microfonia volume dos captadores muito alto??

Autor Mensagem
flpmartin321
Veterano
# set/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
seus polos devem ser "pintados" com esmalte (de unha mesmo) incolor.
pra q serve???????? num tem perigo??? posso fazer isso normalmente? na boa???

John5
Veterano
# set/04
· votar


up up up
to loko pra sabe isso...

dannyvh
Veterano
# set/04
· votar


flpmartin321
John5
pessoal,pintei com esmalte os polos dos captadores(eu suponho que os polos sao akelas bolinhas prateadas)e a microfonia diminuiu bastante,

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar


flpmartin321
Sim, como vc já viu dá resultado. Em tempo, sou Luthier aqui no RJ, portanto não escreví nada levianamente, e fico feliz que o problema tenha diminuido.
Abç

dannyvh
Veterano
# set/04 · Editado por: dannyvh
· votar


flpmartin321
E dá resultado mesmo,a microfonia não sumiu,mas agora tô conseguindo "domar"ela.

dannyvh
Veterano
# set/04 · Editado por: dannyvh
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pela dica.Um abraço

dannyvh
Veterano
# set/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pela dica.Mais uma dúvida,eu preciso passar esmalte periódicamente nos polos ou uma vez só basta?

dannyvh
Veterano
# set/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pela dica.Mais uma dúvida,eu preciso passar esmalte periódicamente nos polos ou uma vez só basta?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar


dannyvh
Sim, pois ele "descasca" com o tempo.
Abç

dannyvh
Veterano
# set/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu li numa guitarclass que colocando um capacitor poliéster 2K entre o pino do centro do potenciometro e o lateral,vc pode baixar o volume da guitarra sem perder o brilho e assim tambem pode controlar a microfonia.isso é verdade?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar


dannyvh
Já utilizei este recurso e a diferença é muito pequena, inclusive tem gente que não gosta. Isto nada tem à ver com a microfonia

dannyvh
Veterano
# set/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É que quando eu diminuo o volume da guitarra a microfonia para,mas em compensação eu perco peso,brilho e sustain.então com um capacitor eu não precisaria trabalhar com o volume da guitarra no talo,eu passaria a "domar"a microfonia sem perder peso,brilho e sustain.Tendo feedback apenas quando eu desejasse

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar


dannyvh
Esta perda é natural, o que eu acho estranho é este excesso de microfonia. Será que vc não está usando ganho muito alto, ou um pedal compressor com compressão excessiva?
Abç

bebm
Veterano
# set/04
· votar


A perda do brilho, peso e sustain quando vc abaixo o volume é normal... tem como colocar um capacitorzinho ligado o pot de volume da guitarra que pode acabar com isso mais não acho bom não... hehauehaueh sei lá ai parece que vc perde grave quando abaixa, naum sei explicar... dexa queto!
Quanto ao captador é oq o mauricio falo mesmo... a altura do captor com certesa pode ser(no site da fabricante da guitarra e/ou junto com a guitarra geralmente vem a instrução de como ajustar a altura), e o tipo do seu captador pode dar problema tb... quando ao esmalte, eu uso cera :) da mais ou menos o mesmo resultado cara...

Philipius
Veterano
# set/04
· votar


Meu Tone Zone também apita bizarramente em volumes altos e com distorção.

Se eu ligo a distorção e aumento o volume, imediatamente apita. É controlável pelo controle "tone" ou pelo volume da guitarra, mas perde muito do som.

Vou testar novas configurações de altura da captação e novos cabos.

Se não der certo, devo passar o tal do esmalte?

Vale lembrar que meu Tone Zone é bem velho. Não é F-spaced (uso na minha Ibanez RG) e nunca vi um parecido.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar


Philipius
Abaixe a altura do capatador em relação às cordas e passe o esmalte. Vc verá que o problema desaparecerá (ou vai diminuir).
Abç

dannyvh
Veterano
# set/04
· votar


bebm
Mauricio Luiz Bertola
O motivo de colocar um capacitor não é só a microfonia,chegei a conclusão que o timbre fica menos embolado quando o volume ñ está no talo.Quanto a microfonia,diminuir o ganho até que está dando resultado,não sei se meu racíocinio está certo,mas dinimuindo o ganho do pedal e aumentando o volume do cubo,eu não vou conseguir o nível de distorção que eu desejo?

dannyvh
Veterano
# set/04
· votar


cabo blindado ajuda a evitar microfonia?

bebm
Veterano
# set/04
· votar


Com certesa diminuir o ganho é a solução...
Cabo blindado!?!? Não ajuda não, cabo blindado ajuda a diminuir humming mais microfonia não... é a teoria da gaiola de faradei o cabo blindado e ela não tem nada haver com oq gera a microfonia... a blindagem do cabo tira ruidos gerados por falta de terra ou interferencia externa!

Com certesa a dist não altera... ganho não tem nada haver com volume no caso de um ampli transistorisado... o valvulado é outra historia... mas para vc estar com essa microfonia toda vc com certesa está com ganho demais demais demais, oq dexa o som até feio... um noise gate pode até ajudar, mas acho que vc tera que colocar o Threshold num nivel meio alto oq não é bom intão dexa queto..

Tipo faz tudo o... diminui o ganho abaixa um poko o captador da sua guitarra e se vc tirar agudo da sua EQ. tb vai diminuir...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar


bebm
Correto
dannyvh
Quantidade de distorção NÃO é sinonimo de "peso"!
Abç

kaskudo
Veterano
# set/04
· votar


mas, o que provoca a microfonia?

a microfonia ocorre quando o fio que compõe a bobina do captador vibra, devido ao alto volume.

como elimina-la?

1- diminuindo a sensibilidade do captador, seja diminuindo o voluma da guitarra, ou reduzindo o ganho do pedal/amplificador ou,

2- parafinando o captador. ao ser mergulhado na parafina líquida, ela penetra entre as espiras do fio, e ao esfriar, solidifica-se, impedindo a vibração do fio. quando o serviço não é feito corretamente, a parafina penetra apenas superficialmente na bobina, deixando no interior espaços onde o fio vai vibrar.

bebm
Veterano
# set/04
· votar


N é o fio da bobina não...(alias acho que não n vo afirmar isso n, mais tenho quase certesa que não é)

Quando vc tem um certo volume e dependendo da posição que vc está o ampli entra em harmonico com a sua guitarra(devido akela velha historia dos harmonicos impares gerados) e isso vai se tornando um loop pq ele emite um sinal que a guitarra responde vibrando a corda que sai pelo ampli denovo e ai vibra mais a corda, e ai vai aumentando pode reparar que o harmonico sempre começa aumentando... pra eliminar isso é:
Diminui a ALTURA do captador em relação as cordas, tirar ganho e tirar agudo da EQ. e se estiver usando compressor abaixar a taxa de compressão dele...
Abaixar o volume do captador da guitarra funciona sim mas funciona pq quando vc faz isso a guitarra perde agudo e pq vc diminui um poko o som, as vezes essa diminuição que acontece quando vc abaixo um poko o volume do captador nem é suficiente pra parar a microfonia, logo é mais pq perde agudo mesmo...

kaskudo
Veterano
# set/04
· votar


bebm
Quando vc tem um certo volume e dependendo da posição que vc está o ampli entra em harmonico com a sua guitarra(devido akela velha historia dos harmonicos impares gerados) e isso vai se tornando um loop pq ele emite um sinal que a guitarra responde vibrando a corda que sai pelo ampli denovo e ai vibra mais a corda, e ai vai aumentando pode reparar que o harmonico sempre começa aumentando...

isso aí é feedback, mas num tem NADA a ver com harmonicos pares ou ímpares. simplesmente é o corpo (e consequentemente as cordas) que captam a vibraçao do som amplificado, retornando-o ao amp. guitarras semi-acusticas são mestres nisso. basta abafar as cordas que pára. no caso da microfonia é diferente, vc pode até tirar as cordas que não vai parar...

Climzirus
Veterano
# set/04
· votar


Acontece comigo em ensaios!! a microfonia é maldita, uso ampli transtorizado!!
A única forma de faze-la parar é abaixando o volume dos captadores, mas fazendo isso perko muito sustains, gain etc, pq tenho q abaixar pela metade o botão de volume, daí fica foda!!

Uso cabos blindados e não tem nada haver com microfonia e tals!!

Bom tava aki pensando em abaixar o volume dos captadores da guita (daí pararia completamente a microfonia pelo menos no meu caso) e compensar essa perda aumentando o volume do pedal!! será q resolveria, ou os captadores q não são bons??

bebm
Veterano
# set/04
· votar


Cara onde eu moro oq vc chama de feedback eu chamo de microfonia! hehehehehehehehehehehehehehehehe
As vezes é ai que tá o problema da comunicação intaum! E tem haver sim pq pra corda vibrar ela tem que entrar em harmonia com alguma coisa que são os harmonicos impares que a gente não escuta... :P
Tendeu!!?!?!
Essa vibração que vc falou do som amplificado vc acha que é oq!?!??! Hehehehehehehehehe tem que ter alguma coisa ali pra ela captar e pra corda vibrar... pq silencio não gera microfonia(to falando da minha) e não é necessario estar tocando pra ela acontecer, basta não segurar a corda... ou seja ela entra em harmonico com alguma coisa... pode não ser os harmonicos impares gerados, mais a sua explicação não justificou não... vc falou do resultado(o corpo e a corda consequentemente vibram devido ao som amplificado) eu tava pensando na causa... pq pra eles vibrarem algo tem que entrar em harmonico com eles, e algo inaudivel pra nós... logo...

kaskudo
Veterano
# set/04
· votar


bebm
vamos tentar de novo...

quando digo microfonia, me refiro à aquele apito, algo em torno de 5 KHZ... igual à de microfone mesmo. certo? este, no nosso caso vai ocorrer até mesmo com o captador fora da guitarra (desde, é claro que ligado a um pedal de distorção e a um amplificador com volume alto)

feedback (realimentação), é quando a vibração do ar (que vem do alto-falante) faz a corda vibrar na mesma frequencia (nota) ou numa de suas harmonicas. note que os "harmonicos" no caso não são causa, e sim consequencia da realimentação. esse efeito não depende tanto do captador, e sim da rigidez do instrumento e da proximidade dele com o alto-falante. vc pode consegui-lo em baixo volume simplesmente encostando a "mão" da guitarra na caixa de som...

já a "microfonia" é quando o captador literalmente "ouve" o próprio som, enviando-o de volta ao amp. esta vai gerar uma frequencia fixa, independente da nota executada.

fui mais claro agora?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar


Meus Caros,
Microfonia também pode ser chamada de realimentação, quando o volume gerado pelo som que sai do amp realimenta o capatador ou microfone por que o som está muito alto e as guitarras (ou o mic) estão muito perto dos amps. Capatadores single coils terão muito maior tendência à microfonia do que os humbuckins, que anulam fase, portanto são mais difíceis de "realimentar" (mas não impossível). Acho que vcs estão tocando alto demais em um lugar pequeno, usando ganho em excesso e próximos demais dos amps. P.S.: Se vcs dosarem corretamente volume, posicionamento e ganho (e/ou quantidade de distorção)suficiente e adequada ao espaço onde vcs tocam isto vai acabar.
Abç

Climzirus
Veterano
# set/04
· votar


galera pronto em termos técnicos depois d seus tópicos a gente já sabe muito bem o q é microfonia!!>...huahuahu muito bom!! agora na prática nos ensaios q ela é foda!

dannyvh
Veterano
# set/04 · Editado por: dannyvh
· votar


Realmente,baixando o ganho,a altura dos captadores e o agudo a microfonia fica mais controlavel,ou seja,a guitarra para de apitar quando eu coloco ambas as mãos nela,mas quando eu tiro as mãos é piiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!

abaixar o volume dos captadores da guitarra (daí pararia completamente a microfonia ) e compensar essa perda aumentando o volume do pedal(ou cubo) será que resolveria?

Afinal,a ideia acima é boa ou não?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar


dannyvh
A sua guitarra está com problema de aterramento. Leve-a a um luthier e peça para ele fazer uma blindagem. Guitarras com single-coil funcionam assim mesmo, quando vc tira a mão ela faz um hummer, pois o terra está ligado ao cavalete que por sua vez está ligado à vc, mas este hummer não é exagerado, a não ser que vc esteja usando um pedal de distorção ou compressor ligado, aí o hummer será alto.
Sua guitarra foi feita para funcionar com os potenciômetros abertos, compensar com pedal de volume não é boa idéia.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a microfonia volume dos captadores muito alto??