Como melhorar a improvisação?

    Autor Mensagem
    Odirlei
    Veterano
    # jan/04


    Olá pessoal,

    Já toco legal harmonia e gostaria de me aperfeiçoar em improvisação. Conheço várias escalas (pentatônicas, blues, modais, etc) mas na hora de colocar em prática sou um desastre. Falta sei lá, criatividade, agilidade e outras "cositas mas".
    Gostaria de saber se existem exercícios que possam ajudar-me a desenvolver ou o que devo fazer para isso.
    O que vocês me sugerem.

    ScaTMaN
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Macumba

    Thiago Patto
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Se o seu teclado é arranjador, arranje umas notas e deixe as suas mãos andarem. Nem tudo na vida tem um caminho certo, vc precisa dar asas a inspiração. Pratique muito as escalas, e tire alguns solos de ouvido pra pegar uma influência.

    MMM
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    improvisacao eh vc conhecer MT bem mesmo as escalas e a partir daih deixar seus dedos dancarem, criatividade acima de tudo e otimo conhecimento das escalas

    Murilo Andreo
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    cara, a melhor maneira de vc pensar em como improvisar, é pensar um estilo em que vai improvisar e conhecer muita coisa, muitas músicas.

    Mas não se esqueça, vc está apenas ESTUDANDO outras musicas e não vale COPIÁ-LAS !!!!!!


    Tirar algumas músicas como cover, também é um bom exercício.


    Abraço!!!

    Odirlei
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Alguém recomenda algumas musicas para começar?

    Thiago Patto
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    O CD Live Era, do Guns, pra mim, foi o mais influente no começo. Tirei algumas como Knock on Heaven´s Door, Don´t Cry, November Rain(inclusive o solo), It´s Alright(cover do Ozzy), um pouco de Estranged.
    Os arranjos são relativamente fáceis, e com o tempo comecei a tocar um pouco mais do meu jeito.

    MMM
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    voce tem q pegar influencias, escute uns estilos q vc curte e gostaria de fazer algo derivado, junte todas as suas influencias e pire!
    comece com uma bluezera
    I IV I V IV I V
    C F C G F C G

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Aí galera, pra evitar abrir mais um tópico sobre isso, vamos ressucitar os antigos com uma coisa bem legal que achei num fórum gringo, e que pode interessar a uma boa parte da galera aqui:

    http://www.howtojam.com/

    É um livro feito por alguns fodões (roqueiros, blueseiros, jazzeiros, funkeiros), com um monte de exemplos em MIDI e mp3. Voltado principalmente pros mancos que nem eu que curtem prática e são quase analfabetos em partitura. Inclui técnicas de hammond, piano, EP´s, Clavinets e synths...

    A notícia ruim: me parece que só está à venda lá na gringolândia.... Vamos fazer um mutirão e tentar achar um desses em algum lugar que faça chegar às nossas mãos terceiro-mundistas?

    Vamo lá povo!!

    Abs.

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Tem alguns exemplos lá, mas a gente QUEREMOS mais!!!!!

    Durval Dellê
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Gostei desse tópico :D

    Eu estou precisando mesmo fazer o que disseram para estudar todas as escalas possíveis. :D

    Concordo plenamente que é a melhor maneira de conseguir improvisar depois. :D

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Como melhorar a improvisação?
    1º. Conhecendo as escalas, mas conhecendo mesmo, sem ter que pensar pra saber qual nota tocar... o estudo da harmonia também pode ser útil...
    2º. Tendo boas influencias. Se necessário não apenas ouça, mas toque bastante músicas das bandas do estilo que escolher...
    3º. Prática, prática e mais prática, até chegar um ponto que você desenvolva seus proprios "licks", e perceba qual a função de cada grau da escala...
    4º. A partir do ponto descrito acima, esqueça as escalas! Transmita todo o seu sentimento para as teclas sem pensar em limites, você pode usar todas as teclas e notas.

    é assim que me ensinaram, e que aprendi com o tempo sozinho, mas ainda não completei o "ciclo"... hehe

    Zara
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Boa, Mr_Mojo_Rising!! To no site, vou baixar alguns exemplos ;-)

    Sobre o título do tópico, acho que uma coisa que eu faço que ajuda bastante a improvisar legal é criar solos em cima de músicas que não têm solos de piano, ou se têm, criar solos por cima dos que já existem. Comigo funciona heahe

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    é claro, o método que eu descrevi acima é apenas 1 dos metodos...
    fiquem tranquilos auto-didatas, essa capacidade também vem com o tempo e a prática de um modo mais natural se preferirem...

    Zara
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Jaum_Paulo
    sim! hehe
    o seu método não é só pra quem quer, é só pra quem pode heaha
    eu nao daria conta das escalas :(

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Zara
    é nada, aposto que vc tira de letra! as vezes vc sabe o que é escalas, pelo menos harmonia tenho certeza que sabe, só não está familiarizada com os nomes, já vi acontecer isso... =]

    nakurai
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Tb eh bom montar arpejos e treinar-se pra poder compô-los na hora da improvisação (ex: tah rolando a harmonia em tetrades com 7, por que nao lançar um arpejo com uma 9 de bricadeira, quem sabe fica bom ate uma 11, ai lanço um arpejo maior e aqui e ali transformo uma triade composta num arpejo numa tetrade com 7 9 11 rolando lah, ms tenho q lembra q nunca como nota de repouso uma dessas, dissonancia soh pra dar brilho, nao pra sustentar)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como melhorar a improvisação?