Como ligar o PSR E403 numa caixa amplificada Ciclotron MONO

    Autor Mensagem
    maoliveira
    Veterano
    # jul/08


    Sou amador e tudo que pretendo é apenas brincar de musica em casa, sem nenhum outro objetivo.
    Tenho um PSR E403 daYamaha e uma caixa amplificadaCiclotron PR 200X MONO (antiga) que usava antes com um CASIO pré histórico. O PSR é stereo e acaixa MONO. Posso ligar o PSR na caixa?
    Será que vou ter problema de impedancia ou sobrecarga para um lado ou outro, em função da saída do teclado ser stéreo e a entrada de taclado da caixa ser apenas em um canal?
    Pela lógica, a saída do teclado tem dois canais L e R. Como fazer um cabo para esta conexão? Que tipo de plug teria que usar de um lado e do outro e quantos condutores terá o cabo e como será a conexão?
    Fiz um teste rápido com o cabo que usava com o CASIO, o som saiu na caixa mais fiquei com medo de continuar e causar algum dano nos dois equipamentos. Preciso de ajuda técnica. Obrigado.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: tecladoprofusao
    · votar


    Eu usei um PSR 240 assim um bom tempo e nada aconteceu. E todo tecladista que conheço já teve um teclado que ligava assim. Na verdade, vc fica só com o canal esquerdo (só pega a ponta do plugue lá dentro), já que o canal direito (aquele anel do meio) fica em curto com o corpo do plugue (terra), cortando o som. Pela lógica, deveria forçar a saída de fone e queimar o lado direito, mas isso não acontece, acho que o circuito é protegido.

    Uma forma de colocar os dois canais pra funcionar em uma entrada mono, de forma segura, é pegar um plugue estéreo, soldar um resistor de 4,7K em cada terminal dos canais, juntar os fios e ligar como mono. Isso evita que um canal interfira no outro.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    todos os PSRs que tive sempre liguei um cabo mono e nunca deu problema é como o tecladoprofusao contou
    mas em épocas passadas eu usava o psr 600 que tinha alguns timbres em stereo, então ouvia só parte dele
    pra isso eu tinha um cabo em Y com uma ponta de p-10 stereo abrindo pra 2 pontas de p-10 mono e em uma ciclotron velha que eu tinha ligava cada ponta em um canal diferente mas que tinha impedancia igual, um na entrada de teclado e outro na auxiliar, ou tinha uma com nome de "mic low"

    mazza
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    pode usar um cabo mono com uma ponta ligada na saída "L" do teclado e outra na entrada da caixa, se você ligar assim ele assume que você tá utilisando uma entrada mono e o teclado passa a emitir o som em mono, não tem problema nenhum, foi feito assim mesmo pra esse tipo de caso.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    mazza
    O PSR E403 não tem saídas separadas (L/Mono R), só a saída de fones, que é estéreo. Por isso eu sugeri essa gambiarra. :)

    mazza
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    O PSR E403 não tem saídas separadas (L/Mono R)
    putz que bizarro... pensei que isso fosse padrão em qualquer teclado... é, vivendo e aprendendo...e a sua dica de colocar os resistores é boa!

    maoliveira
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    É realmente surpreendente. Como saí de um CASIO jurácico, pensei que o PSR E403 tivesse saída em dois canais.
    Agradeço a todos que participaram desse tópico ajudando a esclarescer essa minha dívida. Valeu pessoal!

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: tecladoprofusao
    · votar


    mazza e maoliveira
    É, a Yamaha poderia ter caprichado mais, é tão fácil pra eles colocar dois "buracos" na traseira do teclado... Mas isso não impede de plugar um cabo ou adaptador estéreo quando precisar.

    mazza
    Eu sofri até aprender isso rsrs...

    maoliveira
    Felicidades com suas teclas novas! :)

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Aqui tá um exemplo: (demorou, mas saiu)
    http://www.fotolog.com/tecladoprofusao

    maoliveira
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    tecladoprofusao
    Valeu, essa sua dica é muito valiosa, vai ajudar muita gente.
    obrigado

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    A dica realmente é valiosa mas talvez fiquei ruim ou chato pra ele fazer esse esquema que requer solda né, e algo que talvez ele não tenha lidado... ficaria melhor usando adaptadores, agora depende das entradas da caixa, se ela tiver aquelas entrada do tipo RCA seria uma boa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como ligar o PSR E403 numa caixa amplificada Ciclotron MONO