Analogico Vs Digital - Novamente

Autor Mensagem
randy51
Veterano
# jan/05
· votar


Pô, então nem vou vender minha GT5 pra comprar uma GT8, pois acho o som bem analógico.

É essas coisas q acho estranho, analogico é uma coisa, digital é outro.

Analogico não é elogio......quando ouvem um som bom dizem "é um som bem analogico"

Analogico não é caracteristica do som....é o modo como é processado.

barci
Veterano
# jan/05
· votar


randy51
Isso mesmo... depois que o cara faz de tudo para ter umsom analogico, vai o cara no studoi e comprime descomprime, tira o chiado... muda tudo... ai fica com som de Avril Lavine.... hehhehe...

AsTrOdYuM
Veterano
# jan/05
· votar


Uma porta eh analogica... vc pode deixa-la entre aberta, quase fechada, quase totalmente aberta.... se uma porta fosse digital, ela estaria fechada ou aberta huhuhu.. interessante isso :) perdemos algumas minuncias do som quando digital, isso q da a sensacao de "digital".

Bom analogia estupida mas ao mesmo tento interessante.
Abraco

brownstone
Veterano
# jan/05 · Editado por: brownstone
· votar


Eu sou mais analógico, mas isso é uma opinião minha, um gosto meu. Confesso que já ouvi ótimos timbres tirados com equipamentos digitais, inclusive coisas que me surpreenderam, mas, não alguém que me agrade tanto quanto o meu set analógico me agrada.
Talvez um dia um equipamento digital me encante mais do que analógico, nunca se sabe até onde as coisas podem chegar!
É gosto mesmo, não tem jeito... até entre os analógicos há discussão! Se analógico "fosse bom porque é bom e pronto" não haveria pessoas gostando mais de um Sansamp GT2 do que um Boss DS-1.

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


sendo mulher pode ser analogica ou digital, qq uma serve.

randy51
Veterano
# jan/05
· votar


Uma porta eh analogica... vc pode deixa-la entre aberta, quase fechada, quase totalmente aberta.... se uma porta fosse digital, ela estaria fechada ou aberta huhuhu..

AsTrOdYuM
É isso mesmo que vc falou. Ta totalmente certo.

Só que acontece o seguinte, no "mundo digital" vc pode definir que 100 portas fechada é igual a uma fechada.

Então.....5 portas fechadas, seriam igual um porta pouco fechada (ou muito aberta)...
10 portas fechada, ela ta mais perto de fechada do que a anterior.
50 portas fechadas, ela ta metade fechado e metade aberto.
90 portas fechadas, ela ta quase fechada...

Assim, dependendo da quantidade de portas fechada digitais que vc definir como uma fechada analogica......vc perde menos "minuncias"

Isso seria um caso de digital "imitando" o analogico.....

Essa é a minha analogia......

Mais o que vc disse esta totalmente correto, vc pode reparar que um sinal de TV analogico quando chove, ele pega cheio de chuvico mais pega......um sinal de TV digital trava......

danielrech
Veterano
# jan/05
· votar


Diferença entre analógico e digital é bem simples. O som analógico é uma função contínua, e o digital é uma função discreta. Quando se converte de analógico pra digital, perde-se um certo grau de resolução da função original.

Claro que quanto maior o poder de resolução dos efeitos digitais, mais próximos eles serão dos analógicos. Existe uma resolução 'X' (que eu não faço idéia qual seja) em que os digitais vão ser tão bons que o ouvido humano não vai mais poder diferenciar entre o som original analógico e o convertido pra digital.

É tudo uma questão de tempo, eventualmente os digitais serão iguais aos analógicos na prática. Só não sei quando teremos acesso a efeitos digitais com tal qualidade a preços acessíveis.

Alan_Domingues
Veterano
# jan/05
· votar


danielrech

Hoje em dia seu ouvido não diferencia mais isto. Aposto que 95% das pessoas aqui que falam que Analogico é melhor que Digital não sabe diferenciar apenas ouvindo uma mp3 192/44 de um CD. Muitas pessoas falam mais nunca usaram equipamentos analogicos como mesas analogicas. Gravação toda analogica (caralho que trabalho filha da puta que dava e ainda da para quem quer). A tecnologia digital chegou para melhorar e não piorar. Eu por exemplo gostaria de ter meu setup para guitarra todo analógico tirando os FX. Porem eu não tenho dinheiro e não vou me privar de outras coisas que são mais que primordiais para mim para eu ter um setup deste por exemplo. Se hoje em dia um simulador me satisfaz que mal vai fazer ?
Essa discução é meio "forte", quem le a Musica e Tecnologia vai saber o porque. Creio que seja mais PRECONCEITO mesmo. Eu já fui assim por isto estou falando.

oak
Veterano
# jan/05
· votar


Alan_Domingues

pra mim acima do som existem 2 fatores, 1 eh favoravel as pedaleiras no que diz respeito a praticidade, vc configura tudo e com uma pisada muda de um patch pra otro, soh que eu ainda prefiro efeitos analogicos por terem circuitos simples, que no caso de defeito eu posso resolver e posso tambem alterar o circuito pra conseguir algo mais dentro do que eu preciso

Alan_Domingues
Veterano
# jan/05
· votar


oak

Ta mais ai vai ao quesito gosto pessoal. Desde meu 1° post aqui eu não puxei a sardinha para meu gosto pessoal. Falo pelo aspecto completo das duas analogias dos aparelhos, me entende ? Eu prefiro ter um Mesa Boogie do que ter meu rack aqui.

oak
Veterano
# jan/05
· votar


Alan_Domingues

sim, eh gosto pessoal hehe

Passoka
Veterano
# jan/05
· votar


Esse lance de digital x analógico é mais para distorções. Por que? Porque a distorções começam a nivelar harmonicas mais altas. Ou seja, as harmonicas mais altas são elevadas até o ponto de clipping, e quanto mais ganho, mais harmonicas vão se igualando a fundamental.

Por isso, quando a distorção digital tem uma resolução que perde alguns harmônicos, o resultado final não é igual aos analógicos.

AsTrOdYuM
Veterano
# jan/05
· votar


randy51
Gostei muito de sua analogia.. nao sabia ao certo como tentavam imitar o analogico atravez de uma seria de 0´s ou 1´s .. muito interessante mesmo.
Bom nao sou engenheiro, faco ciencia da computacao heheh, esse parte da fisica fica fora do meu alcance. Interessante mesmo, abraco

rafaelcds
Veterano
# jan/05
· votar


Prefiro a Zoom 505 I

joevai
Veterano
# jan/05
· votar


"tudo vale a pena se a alma não for pequena..."

excelente frase feita... hahahha

estou explorando meu BOSS SE-50 que é totalmente digital 16bits.
A distorção é ruim porém com algumas combinações e muita paciencia com a guitarra, na hora das gravações até que sai um som legal e bem caracteristico com autenticidade.

Tudo isso é muito relativo... já pensou se a galera do Techno Music quisesse usar um som vintage Analógico...
Ia ficar pior do que já é.... hehehehehehe

O importante é que com esse monte de recursos que temos hoje em dia... logo logo vamos ter uma faculdade de setup e recursos para guitarra...

lula_molusco
Veterano
# jan/05
· votar


Enquanto a qualidade de um pod xt ainda não superou a de um mesa/boogie dual rectifier no talo, vale o custo beneficio...ou será que alguem aqui tira um timbre melhor que o do alan domingues com o mesmo custo de equipamento???

randy51
Veterano
# jan/05
· votar


AsTrOdYuM
Eu tb não sou engenheiro. Faço fisica... mais acho que essa parte de imitar analogico usando digital aproxima mais da sua area de ciencia da computação do que da de fisica... pq é semelhante a um emulador.

oak
Veterano
# jan/05
· votar


randy51
AsTrOdYuM

eu faço engenharia eletrica, ta mais pra mim haha

fabrizzio
Veterano
# jan/05 · Editado por: fabrizzio
· votar


Mais o que vc disse esta totalmente correto, vc pode reparar que um sinal de TV analogico quando chove, ele pega cheio de chuvico mais pega......um sinal de TV digital trava......

randy51
Onde é que vc está vendo tv digital?
net? tva? a transmissão do sinal é digital, mas o sinal é totalmente analógico, depois o sinal é recebido pelo equipamento que interpreta o sinal, decodifica e gera um sinal analógico para a sua tv, afinal, quem tem tv digital para assistir? No Brasil só a Rede Globo está a 2 anos fazendo testes com tv digital e a maioria nem tem tv para assitir isto. Vc acha que com a sua tv analógica ia receber sinal digital?
TV Digital não é só isto que vc ve nas tvs por assinatura nao. Na verdade quando chove as tvs por assinatura travam pq elas tem equipamentos inferiores aos das repetidoras das redes de tv.

thecreamofclapton
Veterano
# jan/05
· votar


Alan_Domingues
Concordo.....a maioria que critica os digitais não saberia diferencia-los, ao ouvido, dos analógicos. Eu sou um deles. Meu set é analógico, mas, como disse, testei uma GT6 e vi que o som era muito bom. Confesso que não achei o overdrive de uma GT6 tão diferente dos analógicos que eu uso. É lógico que alguns efeitos ficam meio "plásticos" demais, mas acho que é quastão de tempo para que os digitais alcancem os analógicos. Além do que, como eu disse o público não tá nem aí para isso.........
Em eletrônica tudo que é digital é melhor que analógico:
Telefones celulares, CD's, DVD's, monitores de LCD, etc.
Acho incrível como amplificadores valvulados resistem ao tempo...e como são caros..........
Há quanto tempo não existem mais TV's a válvula??????
Tenho até uma dúvida: As válvulas dessas antigas televisões a válvulas são as mesmas dos atuais amplis valvulados??? O técnico que puder me responder, agradeço.

Passoka
Veterano
# jan/05
· votar


fabrizzio
Sky / DirecTV

Passoka
Veterano
# jan/05
· votar


thecreamofclapton
Cara, concordo contigo. Na GT6 se você não abusar de efeitos (o que é uma tentação :) você consegue sons muito bons. Claro, não dá pra comparar simuladores com amplis 100% valvulados ligados na sua orelha. O feeling que você tem tocando do lado de um half stack é bem diferente, mas é uma coisa só para você. 99% das pessoas que vão te escutar, não vão notar diferença nenhuma.

Fernando Bello
Veterano
# jan/05
· votar


Nãoi falei que era uma discussão de merda? Não leva a lugar nenhum. Todo mundo fica falando o óbvio.

randy51
Veterano
# jan/05
· votar


fabrizzio
DirecTV mesmo que eu to falando......
A qualidade não é inferior não.....

é recebido pelo equipamento que interpreta o sinal, decodifica e gera um sinal analógico para a sua tv

Sim, por isso se o cabo estiver ruim, vai dar alguns chuviscos mais naum vai travar. Se fosse digital pelo cabo que vai do decodificador pra TV se o cabo tivesse ruim, travava.....quem assiste directv sabe o q acontece quando chove, para tudo e embaralha a imagem.....pq a TRANSMISSÃO ta sendo em formato digital......como vc mesmo disse. Era isso que queria dizer.

Vc acha que com a sua tv analógica ia receber sinal digital?
Segundo o pessoal da INATEL em Santa Rita do Sapucaí, que estão trabalhando no projeto da TV Digital brasileira, isso vai acontecer sim.

E eu acho que no caso da directv, se vc usar em uma TV digital, fica totalmente digital sim. Esse trabalho brasileira é pra ter uma TV digital brasileira com tecnologia brasileira, e parar de pagar royalities pra usar tecnologia gringa.

AsTrOdYuM
Veterano
# jan/05
· votar


randy51

heheheh.... faco tambem tecnologia em informatica no cefet-pr... em ambos os cursos, na ufpr e no cefet] ainda nao mencionaram a imitacao de analogico via digital.. espero ver isso =D

randy51
Veterano
# jan/05
· votar


AsTrOdYuM
Não sei se vai ter isso, explicitamente no seu curso.......eu disse q tem a ver com seu curso pq é semelhante a programar.

Inclusive tem programas que fazem isso.... (simulam pedal, amplificadores, etc)

fabrizzio
Veterano
# jan/05
· votar


randy51
Concordo com vc. Mas hoje não temos isto em cada casa. Mas com certeza vai ser uma evolução para não dizer revolução.

Passoka
Sky e Direct TV usam só transmissão digital.

As travadas que o pessoal está se referindo não é no sinal que é digital é na transmissão. É a empresa de transmissão que não investiu o suficiente para nào ter este tipo de problema. Na verade ela para de transmitir pq lá está com problema.

Eu particularmente sou fã do mundo digital.
Todo mundo aqui ouve CD, assiste DVD, Adora home com DTS, joga video game, usa celular digital, etc.

Este lance de que equipos de som digital, pedaleira, etc, são artificiais, em parte são verdadeiras, mas é só uma questão de tempo, agora em parte é pura frescura. A maioria se escutar duas gravações uma com pedaleira e outra com pedais analógicos não vai saber a diferença.

Bebe e diga se é coca ou pepsi? é guaraná ou kwat? é brahma ou skol?
Independente de saber identificar ou nao, sempre vai ter quem gosta de uma e quem gosta de outra.

Já lançaram tantos tênis evoluidíssimos com sistemas de propulsão, com design moderno, e mesmo assim eu tenho um bom e velho ALL STAR Converse modelo botinha!

GOSTO É GOSTO!

Krist Novoselic
Veterano
# jan/05
· votar


já toquei com uma gt6 tb;;; muito boa... normal. nem tudo que é digital tem som ruin...

Krist Novoselic
Veterano
# jan/05
· votar


as vezes é preconceito

Krist Novoselic
Veterano
# jan/05
· votar


nem tudo analógico é foda n..... nem gosto do DS1,, esse pedal é só papo,,, todo mundo ouve oq dizem e vão passando pra frente....sem testarem..o DS1 é gravesão cara,,,, o som da guitar fica meio indefinido e abafadão...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Analogico Vs Digital - Novamente