A arte da síntese: "Wavetable", Síntetizando samples, dicas?

    Autor Mensagem
    BrunoSchefa
    Membro
    # jun/13


    Fala galera, já tenho algum tempo de experiência no mundo dos VST's, porém, sempre fiquei preso aos mesmos plugins. Desde que comprei meu controlador, sempre fui apaixonado por sínteses, apesar de não ter usado mais meu controlador por um tempo, voltei com essa paixão agora, mas dessa vez quero partir pra algo mais além da "síntese analógica" e dos presets que acompanham os vsts.
    Acho que sempre fui apaixonado por design de som, manipular audio e afins, e ultimamente tenho me aproximado da música eletrônica(decadência? Cresci com o rock, parti pro Rock progressivo, depois pro jazz e pro funk), e tenho curtido mais ainda a síntese

    Mas sem mais delongas, estou totalmente perdido sobre o uso de samples, tenho em mente comprar um gravador portátil, ou usar de celular, gravar uns samples e jogar num vst BOM, e simplesmente editar o sample, talvez adicionar osciladores, enfim, alguma dica de bons vsts samplers para MANIPULAÇÃO, e não apenas reprodução de sons? Dicas de gravadores portáteis? Como gravar samples? Alguém aqui faz isso? enfim, procuro dicas em geral, se alguém puder ajudar, fico muito grato.

    Se o tópico é repetido, peço desculpas, mas não achei nada específico no forum, nem no google, pois não sei o que pesquisar.

    Um exemplo do que estou falando é isso:
    http://www.youtube.com/watch?v=NTWobD4Bgus

    Casper
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Caro BrunoSchefa:

    Vários pontos interessantes para comentar.

    1) Eu também cresci ouvindo mais ou menos as mesmas coisas,
    paralelamente com música eletrônica. Não acho decadência,
    seu caminho, pelo contrário.

    2) ...mas dessa vez quero partir pra algo mais além da "síntese analógica"...

    Eu montei vários instrumentos para o Reason, no passado.
    Mas faz um tempo que decidi que o som que procuro pode ser feito
    apenas (ainda bem) com síntese analógica. Samples manipulados
    são um modo interessante também, mas não para o som que
    procuro.

    3) Dicas de gravadores portáteis?

    Tascam ou BOSS, qualquer um desses resolve bem.
    Um ou dois microfones de qualidade também são
    muito necessários. Shure SM57 é bem versátil.
    Um lugar silencioso é muito bom, também.

    waltercruz
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    BrunoSchefa
    Oi Bruno! Não considere decadência não. O mundo da música eletrônica é muito amplo e profundo. Acho que ter preconceito com o estilo é só burrice mesmo.

    Quando eu comecei a ouvir mais fortemente, 3, 4 anos atrás, o único conceito de música eletrônica que eu tinha era David Gueta e house comercial. Tudo bem para quem gosta, mas ai é só a ponta do iceberg. Tem muita coisa boa, muita coisa extremamente musical mesmo.

    Por exemplo, para algo bem experimental e conceitualmente interessante, ouça isso:



    Para um vídeo BEM interessante, com alguns exemplos mais práticos, assista esse aqui:



    O Alchemy que vc postou é muito bom, o synthmaster consegue carregar samples nos seus osciladores e é um synth foda! :D

    É isso, fico feliz de ver pessoas interessadas em temas tão bacanas aqui no fórum!

    BrunoSchefa
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Fala Casper, muito obrigado pelas dicas!

    Sobre minhas influências, digo sobre decadência por conta do preconceito que grande parte dos músicos tem com a música eletrônica, por ser mais simples e tal, mas tenho curtido essa autonomia pra parte da criação, não depender de outros músicos, botar totalmente a criatividade em prática.

    Já usei o Reason também, basicamente o nnxt, então não dava pra modificar muita coisa, e pelo reason não suportar vst's, acabei desistindo.
    Mas tens alguma noção de bons vst's para isso? Acho que o omnisphere faz algo do tipo, misturar samples com osciladores e afins, mas o vst é enorme, e acaba ocupando muito espaço.

    Sobre os equipamentos, tenho um pé atrás pra comprar o gravador. Na real esses timbres são mais para experiências, mais pra brincadeira, treinar, também me viro legal com síntese analógica, portanto fico com um pé atrás em desembolsar o dinheiro, mas valeu pelas dicas.
    Já esse Mic Shure, putz, já vi em uma revista, mas nunca pesquisei o preço. Barato! Achei que fosse bem mais caro, ta aí uma boa pedida, tô precisando de uma interface, e logo em seguida pego um mic desses, pode ser bastante útil.

    Enfim, é isso, obrigado pela resposta, abraços!

    BrunoSchefa
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Fala WalterCruz,

    Pois é cara, acho que sempre tive um lado meio eletrônico desde que me conheço por gente, sempre soube que era bem amplo o gênero eletrônico, talvez a primeira música que eu tenha curtido, eletrônica, tenha sido aquela Funk brother soul, do fatboy slim, que tinha no Fifa 99, kkkkkkk. Depois disso curtia algumas coisas mais comerciais, como você, mas também nunca tive interesse em conhecer mais a fundo.

    Esse som que você passou, desse Akufen, achei bom demais. É bem pra esse gênero que estou partindo, house com samplers e afins, tenho escutado bastante french house. Aliás, achei ótimo esse som, vou procurar conhecer mais.
    Tenho procurado conhecer mais sobre deep house também, talvez por esse lado mais "chill out" meu, pois curto bastante soul, acid jazz, smooth jazz, e claro, RHODES PIANO, kkkkkkkkkkkkkkk.

    E esse do Michael Jackson, o que posso falar? Simplesmente GENIAL! Já vi videos de manipulação de samples nesse estilo, pra criar instrumentos, mas foi algo bem superficial, nunca tinha visto algo assim, tão fiel ao original. Vou favoritar os videos aqui.

    Obrigado pelas dicas, vou baixar ambos, esse alchemy e o synthmaster. Perdi todos os meus vst's, tinha gravados num DVD, mas fiquei um tempo sem tocar e acabou sumindo, tô começando tudo do zero =)

    É isso, valeu, abraços!

    waltercruz
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    BrunoSchefa
    Bacana Bruno! vamos trocando idéia :D deephouse é minha praia. Tem alguns documentários no youtube, e pra conhecer a história da figura do DJ e da música eletrônica no Brasil, sugiro o livro da Claudia Assef, todo DJ já sambou.

    O deep house tá em alta no momento, com selos como o Hot Creations, que tá cheio de braseiros lançando e o Innervisions do Dixon, entre outros, como o playperview, selo de uma galera brasileira com bons lançamentos no estilo tb.

    Dá uma passada no meu soundcráudio! :D https://soundcloud.com/waltercruz

    Boa sorte na caminhada, conte sempre com o pessoal aqui no fórum :D

    BrunoSchefa
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Pô WalterCruz, coincidências à parte, estava justamente procurando seu soundclound.
    Tava fuçando o tópico sobre a "Jam de corra lola, corra"(baita filme), isso é uma espécie de contest? Povo manda remixes da música e tal?

    Acho que achei meu lugar, uhaeuhaueahueahuea.
    Costumava participar da comunidade VST e tecnologia músical no orkut, mas com a queda do mesmo, fiquei meio sem direção, "all by myself'", hauehueahueau. Mas vou ficar por aqui mesmo, frequentar mais o forum.

    Criei meu soundclound lá, já estou te seguindo. Vou dar uma conferida nos teus sons.

    waltercruz
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    BrunoSchefa
    Então, não chega a ser um contest.. e não chega a ser exatamente remixes.

    Vou explicar!

    Aqui no fórum o pessal faz jam sessions online. Normalmente, as jams consistem de uma base onde o organizador da jam pubica ela, os participantes fazem seu solo, mandam pro organizador, ele junta as partes e publica.

    Mas na sala 8 as jams tem tomado uma característica um pouco diferente.

    O hostess sugere a base. Liberdade total. Tem sido assim nesse último ano, talvez últimos 2 anos. Alguns mudam o tom. O andamento. adicionam coisas. Tiram coisas. Picotam a base. Pode não ser exatamente o estilo que mais te interessa, mas acredite, é um laboratório é tanto isso daí. E serve como uma motivaçào pra praticar, eu sei que muitas vezes dá uma preguíca ou senso de falta de direção enorme sentar para criar algo original do zero, partindo de algo já pronto costuma ajudar bastante o booststrap desse processo.

    Dê uma olhada nos arquivos das jams aqui do FCC8. E participe! :D

    Casper
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Caro BrunoSchefa:

    Eu lembro que o Malström Graintable Synthesizer,
    do Reason, faz até chover. Experimente.

    BrunoSchefa
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Entendi Walter
    Acho isso interessantíssimo, estimula bastante a auto-estima.
    Vou dar uma conferida nisso.
    Sobre aqueles selos que tu comentou antes, dei uma pesquisada pra ver como funcionam, nunca me meti nesse esquema de divulgação e venda de sons, é muito disputado isso aí

    Enfim, esse tópico me motivou a comprar um cabo midi-usb novo, pois o meu já tava velhinho, e também me motivou a tirar de vez o teclado do mofo, huaeshaseueuheasaes


    Casper, já usei esse malstrom, mas bem superficialmente. Achei o Reason sensacional, mas por não ter suporte à vst's, e por ser difícil achar plugins free pra ele, acabei desistindo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A arte da síntese: "Wavetable", Síntetizando samples, dicas?