Tecladistas de bandas como Jota Quest sabem tocar

Autor Mensagem
LeandroDoria
Veterano
# mai/04


Estava pensando outro dia assim: vejo caras como Fábio Laguna (que toca nos shows do Angra) e tecladistas de metal melódico em geral, e os caras tocam muito, são virtuoses! Aí penso o seguinte: pro cara fazer sucesso com banda (sendo tecladista), dependendo do estilo, precisa saber tocar horrores?! Tipo, esses caras do Jota Quest, Oficina G3, bandas novas em geral compostas pela galera mais jovem, enfim, eles tocam MUITO, tocam bem, razoavelmente, ...? Se pedissem pro tecladista de um dessas bandas levar um Mozart (Ou qualquer uma erudita), ele saberia levar? Ou uma levada de jazz, blues, ...

Postem suas opiniões...

Soulface
Veterano
# mai/04
· votar


Tem q perguntar pro cara né... Se eu olhar pra cara do Bethoven eu vejo um louco e não um gênio! hehehe
Simplesmente quis dizer q não tem como eu definir a capacidade de uma pessoa conhecendo ela "só de vista".

Daniel_Barreto
Veterano
# mai/04
· votar


Na minha opinião isso é relativo, entra a questão do profissionalismo, o músico pode ter uma técnica excepcional e conhecimento teórico da mesma forma, e por essa questão tocar estilos musicais que não exigem tanto dele, mas pode haver também os músicos limitados.

GuitarHouse
Veterano
# mai/04
· votar


nada impede o tecladista do Jota Quest ser fodao em erudita, ou em musicas que tb exige tecnica. Ali eh profissionalismo, mas ele pode mandar muito bem numas virtuoses tb...ai depende de cada um.

Geralmente, quando eh SideMan (mais comum em instrumento de cordas)ai o cara tem q ser fodao, nao necessariamente em tecnica, mas sim em arranjos,harmonia, percepcao, etc...

Carlos Sesti
Veterano
# mai/04
· votar


Se pedissem pro tecladista de um dessas bandas levar um Mozart (Ou qualquer uma erudita), ele saberia levar?

cara, como vamos saber...nao da pra saber, mas isso implica em q?

LeandroDoria
Veterano
# mai/04
· votar


É q estou pensando meio alto. Seguinte:
Estou com uma banda q está c/ uma boa proposta. E penso assim: pô, eu nunca fiz uma aula na minha vida, sou autodidata, etc. Se um dia a banda fizer sucesso? Será q o q eu sei de teclado já dá pra tocar numa banda q estaria na mídia, ou ñ precisa saber MUITO de teclado pra que isso aconteça? Se algo impede de o músico se tornar conhecido pelo seu trabalho e, durante sua vida artística, ir se aprimorando...
Não sei se consegui explicar bem o q estou pensando, mas postem aí. Espero ter sido claro.
P.s.: Não tenho a música como uma ambição lucrativa. Apenas seria o cara mais feliz do mundo se dela eu tirasse o meu sustento.

PEDRO FERRAZ JR
Veterano
# mai/04
· votar


ACHO QUE ELE LEVARIA, SIM.... AGORA, PRO CARA EFETUAR UM ARRANJO, ELE TEM Q SABER VÁRIAS COISAS... POR EXEMPLO, VEJO NO mARCIO (JQUEST) UNS ARRANJOS ENVOLVENDO BLUES, E OUTRAS LINGUAGENS BEM UTILIZADAS NO ROCK... MAS ACHO QUE O CARA NÃO É LIMITADO SÓ NO QUE ELE TOCA.. QUEM TOCA TEM QUE SABER VÁRIAS LINGUAGENS.. EU PENSO.. PRINCIPALMENTE ESSES CARAS...

ericopfusco
Veterano
# mai/04
· votar


A maioria pensa que todos os tecladistas que tão fazendo sucesso em bandas ae, tocam muuito, mas a expericiência tem diferença pra caramba de tecladista pra tecladista, na minha opinião, o tecladista do Jota Quest não toca nada, dúvido que ele pegaria uma simples Fur Elise ou uma Sonata ao Luar, e dúvido também que consiga tocar uma partitura com arpejos rapidos lendo ela pela primeira vez.

Ass: Érico

Pianist
Veterano
# mai/04
· votar


Todos os tecladistas citados tocam muito!
Nem um deles está fora do nivel da banda!
Todos são otimos tecladistas!

Abraços,
Caio César.
100% OPOST...

FASK
Veterano
# mai/04
· votar


Como ja disse, para que acha que o Marcio(J Quest) nao toca nada, escutem o vento e tentem tirar igual(mas igual, 100% igual ao do cd, inversoes, arranjos, pegada, tudo, se estiver dificil tentem pelo menos tirar as frases do refrao de na moral, equele facinho com timbre de lead aquele com tecnica de bend(baba neh?), se tiratem o vento igual ao do cd (mas realmente igual, o que eh mole-mole, facinho) dai podem falar mal, outra Pur Elise e arpejos "rapidos" duas babas neh? nao serve de referencia nenhuma. Aprendi isso quando achava que o tecladista do Cidade Negra nao tocava nada, ate que tive a oportunidade de ver o cara passando som, ele simplismente eh um pianista profissional erundito e manda muito em qualquer estilo, para os iniciantes, mais leigos, ou sejam para quem esta aprendendo(estudantes) e pretende viver de musica ai vai uma dica, se tiverem planos para viverem de musica pop(Skank, J Quest, LS Jack, etc) tecnicas virtuses: velocidade excessiva, arpejos, etc(tipo melodico e progressivo nao servem para nada, mas isso nao quer dizer que eles nao saibam fazer, pop vem de popular ou seja eh um som pop para a maioria, um som que agrada a muitos onde tem espaco na tv, radios, muitos shows nao eh uma coisa "underground", sao sons direcionados para o povo a nao para musicos(como Dream Theater), mesmo que voce queira monstrar sua tecnica, provavelmente as gravadoras e produtores iram censurar, pois eh um estilo qua nao agrada a maioria o galera quer musica dancante, legal, descontraida, e nao caras moendo, querendo mostrar toda sua tecnica que algumas vezes chega a ser chato, nao que eu nao goste, ate toco algumas do Dream, Stratovarius, Savatage, Yes, etc(para mim o Jordan Rudess eh o melhor do mundo)... mas se o plano eh musica pop deem preferencia por estudos de escalas(modos) e arpejos(sem se preocupar em ser o mais rapido ou padroes), imprevisacaos, harmonia, teoria, etc... com certeza seram bem mais sucedidos, agora falem que os caras do pop nao tocam nada hehehehehe

Abracos a todos e t+

yanni540
Veterano
# mai/04
· votar


FASK
Tu falou tudo, cara!

AlexSachi
Veterano
# mai/04
· votar


Até q fim alguém falou tudo nesse assunto, valeu FASK...

FASK
Veterano
# mai/04
· votar


E olha que ainda nao eh tudo!! hhehehehe

Abracos a todos e t+.

SaintFerio
Veterano
# mai/04
· votar


Eu ia dizer basicamente o que o Fask disse...

Olha, eu nem curto J-Quest, apesar da minha banda tocar "Do Seu Lado" que é do Nando Reis, mas eles tocam...

Mas o cara toca bem SIM. Só que como o Fask falou, ele toca música POP, popular... Nao tem como vc ficar colocando solos mirabolantes, harmonias hyper-complexas e etc. e tal, pq o estilo nao permite... As vezes o simples e bem feito é melhor do que o complicado... Até as bandas de Metal Melódico mesmo, que muita gente aqui cultua e tal, eu sou fã de Stratovarius, Jens Johanson é muito bom tecladista... Mas na troco ele pelo velho e bom Jon Lord! Hehehe! E tem mais, velocidade não é td...

E tem mais, o cara do J-Quest tem um Hammond! Putz, eu queria um daqueles! Se vc tem um daqueles, é pq VC SABE TOCAR MESMO! Heheheh!

Juliana Moreno
Veterano
# jun/04
· votar


concordo com o FASK...meu...vc vê o Henrique Portugal, por exemplo(Skank)...é praticamente o mesmo estilo do jota Quest...e ele toca mt...faz uns arranjos show de bola!!...num precisa tocar nd mt mirabolante pra mostrar que sabe tocar...e como tds disseram...o estilo num permite mt coisa diferente e elaborada...vc tem que prestar mais atenção nos arranjos dos tecladistas de bandas pop, e ver como eles sabem "envenenar" um teclado...

yanni540
Veterano
# jun/04
· votar


Juliana Moreno
Blz? Tu tens um PSR540, certo? Quais os timbres q tu mais curtes?
Abração.

Spock
Veterano
# jun/04
· votar


Oi Gente. O SaintFerio levantou uma questão importante. Sou mó fã de Hammond e te digo que é aí que vemos quem é quem. Caras como o do Jota Q e Skank são legais, mas é no piano acústico e no Hammond que vemos se o cara é bom mesmo... Já assisti todos eles ao vivo e nenhum é relamnte bom. Tocar em teclados modernos com som pronto é mais fácil. Não adianta ter 10 Hammonds de verdade se não DOMINA o instrumento. Ha uma falta grande de Solos de telcados no nível dos de quitarra. No Brasil só vi um cara que sabe tocar mesmo Hammond. é o Latorre. E antes de ver ele tocando achava que não tinha ninguém... É o cara que toca na banda do Famoso baterista Paulo Zinner o cara também tocou com o o Purple no ano passado estes voces tem que conhecerem....

Juliana Moreno
Veterano
# jun/04
· votar


yanni540
eu tenho um PSR-550...eu digitei errado lá...

Priscila Suzuki
Veterano
# jun/04
· votar


Outro detalhe : Tocar melhor é muito diferente do que saber usar bem os instrumentos que cada um possui. As vezes um tecladista tira muito mais som de determinado sintetizador, de acordo com o estilo do conjunto dele, do que apenas um pianista ou um organista. Ou seja, sempre cada um na sua, no seu estilo e no seu gênero. Um abraço!

Priscila Suzuki Chinen
e-mail : fabiosalgado@terra.com.br
ou voyagermusicshow@bol.com.br

http://planeta.terra.com.br/arte/priscilasuzuki

fathertime
Veterano
# jun/04
· votar


Priscila Suzuki

O que aconteceu com o fábio salgado??


(eh..desculpe pelo "off-topic")

Priscila Suzuki
Veterano
# jun/04
· votar


Ele está extremamente revoltado pelo simples fato que TODAS as vezes que ele começa a ajudar o pessoal aqui do Fórum, respondendo as dúvidas de todo mundo alguém cancela o nick dele. Ele me avisou que só volta com os nicks antigos, ou então nem volta mais. Quem poderá nos ajudar ?

Obrigada. Priscila Suzuki Chinen
e-mail : fabiosalgado@terra.com.br
ou voyagermusicshow@bol.com.br

http://planeta.terra.com.br/arte/priscilasuzuki

yanni540
Veterano
# jun/04
· votar


Priscila Suzuki
Como é q tá, blz? Fala pro Fábio q eu ainda tenho esperança
de um dia ter um Fender Rhodes Mark II!(rsrsrsrsrs)
Brincadeirinha. Dar um grande abraço nele. Diz prá ele vir
para o nosso forum, nem q seja com outro nick. Vale a pena!
Abração!

bi_bi
Veterano
# jun/04
· votar


yanni540
Desculpe me intrometer no assunto, mas... eu vi um cara que tinha um Rhodes e vendeu por R$ 2000,00. O preço é esse mesmo, foi caro ou barato? Eu não tenho nem noção do preço desse brinquedinho...

V. Augusto
Veterano
# jun/04
· votar


Priscila Suzuki

O Fábio é seu produtor musical? Eu conversei com ele uns 5 minutos e achei ele o máximo! Manda ele voltar para o fórum, eu particularmente acho que ele faz falta aqui!

yanni540
Veterano
# jun/04
· votar


bi_bi
Não tenho a mínima idéia. Aliás nem conheço este piano. O Fàbio q falou q tinha um encostado lá num canto de sua casa
e q se alguem quisesse....então lhe falei q me interessava e agora estou cobrando (eheheh!)
Abração.

Dimi Pop
Veterano
# jun/04
· votar


eu acho que qualquer tecladista que saiba combinar alguns acordes pode tocar bem.
Tocar bem pra mim não é muita agilidade e técnica e sim segurança e bom gosto ao harminizar.
a respeito do Mozart, qualquer um sabe levar Por Elise no tecladinho né...

Theo22
Veterano
# mai/05
· votar


Pena que esse assunto foi discutido no ano passado, mas mesmo assim vou postar algo.

ericopfusco

o tecladista do Jota Quest não toca nada, dúvido que ele pegaria uma simples Fur Elise ou uma Sonata ao Luar, e dúvido também que consiga tocar uma partitura com arpejos rapidos lendo ela pela primeira vez.

Nossa, falar isso é anti-ético, não vejo motivos para ter falado isso.

O cara tem boas idéias, é muito agradável ouvir ele tocando, seus arranjos de Hammond e pianos são ótimos, o cara toca bem.

FASK
Concordo plenamente!

SaintFerio
lha, eu nem curto J-Quest, apesar da minha banda tocar "Do Seu Lado" que é do Nando Reis, Mas o cara toca bem SIM.
As vezes o simples e bem feito é melhor do que o complicado...

Faloou e disse.

E digo, eles tem um som único, usam aqueles metais, Hammond, os caras realmente tocam bem.

Paul Miander
Veterano
# mai/05
· votar


qualquer um pode ser virtuose tipo os metaleiros... é só treinar!

Jonathas Lacerda
Veterano
# mai/05
· votar


beleza não é a mesma coisa que rapidez! e as pessoas não precisam mostrar tudo q sabem nas músicas... e muito menos precisa ser metaleiro pra ser um bom tecladista... um amigo meu toca Djavan e cia, em barzinhos, shoppings e talz... mas o cara é formado em Piano... curso superior! Formação Pianística... toca um Jazz do car****... e toca o q vc mandar ele tocar! qualquer estilo! toca cravo q soh a por** tb... tem um pouco de técnica pra cravo! Sabe até usar pedaleira de orgão de tubos... ou seja...

ele é O CARA...

ele precisou ser metaleiro?? Não!

soh pra variar! Mais um tópico ariano de metaleiros!

mas eh isso ai...

Jonathas Lacerda
Veterano
# mai/05
· votar


e os caras do Jota Quest Mandam muito bem

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tecladistas de bandas como Jota Quest sabem tocar