Indignação, Desabafo, help !!!

Autor Mensagem
Klayton_Bueno
Veterano
# jun/06 · Editado por: Klayton_Bueno


olá a todos vcs deste fórum.
Eu como músico fico indignado com a dificuldade q nos encontramos ao comprar um instrumento parcelado/financiado, digo isso pq faz um tempo q eu estou tentando comprar e não consigo. O principal q eles falam:
-vc é autônomo
-não tem experiência de crédito (compras grandes)
-não tem uma conta antiga no banco

isso é muito complicado pois acredito eu q boa parte dos musicos são autônomos, ou seja não tem como comprovar renda, não tem carteira assinada.
No meu caso eu tenho como pagar as parcelas mais do q adianta...

Se alguem tem uma sujestão do q fazer, ficarei muito grato !!!
Obrigado a todos !!!

leond
Veterano
# jun/06
· votar


A exigência é normal das lojas, não espere coisa diferente, a minha sugestão é vc ter um cartão de crédito, pois assim vc parcelaria as compras, principalmente se for VISA.

Se tiver cheques, ok, as empresas SÃO obrigadas a aceitar o cheque, pois é uma ordem de pagamento à vista, o máximo que pode ser feito é elas (lojas) consultarem o SERASA ou o banco, podendo recusar em seguida se houver falta de crédito ou constar o nome no SERASA, fora isso, se recusar a aceitar seu cheque, simples, chame a polícia e registre um B. O. depois vá a um procon e denuncie, vc irá "ferrar" a loja, já aconteceu isso comigo, pois qual é motivo da loja recusar o cheque se tem crédito? Tah te chamando de estelionatário ou falsificador? Mesmo que a loja tenha o aviso: "Não aceitamos cheques conforme CF88 art 5, II" pois o consumidor é hipossuficiente.

Espero ter ajudado

Eduardo 336
Veterano
# jun/06
· votar


acredito eu q boa parte dos musicos são autônomos, ou seja não tem como comprovar renda, não tem carteira assinada.

Isso ta errado pois existem muitos músicos de idade que trabalham de carteira assinada e tudo e muito músico novo que não trabalha.

Se alguem tem uma sujestão do q fazer, ficarei muito grato !!!

Não sei não, mas o melhor que eu faço é o seguinte:
Já que eu vou gastar dinheiro com música(intrumento no caso), eu tento conseguir dinheiro com música, fazendo shows e etc.

Abraço

ROTTA
Veterano
# jun/06 · Editado por: ROTTA
· votar


Se tiver cheques, ok, as empresas SÃO obrigadas a aceitar o cheque

Importante esclarecer bem esta questão. As empresas não são obrigadas a aceitar cheques. A única moeda de aceitação obrigatória é o Real.

No entanto, caso optem por não aceitar, as empresas não devem aceitar de ninguém. O que não pode é aceitar de um e recusar de outro (por a conta ser nova, ou outro motivo), desde que não hajam restrições cadastrais (SERASA, SPC, etc).

Referências do meu comentário: Banco Central do Brasil.

Abraços.

sarpa
Veterano
# jun/06
· votar


Klayton_Bueno, a carteira da OMB já me ajudou com relação a financiamentos de instrumentos e equipamentos de áudio.

Abraços.
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br

leond
Veterano
# jun/06
· votar


Controvertido isso, eh so pegar as obras de direito do consumidor e ver os comentários, Cheque é uma ordem de pagamento à vista, eis a pergunta: Se tem crédito porque não aceitar?

Não sei onde vc tirou essa fonte pois o Banco Central AINDA não se pronunciou sobre isso, e mesmo se fosse, ele não é o detentor de direito, podendo chegar até o mesmo no STF. EM outra palavra por ser questão de direito de consumidor não cabe ao Banco central questionar direitos como se fosse um julgador, e sim REGULAR as atividades financeiras e comerciais.

POr favor leia o comentário (29/06/06, Jornal O povo): http://www.noolhar.com/opovo/colunas/valetudo/
que são as referências do meu comentário(!)

Wrvieira
Veterano
# jun/06
· votar


Não quero desvirtuar o tópico, mas o Marco Alan Rotta foi perfeito em seu comentário.

leond

Sua definição de cheque (ordem de pagamento à vista) faz sentido, mas só na teoria. Tanto é assim que a jurisprudência brasileira de longa data já aceitou a figura do cheque pós-datado (ou, como conhecido popularmente, "pré-datado") o que significa dizer que o cheque, na prática, nem sempre é ordem de pagamento à vista, mas sim um título de crédito.

Outra coisa: Não aceitar cheques NÃO é crime, pois não há tal tipificação nem no Código Penal, tampouco no Código de Defesa do Consumidor (diferente de emitir cheque sem fundo, que é uma hipótese de estelionato. Isso sim é crime). No máximo, vc pode classificar isso como prática abusiva, nos termos do art. 39, incso IX do Código de Defesa do Consumidor:

"Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:
(...)
IX - recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, ressalvados os casos de intermediação regulados em leis especiais".


Porém, isso também está sujeito a debate, uma vez que o cheque não é pronto pagamento, pois, na prática, precisa haver fundos. A checagem que a loja faz junto ao SERASA NÃO garante que o cheque tenha fundos; apenas previne o vendedor quanto a uma eventual transação fraudulenta. Não há como garantir que o cheque comum tenha fundos. Somente o cheque administrativo tem tal prerrogativa.

TONY BLANCO
Veterano
# jun/06
· votar


a minha sugestão é vc ter um cartão de crédito, (2)

Eu tbém sou autônomo, só faço compras com cartão.

P.S: Eu sou autônomo( tenho uma empresa de prestação de serviços) posso usar o Pro-labore, se vc é mesmo autônomo, vc deveria ter o pro-labore.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jun/06
· votar


P.S: Eu sou autônomo( tenho uma empresa de prestação de serviços) posso usar o Pro-labore, se vc é mesmo autônomo, vc deveria ter o pro-labore.

Ae Tardelli, "autonom"?? Tráfico de MIDI mudou de nome??

ROTTA
Veterano
# jun/06 · Editado por: ROTTA
· votar


leond
Não sei onde vc tirou essa fonte pois o Banco Central AINDA não se pronunciou sobre isso

Como não sabe de onde tirei? Eu citei a fonte: o site oficial do Banco Central do Brasil com link direto e tudo. É só ler lá... e na dúvida mandar um e-mail para eles. Se não podemos confiar nele, em quem confiaremos?

O trecho que eu destaco do link é o seguinte:

"As pessoas, lojas, empresas etc. estão obrigadas a receber meus cheques?
Não. Apenas as cédulas e as moedas do Real têm curso forçado [aceitação obrigatória]. Pagamentos em cheque estabelecem uma relação de confiança entre você (emitente) e quem recebe (beneficiário) que não pode ser forçada."


Lamento informar que o autor/colunista do site que você passou está equivocado, e aparentemente não consultou o BC.

Abraços.

leond
Veterano
# jun/06
· votar


É como eu disse, ainda eh cedo para afirmar, o assunto eh muito polêmico, o Banco Central pode dizer o que quiser que ainda assim eh uma questão juridica, e como ainda eh polêmico, EXIGA seus direitos, faça um B.O. e va para o procon,

O Banco Central não debate questões de direito.

O cheque deixou de ser uma ordem de pagamento à vista para se tornar um mero papel assinado? Então vamos esquecer de ir ao caixa para imprimir folhas de cheques!

EU não posso acreditar que alguém vá a uma loja, mostra o cheque com abertura de conta há mais de 05 anos, nunca deu calote, e o vendedor diz que não aceita, e vc sai quietinho da loja decepcionado.

Vc diz o que leu na teoria, eu falo o que fiz na prática, bem.. já dei minha opinião, agora eh com vcs.

ROTTA
Veterano
# jun/06 · Editado por: ROTTA
· votar


Uma discussão acalorada sobre um tema polêmico é sempre legal. Eu gosto.

leond
O Banco Central não debate questões de direito.

Pode não "debater", mas regulamenta o mercado financeiro. E é nestas regulamentações que os juristas se baseiam. Cada cidadão é livre para reivindicar legalmente o que achar justo, cabendo ao juiz determinar quem tem razão.

EU não posso acreditar que alguém vá a uma loja, mostra o cheque com abertura de conta há mais de 05 anos, nunca deu calote, e o vendedor diz que não aceita, e vc sai quietinho da loja decepcionado.

Não fique chateado com a minha insistência, mas como comentei no primeiro post, se a loja aceita cheques como forma de pagamento, não pode recusar apenas de "algumas" pessoas em função de conta nova, presumindo que o cheque não terá fundos. Neste sentido, não há dúvidas de que há uma violação das leis, onde cabe um processo.

No entanto, se a loja não aceita cheques de ninguém (independente da idade da conta ou de outros fatores), isto é perfeitamente legal.

Resumindo, o que não pode é discriminar uns em favorecimento de outros.

Já que você citou a questão do "direito" como elemento de discussão, talvez uma referência do Ministério da Justiça caiba. Em um material de referência sobre direitos do consumidor em seu site, o Ministério da Justiça (que eu presumo entenda das leis), cita:

"Recusa para pagamento com cheques

De acordo com o normas do Banco Central, ninguém ou qualquer estabelecimento comercial está obrigado a aceitar cheques, mesmo que visados, mas o fornecedor que optar por não aceitá-los, deve trazer essa informação em lugar bem visível.

Mesmo que o fornecedor aceite essa forma de pagamento, ele pode não aceitar cheques de outras praças ou de pessoas jurídicas. Porém, o comerciante não pode impor restrições que se refiram ao tempo da abertura da conta corrente."


Enfim, usa como referência para seu embasamento legal, a informação do BC. Reitero, portanto, tudo que citei acima.

Abraços.

emanuel macedo
Veterano
# jun/06
· votar


Klayton_Bueno
porque vc não faz um emprestimo ao banco e compra o teclado a vista ?

TONY BLANCO
Veterano
# jun/06
· votar


emprestimo ao banco

Legal mesmo, o banco só vai cobrar uns jurinhos ao mes, só pra alegrar o cliente preferêncial.

Hammond B3
Veterano
# jun/06
· votar


haahahahaha

O negócio é fazer rolo! pau a pau!!

Mexer com loja é furada, a menos que for pra comprar lançamento, a preço de bala, um 15x sem juros, ou até em 25 com uma taixa muito baixa!!

Tem uma loja que ta fazendo isso hahah! que maravilha!

gustavorino
Veterano
# jun/06
· votar


porque vc não faz um emprestimo ao banco e compra o teclado a vista ?

ahuhuahuhuaaua.. mas que conselho ein!

TONY BLANCO
Veterano
# jun/06
· votar


mas que conselho ein!(2)

Eu ein!

fernando tecladista
Veterano
# jun/06
· votar


porque vc não faz um emprestimo ao banco e compra o teclado a vista ?


eu comprei meu G-1000 assim
a oportunidade era boa (dificil de achar um g-1000 dando sopa por ai) a loja pagava bem no meu alpha1 eu não tinha um puto no bolso, estava condenado a ficar com alpha1 por um bom tempo até juntar dinheiro pra comprar a vista.
parcelando na propria loja os juros eram mais caros do que no banco, as lojas parcelam atraves de financeiras que tem juros mais caros

emanuel macedo
Veterano
# jun/06
· votar


gustavorino
TONY BLANCO
a maoiria que tem cérebro prefere negocios assim.
a não ser que vcs tenham um bom credito ou o seus cartões tenham um linite no minino de r$ 6.000,00 ou vcs compram nas casas bahia em suaves prestações de 36 vezes.
hahahaha....

TONY BLANCO
Veterano
# jun/06
· votar


emanuel macedo

Se o cara é músico profissional, logo ele deve ter alguma grana pra comprar esse tal teclado.

Se o cara não é profissional e não tem grana, pra que entrar em dívidas só pra comprar um mísero teclado, que fique sem ele, compre um mais barato, sei lá o que!

Fazer dívidas para comprar um teclado, eu na minha opinião tô fora.

emanuel macedo
Veterano
# jun/06
· votar


TONY BLANCO
taí discordo de vc!
e a primeira vez que vejo um músico falar que comprar um bom teclado
é um péssimo negocio alem do mas muito de nos não temos a grana que vc tem .Ele nem fala qual teclado comprar
Acho sim que vale apena vc comprar com muita dificudade e ter o prazer
de pagar com seu trabalho.

TONY BLANCO
Veterano
# jun/06
· votar


e a primeira vez que vejo um músico

O que é músico pra vc? Músico pra mim é o que vive de música, aí sim tem que ir atrás de ver uma saída, ou sei lá o que pra comprar um bom teclado, se ele já tem um teclado, e não tem como comprar um melhor, eu ficaria com o meu mesmo, e quando tivesse condições de comprar um melhor, então eu compraria.

Repito: O que é músico pra vc?

emanuel macedo
Veterano
# jun/06
· votar


TONY BLANCO
leia aqui

TONY BLANCO
Veterano
# jun/06
· votar


O que é músico pra vc?

No tópico por vc indicado, eu não vi sua opinião

emanuel macedo
Veterano
# jun/06
· votar


TONY BLANCO
???
ainda preciso opinar?
já que vc desvirtuou mesmo...

é verdade que vc é o G Tardelli?

TONY BLANCO
Veterano
# jun/06
· votar


emanuel macedo

Vc que desvirtuou o tópico, porque eu?

Vc não é obrigado a aceitar minha opinião, e nem concordar no que eu afirmo

Klayton_Bueno
Veterano
# jun/06
· votar


Olá a todos vcs !!!

Queria muito agradecer a vcs, mesmo que tenha saido um pouco do tema prosposto.
Eu sou realmente Músico Profissional e tenho a carteira da OMB, e vivo unicamente de música ja faz um tempo.
O Teclado quero eu estou querendo comprar é um fantom x7 ou x8.

TONY BLANCO
Veterano
# jun/06 · Editado por: TONY BLANCO
· votar


Klayton_Bueno

Se eu FOSSE VC, fecharia esse tópico, porque tem um cara aqui que não gosta de ser CONCORDIONISTA, só discorda das opiniões dos outros

P.S:Ninguém é obrigado a aceitar minhas opiniões

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jun/06
· votar


emanuel macedo
é verdade que vc é o G Tardelli?

Não acredito que tua ainda tem dúvidas disso.

TONY TARDELLI


CONCORDIONISTA

Meu Aurélio teve combustão espontânea depois de mais esse absurdo seu.

Tardelli, responda pro cara se vc é o GT ou não... vai fugir de novo?? hauhauhah

emanuel macedo
Veterano
# jun/06
· votar


TONY BLANCO

descupe minha pergunta, Mas
o que é concordionista?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Indignação, Desabafo, help !!!