Você(sua banda) faz som próprio ou cover? Pq? Profissionalmente?

Autor Mensagem
Durval Dellê
Veterano
# ago/05


Então galera... não achei nenhum tópico aqui no fórum nem de teclado e nem de música em geral q fala desse assunto especificamente.

Portanto pra entender e conhecer mais a galera, queria saber as ideias dela, começando se ela toca pra fazer som próprio ou se é apenas cover.

No meu caso, da minha banda, sempre tivemos a ideia de som próprio, quando a banda se formou eu mesmo já tinha músicas e fomos criando. Mas para começar a tocar, conseguir um espaço na cidade, gravamos uma demo que tinha 1 musica própria e 4 covers...tiramos músicas cover, pois com elas (as covers) conseguimos tocar nos bares e começamos a ser conhecidos, aos poucos fomos tocando nossas músicas e percebendo a aceitação do publico.

em nossos ensaios, quando tocamos as covers, tentamos ao máximo deixar com a versão original, no show muda um pouco pelo improviso e piração. mas cada vez menos, principalmente em ensaios tocamos cover, em bares ainda, pois o publico de bar quer curtir isso.

Mas tocar em bar é diferente de fazer show, e em shows tocamos apenas nossas músicas, e o nosso CD está sendo gravado aos poucos, de acordo com a grana q entra.

Mas pra concluir o tópico, eu gostaria de saber a opinião da galera. Pois eu tenho uma ideia de que tudo o que faço (em relação a música) é buscando melhoras no meu próprio som, e meu objetivo é criar e criar e criar, tanto melodias, arranjos, quanto letras e não só para a minha banda, como talvez para um trabalho solo ou outros artistas.

E queria saber um pouco da ideia de vcs em relação a esse assunto.

Valeu!!!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# ago/05
· votar


Fala Durva,

Então, a minha banda faz versões, na maioria das vezes covers com toque proprio de Classic Rock, Blues, Funk e Soul Music. Mas todos veem isso como um meio (apesar de todos curtirem o som, pois foi o que a gente cresceu ouvindo) de conseguir aceitação pra um trabalho proprio que tá a caminho. É isso, cover pra gente é o trampo a curto prazo, som proprio é o medio e longo.

Abs.

FernandoAlves
Veterano
# ago/05
· votar


Eu toco sozinho em bares e restaurantes a quase dois anos e gostaria de ajuda pois estou precisando de alguns ritmos para PSR-730 YAMAHA para encrementar meu repertorio se alguem tiver me avise

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


Durval Dellê

também tÔ nesse dilema, cover pra chamar a atenção e poder mostrar o trabalho próprio, ou manter as músicas proprias e ver no que dá?? eis a questão...

Durval Dellê
Veterano
# ago/05 · Editado por: Durval Dellê
· votar


Claudio Natureza

também tÔ nesse dilema, cover pra chamar a atenção e poder mostrar o trabalho próprio, ou manter as músicas proprias e ver no que dá?? eis a questão...

Até hoje tive os seguintes shows onde foi realmente um show da banda Rudah, com todas nossas músicas e poucas covers.

Cais 90 - Joinville - SC 2x
Expoingá 2005 - Maringá - PR
Território da Paz - Porto Alegre - RS
Zion Surf Bar - Gravataí - RS

Em Curitiba, cidade de origem da banda, nunca conseguimos fazer um show apenas nosso mesmo.

Mas aos poucos temos que ir arriscando!!!

Zara
Veterano
# ago/05
· votar


Eu toco muito cover, mas no meio sempre rola apresentações de musicas proprias, pelo menos umas 3 por show.
Meu estilo é mais pro lado do Jazz Rock, Funk Rock. :D

mano_a_mano
Veterano
# ago/05
· votar


Durval Dellê
Território da Paz - Porto Alegre - RS
O reggae é um ritmo muito popular por aqui. Aliás, nunca vi tantas bandas e artistas do gênero num só estado... Olha só: Chimarruts, Armandinho, Leão de Judah, Catch a Fire, dentre outras, só na Grande POA... Sem contar que o Maskavo e o Acústico Reggae fazem muito sucesso por aqui também...

mano_a_mano
Veterano
# ago/05 · Editado por: mano_a_mano
· votar


Quanto a mim, como trabalho em grupo vocal com banda, então a gente não faz cover nem composições, e sim arranjos. No grupo vocal sai de tudo quanto é música, da MPB ao rock, do samba à salsa, do pop ao reggae, do vanerão ao forró, do Oiapoque ao Chuí, do seco ao molhado, da água ao fogo, do vermelho ao azul, do branco ao preto, do frio ao quente, do... (vou parando por aqui senão eu me extendo demais, hehe)

SaintFerio
Veterano
# ago/05
· votar


Minha banda ( InComa http://www.bandaincoma.com.br ) tocamos atualmente 90% de covers nos shows, mas estamos compondo bastante e estamos pra gravar nosso primeiro CD... Aí muda de figura... Mas não adianta, enquanto vc for banda de pouco reconhecimento, ou vai tocar algumas covers ou não vai a lugar algum... Mesmo se um dia minha banda ficar famosa e fizer muito sucesso eu ainda vez ou outra vou querer tocar covers de bandas que gosto, claro que aí vão ser 90% composições próprias e 10% covers, o contrário de hj heuheuhe!

Theo22
Veterano
# ago/05 · Editado por: Theo22
· votar


Cover e próprio, mas o pessoal é abusado, só querem ouvir os da parada e de fama.

Mas eu meto neles as músicas de vez enquanto que são três...hehehe

CIRO
Veterano
# ago/05 · Editado por: CIRO
· votar


Eu tenho uma banda de Industrial Metal e por enquanto nós fazemos covers de Rammstein, DeathStars, OOMPH!, The Kovenant e White Zombie. Mas nós também carregamos influências do Industrial(Sem ser o Industrial Metal. O Industrial mais eletrônico mesmo), Prog Metal, EBM, New Wave e Dark Wave pra compor nossas músicas. E tudo isso com três pessoas na banda.ehehe

Zara
Veterano
# ago/05
· votar


Theo22
Vc ta tocando com banda agora?

Durval Dellê
Veterano
# ago/05 · Editado por: Durval Dellê
· votar


mano_a_mano
conheço todas essas bandas, tenho bastante ligação com o pessoal daí, inclusive com o Acustico Reggae e Acustico Marley que trabalha em conjunto com a Pisca Produções ( www.pisca.com.br ) que nos empresaria por aí.

Aqui em Curitiba, eu que estou empresariando eles (como uma parceria da Pisca Produções entre Rudah e Acústico), inclusive, no aniversário de 1 ano da banda Rudah, foi Rudah e Acústico Reggae e em nosso show no Território teve a participação do Zigomar Feijó (vocalista do Acústico Reggae):D

Leões de Judah conheci em Joinville num show q eramos para fazer juntos.

Aqui em Curitiba é um pouco parecido, tendo bandas como Djambi, Namastê, Arma de Jah, Alta Maré, AfroJah, e a minha Rudah, dentre outras.

SaintFerio
Veterano
# ago/05
· votar


Theo22
É complicado hehe vc tem que agradar a todos... Mas na minha banda só tocamos os clássicos, de rock nacional e internacional, e POUQUÍSSIMA coisa mais atual... Somos meio vintages hehe gosto disso!

Theo22
Veterano
# ago/05 · Editado por: Theo22
· votar


Zara
Abafa, segredo nosso. Inda não, mas até vendi meu PSR-1100, no momento to parado, mas quero comprar um teclado pra banda. Tenho projetos, é só os cabeças da cidade acordarem.

SaintFerio
Legal, é isso ae, dessa forma vc também pode conguistar o seu espaço, alias, a própria banda. Que Rock nacional a sua banda curte?

Theo22
Veterano
# ago/05 · Editado por: Theo22
· votar


Fiz uma troca troca --- editado.

SaintFerio
Veterano
# ago/05
· votar


Theo22
Rock Nacional a gente toca Raul Seixas, Barão Vermelho, Titãs, Engenheiros, Ira!, Plebe Rude, Biquini Cavadão, Lobão, Uns e Outros... Vamos tirar uma agora no Nenhum de Nós...

Theo22
Veterano
# ago/05 · Editado por: Theo22
· votar


SaintFerio
É que gera uma confusão pra caramda sobre o assunto do Rock nacional, pelo menos no Orkut.

Pra vc, Jota Quest, Capital, Skank tocam Rock? Eu sempre falo, é um Pop com um leve ar de Rock. Se alguém entender... Eu curto essas bandas pra caramba, além de tocar o estilo.

O Raul Seixas que tinha uma levada de tudo. Cazuza que praticamente foi base presente do Rock Nacional.

O pessoal que não entendi, pensa que Rock é barulho, é metal, é zueira...tipo Nirvana, Audio slave...huahuaha
Acho que por isso, a palavra " POP" ta presente, como Pop Rock Nacional.

SaintFerio
Veterano
# ago/05
· votar


Acima de tudo ROCK é ATITUDE e até para muitos ESTILO DE VIDA... Para mim, hoje ROCK é estilo de música... E o estilo que gosto de ouvir...

Jota Quest, Capital (antigamente era mais rock, mais atitude...), Skank, estão bem POP ROCK, não apenas Rock... Pq Uns E Outros, Plebe Rude são Rock até hj? Pela atitude... Não pelas guitarras distorcidas, que as vezes o capital tem mais até...

Concordo com vc quando diz que essas bandas são mais POP do que rock... Mas as antigas tb se transformaram pra poder sobreviver... Veja o Engenheiros, o Ira, o Titãs então... O Capital tb... Mudaram completamente... Seguiram a "evolução" do rock nacional... E hj são o que são, o rock nacional é o que é... Aodrei o novo CD acústico do Engenheiros, do Ira!, o ao Vivo do Nando Reis... Mas não são mais rock, perderam atitude... Onde tem uma música deles ali criticando algo? O Papa é Pop, hehe e olhe lá... Nando Reis tá fora de questão criticar, pra mim é funciona assim, POETRA DA DÉCADA DE 70: Raul Seixas. POETA DA DÉCADA DE 80: Cazuza e Renato Russo. POETA DA DÉCADA DE 90 e anos 2000: Nando Reis... Curto pra caramba ele, mas ele tb não é mais Rock, se bem que o som ficou MUITO fera com os INFERNAIS tocando junto com ele ficou D+ mesmo hehe!

Durval Dellê
Veterano
# ago/05 · Editado por: Durval Dellê
· votar


SaintFerio

O Album "Nando Reis e Os Infernais" é muito Rock, e dos bons!!!

Mas quando vc fala de atitude concordo plenamente que está faltando isso. Hj tá tudo muito certinho pro meu gosto :D

Tá faltando um Raul, um Cazuza, Renato, até a própria Cassia Eller q já se foi..... e como faz falta!!! na verdade é uma rebeldia que Caetano tinha, q Gilberto Gil tinha, q Tom Jobim tinha, com muita classe diga-se de passagem, pra vc ver q não era só no Rock, "Música é ATITUDE"

Durval Dellê
Veterano
# ago/05 · Editado por: Durval Dellê
· votar


Herbert Vianna eh um grande poeta na minha opnião tb... mas hj as letras já estão mais "mela-cueca" mas continua sendo um grande nome.

mas digo mais..... será que só está faltando atitude nos músicos?? ou a população se encovardou??? pois antes até quando existia a ditadura, havia povo na rua para reivindicar seus direitos!!

e hj o q acontece?? tudo mundo fica sentado em casa na tv, vendo a grande cagada q tá acontecendo e nada se faz?? será q antes se fazia impulsionado pelos artistas q peitavam mesmo o que achavam errado e "foda-se"... hj tá faltando atitude pro Brasil... a geração é outra, e o que a mídia mostra, infelizmente é o espelho do que somos, ou melhor, do que a grande maioria é!

SaintFerio
Veterano
# ago/05
· votar


Sim, mas isso aconteceu mais por causa da repressão da ditadura...

Vc vê alguém criticando o governo numa música que toca no rádio? Heheh não, pq hj o pessoal nem vontade tem mais, se acomodou!

Minha banda tá fazendo uma música pra criticar o Mensalão hehe tá ficando tão legal o instrumental, simples, mas legal pacas! Acho que falta isso...

Sobre o Nando Reis o estilo é bem vintage, aqueles orgãos usados lá ficaram muito legais... Mas as letras não são rock hehe! Mas ele é D+!

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


SaintFerio
vou te postar algumas letras minhas... final do ano todas no CD!

1. Selva de Pedra

Preciso sair dessa selva de pedra
Não agüento mais ver a violência
Que se esconde atrás de cada esquina
Ver um menino dormindo no chão
Ver a fome que mata um irmão
Ver um homem de farda lavando as mãos
Cadê a consciência dessa nação!!!

Falamos de guerra
Da vida na terra
Nessa selva de pedra
Tem que lutar pra viver
Por quê não paz?
Se a paz está em você
Por quê não paz?

2. Desigualdade

Pra que tanta indiferença
Da onde vem a hipocrisia
Olhos atentos não te deixam escapar
Não te deixam fluir, não te deixam levar

Mundo de corrupção
Em plena globalização
Riquezas somem sem deixar vestígio
A miséria aumenta a cada suspiro

Queremos crescer, evoluir
Na humildade e coragem, na sinceridade
Queremos crescer, evoluir
Achando os culpados dessa decadência
Queremos crescer, evoluir
Erguendo a cabeça com a dignidade
Queremos crescer, evoluir
Com fé e amor na paz e igualdade

Falam de irmandade
Na igualdade do viver
Mas não enxergam na sua paisagem
A desigualdade de cada ser

Vida bandida, vida esquecida
Os sonhos se foram na comunidade
Sorriso distante num rosto infantil
Eu quero a esperança pro meu Brasil

Lá fora um mundo se cria
Aos passos longos da verdade, tudo se revela
Na virtude dos sábios, um mundo melhor, igualdade
Pois somos apenas instrumentos de algo maior

6. Nova Geração

Você, menino de coragem
Enfrenta o mundo pra sobreviver
Você, que não conhece a paz
Mas tem vontade de crescer
De ir buscar o amor
De tentar ser feliz

De que adianta viver
Se da vida não se dá o valor
De que adianta dizer
Que vai lutar, que isso vai mudar

Quero ver atitude
Na cara dessa jovem nação
Na busca do futuro
De uma nova geração

Por isso falamos em união
De um povo esquecido por uma nação
De raça ou cor, classe social
Somos todos irmãos, somos iguais

O que adianta estar no poder
De braços cruzados olhando pro alto
O que adianta matar e morrer
Na guerra se perde em todos os lados

Quero ver atitude
Na cara dessa jovem nação
Na busca do futuro
De uma nova geração

11. Redemption For Revolution

A revolution
My redemption
A revolution
Your redemption

The freedom of a nation
War in your own people
Between goodness and evil

The time is now
New age of peace
New times with love
New age of goodness

A revolution
My redemption
A revolution
Your redemption

To hold a march in favor of freedom
Evil's Warrior are lost
Despite of so many deaths
It's the price for the goodness
A new age to be prevail

Surrender if you are evil
Stengthen if you are good
We are going to fight for the reign of peace
we are going to construct the love

A revolution
My redemption
A revolution
Your redemption

14. Dizer Não

Dizem por aí
Que nada se escolhe
Tudo é imposto seja bom ou não

Dizem por aí
Que nós não existimos
Somos peças de um jogo sem distinção

Pra que pensar que não vai mudar?
Mundo capitalista
Se não sabe dizer não para que lutar

Para que agir sem acreditar?
Na mudança com tempo
Do jeito que está não pode ficar

Eu digo não! Não!
A dependência de toda essa nação
Eu digo não! Não!
A corrupção de homens no poder sem moral

SaintFerio
Veterano
# ago/05
· votar


Gostei! Heheh mutio fera! Vou pegar as da nossa banda e postar aqui tb!

Reserva meu CD quando tiver pronto hehe BLZ? O nosso tá pra sair até o fim do ano tb... Só que estamos compondo ainda...

Gostei da Nova Geração! Vi que vcs tem uma música em inglês né? Vão gravá-la tb no CD? A gente tinha umas em inglês mas não tocamos mais...

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


SaintFerio

todas essas vão estar no cd, exceto a ultima q mostre "dizer não" pq talvez eu guarde para o proximo, ou se ficar pronto os arranjos ateh lah... problema q a gente tem um prazo pra terminar as faixas, pra mandar a matriz pra manaus, pq tem fila de espera pra produzir pra dar tempo de ficar pronto ateh o fim do ano, mas 13 faixas terão com certeza.

a redemption for revolution se vc não se encomodar de esscutar com bem pouca qualidade veja aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/100935/

e se quiser conhecer nosso site www.bandarudah.com.br

abraço

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


tenho mais duas músicas em ingles, uma ainda não registrada chamada "Danger" e a outra q tb estará no nosso album chamada "Felling This Reggae"

fora isso tem outras musicas com outros temas, musicas com os títulos "Sentimentos Verdadeiros", "Dou Um Jeito", "Sonhos", "Elementos", "Forças da Natureza", "Busca Pela Perfeição", "União" e assim por diante!!

sarpa
Veterano
# ago/05 · Editado por: sarpa
· votar


Pra mim é complicado responder, pois trabalho com várias bandas... mas vou tentar, vamos lá:

- Banda Ápice - www.bandaapice.com.br - (meu principal trabalho):
Tocamos todos os estilos de música, as famosas "Bandas de Baile", porém temos e colocamos em praticamente todas as músicas muita influência de reggae, funk, soul, etc. Ou seja, swinguera.
Só não tocamos muito rock dos atuais porém, os clássicos, estão conosco.
Também temos músicas próprias ("Entre o povo e a paz" e "Pra que já"). Também trabalhamos em outras composições, porém nosso forte é o cover.
Apesar de tocarmos "covers", procuramos modificar (com todo o respeito) as músicas, colocando a nossa "Essência", nosso swing e nosso funk. Gostamos bastante de recriar arranjos.

- Orquestra Nogueirense:
Só músicas orquestradas e versões feitas para a Orquestra.

- Ricardo & Raphael:
Uma dupla sertaneja de SP Capital o qual eu faço o trabalho de teclados para banda. www.ricardoeraphael.com.br

- Virada Paulista:
MPB, Funk, Soul, Samba-Rock e muita swingueira. Som "de negão" mesmo! Nessa tocamos covers, versões completamente inusitadas que criamos e também músicas próprias.

--

Ainda existem outros projetos como "O Blues nosso de cada dia". É um projeto paralelo que, o estilo eu não preciso nem falar, né? hehehe... Somente covers e versões.
Também existe um projeto de uma banda só de reggae (Duval, olha a concorrência, hehehe) onde também, trabalhamos covers, versões e canções próprias.

Ainda faço free-lance com outras bandas de baile, bandas de Funk/Black Music e também com uma banda de Rock (Deep Purple, Led Zeppelin, Pink Floyd, etc).

Muita gente me pergunta: "Nossa, como você concilia tudo isso? Não fica 'de saco cheio'?" - A reposta é simples: "Vivo de música, né..."
Todo o "leitinho das crianças" vem dela, então tenho que "dar meus pulos".
Mas, pra mim, de certa forma, é fácil, pois, na maioria das bandas, pelomenos um músico da Banda Ápice (A minha banda. Projeto principal) participa também... então, já estamos todos "em família".

Desculpem-me pela extensão do post.

Abraços,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.bandaapice.com.br/juninhosarpa/fotolog

sarpa
Veterano
# ago/05
· votar


Áh, e claro, nos dias "off-agenda", faço "barzinhos" tocando muita MPB e POP.
Normalmente, faço piano/violão e voz. As vezes sozinho, as vezes com a vocalista da minha banda, as vezes com o guitarrista, outras com o saxofonista... enfim, tocar em barzinho sozinho é um pouco chato...

Abraços.

SaintFerio
Veterano
# ago/05
· votar


Durval Dellê
Gostei do Site Durval... Até postei lá uma mensagem pra vcs! Heheh quem fez o site? Ficou bem bacana!


Ah agora essa é pra vc e pro Sarpa... E mais alguém que tiver banda com site... Eu poderia colocar um link pro site da banda de vcs no site da minha banda? Fico grato! Valeu T+++

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


SaintFerio

valeu cara, eu mesmo fiz o site.

quanto as músicas, até tem a nossa single para baixar :D pq eh a unica q tah com qualidade e na verdade será a única q vou divulgar integral, as demais, após prontas, serão apenas 30seg de cada música.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você(sua banda) faz som próprio ou cover? Pq? Profissionalmente?