Cabos, Stereo ou mono?.......

Autor Mensagem
thiagotgc
Veterano
# abr/06


Ae galera é o seguinte... pra quem nao sabe possuo um kurzweil Pc2... vi que nele tem a opção de deixa-lo em som MONO ou STEREO, e notei tambem que a qualidade de som em MONO perde MUITO! .... intaum sempre toco em stereo... mas ontem por ex toquei na igreja com uns cabos nao muito bom! e no que deu? uma "droga" o som dos pianos parecia que era tudo igual como se eu tivesse deixado o teclado em MONO!

Agora vai a pergunta, voces axam que compenssa eu comprar uns cabos STEREO, pra ligar no meu RETORNO e outro na MESA?

Valew

TONY BLANCO
Veterano
# abr/06
· votar


pra quem nao sabe possuo um kurzweil Pc2

Eu só uso cabo estéreo, principalmente na mesa/Pc/teclado e outros setup.

[ ]´s

thiagotgc
Veterano
# abr/06
· votar


TONY BLANCO

Bom.. nunca usei um cabo especifico P10 Stereo...

voce q ja usou da real diferença?

vlw

TONY BLANCO
Veterano
# abr/06
· votar


voce q ja usou da real diferença?

Pra ser sincero, eu não sei te dizer qual é a diferença.

Sempre usei cabos estéreo.

[ ]´s

thiagotgc
Veterano
# abr/06
· votar


TONY BLANCO
AeuhAEhu...

bom... mas se vc sempre usou alguma coisa tem.. ehhe

TONY BLANCO
Veterano
# abr/06
· votar


alguma coisa tem.. ehhe

Lógico que tem diferença para Mono/estéreo.

Eu teria que usar cabos P10 Monos para te dizer com exatidão, qual seria a diferença, entendeu agora?

[ ]´s

thiagotgc
Veterano
# abr/06
· votar


TONY BLANCO
sim sim.. mas blz vlww

mano_a_mano
Veterano
# abr/06
· votar


thiagotgc
Se você tem como fazer isso, use 2 cabos P10 mono, cada um ligado em uma caixa amplificada, ou então ambos ligados numa mesa de som que, por sua vez, deve ser ligada em um amplificador e duas caixas acústicas. Senão, veja se a caixa amplificada tem alguma entrada "Keyboard" RCA - aí pode ser necessário usar dois cabos P10/RCA.

gustavorino
Veterano
# abr/06
· votar


thiagotgc

é bem melhor usar estereo.. o som e os efeitos ficam melhores.. até por que alguns efeitos sao estereo.. teu teclado deve ter Left e Right certo?

se for usar mono.. utilize o teclado no modo mono que o teclado vai mixar os 2 sons.. pra não perder algum som ou efeito..

thiagotgc
Veterano
# abr/06
· votar


mano_a_mano
intaum kra.. eu ja usava 2 cabos P10.. 1 na mesa de som... e outro no meu retorno.... e o som ficou ruim mesmo

gustavorino
intaum.. eu queria saber isso.. se realmente compenssa.. pagar mais caro pelo Stereo...

;)

gustavorino
Veterano
# abr/06
· votar


thiagotgc

o negocio eh tu ter 2 monos.. um pro left e um pro right

fernando tecladista
Veterano
# abr/06
· votar


tem que ver se o teclado tem uma saida (L/mono) ou só (L)
se for somente L o teclado manda sinais diferentes pro L e por R
se for a (L/mono) se estiver somente a L/mono sendo usada o teclado manda tudo pra ela inclusive o que sairia no R

eu ja usava 2 cabos P10.. 1 na mesa de som... e outro no meu retorno....

se o teclado possui algum timbre com coisas diferentes nas 2 saidas, uma ira pra frente e outra coisa pro retorno
ex: um piano estereo onde a parte grave sai na L e a aguda na R na sua ligação o grave iria pro retorno e o agudo pra frente

talvez o que faltou foi mexer neste item que fala no manual:

Output Mode
ConÞgures the PC2 for monaural (mono) or stereo audio output. The default is Stereo.You might want to use mono mode if you have a mono sound system, or have only one channel available on your mixer.


Using Mono Audio Output
If you have a monaural sound system, or have only one available input to your mixer, you might want to play your PC2 in mono mode, in which case the full audio signal gets sent to both sides of the analog outputs (thereÕs no separation of left and right).

1. Press Global, then press > 17 times to select the Output Mode parameter.
2. Set its value to Mono

Hammond B3
Veterano
# abr/06
· votar


Lembrando que, com 2 cabos mono, vc vai usar 2 canais na mesa e girar um pan para esquerda e o otro para direita, Left Hight.

Se vc possuir um apmlificador de teclado, é o mesmo esquema, porém, muitos não tem entradas LR, e só Line In, sendo assim, faça um cabo Y, com 2 P10 mono em uma ponta e um P10 stereo na outra ponta, ligue nas saídas LR do seu teclado e no amplificador. Pegue outro cabo stereo, ligue em Line Out do amp e em um canal da mesa! ta resolvido!

Vc pode usar um P10/P10 stereo tb no lugar do Y.
Sendo assim, vc espeta ele no seu teclado em Fone Out!

Ta morto o bezerro!

gustavorino
Veterano
# abr/06
· votar


se for a (L/mono) se estiver somente a L/mono sendo usada o teclado manda tudo pra ela inclusive o que sairia no R

Exato. disse tudo

emanuel macedo
Veterano
# abr/06
· votar


muitos teclados são ligados em apenas um canal , isso faz com que tenha perca de qualidades em um som gerado em estereo .
efeito de alguns instrumentos se perdem pela falta do outro canal que ficou inativo também peças do kit de bateria somem pois os kits são sobreposto na mesma visão do baterista.
o modo correto de se plugar os cabos é em Y usando plugs P10 todos mono .

thiagotgc
Veterano
# abr/06
· votar


Galera, no teclado tem 3 Saidas de som, R(Right) L(Left) e a de Fones de Ouvidos, as 3 são Stereo, quando uso o Som de Piano, por ex o Stereo Piano, ele sai diferente quando deixo em MONO....

essa informações Ajuda??

emanuel macedo
Veterano
# abr/06
· votar


thiagotgc
nunca deve-se usar as saidas de phones a não ser que o fabricante expecifique.
quando vc coloca o plug nesta entrada vc está direcionado a potencia dos alto falantes para a mesa ou cubos já que a entrada da mesa é alta impedancia e o fones são baixas pois a uma diferença de potancial pode provocar a queima do mix além do som sair totalmenta distocido.
geralmente a entrada dos mix e mesas suportam até 500mv
isso é conciderado como 0,5 w de potencia, agora imagine um teclado que tem a potencia de 4,5 w por canal .Isso pode provocar a queima de componentes e pouca vida util da mesa.

thiagotgc
Veterano
# abr/06 · Editado por: thiagotgc
· votar


emanuel macedo
vixxi cara, valeu pela dica voce manja mesmo hein!

Mas por ex eu nunca usei a saida de Fone (ha não ser com Fones)

Meu PC2 tem 2 Saidas R e L ambas STEREO, (inclusive a de Fone) e como eu ja falei ela perde qualidade se for setada no proprio teclado como MONO, minha duvida era se com o cabo STEREO e com o TECLADO setado pra sair som STEREO ira melhorar o Som, lembrando que irei ligar as saidas L e R na mesa de som

a outra duvida era,

Se eu usar as saidas L e R do teclado ligado na Mesa (que distribui para todas as caixas na igreja) e usar a saida de FONE, APENAS no meu retorno (mas tbm usando cabo STEREO) irei danificar algo? ou
perder a vida util dos equipamentos

pois se ligar as 2 saidas do teclado na mesa nao ira sobrar saida pra ligar no meu retorno eheh =(

caso contrario, ligo um fone de ouvido como retorno meu mesmo! rsrs

Valeu ai galera

kevinmoore
Veterano
# abr/06
· votar


Se eu usar as saidas L e R do teclado ligado na Mesa (que distribui para todas as caixas na igreja) e usar a saida de FONE, APENAS no meu retorno (mas tbm usando cabo STEREO) irei danificar algo? ou
perder a vida util dos equipamentos


com certeza, pq isso faz um lógica incrível...

thiagotgc
Veterano
# abr/06
· votar


kevinmoore

q?

Hammond B3
Veterano
# abr/06
· votar


thiagotgc

kra, já fez o teste?se vc usar a saída de fone, vc desabilita as LR.

Vc pode usar qualquer saída do teclado, não danifica nada!

PHILLIPE_SENNA
Veterano
# ago/06
· votar


????
Hammond B3

se eu ligar dois cabos P10 mono um no L e outro no R do teclado e ligar na mesa em canais diferentes a equalização dos canais tem que ser iguais ?

SnOOpeR
Veterano
# ago/06
· votar


Com certeza, PHILLIPE_SENNA. E não precisa mexer no PAN da mesa não pois o próprio teclado manda o seu PAN configurado.

emanuel macedo
No próprio manual do SP76 diz que se pode usar a saída PHONES sem problemas para mesa de som ou retorno.

Hammond,
Esse cabo "Y" funciona sem problemas?! Nunca vi um cabo assim.

Eder Muchiutti
Veterano
# ago/06 · Editado por: Eder Muchiutti
· votar


SnOOpeR
esse negócio do PAN configurado não funciona bem assim. O timbre de piano não ficará estereo (graves pra esquerda e agudos pra direita) se não abrir o PAN. Faça o teste vc mesmo.
Os canais estereo já possuem suas entradas com PAN aberto automaticamente, coisa que não vai acontecer usando dois canais MONO.

PHILLIPE_SENNA
Veterano
# ago/06
· votar


blz .:==

keys_all
Veterano
# ago/06
· votar


Bom ate hoje não testei cabos de pontas stereo... infelizmente me afastei um pouco disso.. mas agora se Deus quiser volto na ativa.

De qualquer forma, nesse meio tempo aprendi mtas coisas a respeito disso... mas ainda fica "o mito" o som com cabos STEREO e MONO são diferentes? pergunto isso, por que ainda irei testar, mas gostaria de saber a opnião de quem ja testou.

abraços

Eder Muchiutti
Veterano
# ago/06
· votar


keys_all
o que vc quer dizer com diferente? É claro que fica, dependendo da respota à pergunta. Alguns teclados têm uma saída escrito "L (mono)", por exemplo. Ele "condensa" o L e R numa só qndo só estiver cabo ligado nela, o que conseqüentemente muda o timbre.
Na verdade em se tratando de teclados, não tem pq usar cabos estereo a menos que seja pra conexões balanceadas ou nas saídas de fone. Vai um P10 mono em cada saída.

PHILLIPE_SENNA
Veterano
# ago/06
· votar


fiz um teste com meu SP......

toquei com ele ligando a dois cabos monos na mesa em dois canais diferentes com a mesma equalização....

não notei muita diferença....apesar de que eu so usei piano no dia...

vou ver depois com os eletricos e orgãos.....

SnOOpeR
Veterano
# ago/06
· votar


As caixas de som estavam em estéreo? Senão não adianta.
Tocar com os dois cabos conectados a uma mesa, e desta a um cubo ou qualquer outro sistema de uma caixa só é perda de tempo.

keys_all
Veterano
# ago/06
· votar


Eder Muchiutti
o Timbre, pois a saida R do meu PC2, tem um som magnifico Stereo, a saida L tem um som bom tambem, mas é mais simples eh igual ao piano SP, dai misturando os 2 ele fica com um som muito bom, claro que tenho q diminui um ou outro, dar mais brilho para um ou outro, mas fica Show!! =]

Mas isso eu só fiz com cabos Mono, não sei com cabos Stereo, mas pode ser que nem de diferença. sei la..

vlw

SnOOpeR
Isso voce tem razão!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cabos, Stereo ou mono?.......