Arte da Improvisação!

Autor Mensagem
thiagotgc
Veterano
# jan/06 · Editado por: thiagotgc


Ae galera vou postar aqui cada dia uma parte da aula de improvisação, pra galera estudar oq axam?? vou postar aqui sempre q tive tempo de por coisa nova, estou copianu d eum livro do autor NELSON FARIA
se alguem s einteressar, é só comprar comigo o livro q eu tiro xerox, e mando com o cd de acompanhamento musical para a arte

1. Centro tonais maiores
São formados pelos acordes diatonicos e tonalidade maior

1.1 > C7M DDm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5)
I7M IIm7 IIIm7 IV7M V7 VIm7 VIIm7(b5)



1.2 Exemplos de progressões envolvendo um ou mais centros tonais

Nos primeiros 4 compassos (abaixo)do exemplo 1 nós temos uma progressão formada por acordes diatonicos, à escala de FA maior, seguidos de mais 4 compassos em MIb maior 4 compassos em Re maior e para finalizar 4 compassos em FA maior..

EXEMPLO 1: BOSSA NOVA

Fmaior.....................................................
IIm7 | IIIm7 | IV7M | V7
Gm7 | Am7 | Bb7M | C7
----------------------------------------------------

Bbmaior....................................................
IIm7 | V7 | IV7M | V7
Cm7 | F7 | Bb7M | Eb7M
----------------------------------------------------

Dmaior.....................................................
IIm7 | V7 | I | VIm7
Em7 | A7 A/G | D/F# | Bm7
----------------------------------------------------

Fmaior.....................................................
IV7 | V7 | I7M VIm7 | IIm7 V7
Bb7M | C7 | F7M Dm7 | Gm7 C7
----------------------------------------------------

Continua

thiagotgc
Veterano
# jan/06
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essa eh pra eu editar dps. com coisa nova ehhe

thiagotgc
Veterano
# jan/06
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ehhe.. axu q essa aqui tbm rs

thiagotgc
Veterano
# jan/06
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Opa.. nao tem limite de post eheh..

thiagotgc
Veterano
# jan/06
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MODERADOR NAO FICA BRAVO EH SÓ PRA DEIXAR TD NA PRIMEIRA PARTE....

DPS EU VOU POSTAR COISA BOA NO LUGAR DISSO!!!

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# jan/06
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thiagotgc

Até que a idéia é boa, dê uma olhada e olhe o que vc digitou: Fmaior, tem 2 erros.

O número 17, o que é isso?.

Depois tem Vim7, o que é isso. Quando for copiar, escreva e corrigi.

Blz.

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# jan/06
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Em tempo

Escreva e corrige.

thiagotgc
Veterano
# jan/06
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GIANCARLO TARDELLI
kra... eh q eu tava com sono.. mas ta certo... eu corrigi por maiuscula.. vlww
mas era

I7M e o outro era VIm7

vlw hj posoto mais um monte de coisa

tecladistapvh
Veterano
# jan/06
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"se alguem s einteressar, é só comprar comigo o livro q eu tiro xerox, e mando com o cd de acompanhamento musical para a arte"
E custa quanto esse livro e não seria melhor vc escanear, ficaria mais fácil, arruma mais uma galera pra dividir que eu topo.

Jaum_Paulo
Veterano
# jan/06
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thiagotgc
Tem tempo pra editar, coloca tudo de uma vez...

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# jan/06
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thiagotgc

Continua errado! Progressão de acordes(Gráus).

O que aquele número 17M está fazendo ali.

Não existe 17M em progressão de acordes.

Só estou querendo ajudar.

thiagotgc
Veterano
# jan/06
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GIANCARLO TARDELLI
meu presta atneção kra....

nao eh 17 e sim I 7

eh um I íííííí´... em numeros romanos!!!!!

PRIMERA intende?????????

quer q eu desenhe??

q droga eu tentanu ajuda a tds.. e ja começa a discutir aaqui

afff

The_ytse_jam
Veterano
# jan/06
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Vai começar tudo denovo...

lipe_pe
Veterano
# jan/06
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Muito boa ideia thiago, vai ser de grande valia isso. DEUS te abençoe

lipe_pe
Veterano
# jan/06
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Me diz uma coisa, eu não posso colocar sem a sétima não? por exemplo, uma 4 ou 9 ... ? desculpa, porque eu sou novate :)
Vlw aew !
DEUS abençoe

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# jan/06
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thiagotgc

Então coloque separados, tem muita gente nova entrando e não vai saber o que significa, da a impressão de que é um 17.

Enfim...

rafalevita
Veterano
# jan/06
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GIANCARLO TARDELLI
Acho que não cara... pq o cara vai olhar ali e vai estranhar.. como vc fez agora....

Dae ele presta atençao melhor e ve...
Ou se não entender o cara pode perguntar... como vc fez tb...

É isso ae... vlw

thiagotgc
Veterano
# jan/06
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Galera chega vai por favor...

lipe_pe
nao amigo, dai nesse caso vc foge da harmonia q se esta pedindo, calma q mais para frente tera acordes com 9, 4


AGORA, MAIS ANOITE POSTAREI MAIS COISAS

AGUARDEM HEHE

Admin
Moderador
# jan/06
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thiagotgc
Limpei seu tópico. O problema não vai se repetir.

thiagotgc
Veterano
# jan/06
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........Contionuação

HARMONIA APLICADA E IMPROVISAÇÃO -
(Comentários e exemplos sem uso de Pentagrama)
ÍNDICE GERAL DOS TÓPICOS
1. AS ORIGENS
2. A ESCALA MAIOR
3. AS TRÍADES
4. ACORDES DE 4 VOZES
5. O QUE SÃO E QUAL A DIFERENÇA ENTRE ACORDE E ARPEJO?
6. ACORDES MENORES - O QUE SÃO E COMO SE FORMAM?
7. O QUE É TOM E SEMITOM?
8. O QUE É O SUSTENIDO ?
9. O QUE É BEMOL?
10.NOMENCLATURA USADA PARA EXPRESSAR OS ACORDES -- ("CIFRAGEM")
11.ACORDES COM SÉTIMAS
12.ACORDES MENORES COM SÉTIMAS
13.ACORDES COM SÉTIMAS E NONAS
14.INTERVALOS
15.COMO TRANSPORTAR UMA ESCALA PARA OUTROS TONS
16.OS TONS RELATIVOS MENORES
17.A ESCALA CROMÁTICA
18 OS MODOS (OU MODOS GREGOS)
19.LOCALIZANDO AS TRÍADES, ARPEJOS E ACORDES NOS MODOS
20.OS CONCEITOS 'HARMONIA' E 'MELODIA'

2. ---------------------------1.As Origens

Estaremos aprendendo à partir de agora como se formam as escalas, acordes e como elas se relacionam tanto numa composicão como num futuro improviso.
Para evitar uma linguagem difícil estaremos usando o código de cifras internacional, que basicamente expressa as notas através de letras.

Veja:
A= la
B= si
C= dó
D= ré
E= mi
F= fa
G= sol
Desta forma poderemos comentar estudos e praticar harmonia (que é o estudo da estrutura da música) até mesmo sem o conhecimento de leitura de partituras. (evidentemente o ideal é que se conheça e bem a linguagem das partituras. Nos cursos este tópico é amplamente explicado).
................................................
-----------------------2. A Escala Maior
Vamos iniciar com a Escala Maior ( Dó maior)

Onde C D E F G A B
(dó) (ré) (mi) (fa) (so) (la) (si)
Esta é a principal escala e estrutura da música.
Todo o estudo e fórmulas que encontramos na música, é de certa forma ligado a esta escala , conforme veremos adiante. .....................................................


-----------3. As Tríades .......................Continua.............

thiagotgc
Veterano
# jan/06
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3. As Tríades

Chamamos de Tríade as notas 1, 3 e 5 de uma escala.
Estas notas quando tocadas em conjunto formam os Acordes
Básicos (Acordes formados com tríades)
Chamamos de acorde quando tocamos 2,3 ou mais notas simultâneamente (ao mesmo tempo).
Sendo assim , se ilustrarmos esta idéia com a escala de dó maior teríamos:
C D E F G A B
Notas da escala: 1 2 3 4 5 6 7
Tríade.........C E G
Que tocadas ao mesmo tempo: E (formam o Acorde
C de Dó Maior).

Se fossemos expressar com as "cifras" vistas anteriormente , usaríamos a letra "C" que conforme já vimos significa "Dó" ( Neste caso Dó Maior)

Todos os acorde de três vozes (é assim que São chamados os acordes baseados em tríades) são formados desta mesma maneira. .................................................
----------------------4.OS ACORDES DE 4 VOZES

Já os acordes de 4 vozes, são formados pela tríade +
Uma nota ( ou seja as tres notas da tríade + uma nota)
Acordes de 4 vozes - ( com a sétima )

Como exemplo vejamos o acorde de "dó Maior c/ sétima maior" que expresso em cifras "C7M".
Ele é construído com as notas na tríade + a sétima nota da escala.
Veja exemplo:
Escala de dó maior - Do re mi fa sol la si
Em cifras - C D E F G A B
Notas as Tríade- 1 3 5 (7)
Notas da tríade + 7.a nota da escala - 1 3 5 7
Notas que estão no acorde de Dó Maior
Com sétima Maior (C7M)- Do mi sol si

Podemos tocar estas notas como acorde ou como arpejo

5. O que são e qual a diferença entre Acorde e Arpejo?
Chamamos de acorde quando tocamos as notas "ao mesmo tempo" e chamamos de arpejo quando as tocamos uma por uma.
Quando é acorde e quando é arpejo?
A diferença entre acorde e arpejo não está portanto nas notas, mas na maneira como as tocamos em nosso instrumento...................................................
-------------------------6. Acordes Menores - O que são e como se formam?
A única diferença na estrutura do acorde menor é que ele possui a 3ª nota da escala mais próxima da primeira.O recurso para manipular as distâncias entre as notas, é o uso dos Sustenidos (#) e Bemois (b).
Para melhor enterdermos esta idéia, vamos voltar a escala maior.

Escala em Dó Maior-- Do, re, mi, fa, sol, la, si, do.
Dentro deste conjunto de notas ,existem distâncias específicas que chamaremos de TOM e SEMITOM.
(Caso v. um teclado ou uma foto ou ilustração do mesmo, mantenha próxima para consulta!!)

----------------------- 7. -O que é tom e Semitom?
Chamamos de TOM a distância de dois semitons.
Chamamos de SEMITOM a mais próxima distância entre duas notas.
Num teclado ou piano o semitom está entre a tecla branca e a próxima preta, ou quando há duas teclas brancas , uma ao lado da outra.
Num violão, guitarra, baixo ou cavaquinho, está entre uma casa e outra. (Casa é o espaço que há entre os trastos, aquelas "barrinhas" que estão na escala do braço destes instrumentos)


Portanto , A escala de Dó maior é formada por:

Dó --Re (tom)
Re --MI (Tom)
Mi --Fa (Semitom)(que é onde no piano ou teclado as duas teclas brancas estão uma ao lado da outra)
Fa-- Sol (Tom) Sol -La (Tom)
La --Si (Tom)
Si-- Do (Semitom)(que é onde as duas teclas brancas estão juntas novamente)

Podemos então afirmar que se fossemos formar uma escala apenas contando seus tom e semitons teríamos a escala maior com a seguinte formação ;
Tom - tom - semitom - tom - tom - tom
.............................
---------------------------8. O QUE É O SUSTENIDO ?

O sustenido (que é representado por este sinal # ),aumenta a nota que estiver colocada á frente do sinal em meio tom.
Conforme vimos ,de Dó à Re há 1 tom de distância. Portanto com a presença do sustenido à frente de Re , formando Dó à Re# -( Do à Re sustenido )- , teremos 1 tom e meio de distância entre estas duas notas. ( Este meio tom "a mais" provocado pelo sustemido - # )

O SUSTENIDO PODE SER COLOCADO Á FRENTE DE QUALQUER NOTA QUE SE QUEIRA AUMENTAR MEIO TOM. ...............................................................
-------------------------- 9. O QUE é BEMOL?

O bemol ( que é representado pelo sinal "b") , tem efeito contrário ao sustenido, isto é, ele diminui a nota que estiver colocada á frente dele em meio tom.
Então, conforme vimos, de Dó à Re há 1 tom de distância. Portanto com a presença do bemol (b) à frente de Re, formando Do a Reb -(Dó á Re Bemol) - teremos meio tom de distância entre estas duas notas (este meio tom "a menos"foi provocado pelo uso do bemol (b) à frente de Re. ............................

VOLTANDO A QUESTÃO DO ACORDE/TRÍADE MENOR

CHAMAMOS DE MENOR QUANDO TEMOS DA NOTA 1 (Chamada Tônica) PARA A NOTA 3 UMA DISTÂNCIA DE UM TOM E MEIO.
Vamos voltar à escala:
Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si, Do
1 2 3 4 5 6 7 8
Notas da tríade (maior);------ Do Mi Sol
Notas da tríade menor ;...... Do Mib Sol

Note que a única diferença, portanto da tríade maior para a tríade menor a 3ª nota (mi)c/ o bemol ;ou seja (3ª bemol).
Isto porque a 3ª nota está mais próxima da nota 1 (tônica) na tríade menor.
Para uma melhor compreenssão vamos verificar quantos tons e semitons existem da nota 1 até a 3 nas tríades MAIOR E MENOR
NO CASO DA TRÍADE MAIOR ......... Do - Mi - Sol
De ;Dó à Re = 1 tom
Re à Mi = 1 tom
--------
2 tons
Já no caso da tríade MENOR;......Dó -Mi bemol - Sol
De ;Dó à Re = 1 tom
Re à Mib = 1/2 tom
---------
1 tom e meio




Desta mesma forma TODA tríade MAIOR terá da sua nota 1 até sua nota 3 (3ª nota da escala) = 2 tons de distância.
E TODA tríade MENOR terá da sua nota 1 até sua nota 3 (3ª nota da escala) = 1 tom e meio de distância.......................................................
----------10. NOMENCLATURA USADA PARA EXPRESSAR OS ACORDES -- ("CIFRAGEM")

Para expressar os acordes são usados diversos tipos de sinais. Conforme já vimos no início desta apostila as letras representam o nome das notas,e, as tríades a fórmula básica dos acordes (Na dúvida , retorne ao tópico
- "AS TRÍADES".
Para expressarmos acordes maiores, usamos apenas as letras

Exemplos: . cifra - indica...
C - (tríade/acorde de dó maior)
D - (tríade/acorde de re maior)
E - (tríade/acorde de Mi maior)
F - (tríade/acorde de fa maior)
G - (triade/acorde de Sol maior)
A - (tríade/acorde de La maior)
B - (triade/acorde de Si maior)

--Para expressarmos os acordes menores, basta acrescentar o "m" à frente da letra que expressa o acorde
exemplos; Cm = (tríade ou acorde de dó menor)
Dm = (tríade ou acorde de re menor)

..... E assim por diante com todos os outros acordes.

--- PARA EXPRESSARMOS UM ACORDE COM SUSTENIDO OU BEMOL, BASTA ACRESCENTAR À FRENTE DA CIFRA O SÍMBOLO CORRESPONDENTE.
exemplos ; F# = (fa sustenido maior)
F#m = (fa sustenido menor)
Db = (re bemol maior)
Dbm = (re bemol menor)
.......E assim por diante com todos os outros acordes.
..À PARTIR DE AGORA , OS EXEMPLOS ESTARÃO EM DÓ (C), COMO FORMA RESUMIDA DE EXPOR OS OUTROS TIPOS DE ACORDES - ACORDES COM SÉTIMA, ACORDES MENORES COM SÉTIMAS , ACORDES MAIORES COM SÉTIMAS E NONAS E OUTRAS FÓRMULAS.
VALE LEMBRAR QUE A CONSTRUÇÃO DE OUTROS ACORDES NESTAS CIRCUNTÂNCIAS QUE NÃO SEJAM DÓ, SEGUEM A MESMA FÓRMULA DESCRITA, BASTANDO CONSERVAR-SE A PROPORÇÃO ENTRE UMA NOTA E OUTRA. ...............................
--------------------------11.ACORDES COM SÉTIMAS
Para se expressar os acordes que são formados pela tríade + a sétima nota da escala, é usado o no. 7 após a letra que especifica o acorde.
Exemplo;
C7M = ( Dó maior com sétima maior)
( indica tríade + A SÉTIMA NOTA DA ESCALA)
ou seja;
escala de dó maior .... do re mi fa sol la si do
número das notas
dentro da escala ... 1 2 3 4 5 6 7 8
tríade.... .. do mi sol
acorde de "C7M"; do mi sol si

Note que o têrmo "7M" significa sétima maior .(para uma melhor compreenssão veja à frente o tópico -- 'INTERVALOS
----------------------------------

Um outro acorde com sétima ( também chamado acorde DOMINANTE conforme veremos à frente), é expresso apenas colocando-se o 7 à frente da nota;
C7 = (Dó maior com sétima)
( tríade + a 7ª nota da escala bemolizada)
Ou seja;
Escala maior ...... do re mi fa sol la si do
Número das notas
Dentro da escala.....1 2 3 4 5 6 7 8
Tríade ............. do mi sol
Acorde "C7"......... do mi sol sib
* note que a única diferença de um acorde "C7M" e um acorde "C7"é a 7ª nota bemol.
.....................................
---------------------12. ACORDES MENORES COM SÉTIMAS

Já havíamos abordado que para "transformarmos um acorde (tríade) maior em menor , bastava uma alteração na nota 3 (3ª nota da tríade).Neste caso, é incluída a 7ª nota (veja o acorde C7 e modifique a sua 3ª !!)
Acorde de "Cm7" - ( Dó menor com sétima)
( tríade menor + a sétima nota bemolizada)

Exemplo;
Escala maior .......... do re mi fa sol la si do
Número das notas
Dentro da escala ........ 1 2 3 4 5 6 7 8
Tríade menor ............ do mib sol
Acorde de "Cm7"
...............................................
----------------- 13. ACORDES COM SÉTIMAS E NONAS
Conforme o próprio nome já especifica, são os acordes que possuem tríade + 7ª nota da escala + a 9ª nota da escala.
C7M/9 = (dó maior com sétima maior e nona)
Veja;
Escala maior ---------- do re mi fa sol la si do re
Numero das notas da escala--- 1 2 3 4 5 6 7 8 9
Notas da tríade - do mi sol
Notas do acorde
"C7M/9" -- do mi sol si re

E assim por diante com outros acordes que possuam 7ª e 9ª em sua estrutura.

Admin
Moderador
# jan/06
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thiagotgc
Respeite direitos autorais, ok? Não faça nada que você possa se arrepender depois. ;)

thiagotgc
Veterano
# jan/06
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Admin

Opa.. fica sussu!!! ... pq essa parte q eu to postando nao eh do livro ainda ehhe....

mas nao da nada postar uns lance do livro tbm rs

vlw galera

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# jan/06
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essa parte q eu to postando nao eh do livro ainda ehhe....

Qual seria essa parte que vc postou então.

Essa parte não é do livro?.

tecladistapvh
Veterano
# jan/06
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thiagotgc

O cara cortou o teu barato, scaneia logo esse material e passa pra gente, faz igual lá no forum de guitarra, lá tem de tudo, agora aqui nesse forum de teclado a gente não pode postar nada que os caras já ficam , bla bla bla bla bla bla bla. @#$#$%@$

lipe_pe
Veterano
# jan/06
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Brigadao pela resposta thiagao ! SENHOR te abençoe kra !

sagat
Veterano
# jan/06
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# Enviado: 25/jan/06 22:16
Quote

thiagotgc


3. As Tríades

Chamamos de Tríade as notas 1, 3 e 5 de uma escala.
Estas notas quando tocadas em conjunto formam os Acordes
Básicos (Acordes formados com tríades)
Chamamos de acorde quando tocamos 2,3 ou mais notas simultâneamente (ao mesmo tempo).
Sendo assim , se ilustrarmos esta idéia com a escala de dó maior teríamos:
C D E F G A B
Notas da escala: 1 2 3 4 5 6 7
Tríade.........C E G
Que tocadas ao mesmo tempo: E (formam o Acorde
C de Dó Maior).

Se fossemos expressar com as "cifras" vistas anteriormente , usaríamos a letra "C" que conforme já vimos significa "Dó" ( Neste caso Dó Maior)

Todos os acorde de três vozes (é assim que São chamados os acordes baseados em tríades) são formados desta mesma maneira. .................................................
----------------------4.OS ACORDES DE 4 VOZES

Já os acordes de 4 vozes, são formados pela tríade +
Uma nota ( ou seja as tres notas da tríade + uma nota)
Acordes de 4 vozes - ( com a sétima )

Como exemplo vejamos o acorde de "dó Maior c/ sétima maior" que expresso em cifras "C7M".
Ele é construído com as notas na tríade + a sétima nota da escala.
Veja exemplo:
Escala de dó maior - Do re mi fa sol la si
Em cifras - C D E F G A B
Notas as Tríade- 1 3 5 (7)
Notas da tríade + 7.a nota da escala - 1 3 5 7
Notas que estão no acorde de Dó Maior
Com sétima Maior (C7M)- Do mi sol si

Conforme o próprio nome já especifica, são os acordes que possuem tríade + 7ª nota da escala + a 9ª nota da escala.


CARA!!!!!!!!!!!!!! TA ERRADO

as TRIADES são caracterizadas por tres notas(fundamental,terça, quinta) saparadas por intervalo de terça superposta (intervalo terça menor, maior, diminuto,aumentado), as demais notas são notas acrescentadas:
ex:C9 possui quatro sons, mas é chamada de triade com nota acrescentada

TÉTRADES são caracterizadas por quatro notas(fundamental, terça, quinta, sétima)separadospor intervalo de terça superposta, as demais notas são notas acrescentadas

ex:
C7M : dó-mi-sol-si tétrade
C7M(9 13) : do-mi-sol-si-re-la tétrade com nota acrescentada (no caso tem duas notas acrescentadas)

as tétrades podem ser feitas as tres vozes omitindo-se a quinta, no caso de C7M omite-se a quinta justa

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# jan/06
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http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/teoria_musical/teoria_onlin e/teoria_acordes/

Tirem suas dúvidas.

Enfim...

thiagotgc
Veterano
# jan/06
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sagat
ae kra d boa.. mas FUNDAMENTAL e 1 eh a mesma coisa ehhe...

mas intaum blz...

se eh pra fikrem se aparecenu, flanu mal.. eu fecho o tópico e nao posto mais bosta nenhuma!!!

aff.. ninguem sabe ajuda..

só sabe se aparece penssnau q sabe mtoo

eu heinn

flww

sagat
Veterano
# jan/06
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ae kra d boa.. mas FUNDAMENTAL e 1 eh a mesma coisa ehhe...

eu não estou falando se fundamental e 1 é a mesma coisa, e sim de como são formadas os acordes......

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