Tube Screamer (TS 808) - montei!!!

Autor Mensagem
jameslima
Veterano
# mai/05


Acabei de montar meu segundo pedal, o tão famoso Tube Screamer, e resolvi compartilhar um pouco a experiência pra quem deseja construí-lo.
O som está animal, ruído zero. Está distorcendo até mais do que eu imaginava, ótimo prum rock clássico! Ainda vou testar no meu Fender Bassman com minha Strato (só falta tocar q nem o SRV!). Depois gravo uns samples.
As fotos estão aqui: http://spaces.msn.com/members/jameslima/PersonalSpace.aspx?_c01_photoa lbum=showdefault&_c02_owner=1&_c=photoalbum
Numa cagada inimaginável, achei o raro integrado 4558D JRC num pedal Ibanez Tube Fusion (TS-5) quebrado que ganhei numa troca que fiz de uma pedaleira (éca!) minha por diversos pedais. Yes! O restante dos componentes comprei no centro do Rio (Rua da Alfândega).
O esquema que utilizei para montar foi o da General Guitar Gadgets. Não encontrei o capacitor de 51pF, usei um de 47pF. Aliás, existe um erro na instruções de montagem no GGG, já que os 2 capacitores de 1uF são não polarizados e na lista consta como eletrolítico! Tirei a dúvida no tonepad e pisotones. Acabei usando de poliéster, 100v (eles recomendam 50v, n achei). Usei também dois de poliéster de 0,1 F em paralelo no lugar dos de 0,22uF.
Usei o transistor C1815 no lugar do 2N3904, o que acabou me dando uma dor de cabeça danada. Custava dizer que a pinagem era diferente? Depois de tudo montado, o pedal não funcionou, checa daqui, testa dali, e horas depois descobri o lance da pinagem. Putz! Tive que redesenhar o circuito, fazer uma nova placa e soldar tudo de novo. Trabalheira! Tudo pronto e... Não funcionou. Mais horas e horas testando (pelo menos colocaram nas instruções as voltagens medidas nos pinos dos transistores) pra descobrir que soldei os transistores ao contrário (burro). Porra, agora vai! Liguei e ... Tcharam, funcionou!!! Show!!! Fiz então a plaquinha do Millenium 2, e o led funcionou perfeitamente. Pintei minha caixinha de alumínio com jet verde, só pra ficar com a vibe do TS 808 original. Falta agora pintar a tampa da caixinha (drive, tone, level...). Alguma sugestão de como fazer isso?
Finalizando, posso dizer que esse foi mais trabalhoso do que o microamp, mas valeu a pena. O que ainda tenho que aperfeiçoar é o desenho da plaquinha, pois estou fazendo à mão e queria algo mais profissional. Alguém já fez aquele esquema usando xerox no papel glossy e ferro de passar? Funciona?
Ah, e na boa, se vc quer fazer um pedal realmente confiável, que dê pra usar na estrada mesmo, o acabamento é essencial. E pra isso, nada melhor do que ferramentas boas. O que mais me echia o saco na montagem era descascar os fios (!), comprei um descascador bacana, R$10, já é!
Qqer dúvida ou sugestão, é só falar!!!
Agora vou montar um Big Muff. Presente para o dia das mães ;)

tad4heads25
Veterano
# mai/05
· votar


O que ainda tenho que aperfeiçoar é o desenho da plaquinha, pois estou fazendo à mão e queria algo mais profissional. Alguém já fez aquele esquema usando xerox no papel glossy e ferro de passar? Funciona?

cara, mais tem ums fotos q tem aqueles nome de componentes atras da placa....vc fez akilo como???

Eu faço com transparencia. Funciona.

little_wolf
Veterano
# mai/05
· votar


jameslima
Onde vc comprou a caixinha??

Semyto
Veterano
# mai/05
· votar


jameslima
Hahah to falando q a onda das minhas caixinhas de Condulete é bem melhor

jameslima
Veterano
# mai/05
· votar


tad4heads25
Fiz no Photoshop, só como exemplo. Como vc faz com transparência? Imprime e depois corta com estilete? Abçs!

little_wolf
A caixinha é da Tramontina, de piso baixo, comprei na Leroy Merlin, no Rio. Também já vi pra vender na Casa Show. Abçs!

kun
Veterano
# mai/05
· votar


pode colar ai o link do millenium bypass 2, tem um monte de 2...
millenium bypass 2 prime plus etc etc..

jameslima
Veterano
# mai/05
· votar


Semyto
Ficou com inveja, né? ;) Brincadeira, vi suas caixinhas, bem legais. Abçs!

jameslima
Veterano
# mai/05
· votar


kun
É esse aí:
http://www.geofex.com/Article_Folders/Millenium/mill2bd.gif
Pra conectar no pedal:
http://www.generalguitargadgets.com/diagrams/switch_lo_dpdt_mil.gif

Moleza!

tad4heads25
Veterano
# mai/05
· votar


jameslima
cara, tem um topico aqui "dicas pra circuito impresso", vou postar lá como eu faço com a transparencia, e postar uma foto, da um bizu lá.

jameslima
Veterano
# mai/05
· votar


tad4heads25
Bacana, dei uma olhada lá! Mas a impressora que vc utiliza é a laser, né?

tad4heads25
Veterano
# mai/05
· votar


jameslima
não.....eu tiro xerox, q é a mesma coisa que laser.......
eu imprimo a jato de tinta e levo pra tirar xerox na transparencia.

kun
Veterano
# mai/05
· votar


tad4heads25
mas a maquina de xerox tem que ser a laser ?

tad4heads25
Veterano
# mai/05
· votar


kun
acho que qualquer xerox é a laser........
pelo menos nunca vi um q naum fosse.

É desses xerox de papelaria, normal...

tad4heads25
Veterano
# mai/05
· votar


jameslima
a placa lá q tem as mascara de componente acho q vc colocou do original junto não é???
pq os componentes dela ta meio diferente do da outra placa, e beira dela tem uma esquinas diferentes.....

jameslima
Veterano
# mai/05
· votar


tad4heads25
Eu coloquei a foto da placa da onde retirei o 4558D tb, deve ser isso.
Abçs!

vinihendrix
Veterano
# mai/05
· votar


quanto vc pagou na dpdt?

jameslima
Veterano
# mai/05
· votar


vinihendrix
R$30 na musicware, no centro do Rio.

John Johns
Veterano
# mai/05
· votar


jameslima

Ficou muito bonito, rapaz

marioyee
Veterano
# mai/05
· votar


jameslima
Parabens cara, gostei muito do acabamento, show de bola! Por aí percebemos que basta o caboco ter um minimo de bom senso estetico pro negocio ficar bacana. Mais uma vez parabens pela "criação"...hehehe

raff
Veterano
# mai/05
· votar


jameslima
ae.. vc pretende montar outrso pra vender??
se sim qdo estiver vendendo me da um toque: raffa arroba dr.com

jameslima
Veterano
# mai/05
· votar


Posso montar sim, estou entrando em contato!

R1C4RD5
Veterano
# mai/05
· votar


jameslima
Quanto foi esta caixa?
Que trans vc usou na placa millenium?

R1C4RD5
Veterano
# mai/05
· votar


jameslima
Quanto foi esta caixa?
Que trans vc usou na placa millenium?

YYuRii
Veterano
# mai/05
· votar


Quanto que custou tudo no total (peças, caixa, dpdt) ?

jameslima
Veterano
# mai/05 · Editado por: jameslima
· votar


R1C4RD5
A caixa foi R$8,10. Usei o 2N7000, os diodos 1N4001 e 1N4148, resistor de 1K, e LED.

YYuRii
R$136,85, contando tudo mesmo, caixa, jet, componentes, placa, fios, etc, etc... Gastei mais em ferramentas boas pra construí-lo, brocas pra metal, mini furadeira pra placa, multímetro decente (finalmente!), alicates, chaves, etc. Mas é um bom investimento, facilita pra caramba o trabalho.

Tô usando em show, tá muito bom! Gravei uns sons, variei entre captador duplo e single, só pra sentir a diferença:

www.geocities.com/jameslima5/ts808.mp3


Fui!

tad4heads25
Veterano
# mai/05
· votar


jameslima

naum consigo puxar o arquivo

jameslima
Veterano
# mai/05
· votar


É o geocities... uma m.... Alguém sabe um site decente pra armazenar o mp3?

R1C4RD5
Veterano
# mai/05
· votar


jameslima
Onde vc comprou vende pela net?
Vc tem o fone de lá?

jameslima
Veterano
# mai/05
· votar


R1C4RD5
Vc tá perguntando sobre a caixinha? http://www.leroymerlin.com/frontoffice/home?country=BRAZIL&reload=ok
Mas acho que n vende pela net não...

cmarino79
Veterano
# jun/05 · Editado por: cmarino79
· votar


Cara, eu tenho um TS 808 original e você está de parabéns com a aparência e som do teu !!! Parabéns !

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tube Screamer (TS 808) - montei!!!