TECLADISTAS ! Como sobreviver neste país !?

Autor Mensagem
ALL Produções
Veterano
# nov/05 · Editado por: ALL Produções


Pessoal,

minha idéia neste tópico não é tocar em assuntos técnicos e sim discutirmos de forma sadia as possibilidades profissionais que este instrumento nos possibilita. Fiquem a vontade para postar exemplos de sucesso, fracasso, tipos de oportunidades, como está o mercado hoje, enfim, tudo que diz respeito a sobrevivência da nossa classe.

Creio que este tópico será útil para os que hoje vivem no meio e também os que gostariam de ingressar, mas que por algum motivo (falta de coragem, oportunidade, etc... ) não o fazem.

Valeu !

kseven
Veterano
# nov/05
· votar


SUCESSO???? Tá brincando? Conhece algum tecladista com grana? Que vive exclusivamente do teclado?

sarpa
Veterano
# nov/05
· votar


Realmente, o amigo ALL Produções tocou em um assunto muito interessante e importante para quem segue ou para quem quer seguir carreira.

Vou tomar como exemplo, eu... Juninho Sarpa.

Estou à cerca de 11 anos nessa vida, apesar da pouca idade. À alguns anos, ganho meu dinheiro unico e exclusivamente com música, produções, etc, enfim, só trabalho com meio artístico.
De vez em quando ganho uns "extras" fazendo sites e manutenções.

O mundo da música não é nada fácil... tem que correr atrás.
Trabalho com várias bandas. Claro, tenho meu projeto principal, que como alguns aqui do FCC conhecem é a Banda Ápice. Mas também toco em bandas de funk/soul, em uma orquestra, bandas de pop/rock, bandas de reggae... o negócio a não ficar parado, afinal, temos que sobreviver.

Tenho um home-studio (bem simples) o qual sai alguma graninha também, mas, o dinheiro ganho com shows, bailes etc, ainda é maior.

Em minha região, principalmente em minha cidade, sou bastante requisitado por bandas... Não que eu seja "o tecladista", mas acho que por minha versatilidade e pela falta de tecladistas desse tipo por aqui.

Além das bandas, faço também barzinhos... normalmente, nos barzinhos não estou com teclado, mas sim, violão. Faço voz e violão, mpb, pop, etc... Em certos casos, tocar em bares, restaurantes e casas noturnas, acaba rendendo mais que em grandes bandas, se formos colocar na "balança" o desgaste com viagem, ensaios e tudo. Porém, apesar de eu gostar muiiito do "um cantinho e um violão...", tocar em banda é algo insubstituível.

Também recebo alguns "contatos" para cantar, afinal, sou mais vocalista que tecladista... Na verdade, sou um vocalista que aprendeu a tocar teclado, mas como o assunto aqui é teclas, vamos à elas, hehehe...

Eu costumo comentar, trabalhar em banda ou ainda, ser dono de banda é um negócio que dá muita dor de cabeça, stress, correrias, as vezes gastos e tudo mais, só que é a coisa mais gostosa que existe. Estar no palco com a banda rolando legal, todo mundo fazendo sua parte, isso não há dinheiro que pague... mas como eu disse, temos que sobreviver e enfim, cobrar.
Um exemplo, na minha banda, a Banda Ápice, gosto muito de trabalhar com essa turma pois são todos "pau pra toda obra". Gosto de dinamismo no palco, malícia musical... gosto de as vezes, no meio da música soltar "... e na bateria da Banda Ápice, Sergio Soul!" e o cara já emenda um solo de improviso na bateria, enquanto os outros vão conduzindo a "cama" da música... e assim vamos, jogando a "batata quente" um para o outro. Isso é algo que nos recompensa muito como músico.

Um recado que eu deixo pra galera que quer ingressar na carreira é nunca desistir. Batalha, como eu disse, correr atrás mesmo.
Uma outra dica é fazer muitos contatos. Na maioria das vezes, para conseguir trabalhos, o "QI" é até mais importante que o estudo do rapaz. Esse "QI" é chamado de "quem indica". Não só na música, mas em qualquer tipo de trabalho, o "QI" é muito importante. Para isso, é preciso fazer muitos contatos... o próprio fórum é um lugar para se fazer isso.
Eu mesmo já tentei "recrutar" alguns tecladistas aqui pra me substituir em algumas ocasiões...

... e assim vai, um contato puxa o outro e assim, não paramos de tocar.

O lance é sempre manter os pés no chão, humildade e os contatos!

Abraços à todos,
Juninho Sarpa.

ALL Produções
Veterano
# nov/05 · Editado por: ALL Produções
· votar


kseven

SUCESSO???? Tá brincando? Conhece algum tecladista com grana? Que vive exclusivamente do teclado?

Peraí, para que não falemos de coisas distintas, deixa eu apenas esclarecer algo: Sucesso é uma coisa, ter grana é outra assim como ser bem sucedido é outra completamente diferente.
Ter sucesso naquilo que se faz não necessariamente é sinônimo de estar na mídia, ganhando uma fortuna. Isso vai depender do conceito de SUCESSO para cada um. Sucesso pra mim de um modo geral (isso é na minha humilde opinião, é claro) é fazer o que se gosta e ter reconhecimento disso. Agora, esse reconhecimento pode vir de várias maneiras: grana, elogios, tapinha nas costas, oportunidades de emprego e etc. ...

De qualquer maneira, vou citar alguns tecladistas\pianistas que conheço e que vivem da música. Com excessão do César Camargo, tive o prazer de conhecer todos pessoalmente pois moram aqui no RJ:

- César Camargo Mariano (piano e teclado)
- Paulo Calasans (ex-djavan, ex-Gilberto Gil),
- Glauton Campelo (Ex-djavan, ex-Ed Motta),
- Renato Fonseca (atual Djavan),
- Fernando Merlindo (Leni de Andrade),
- Rafaek Wernet (Ed Motta)

... isso só pra citar os do RJ.

Esses que eu citei vivem da música há anos, são ótimos tecladistas\pianistas. São caras estremamente respeitados.


Só para concluir, quero dizer que não estou aqui defendendo tese alguma. Sei que cada lugar do nosso país traz uma realidade e foi justamente por isso que abri este tópico, para que possamos expôr nossas realidades, o que está acontecendo na música (em especial, com os tecladistas) nos 4 cantos deste país.

Abraço

ALL Produções
Veterano
# nov/05
· votar


sarpa
Esse "QI" é chamado de "quem indica"

isso atualmente tem sido discarado...rss É verdade mesmo...

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


ALL Produções

Peguei isso do tópico de guitarra, que pegaram numa revista hehehe

mas vou postar aqui porque acho que tem a ver com o papo:


"Ser músico é a melhor profissão do mundo. Nada substitui o prazer de tocar um instrumento e de ganhar a vida tocando. Quem tem competência se estabelece. É normal que a garotada fique alucinada com o lance da velocidade e essas bobagens, mas o que eles não sabem é que precisam pensar na música em primeiro lugar. A maioria pensa somente na guitarra e não no conjunto. Existe também a questão do relacionamento, que é um dos principais fatores para o sucesso. Muitos guitarristas possuem o ego exacerbado, e a maioria dos artistas e empresarios prefere contratar um cara que não toca nada, mas com quem seja fácil de relacionar, doque um sujeito que toca muito, mas tem o ego inflado. Ele vai se queimando até chegar o momento em que não consegue mais sobreviver de musica." Wander Taffo - Diretor e coordenador geral do IG&T - SP

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# nov/05
· votar


kseven

Me desculpe mesmo,numa boa,olhe o exemplo do nosso amigo sarpa,ele vive da música em geral,ele é um CORINGA,imagino eu,toca,canta,mexe nas aparelharem,vai atrás de contato,vai de madrugada atrás de alguém que ele acha que é bom,é um cara versátil,esforçado,trabalhador,e tudo eu imagino que é um cara humilde e batalhador,um cara desse,tem e deve ganhar razoável,temos que seguir esse exemplo,e ser brasileiro(não desistir nunca)

ALL Produções
Veterano
# nov/05
· votar


LeandroPanucci

Po, eu não escreveria melhor....

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


ALL Produções

Créditos todos do Wander Taffo!!! \o/

ALL Produções
Veterano
# nov/05
· votar


LeandroPanucci

Que o país não valoriza o músico, assim como o professor, médico e etc...todo mundo sabe. Agora, uma coisa é ter grana, ganhar rios de dinheiro, estar na mídia, tocar com fulano e tal, outra é ser feliz mesmo tocando lá no barzinho, no seu estúdio produzindo coisas, na igreja, nos casamentos...
Na boa ?! Valorizo pra caramba minha privacidade. Sou feliz no anonimato.

Mas enfim,... esse papo tá rendendo muito...rss

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


ALL Produções

Sucesso pra caráleo e aí tu não pode nem dar um rolé na cidade ou ir a um barzinho... É legal quando lembram de você e te deixam caminhar em paz... o underground é do caráleo!!!!

ALL Produções
Veterano
# nov/05
· votar


LeandroPanucci
e aí tu não pode nem dar um rolé na cidade

É disso que eu tenho medo...

ALL Produções
Veterano
# nov/05
· votar


LeandroPanucci

Aki no RJ já tá complicado te deixarem andar na rua por causa da violência. Aí, além disso ainda ter que conviver com a falta de privacidade é dose...

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


ALL Produções

Com tanto fofoqueiro por aí hehehe não digo nada.

mazza
Veterano
# nov/05 · Editado por: mazza
· votar


vivo só como músico, não vejo problema nisso, o que falta nessa área é profissionalismo, e excesso de estrelismo, tipo o cara "se acha" e vai queimando filme atrás de filme, trabalhar como músico é como trabalhar de engenheiro, peão, advogado, faxineiro... pode colocar qualquer profissão que se o cara não levar a sério, não vai pra frente! agora, se o sujieto quer ser popstar, aí já é outro papo... mas como músico dá pra ganhar a vida numa boa...

Dogs2
Veterano
# nov/05
· votar


o que adianta ser músico se não for compositor?

nem todo músico é compositor...

pra mim é mais importante compor muito bem que tocar muito bem, porque o que mostra se você sabe aproveitar o que sabe é na hora de criar

Dogs2
Veterano
# nov/05
· votar


e não de reproduzir

Zandig
Veterano
# nov/05
· votar


é só viver de programas sociais do governo

JUVENTUS NA VEIA
Veterano
# nov/05
· votar


ALL Produções

É mesmo cara, o que você tá falando tá certo, os tecladistas do Angra e do Shaaman nem aparecem nas capas, nem são oficialmente das bandas, o que precisa é aprender a tocar mais algum instrumento mesmo.

Is This It
Veterano
# nov/05
· votar


Acho que deve ser mais difícil sobreviver como baterista, já que o baterista depende de uma banda pra tocar... Se estiver errado me corrijam...

JUVENTUS NA VEIA
Veterano
# nov/05
· votar


Is This It

Não tá errado não, só bateria sozinha fica um sonzinho meio fraco, com o teclado dá pra fazer um puta sonzão sozinho, mas bateria na banda é muito importante.

o baterista depende de uma banda pra tocar

Sim, e a banda precisa de um baterista pra tocar.

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# nov/05
· votar


Dogs2

O que vc digitou lá em cima,não tem nada haver,tá Xupetado!

mazza
Veterano
# nov/05
· votar


o que adianta ser músico se não for compositor?
vixi, acho que não tem nada a ver, músico é músico, o nome já diz, e compositor é compositor, o que tem a ver???

ALL Produções
Veterano
# nov/05
· votar


Dogs2
o que adianta ser músico se não for compositor?

nem todo músico é compositor...

pra mim é mais importante compor muito bem que tocar muito bem, porque o que mostra se você sabe aproveitar o que sabe é na hora de criar


mazza

Também num entendi nada....rs

Zandig
Veterano
# nov/05 · Editado por: Zandig
· votar


Sei la, então compra um cavaquinho.

korgman
Veterano
# nov/05
· votar


Caros amigos,

Adorei o tema deste tópico, ele é irresistível.. parabéns para que o ALL produções que o criou.

Espero que tudo o que escrevi abaixo possa dar alguma contribuição para os amigos deste forum de teclados incrível que tenho a honra de fazer parte.

Minha história assim com a de todos vocês, foi e “ainda” é recheada de momentos bons e ruins, e eu curto todos eles, pois estes momentos, com exceção do nascimento de minhas duas filhas, sempre aconteceram quando estava ao piano ou no teclado, já escrevi sobre minhas experiências musicais “até no exercito” , quem tiver saco para lê-las um dia acesse o link www.geocities.com/aureo59/menat.htm

Entretanto nestes 23 anos de teclado, sempre soube aliar a tecnica musical que consegui a duras penas estudando muito quando era criança e adolescente, http://www.geocities.com/aureo59/Concert.jpg , aliado com os conhecimentos que aprendi editando meus teclados, experiência essa conseguida em milhares de noites não dormidas, Sempre tentando tirar o máximo de rendimento dos teclados que possuí. Podem apostar este tipo de conhecimento adquirido poderá render um bom dinheiro acreditem!!!

Meu trabalho atual é tocar com artistas e Bandas de estilos variados, e para isso crio combinações de sons e samplers, e padrões de áudio e sequenciamento específicos para cada musica personalisadamente, tentando chegar o mais próximo dos timbres originários na execução de cada musica, este trabalho leva tempo e muitas horas de sono perdidas em pesquisa e programação, mas compensa pois é aí que o tecladista evolui no seu aprendizado técnico, esta é a nossa faculdade!!!.

È um esforço incrível e recompensador, o artista necessita do teclado, é ele que dará veracidade a musica a ser executada, afinal teclado as vezes é DETALHE e em ojtras vezes é EXECUÇÃO, ele proporciona o cimento que junta todas as peças deste quebra cabeças chamado musica, claro!!!! exceto para musicas para power trios, onde nestes casos uso meu sampler de guitarra distorção e faço guitarra base neste tipo de execução, e não preciso descer do palco Hi!! HI!! Hi!

GUITARRA DISTORÇÃO “SAMPLER “ DO TRITON
http://www.geocities.com/samplele1/gtr.mp3

Não saindo do assunto, iniciei minha vida profissional em 1.978 tocam piano no Happy hour de bares gran finos, já toquei MPB, JAZZ, e finalmente em 1982 comecei como tecladista tocando Coverr em bares aqui em São Paulo e fiz isso por quase 23 anos.

Fiz dois programas de TV, como o Primeiro Programa o Ratinho na Record, http://www.geocities.com/aureo59/Ratinho1.jpg , http://www.geocities.com/aureo59/ratinho2.jpg e um outro programa na TV Cultura, http://www.geocities.com/aureo59/banda.jpg , estes trabalhos sempre renderam um capital razoavel, onde pude comprar os teclados que já tive, os carros que já possui, e me manter, sem auxilio de meus pais, hoje sou casado e mantenho a minha família tocando e também como especialista de produtos da Korg, onde realizo workshops e também ajudo os usuários da marca a conseguirem a operar suas máquinas e tambem realizar seus sonhos tocando...
IMT - http://www.geocities.com/aureo59/imt.jpg
Feira da musica 2005 - http://www.geocities.com/aureo59/feira2005k


Á pouco mais de um ano, comecei a acompanhar artistas através de uma indicação de alguém que havia me visto tocar com minha antiga banda Cover de nome Áries www.aries.com.br.

E a partir daí toda a experiencia que adquiri tocando e programando teclados foi usada para este tipo de atividade, que é mais lucrativa.

O artista me envia o Mp3, eu analiso os timbres da musica, edito os sons, programo... sampleio... combino, finalmente tiro a musica de ouvido ou através de partitura, “o que estiver na mão”, ensaio e saio tocando.

Paga-se muito bem por este tipo de serviço, muito mais que o que eu ganhava tocando com Bandas cover.

Afinal em se tratando de guitarra baixo e bateria, a preocupação dos instrumentos de cordas e percussão é tirar a execução o melhor possivel, afinal com uma pedaleira razoável consegue-se hoje timbres incríveis para guitarra ou baixo, em com uma bateria raazoavel é possível tirar um bom som já que os PA dos bares e dos shows evoluíram muito, mas com o teclado a coisa é bem diferente.

Teclados não vem de fábrica com combinações prontas, e também existem musicas com muitos detalhes, que são impossíveis de serem executadas sem a utilização de sequenciamento ou sampleamento, com o treadicional envio do click para o Baterista, é verdade já roubamos a função do MD hoje em dia.

Conforme relatei acima o tecladista não apenas toca, ele é responsável pelos efeitos especiais da musica, e é aí que se você conseguir programar .. e “tocar” toda esta parafernália tecnológica com qualidade irá ganhar um bom dinheiro.

O segredo é estudo, conhecimento, esforço e dedicação, para conseguir a qualidade, além da inteligência para escolher o equipamento que será a extensão dos seus dedos.

Dá para viver de musica tocando teclados, só depende de você...

Tocando em uma banda Cover para iniciar e aprender a programar e tocar com qualidade, voce poderá ganhar uma média de 100 a 300 reais por apresentação, dependendo da qualidade de sua banda, e bem como do repertório correto para o bar correto que for realizar, saber criar um set list é tão importate para o sucesso de uma banda como executar as musicas com qualidade .

Após alguns anos quando ficar mais experiente e habilidoso, chegará a hora de acompanhar artistas “não importa quem”, se conseguir a oportunidade ou o famos QI conforme já foi citado anteriomente neste tópico, você poderá ganhar uma tabela..duas tabelas.. duas tabelas e meia até mais basta desejar lutar e conquistar seu espaço!!!!!!!

No resto irá depender quem vai acompanhar, acreditem não é difícil, o mais importante é estar pronto para quando este momento e ou convite surgir, lute para chegar a este time em condições de assumir qualquer tipo de trabalho musical.

Entretanto se além dos teclados alguém aqui estiver estudando ou exercendo outra profissão em conjunto com a Musica, com certeza terá que desprender muito mais esforço e tempo para conseguir realizar tudo com o capricho que cada profissão merece, e com certeza poderá ter ganhos maiores.

Eu fiu deste segundo grupo, durante todos estes anos sempre tive a triste passagem na vida de perder um emprego, e a musica segurou minhas despesas... e ou sair de uma banda ficar sem ter com quem tocar e o meu trabalho paralelo segurou minha subsistência, com certeza é cansativo mais muito mais garantido.

Hoje vivo exclusivamente dos teclados, e sou muito feliz por saber que tiro meu sustento trabalhando com as teclas maravilhosas, as mesmas teclas que me seduziram quando eu tinha apenas 4 anos e até hoje me exercem este fascínio incrível.

Abraços a todos

Áureo Galli – Suporte SAC Korg
korg@pridemusic.com.br

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# nov/05
· votar


Korgman

Tudo bem,bela estória,mas vem cá!Eu não sei quem era mais ruim,você ou a banda,pelo amor de deus,da licença.

guarib
Veterano
# nov/05
· votar


Parabéns Aureo, bela carreira. Considero um herói quem consegue viver de música no Brasil.

Dogs2
Veterano
# nov/05
· votar


kseven
SUCESSO???? Tá brincando? Conhece algum tecladista com grana? Que vive exclusivamente do teclado?

Aqui no Brasil só mesmo o Luiz Schiavon

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# nov/05
· votar


guaribi

Explica aqui no fórum o que é sobreviver de música aqui no brasil prá vc! Eu vou dar vários ex:Meu pai tem uma loja de Cds,LPs,Fitas cassetes,Fitas de vídeos,aqui no centro de S.P,ele sobrevive de músicas,outro ex:Atacadistas de Cds,Distribuidores(esses que compram milhares de cds da gravadoras e repassam prá lojistas(o caso de meu pai)Esses sobrevivem de músicas,Gráficas que fabricam capas de Cds e outros acessórios,Estúdios de músicas,gravadoras,nossa! É muita gente que sobrevive de música e ganha muito dinheiro,ok.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a TECLADISTAS ! Como sobreviver neste país !?