Montando um pedal - Várias perguntas ?

Autor Mensagem
Leandro Araujo
Veterano
# jun/05 · Editado por: Leandro Araujo


Desde quando comecei a ler esse fórum tenho me entusiasmando cada vez mais em montar um pedal, pois bem, não conheço muito, mas acredito que tenha capacidade. Então levantei algumas perguntas simples para ter certeza que não gastarei dinheiro à toa e conseguirei montar um pedal que me dê às qualidades parecidas com um original.

Galera é o seguinte, gostaria de saber:

Quanto custa montar um?

Eu não conheço muito de eletrônica, é fácil montar um pedal?

Quais são os primeiros passos para montar um pedal?

Onde eu procuro?

Se puderem responder, agradeço!

baruch_kata
Veterano
# jun/05
· votar


Leandro Araujo

O custo inicial é um pouco maior pois requer um kit de eletronica, com placa, furadeira, percloreto (to com trauma sujei todo o chão), banheira, cortador, verniz, solda, multímetro.
Tem que comprar componentes que normalmente são baratos alguns vale a pena comprar 2 ou mais para se ter de reserva.

Eu não conheço muito de eletrônica, é fácil montar um pedal?
Sim e não. Precisa de uma dose de entusiamo pois sempre se comete um ou outro errinho, mal contato e não funciona (veja o usuário _FCP_, que fez 3 placas que não funcionaram), o segredo é ter o conhecimento básico, um pouco de prática e principalmente começar do mais simples.

Quais são os primeiros passos para montar um pedal?
Ter apostilas (da internet ou livros) de eletrônica básica, para se saber se um capacitor 104 é 100nF ou 1µF ou 10nF e não confundir. E também ler as cores do resistor sem vascilar.
Procure esquemas simples, como o Distortion +, ou outros mais simples, e faça aqueles que o pessoal já aprovou...

Onde eu procuro?
http://www.tonepad.com
Em Fx Projects, procure os Schematics que são para Beginner...
http://plautz.atspace.org/
Do pessoal do fórum, o mini-fuzz é uma boa pedida...

baruch_kata
Veterano
# jun/05
· votar


Leandro Araujo

E aí cadê você? Pensou a respeito? Pretende montar mesmo, estamos aqui para dar uma força!

Leandro Araujo
Veterano
# jun/05
· votar


Claro... já tenho parte do projeto na mão e andei conversando com alguns amigos (engenheiros) a respeito, e me disseram que não tem problema que até eles iram me ajudar... no caso perguntei a respeito de montar um circuito e me apoiaram falando que era moleza.

Bom eu pesquisei em alguns sites e como eu já tenho um jackhammer queria montar a sequência, assim decidi montar o Blues Braker da marshall tb... pela especificação parece fácil, tentei analisar a melhor forma por onde irei começar... e nas féiras da facu irei na santa ifigência comprar o material. A minha vontade é montar um conjunto de pedais bacanas por pouco dinheiro e futuramente para minha paixão investitr em amplificadores da mesa Boogie, ou Racks.

Meu maior problema é comprar todo o material, como furador, produtos para corrosão, entre outros materiais necessários.

As perguntas que deixo são: Vale a pena montar o Blues braker, alguem já conseguiu e o som, a qualidade são bons comparado com o original ?

Leandro Araujo
Veterano
# jun/05
· votar


Para aqueles que quiserem manter contato, ou montarmos um pedal juntos aqui no fórum, to começando do zero, vamos lá !

Gabriel Simões
Veterano
# jun/05
· votar


Cara .... te apoio, comecei a pouco, e se você tiver paciencia pra procurar erros ou recomeçar, além de gostar de por a mao na massa e se orgulhar do que você mesmo fez (ou montou , ja que o projeto não é nosso) ... vale MUITO !!!! compensa .... além da possibilidade de fazer adaptações pro seu gosto ....

E vai la ... é so montar e postar aqui que vamos ajudar sempre no que for possivel ok ????

E ai moderadores , quando vão abrir um forum sobre DIY pra nós ????? abraço =)

zozo
Veterano
# jun/05 · Editado por: zozo
· votar


Bom eu pesquisei em alguns sites e como eu já tenho um jackhammer queria montar a sequência, assim decidi montar o Blues Braker da marshall tb... pela especificação parece fácil, tentei analisar a melhor forma por onde irei começar... e nas féiras da facu irei na santa ifigência comprar o material. A minha vontade é montar um conjunto de pedais bacanas por pouco dinheiro e futuramente para minha paixão investitr em amplificadores da mesa Boogie, ou Racks.


Cara eu to com o mesmo pensamento que vc, to entrando em férias da facul. hoje!
Quando vc quiser ir na sta. efigenia, me da um toque que agente vai junto... E vai aprendendo junto, com certeza vai ser mais rapido que se fizermos sozinhos....

Leandro Araujo
Veterano
# jun/05
· votar


Gabriel Simões

Qual foi o pedal que vc montou ? e quanto custou ?

Leandro Araujo
Veterano
# jun/05
· votar


Gabriel Simões

Qual pedal vc montou, e quanto custou ?

baruch_kata
Veterano
# jun/05
· votar


zozo
Vamos fazer uma excursão...
Tem uns kits completos da hora, e uns multimetros baratinhos...

Leandro Araujo
Veterano
# jun/05
· votar


tem algum site com preço dos kits ?

baruch_kata
Veterano
# jun/05
· votar


Leandro Araujo
Sites geralmente são caros, e tem que ser um kit com furadeira. Você tem que fazer umas fontes de bancada (9V e 12V), para isso tem que comprar um transformador (trafo) de 9V (ou 9V+9V ou 4,5+4,5V) 500mA, e um de 12V (também, 12+12 ou 6+6V), de 500mA, duas pontes retificadoras (ou 8 diodos 1n4007), capacitores de 1000µF x 16V.
E para estabilizar a de 9V (e não ficar usando baterias),
Um TIP41 (tip41a, b ou c, na falta vale o tip31c...);
Um resistor de 68 Ohms 1/2 Watt
Um Diodo Zener 1N4740 (10V, 1W)
Um Capacitor eletrolítico de 1000µF
Um Capacitor eletrolítico de 100µF de pelo menos 16V.
... como descrevo aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/94069

A de 9V serve para ligar os pedais (por isso é estabilizada) e a de 12V serve para ligar a furadeira e outros aparelhos (até 6W, pode ser um amplificador de testes)...

zozo
Veterano
# jun/05
· votar


baruch_kata
Nossa vlw, rola a gente marcar um dia?

Gabriel Simões
Veterano
# jun/05
· votar


Montei um distortion plus e o custo do circuito foi de 3 reais ...
Montei um bassballs com alteracoes ... e nao deu certo .. acho q a pcb nao ta legal e alem disso queimei transistors , entao resolvi usar o projeto original e nesse momento tow montando a placa, tive q retocar muito pq a transparencia encolheu enquanto eu fazia o transfer e borrou um pedaç~so que tive q fazer a mao , espero q de tudo certo .. amanha eu removo o que eu puder salvar da outra placa e monto essa..
E depois quero montar um 9v pra mim .... pq testar pedal com bateria eh complicado ... :/ hehehe abraço

baruch_kata
Veterano
# jun/05
· votar


zozo
Nossa vlw, rola a gente marcar um dia?
Veja quando for melhor para você.
Gabriel Simões
Montei um distortion plus e o custo do circuito foi de 3 reais ...
Huahuahuahahahahahha, esse é um hobby de quem tem a mão fechada...

zozo
Veterano
# jun/05
· votar


baruch_kata
Cara meu msn ou email é:

arostinahas@hotmail.com

Da um add pra gente marcar uma dia, brigadão cara!

Sowthanasia
Veterano
# jun/05
· votar


nao sei qto a vcs .. + a parte mais chata dos handmade eh achar os componentes :/ pelo menus pra mim q moro no interior de SP ...

Digam, onde vcs arrumam componentes ?

kelson
Veterano
# jun/05
· votar


Sowthanasia
pra mim eh confeccionar a caixinha e essas coisas..

baruch_kata
Veterano
# jun/05
· votar


Sowthanasia
Olha cara, eu compro em são paulo, e tenho mandado uns componentes por correio para o do fórum. Indutores que não acha mesmo eu estou fazendo aqui e está dando certo com resultados muito bons.

Sowthanasia
Veterano
# jun/05
· votar


kelson
hehe eu acho essa parte a mais legal xD

baruch_kata

vc manda pro pessoal aqui do forum ? e como funciona ? vc acha de tudo ae ?

baruch_kata
Veterano
# jun/05
· votar


Sowthanasia
Acho quase tudo, só os J201 que vendem só na Farnell, e a Farnell é atacadista, e bem longe de casa... O que vc esta precisando? mande para baruch_kata arroba hotmail.com, aí combinamos melhor

baruch_kata
Veterano
# jun/05
· votar


Sowthanasia
Não precisava abrir um tópico para me encontrar...
O que você está precisando?

Rowashburn
Veterano
# jun/05
· votar


baruch_kata
ô, me adiciona no MSN rowashburn@hotmail.com

Rowashburn
Veterano
# jun/05
· votar


baruch_kata
agora põe o status pra online :P :)

Sowthanasia
Veterano
# jun/05 · Editado por: Sowthanasia
· votar


baruch_kata

eu estava longi qdo vc me mando msg .. + tah adicionado ..
abri o topico pq nao tava achando teu nick nem o topico q agente tava conversando.. vou precisar de algumas coisinhas e te mando msg pra confirmar .. ok ?

Sowthanasia
Veterano
# jun/05 · Editado por: Sowthanasia
· votar


.

Filipe Vasconcelos
Veterano
# jun/05
· votar


ae pessoal PRECISO DA AJUDA DE VOCEs , ESTOU QUERENDO COMEÇAR A CLONAR UM "MXR mICRO aMP" , onde acho o desenho na internet, os circuitos, para mim começar a clonar, tenho noçoes basicas...poderiam me informar algums site, que ajuda a fazer esse "MXR mICRO aMP" ?


alguem ja fez?

quanto ficou para fazer?




agradeço se alguem puder ajudar...

Filipe Vasconcelos
Veterano
# jun/05
· votar


...........

steka
Veterano
# jun/05
· votar


Filipe Vasconcelos, usa a busca cara... usa sempre a busca antes...

Microamp --> www.tonepad.com

goiano
Veterano
# jun/05
· votar


E ai galera meu negocio é eletrônica, e tô pensando em montar os kits
para a galera, oque vocês acham? vocês mandam o esquema para mim
e desenvolvo e equipamento em PLACA DE CIRCUITO IMPRESSO (desenho computadorizado) e a um preço mínimo eu envio o kit para quem quiser

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montando um pedal - Várias perguntas ?