Harmonia e Improvisação

Autor Mensagem
Dennis_Tecladista_Doido
Veterano
# mar/04


alguém ai já fez este curso? de harmoia e improvisação? eu já fiz sim, e vc?
principalmente o vinicius, vc já fez?
atéééé

ggenevro
Veterano
# mar/04
· votar


Dennis_Tecladista_Doido
Isto é profundo!!!!

ggenevro
Veterano
# mar/04
· votar


Eu to tentando como auto-didata.

Carlos Sesti
Veterano
# mar/04
· votar


Dennis_Tecladista_Doido
eu fiz 4 meses...
mas agora é so estuda em casa....

LeandroP
Moderador
# mar/04
· votar


eu estudo, tô estudando e acho que vou estudar pra sempre... harmonia é como droga pesada... se entrou não sai mais... é muito bom estudar harmonia... a satisfação do saber no final é uma coisa que não tem preço.

APOIO CULTURAL: CREDICARD

LeandroP
Moderador
# mar/04
· votar


Visitem meu site, pra quem gosta tem muita coisa sobre o assunto lá:

http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br

bi_bi
Veterano
# mar/04
· votar


LeandroPanucci

Gostei do seu site!!! Parabéns!!!

Stonehenge
Veterano
# mar/04
· votar


Existem cursos então, fora os livros, aulas em vídeo e apostilas? Caso sim, os cursos são pré-requesitos ou podemos aprender isso desde o 0 através dos livros, apostilas, vídeos, etc.

Collaço
Veterano
# mar/04
· votar


Eu ainda n estudei n, mas por coincidencia eh justamente o q eu preciso aprender agora. alguem pode me ajudar???

LeandroP
Moderador
# mar/04
· votar


Stonehenge

Pode ser do começo sim. Desde de que você se interesse mesmo. É como jogar truco, depois que tu pega as manha de como funciona é só deitar. E eu não sei jogar truco he he.

Dennis_Tecladista_Doido
Veterano
# mar/04
· votar


sim, o urso de harmonia é muito bom, vc aprende muita coisa, aprende pricnipalmente como trabalhar com a música

Leandro Barbosa
Veterano
# abr/04
· votar


Como maestro da Filarmonica de Niterói, recomendo o curso. Comecei minha grande carreira estudando harmonia e improvisação. E, além disso, o tema para a tese de doutorado dos meus alunos de regencia na UFRJ será justamente esse.

yanni540
Veterano
# abr/04
· votar


A video-aula de "Harmonia e Improvisação" do Wilson Curia é
muito boa. Tem nivel iniciante e intermediário. Vc acha no site http://www.aprendamusica.com.br

Pianist
Veterano
# abr/04
· votar


Eu comprei esse o livro Harmonia e Improvisação de Almir Chediak pela net ainda não chegou!
Ele enssina isso?Bem pelo nome acho que sim!
Mas alguém sabe o sumario dele para me falar?

Diego Assis
Veterano
# abr/04
· votar


Alguém manja de harmonia?

Diego Assis
Veterano
# abr/04
· votar


Leandro Barbosa
vc q é maestro,vc me endicaria quais exercicios para desenvolver a audição?

Leandro Barbosa
Veterano
# abr/04
· votar


Era sacanagem de 1º de abril, não sou maestro...entra nesse tópico...estou lá direto

http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&forum=8&t opic=42432&page=1

Pianist
Veterano
# abr/04
· votar


Tipo assim galera gostaria de informar a todos vcs!
Eu pela 1ª vez consegui improvisar, criar solos!
Tipo foi ontem 14/04 tipo eu e minha banda fomos ensaiar aí nos como sempre fomos ensaiar o repertorio!
Aí eu pergunttei o tom da música O Mundo Da Voltas - CPM 22 aí o guitarrista falou!
Aí nos começamos a tocar!E sem mais sem menos eu comecei a ter varias idéias!E aí eu fui jogando tudo na música aí ficou loco!
Aí depois o guitarrista falou assim, agora vamos vê se o Caio(Eu) ta bom mesmo!Aí ele me falo o tom e começamos a tocar um instumental aí veio a inspitação de novo!
E ficou muito loco!
Tipo no dia anterior 13/04 eu tava super feliz, não sei por que só tava querendo tocar, aí todos os solos que eu fiz ficou tipo com um ar de alegria!
Tipo quando se improvisa vc passa pra música o que vc sente!
Pelo menos é o que eu acho!

Valew!
Abraços,
Caio César.
100% Opost...

Leandro Barbosa
Veterano
# abr/04
· votar


Pianist
Legal cara...é importante ter essa idéia de passar sentimento para o q vc toca. Há horas q uma boa música é aquela q vem de dentro, atravessando suas víceras...

mari dos teclados
Veterano
# out/05
· votar


Leandro Panucci gostei demais do teu site.

mari dos teclados
Veterano
# out/05
· votar


Estou com dificuldade para tocar no teclado com técnica de dueto alguém pode me ajudar?

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# out/05
· votar


mari dos teclados


Eu tentei te explicar no tópico harmonia,volte lá e verifique,ok,abraços.

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Pessoal, uma pergunta aos professores ou aqueles que sabem muuuuito de Harmonia.

Imagine, por hipótese, que eu ...

1 - Saiba dedilhar virtuosamente qualquer tonalidade maior e menor natural.

2 - Pegue qualquer partitura e toque na hora a música ou peça, como queiram.

3 - Pegue qualquer campo harmônico (maior ou menor) e faça com desenvoltura qualquer dos 7 acordes de todos campos harmônicos, com inversões, distribuídos pelo teclado, use qualquer dissonante se alguém solicitar e faça tudo o que disse até agora em ambas as mãos.

Calma! Não faço tudo isso "ainda" e tenho certeza que é o sonho, não só meu, mas de muitos que estão lendo essa mensagem.

Agora imagine que eu saiba "apenas" essas coisas que disse nos 3 itens acima (como se tudo isso fosse pouca coisa heheheh).

Bem ... Aonde quero chegar com esse introito todo ?

Pergunto aos experientes e exímios instrumentistas na arte da "Harmonia e improvisação":

Depois de atingir o altíssimo nível "prático"a que fiz referência nos 3 itens acima, e se eu quisesse entrar numa escola ou contratar algum professor particular com o único propósito de aprender "Harmonia e Improvisação", em quanto tempo (acho que a melhor unidade de medida de tempo nesse contexto seja "horas") eu "aprenderia" ? Semanticamente "aprenderia" para mim quer dizer aprender a ponto de dar aula sobre o assunto.

Seria muito fácil eu chegar numa mensagem é perguntar: Em quanto tempo (horas) uma pessoa pode aprender de verdade "Harmonia e Improvisação" ? Daí seria imperiosa a resposta "depende do nível do aluno e de seus conhecimentos prévios". Então, para evitar essa resposta eu criei um "nível hipotético" de "conhecimento prévio" no início dessa mensagem.

LeandroP
Moderador
# jul/15
· votar


Tecfrente

Eu diria algo entre um e dois anos.

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


Mesmo se eu alcançar o nível que eu disse acima ?

Outra coisa:

Eu disse que a melhor unidade de medida de tempo na resposta seria "horas".

Pois você diz "entre um e dois anos"

Fica relativo, pois serão quantas horas por dia, quantos dias por semana, para dar esse "entre um e dois anos ?

Se eu fizesse apenas 1 hora por semana também seriam "entre um e dois anos" ?

pianoid
Veterano
# jul/15
· votar


conhecer as bases teóricas da harmonia torna mais fácil tanto improviso quanto leitura de partitura. É como passar a enxergar a Matrix, do que é feita toda a estrutura. Ainda estou longe disso, mas mesmo com meus parcos conhecimentos já ajuda bastante do que tentar ler nota após nota, pois você nota os idiomas e as modulações.

É claro que tudo isso de nada vale sem prática: saber todas as escalas e notas não ajuda se os dedos não conseguem acompanhar os olhos ou o pensamento...

"Anos de prática" tem significados diferentes por pessoa e idade: para uma criança - com todo tempo do mundo e para quem nada é impossível - um ano é uma eternidade, e assim se formam virtuoses; para um adulto ocupado, um ano é pouco demais. Para um velho com a memória já falhando, é como tentar escapar de um buraco negro ...

LeandroP
Moderador
# jul/15
· votar


Harmonia e percepção. Uma precisa da outra. Se você já tem a técnica, fica mais fácil. Falando em horas, pense em uma hora de aula por semana.

freitas_silva
Veterano
# jul/15
· votar


Harmonizar e improvisar são coisas bem distintas mas que se completam. Você dificilmente vai "tirar um onda" com alguém que você não conhece, ou pelo menos não tem o mínimo de intimidade. Assim também é com a música:
Improvisar exige conhecimento técnico-artístico e um grau de maturidade musical que pode se manifestar logo ou não. Isso depende do seu envolvimento com a música e todos os elementos que a compõe.

Improvisar implica em estar "tão à vontade" com a música que você pode até "brincar". Agora claro, a "brincadeira" deve ser consciente e orientada na técnica, mas também alimentada com virtuosismo, criatividade e espírito.

Existem diversos músicos fritadores que são virtuosíssimos e altamente técnicos, mas parecem máquinas e não passam nenhum sentimento com seus improvisos.

Charlie Parker, grande músico de Jazz americano, costumava dizer que O PENSAMENTO DO MÚSICO DE JAZZ É HARMONICO. Em outras palavras, ele valorizava o pensamento harmônico e o tratava como norteador do improviso (embora eu particularmente discorde parcialmente o pensamento é totalmente válido).

Estudar harmonia abre muitas portas para se entender o "porque das coisas" e é um caminho longo, bem longo. O conteúdo é extenso. No mais, pura matemática. Depois que se compreende isso, abra espaço para a criatividade.

Não existe regra nem um caminho específico para improvisar, mas há uma espinha dorsal na qual podemos nos basear. Arpejos, textura e articulações dos instrumentos, jogos rítmicos, progressões: essas são apenas alguns dos recursos que você pode utilizar para improvisar.

A dica que dou é: entenda primeiramente sua música, como os acordes se encadeiam, pra onde eles levam. Depois, aliada a técnica e ao estudo, feche os olhos e simplesmente deixe fluir! ;)

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Quando for o momento certo de eu fazer aula de Harmonia e Percepção, pretendo usar um livro de referência (o mais didático e completo do mercado!)

Se vocês me disserem que os melhores (estou falando de abrangência de conteúdo e didática) livros de Harmonia "ainda" são os do Almir Chediak e do Wilson Curia, prefiro ter um professor particular mesmo.

Caso, já tenham lançado algo melhor (em didática e conteúdo) posso fazer o que sempre fiz com muitas aprendizagens, ou seja, aprender autodidaticamente mesmo.

Tudo vai depender se já existe ou não esse livro que eu gostaria que existisse. Os livros do Almir Chediak e Wilson Curia são bons, mas em relação aos critérios aos quais eu me referi, eu não me adaptei. Há outros tópicos aqui nesse forum de membros falando coisas parecidas desses livros.

Caso haja um professor particular do lado, esses 2 livros podem ser utilizados.

Até dá para utilizá-los autodidaticamente, mas daí vai demorar um pouquinho, pois a leitura não é rápida como ler um "gibi" hehee, por exemplo.

Caso algum autor, tenha o esmero de fazer um livro bem apresentável e didático, daí além de poder ser lido autodidaticamente, dá até para se apropriar mais rápido do conteúdo. Sempre praticando depois o que aprendeu, é claro.

Posso falar com experiência de causa, pois já li, por exemplo, 2 livros do mesmo assunto (não tem nada a ver com música) e dá para perceber quando um autor sabe a arte da didática (parece que está conversando com você ali do seu lado explicando o assunto, é incrível); outros autores podem ser experts no assunto, mas se enrolam todo na organização, didática, diagramação, construções gramaticais, etc ... quando escrevem o livro.

Pseudonimum
Veterano
# jul/15
· votar


Tecfrente
Correndo o risco de estar citando algo senso comum, você já tentou o método de Harmonia do Ian Guest? Se não me engano são três livros (sem contar os de Arranjo, que considero quase parte da sequência), bastante didáticos e completos. Estou para terminar o primeiro. Leva um tempo, mas vale a pena.

Sobre improvisação, recomendo bastante o livro "A Arte da Improvisação", do professor e guitarrista Nelson Faria. Outro excelente para quem lê partitura, muito mais voltado pro Jazz, é o "Melodic Structures", do Jerry Bergonzi. Ele trata do improviso partindo de alguns motivos melódicos construídos em cima das escalas dos acordes. É muito bom para músicas rápidas, principalmente com muita mudança de acordes (tipo esses standards com dois, três acordes por compasso em, sei lá, 220 bpm), começa a soltar seus dedos e te ajuda a navegar com mais facilidade pelas escalas maiores, menores, modos gregos, dim dom, dom dim, lídio b7, lócrio #2, etc. Tem na internet em pdf com os mp3 pra você fazer os exercícios que ele pede.

E já que citaram o Charlie Parker, recomendo fortemente o Omnibook dele (que também dá pra achar em pdf via torrent), é um livro com transcrições bem fiéis de boa parte dos solos. Tocar uns solos dele é obrigatório pra quem quer conhecer um pouco da evolução e dos porquês da linguagem do jazz, assim como desse improviso que conhecemos hoje.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Harmonia e Improvisação