Vale a pena usar L e R em shows? ou soh a L/mono resolve?

Autor Mensagem
ThyagoAmaral
Veterano
# mar/06


Vale a pena usar L e R em shows? ou soh a L/mono resolve?

ThyagoAmaral
Veterano
# mar/06
· votar


Pra quem usa 2 teclados? ter q usar 4 canais... vale a pena isso? a maioria dos mesarios eh chato... tem q ser 4 direct box num eh isso? num eh pedir d+ nao?

Andre XP
Veterano
# mar/06
· votar


Sempre toco em palco "grande" e em 99% é só um direct... logo fica quase sempre em mono... apesar que quase não uso timbres com PAN... seria esse o detalhe crucial pra usar em mono ou estereo...

Imagne vc usando stereo (PAN) num palco com 20/30 mts de largura...

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/06
· votar


Usar stereo depende muito dos efeitos e recursos q vc usa. Se usa muito órgão, é legal q o simulador de leslie dele seja em stereo, Rhodes, o tremolo tbém, e por aí vai. Não tem regra não, depende de cada caso.

mazza
Veterano
# mar/06
· votar


se vc usa 02 teclados, vale mais a pena adicionar uma pequena mesa de som no seu setup (eu uso uma Behringer UB802), fica muito mais fácil de equalizar os teclados, vc tem o controle da altura dop timbre de cada um, e só precisa de 02 canais, só lembrando de pedir para o técnico da mesa colocar cada canal em saídas diferentes (L e R), senão fica como se fosse mono. Já trabalhei com dois teclados e mais um módulo desse jeito, fica beleza, nehum problema.
Ah, sim, acho muito melhor trabalhar em estéreo, a qualidade do som que vai para o público é bem melhor. Vale a pena investir nisso.

ALL Produções
Veterano
# mar/06
· votar


Eu usei 2 teclados e mais um módulo numa gravação ao vivo que fiz.
Para não perder os detalhes dos timbres, como o MOJO falou, eu usei um mixer, como o MAZZA colocou muito bem.

Acredito que o mixer seja a melhor alternativa. Fica tudo ali do seu lado, mas fácil e tal.. Não se esqueça que do mixer sai stéreo, senão não adianta nada.

JEHAN
Veterano
# mar/06
· votar


Olá Thyago!

Eu sempre uso dois cabos nos meus shows

eu uso muitos timbres com efeito de PAN

por isso e indispensavel prá mim usar 2 cabos

abraços!

ThyagoAmaral
Veterano
# mar/06
· votar


JEHAN
Mais tu usa 4 Direct Box?
Ahh tu vem aqui em casa quando?

Eu to penssando em comprar um mixer pra mim... tenhu uma mesa aqui em casa mais eh 12 canais... eh grande... e eh oneal num vale muito apena pra show nao... essa mesa soh fica aqui no pc... pra pegar as saidas da placa de som e jogar pros ampli...

LeandroP
Moderador
# mar/06
· votar


Stereo sempre vale a pena... desde que você tenha no mínimo duas caixas de retorno (L e R) pra você curtir também.

LeandroP
Moderador
# mar/06
· votar


Há quem utilize a saída de fone-de-ouvido pra mandar o sinal pra mesa, através de um cabo stereo.

diegocipriani
Veterano
# mar/06
· votar


Acredito que o que está mais em jogo nesse caso não seja nem a vontade do tecladista usar "PAN", mas no fato de existirem muitos PAs monos. Para pequenas apresentção em local fechados e tal, sem problemas, mas existem grandes empresas de sonorização que utlizam PAs monos ( claro que isso pode ser especificado no contrato ), mesmo assim não é interessante usar esses efeitos em palcos muito largos, pois as pessoas que estão para "fora" do PA não perceberam o efeito em si mais sim alguns problemas que não sei dizer agora... São exceçoes o uso
de PAs realmente stereo, o operador de mesa sempre mantem o pan no centro pelos motivos citados acima, não seria diferente para o teclado...

Ah, duvida minha, porque o uso de direct box nos teclados se os
mesmos já tem sinal em saída de linha?

Abraços,
Diego

ThyagoAmaral
Veterano
# mar/06
· votar


diegocipriani
Rpz... ja me perguntei isso... e ja fiz a essa pergunta a mesarios e eles dizem q eh pra mandar o sinal com ganho e mais limpo... ????? nao sei sei eh... mais lah na banda... e na maioria das boates q agente toca... todos os instrumentos tem direct box...

Andre XP
Veterano
# mar/06
· votar


diegocipriani
Acredito que o que está mais em jogo nesse caso não seja nem a vontade do tecladista usar "PAN", mas no fato de existirem muitos PAs monos. Para pequenas apresentção em local fechados e tal, sem problemas, mas existem grandes empresas de sonorização que utlizam PAs monos ( claro que isso pode ser especificado no contrato ), mesmo assim não é interessante usar esses efeitos em palcos muito largos, pois as pessoas que estão para "fora" do PA não perceberam o efeito em si mais sim alguns problemas que não sei dizer agora... São exceçoes o uso
de PAs realmente stereo, o operador de mesa sempre mantem o pan no centro pelos motivos citados acima, não seria diferente para o teclado...


Foi isso que eu falei... em palco "grande" não rola...

diegocipriani
Veterano
# mar/06
· votar


Ops, não tinho lido a sua mensagem =X

fernando tecladista
Veterano
# mar/06
· votar


o maximo que eu já usei foi colocar piano em um canal e strings no outro e na mesa fico com volume e equalização para cada um deles

João Júnior
Veterano
# mar/06
· votar


Os timbres do teclado sempre são "projetados" para trabalhar 100% mesmo somente com L+R. No momento que vc liga seu teclado apenas L, mesmo que vc não use PAN, ou divida o teclado, vc está "quebrando" o seu timbre, mandando somente uma parte dele para a mesa de som.

Quem usa dois teclados DEVE usar 4 canas, consequentemente 4 DIs.

Pra se ter uma idéia, eu trabalhei em um show em que o tecladista da banda (Anjos de Resgate) usa apenas dois teclados e um sampler simples; quando recebemos o Input List, ele EXIGIU 16 CANAIS + 6 Direct Boxes apenas para o teclado.

É isso aí, qdo vc é músico vc deve valorizar o seu trabalho, ele não pediu não, exigiu essas entradas. Se o mesário é chato, o problema é dele; vc faz sua parte e ele faz a dele.

João Júnior
Veterano
# mar/06
· votar


Sim, outra coisa, quem usa mesa de som para o teclado deve ter cuidado, com o mesário, pois se ele mexer, por explo no agudo do seu canal todos os timbres do seu teclado são alterados de uma vez só.

Eu, particularmente, não gosto não, é melhor vc usar 4 DIs mesmo: as saídas balanceadas vão pra mesa de som e as saídas desbalanceadas vc liga (todas as 4) no seu retorno, aí sim vc pode regular o seu teclado no seu monitor do jeito que vc quer sem alterar o que está saido no PA, é por isso que a maioria dos cubos de teclado (os da Berhinger, por exemplo) tem 3, 4, ou 6 entradas.

Omegaac
Veterano
# mar/06
· votar


Sem duvida o Stereo dar mais qualidade e peso ao som.

ThyagoAmaral
Veterano
# mar/06
· votar


João Júnior
eh rpz... gravei o DVD da minha banda sabado agora... usei tudo mono... =/ to com a conciencia pesada... hehehe mais tudo bem proximo show sera tudo stereo...

abraços...

LeandroP
Moderador
# mar/06
· votar


João Júnior

Uma mesa de som pequena, com poucos canais, não substitui esses 4 DI's ???

fernando tecladista
Veterano
# mar/06
· votar


João Júnior

acho que o timbre fica igual nos que tem aquela saida L/mono uma vez liguei somente essa saida e ouvi, depois coloquei um plug no R e ouvindo ainda só o L o timbre muda

João Júnior
Veterano
# mar/06 · Editado por: João Júnior
· votar


ThyagoAmaral
Boa sorte da próxima vez e sucesso pra sua banda.
:)

LeandroPanucci
A mesa de som resolve no caso de um show pequeno onde se tenha uma mesa de som central com poucas entradas, de forma que não dê pra usar entradas individuais.

Mas como eu tinha dito, mesmo que você regule cada entrada na sua mesa individual você está tirando a possibilidade do mesário dar um "polimento" no seu som:

No momento que se manda apenas uma saida já mixada da sua mesa individual para a console central se o mesário mexer no agudo, por exemplo, todos os canais da sua mesa terão o agudo alterado, consequentemente haverá uma "barreira" para se limpar o som, além disso, se durante o show vc alterar a equalização ou o volume do seu teclado na sua mesa individual, digamos, para melhorar o retorno, você também estará alterando o som que está sendo mandado para o PA, o que também atrapalha a vida do mesário, pois com as entradas todas juntas ele não pode fazer nada.

fernando tecladista
É isso aí, os teclados mais antigos e os teclados para estudo não foram projetado para shows por isso só apresentam uma saída L, mas em alguns teclados profissionais você chega a ter 6 saídas.
:)


Até logo.

mano_a_mano
Veterano
# mar/06
· votar


Eu sempre uso os dois, L e R, não por ser stereo, mas porque, quando ligo só o L ou só o R, perco muito na qualidade dos timbres.

WROliveira
Veterano
# out/06
· votar


No caso de eu usar dois (ou mais) teclados, eu não posso ligar dois DIs na saída do meu mixer que vai pra mesa, em vez de ter aquele monte de DIs?

Até mais...

tiagothr
Veterano
# out/06
· votar


mazza
Deixa eu tentar entender: O melhor então é (com dois teclados) utilizar as 4 saídas (Le R dois dois) ligadas a um mixer e do mixer puxar dois cabos que vão para a mesa do sonoplasta. No total eu utilizaria 6 cabos - 4 dos teclados para o mixer e dois do mixer para a mesa de som?
Eu entendi certo?

Abraço,

fernando tecladista
Veterano
# out/06
· votar


na boa

este topico e aquele outro sobre L e R:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/146843/

está um balaio de gato

vai ficar o maior macarrão de cabos e trocentas caixinhas de DI pelo chão, isso sem ter a possibilidade de qualquer regulagem:

um mixer simples vai sair só um pouco mais do que compra dois DIs, você usa as saidas stereo do teclado, manda um cabo pro P.A. e outro pro teu retorno e de brinde você leva canais stereos, controles de volume, controles de equalização e algumas luzinhas que piscam

e se você conseguiu ter a famosa qualidade buscada pelas saidas L+R do teclado e jogar isso em dois canais da mesa, dá pra mandar "uma" saida do master (contendo o L+R somados) para o P.A. porque se você chegar com dois cabos pra maioria dos P.A.zeiros eles te mandam a merda, porque só a bateria e os vocais comem toda mesa

---------------------------------------
mixers da BEHRINGER e da ALTO
R$ 338,00

R$ 344,00

direct ALTO:
R$ 144,00

ou se a grana está curta vai achar mixer ciclotron por R$ 200,00, não é a mesma coisa mas quebra o galho
-----------------------------------------------

sempre que vi operador de P.A. usando DIs foi mas para casos especiais: impedancias diferentes, ampls sem line e coisas assim, teclado já sai tudo bonitinho, no nivel, não precisa de frescura

atleber
Veterano
# out/06
· votar


Para quem não tem condições de comprar uma mesa ainda,vale a pena ir em uma eletronica e pedir pro cara fazer um gato adaptando mais um P10 ao seu cabo normal,assim voce liga L e R na saida do teclado e manda pra mesa so um plug.Não sairá com qualidade do stereo mas os timbres que estão em R não ficarão ocultos(para quem não entendeu,o cabo fica igual a letra Y)

mano_a_mano
Veterano
# out/06
· votar


atleber
Só se de um lado for P10 STEREO e no outro tiver dois P10 MONO. Senão, é o mesmo que ligar só o L, ou só o R.

ThyagoAmaral
Veterano
# out/06
· votar


fernando tecladista
Estou fazendo isso... comprei um BEHRINGER XENYX 802 depois de fazer esse tópico... hehehehe voltando ao assunto com ela tem 8 entradas na qual sao 4 equalizadores e 4 volumes... como eu uso 2 keys... (SP-76 e S03) todos os 2 vao pra ela em L e R, um em cada line do mic e os outros 2 no L de cada canal (3/4 e 5/6) pq o L desses canais eh MONO e joga pras 2 saídas L e R... ai o cabo q o mesario deixou pendurado pra mim... vai pra saida da mesa... e dai vai pra o direct box e pro Cubo... entao eu tenhu agudo medio pra cada canal... 2 pra cada key... volume... e um master pra td... e sem falar nas luizinhas piscando... heheheh

ThyagoAmaral
Veterano
# out/06
· votar


Ahhhh o link da Mesinha pra quem nao conhece...

http://media.zzounds.com/media/brand,zzounds/802_big-f6d2f59c2ce953b41 5c7a79ecbdd0d46.jpg

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vale a pena usar L e R em shows? ou soh a L/mono resolve?