. Apesar que o teclado tem quase 20 anos e está funcionando muito bem. Os equipamentos de hoje não aguentam este tempo todo.... Meu conselho, se achar um, teste e compre......

do-bandolim
Veterano
# out/13
· votar


Harva

Valeu pela informação amigo, vou dar uma verificada como está o estado de conservação do "bichinho". prá ver se compensa fazer negócio. Brigadão mesmo ok?

Henry Souza
Veterano
# abr/14
· votar


Ressuscitando o tópico, o D-50 junto com o DX7IID eram meus dois sonhos de infância, quando ainda estava começando no mundo das teclas. Os anos se passaram e nunca tive oportunidade de adquiri-los, mas sempre imaginei que um dia quando encontra-se algum deles em bom estado, compraria.

Pois essa semana achei um D-50 numa loja de usados aqui em Salvador muito bem conservado, todas as teclas funcionando e com apenas o "silk" do volume um pouco apagado, por R$ 1000,00. Pelo estado de conservação dele, achei o preço bom, e fiquei com aquela "coceirinha" no bolso, doido pra comprar o bicho. Mas não fechei na hora, afinal não pretendo usar ele no meu setup, é só pra matar minha vontade de criança... Quem sabe deixo ele como decoração da minha sala, rs...

E aí, o que vocês acham? Pego?

fernando tecladista
Veterano
# abr/14
· votar


Henry Souza
como comentou, era sonho de infancia, conhece seus timbres
no resumo sabe o que esta comprando, tem espaço em casa....

POR QUE JÁ NÃO COMPROU?

Maestron
Veterano
# abr/14
· votar


Henry Souza

Também sou daqui de Salvador, mas nunca comprei um teclado usado, poderia me dar informações sobre essa loja como nome e localidade?

Harva
Veterano
# abr/14
· votar


Henry Souza

Eu comprei o meu assim.... Sempre sonhei com um Roland D-50, achei um por um bom preço e comprei.

Já tive um Yamaha DX7 2 D, este estava muito bom.

No meu caso foi pura GAS.... Comprei, matei a vontade, curti bastante e na primeira boa oportunidade passei para frente sem perder dinheiro.

fernando tecladista
Veterano
# abr/14
· votar


Harva
No meu caso foi pura GAS....
o meu também, mas as vezes eeu coloco eles pra trabalhar

de oficial pra tocar era o meu G1000 pra piano com dupla com o o 01/W,para outros timbres mas já tive casos de ter que tocar em dois locais no mesmo dia e não ter tempo nem logista pra montar as coisas antes do evento começar
então g1000 com um psr via midi vai pra um lugar, 01/W com D50 par outro lugar
monta primeiro o 2º lugar corre pro primeiro monta e toca e volta pro segundo
:)

Harva
Veterano
# mai/14
· votar


Fernando tecladista


Confesso que bate uma dorzinha por vendê-lo. O teclado é muito bom mesmo!

Eu estava com problema de espaço e o coitado estava dentro de um case encostado na parede. Eu o comprei e montei um set para ensaiar com a banda. Um Novation X Station + D50. A banda acabou ..... , o tempo também .... Apareceu uma oportunidade e vendi os 2 teclados.

Henry Souza
Veterano
# mai/14 · Editado por: Henry Souza
· votar


Maestron

Também sou daqui de Salvador, mas nunca comprei um teclado usado, poderia me dar informações sobre essa loja como nome e localidade?

O nome da Loja é Jazz Instrumentos Musicais, fica em Brotas no Shopping Brotas Boulevard, ao lado do Colégio Nossa Senhora da Conceição...

Henry Souza
Veterano
# mai/14 · Editado por: Henry Souza
· votar


É, não deu pra segurar o GAS...

http://i15.photobucket.com/albums/a359/henrysouza/Teclados/DSC01329_zp sdd7ca6e1.jpg

http://i15.photobucket.com/albums/a359/henrysouza/Teclados/DSC01328_zp s161d51d5.jpg

http://i15.photobucket.com/albums/a359/henrysouza/Teclados/DSC01331_zp s5a57efad.jpg

http://i15.photobucket.com/albums/a359/henrysouza/Teclados/DSC01332_zp sec7742bd.jpg

fernando tecladista
Veterano
# mai/14
· votar


os graficos ao lado do meu já saiu metade
bem vindo ao time

Blueman
Membro
# mai/14 · Editado por: Blueman
· votar


Henry,
bem vindo ao time.

Um excelente programa pra você colocar e editar patches:
http://www.d50librarian.co.uk. Você tem que ligar o D50 via cabo midi pra transferir e editar. Ele inclui o emulador para o raríssimo expansor PG-1000 que permitia editar o D50 em tempo real.

e aqui tem os patches originais (menu da direita)
http://www.vintagesynth.com/roland/d50.php

julioalagoas
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: julioalagoas
· votar


Pessoal, já tive um desses, nunca consegui mexer direito... Um amigo maluco meu que montou uma banda de forró e apanhou um teclado desses (em 2006), como todos sabem esses sintetizadores estão voltados mais para o estilo de banda de Rock, pop rock ou Reggae.

Não consegui obter sons bons de metais (brass), strings, piano (exceto um elétrico que achava razoável), dentre outros. Em compensação ele veio com alguns sons bem programados como o piano elétrico (tipo DX), acordeon, dentre outros efeitos típicos de sintetizador e orgãos.

fernando tecladista
Veterano
# jun/14 · Editado por: fernando tecladista
· votar


julioalagoas
querer tocar em banda de forró com D50 é como querer tocar tecnobrega com alaúde e rabeca
timbres de metais até que chega em alguma coisa com attack, mas soa mais retrõ

mas strings dá pra ter otimos strings com ele, jean michel jarre é a prova disso




rick wakeman também;

piano não tem salvação mesmo, como boa parte dos teclados daquela época

Synth-Men
Veterano
# jun/14 · Editado por: Synth-Men
· votar


querer tocar em banda de forró com D50 é como querer tocar tecnobrega com alaúde e rabeca.

kkkkkkk!

Eu ando olhando na internet e estou cada vez mais tentado a começar a colecionar synths antigos. Pois já existem editores e as coleções de cards completos de alguns deles estão disponíveis no formado sys.exe, que podem ser manipulados via cabo midi.

Com coragem, alguns da até para adaptar um drive USB. Mas ai vai deixar de ser original.

Isto faz com que estes equipamentos mantenha-se vivos e uteis em muitas ocasiões. É muito saudosista.

O M1 e o D50 são tentadores por motivo de GAS. Além disso ainda fazem um bom som e são menos complicados de mexer do que o DX7, que não deixa de ser super atraente por este motivo.

sonicsbr
Veterano
# jun/14
· votar


querer tocar em banda de forró com D50 é como querer tocar tecnobrega com alaúde e rabeca.

É por ai meu caro... Pra tocar Brega e Forró sem como investir em um teclado moderno, é preferível comprar qualquer PSR que vai ter sanfonas e coisas do gênero de melhor qualidade que um vintage.

sonicsbr
Veterano
# jun/14
· votar


Agora, pelas demos ai em cima, eu compraria um Korg Wavestation. Esse eu tenho certo saudosismo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Roland D-50