Impressões Fantom XA. . .

Autor Mensagem
keys_all
Veterano
# out/06


Ae galera vou abrir esse tópico para quem tiver duvidas sobre esse teclado possa saber algumas coisas.

Bom primeiramente, o teclado é muito bunito, sua aparecendia agrada muito mas...

Prós. . .

Tem timbres fantasticos, seu esquema de performance é muito boa, e tudo que voce precisa esta na tela, apesar de ser menor e muito inferior aos modelos Xx, ele agrada muito fazendo voce entender bem o que procura.

Enfim, um excelente teclado, suas teclas são iguais as linhas, Tritons, e Xps, não perde em nada, porem eu que tocava com teclas semi pesadas, sofri muito no começo, e sem contar que tem apenas 61 teclas, mas seu peso (10Kg) deixa aceitavel, ele é bnem expanssivel, podendo por qualquer placa da linhda SRX, e memoria sampler até 512Mb PC133 DIMM. Confesso que ainda não sei mecher NADA nele praticamente, pois tem um manual em portugues, porem muito grande, ele tem mtas opções porem facil interpretação.
Seus pads, são D+, principalmente para quem usa muito "loops" em shows, pois é de facil acesso, e para quem usa "dance" é excelente. enfim um ótimo teclado, não me arrependo de ter trocado pelo meu Kurzweil PC2 (perdi apenas nos hammonds, e teclas) Pois achei o piano dele muito bunito.

Contras. . .
Poderia ser capacidade para pelo menos 2 placas SRX simultaneas, e alguns sons por ex (PIANO) em Presets, poderia ter vindo com "mais peso" mas de qualquer forma, um bom teclado.

Ate agora só foi isso que vi de contra, em relação "a teclado" não quero comparar por ter menas teclas, e nem por ter teclas mais leves as quais eu estava acostumado antes...

Bom galera, qualquer duvida ou qualquer dica que possam me dar, sera ótimo.

Mesmo por que nem sei usar o sampler ainda, nem por sampler, nem aonde comprar sampler rsrs... e nem por peso no piano rsrs..

Mas enfim... postem ai galera.. valew.

Thiago
Abraços a todos!

keys_all
Veterano
# out/06
· votar


http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=21660708

AUTOBOT
Veterano
# out/06
· votar


keys_all

Parabéns pela escolha!

Foi um passo difícil, né?

Aproveite bastante, cara.

zl3d
Veterano
# out/06
· votar


vc comprou novo ?
quanto morreu ? hehe
flw

keys_all
Veterano
# out/06
· votar


AUTOBOT
Valew, ha é complicado né, sinto falta do PC2 sim, mas foi um passo bom em meu ver.! Valew.

zl3d
Não, Semi, esta zerado mesmo!
Como assim "quanto morreu?"

Abraços

Jeferson Fernandes
Veterano
# out/06
· votar


Cara... Alem da Comunidade que o Keys_ALL indicou, peça para participar desta comunidade http://www.orkut.com/CommMsgPost.aspx?cmm=12549782 (Perguntas e Respostas sobre Roland) É fantástica. Entra no meu MSN que eu te paço um manual que vai te ajudar bastante também sobre conceitos e fundamentos de synth Roland que eu formulei por meio de pesquisas...

Outra dica.. leia o livro Sintetizadores a Brasileira. Quando você entender bem o conceito de sintetizador, dos recursos, funcamentos de sintetização, modelagem e simulação vc vai fazer horrores com o seu XA... =)

keys_all
Veterano
# out/06
· votar


Jeferson Fernandes
Valew cara, ja etsou participando, pega meu MSN ai, thiagotgc arroba msn.com ok?

Valew.. OPnem ai galera

keys_all
Veterano
# out/06
· votar


Jeferson Fernandes
...O XA tem uma vantagem muito importante... Nova arquitetura com osciladores estereos... Vc tem até 8 ondas por patch... [i]

O que seria exatamente isso?

[i]O Fantom-XA tem algumas coisas a menos que o Fantom-X, mas já é um workstation menos limitado que o JUNO-G... Porém os dois chegam ao ponto de trabalhar com soundfount SF2 externo, mixar, masterizar e fornecer o trabalho para um meio externo já no formato AIFF ou WAVE...


Quanto a isso sei que é Sampler em SF2, porem ate aonde eu sei eu tenho que pegar o Sampler em SF2, e passar para WAV ou AIFF correto?
Se sim, qual programa faço isso, para poder jogar algo em meu XA?

Valew cara....

Jeferson Fernandes
Veterano
# out/06
· votar


Samplers (SF2)... Vc vai ter que presetá-los para usá-los na gravação, ou para editar um timbre utilzado em uma pista. No caso vc estará usando o SEQUENCER do XA...

8 Tones - Um PATCH é formado por WAVES, amostras originais de um SAMPLER. No caso do FANTOM-XA/XN o oscilador de onda é estéreo o que no primeiro ponto é um aumento da qualidade da onda. Por se tratar de osciladores estéreos eles conseguem gerar duas waves simultâneas independente do sampler utilizado. UM PATCH era originalmente formado por 4 ondas, que seriam ondas repetidas para reforço, poderia ter sinais de ondas desligados, ou ondas mescladas... Os timbres mais modernos e mais poderosos têm ondas mescladas.. .Na linha FANTOM-X vc simplismente pode mesclar 8 ondas dentro de um PATCH, é só entrar no modo de edição e ir em WAVES/PART... Se vc trabalhar com o modo performance vc terá capacidade para tocar até 128 waves, lógico que vc tem que se atentar para a capacidade polifônica do equipo.

Cara... tenta ler o livro Sintetizadores a Brasileira do PAKITO... Ele é o consultor Roland Brasil... O livro é excelente para se brincar com sínteses... Entra nessa comunidade aqui também... Tem bastante gente boa de Roland lá... http://www.orkut.com/CommTopics.aspx?cmm=12549782

keys_all
Veterano
# out/06
· votar


Jeferson Fernandes
Samplers (SF2)... Vc vai ter que presetá-los para usá-los na gravação, ou para editar um timbre utilzado em uma pista. No caso vc estará usando o SEQUENCER do XA...

Na verdade quero esse Sampler apenas para usa-lo Ao VIvo, tem alguma coisa diferente ou estou perdido mesmo?

Valew pelas informações.

tecladomax
Veterano
# out/06
· votar


Eu testei esse teclado e não gostei

só o piano do XA é legal

comprei um Triton Le 76
pois eu já tinha um SP76 + JV-1010

e estava muito bem servido de piano

ele só ganha do Triton Le no piano

o resto o Triton Le é muito superior
principalmente os orgãos

abraços!

keys_all
Veterano
# out/06
· votar


tecladomax

Toquei por mais de anos em um Triton Classic, e nessa não concordo nisso não, mas enfim... é gosto neH!

valew

tecladomax
Veterano
# out/06
· votar


keys_all

deve ser por que vc não programou o Triton direito

Um triton bem programado

dificilmente outro chega perto

tirando os pianos claro

abraços!

keys_all
Veterano
# out/06
· votar


tecladomax

Questão e gosto!...

Opnem ai galera!

Jeferson Fernandes
Veterano
# out/06
· votar


Bom... O Triton é muito bom em orgãos, rhodes, cordas, acordeons e talz...
Pianos, Brass, Leads, Pads eu já prefiro Fantom... Mas os dois tem recursos de sobre pra vc chegar a bons timbres... A maior limitação do TRITON é chegar a um piano legal (problema resolvido no TR)... A maior limitação do Fantom-X é um Orgão bacana.. (Necessita de um pouco de esforço... Isso pra quem não tem dinheiro, no caso de quem tem compra uma EXB e já eras... Os dois tem SAMPLER também o XA já vem com SAMPLER de fábrica, o TRITON requer EXB... Com um SAMPLER vc pode usar SF2, ou gravar diretamente e ter o timbre que quiser em qualquer um dos teclados... Microfona um FRITZ DOBERT com um condensador SENHEIZER e sampleia nota por nota já eras... Liga um HAMMOND em uma Behringer MX da vida e sampleia nota por nota também... Problema resolvido... =)

Jeferson Fernandes
Veterano
# out/06
· votar


Na verdade quero esse Sampler apenas para usa-lo Ao VIvo, tem alguma coisa diferente ou estou perdido mesmo?

Vc vai usálo em uma pista de audio do sequencer, ou em um banco... Isso eu teria que olhar o manual dele, ou mexer com ele pois nunca fiz... Mas normalmente se usa uma backing track no Sequenciador... aí vc terá que usar metrônomo em canal independente e talz...

Cara... Mete a cara, não desanima não, porque tem muita coisa pra mexer nesse teclado... Ele faz muita coisa... Repito... Ele não é uma simples máquinas de timbres como meu módulo, ele é um WORKSTATION... Imagine um PC dedicado para o PROTOOLS ou SONAR... Isso é um workstation, talvez com algumas limitações de armazenamento e memória, mas com processamento ideal, placa e processador ideal e com possibilidades de expansão... =)

Hammond B3
Veterano
# out/06
· votar


esse lance de que um Korg tem que saber programar pra ficar baum, não tem nada a ver!

Roland tb tem que saber programar, senão não sai nada!

Já que um Triton bem programado, da pau em todos, cade os pianos?

Não existe isso!

Todo teclado é bom, porém na sua praia!

Agora, não é que os orgãos dos Rolands são ruins, é que faltam efeitos!
São muito limitados, falando de programação, e nesse ponto, a Korg leva vantagem!
Nunca ví Roland com Rotary decente, infelismente!

Jeferson Fernandes
Veterano
# out/06
· votar


Hoje a questão de os workstation trabalharem com SAMPLER padrão AKAI, acaba com certos mitos!!!

O que vc não tem, ou não consegue editar sampleia!!!!

keys_all
Veterano
# out/06
· votar


Jeferson Fernandes

Poisé cara, nao desanimei nao, nao faz nem 1 semana q estou com ele rsrs...

Eu só to meio perdidao ainda, to lendo o manual e tals, mas tem uns termos ainda meio dificl de se intende, por isso eu to procurando aquele manual que voce me indicou!.... mas ta fogo acha !!! eheheh

Eu só preciso melhora um pouco o Piano e um Hammond dele, para poder fica lgl, eu peguei MTOSSSS Sampelrs na net, porem em formato SF2, só que não sei como passar para WAV, e jogar no Fantom, voce sabe?

Poderia me dar uma "luz?"

Hammond B3

Tambem acho, ate agora o unico teclado que vi que não precisa de mta programação são os Kurzweil... porem....

Valew galera

tolho
Veterano
# out/06
· votar


Pra mim, qualquer synth precisa e programação. Não pra melhorar o som, e sim pra fazer algo que não exista pronto. Se eu tivesse um sampler, não perderia tempo pra gravar pianos, órgãos, etc... Samplearia a minha avó ranhetando e faria um trance muito doido, ahahahah!!

Abraços!

keys_all
Veterano
# out/06
· votar


tolho

Puts... essa foi a "pior" hahahahahahahaahahha

Scoth_Pr
Veterano
# out/06
· votar


Hammond B3

Nunca ví Roland com Rotary decente, infelismente!

Roland VR-760..... :P

keys_all
Veterano
# out/06
· votar


Scoth_Pr
mato a pau! hahaha

kevinmoore
Veterano
# out/06
· votar


nossa... tem tanta merda escrita aqui... dá até vontade de chorar..

Jeferson Fernandes
Veterano
# out/06
· votar


keys_all

Cara... Me passa seu e-mail que eu te enviou um manual de conceitos e fundamentos de sintetizadores Roland. Lá tem todos os conceitos de filtros, modelagem, modos, esquema de memória, processadores de efeitos... Vc terá uma noção bem legal pra entender o manual do seu instrumento, pra entender especificações dele, e estudar manuais de modelagem física, modelagem de onda, ativação de filtros e etc.

Índico também o site www.music-center.com.br
Tem bastante artigos de arquitetura de sintetizadores lá.

keys_all
Veterano
# out/06
· votar


kevinmoore
O Prof. sabe tudo chegou, (daqui pouco ele fala do Super Hyper Trinity Oasys dele que vale 76Mil Banhado a Ouro)

Jeferson Fernandes
kurzweil_pc2@yahoo.com.br

Valew cara....

Jeferson Fernandes
Veterano
# out/06
· votar


Ok mano... Jà mandei...

Hammond B3
Veterano
# out/06 · Editado por: Hammond B3
· votar


Scoth_Pr

Pera, esse é dedicado

Tow dizendo as Workstations, como o Fantom XA!

Não devia ter dito Roland hehehehe

kevinmoore
Veterano
# out/06
· votar


keys_all

não é bem vc não, vc não sabe e fala q não sabe... pior é ver neguin q não sabe falando merda...

keys_all
Veterano
# out/06
· votar


kevinmoore
Ok Cara, então fala quem esta fazendo isso, pra gente pode sabe em quem acreditar...

valew

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Impressões Fantom XA. . .