Digital vence analogico

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# mar/10
· votar


walking

Cara, o meu compressor é de rack, não tem em pedal. Mesmo assim, não é dos melhores, comprei porque uso bem pouco. Você precisa ver que tipo de compressão te agrada mais, se valvulada, digital ou óptica. Tenho visto compressores da ART, tem um valvulado, que me pareceram interessante a um preço menor. Tem da dbx também. Para mim, se você quer o melhor compressor que o dinheiro pode comprar, diria para ir no Avalon, o John Mayer usa um desses no palco. Mas tem Electro-Harmonix, TC Electronic, Focusrite e outros. Como tudo, você pode gastar um pouco ou uma fortuna, depende do que você quer e quanto dispõe.
Se você quer realmente qualidade, seja bem vindo ao mundo dos racks... rsrsrsrsrsrs

walking
Veterano
# mar/10
· votar


Devido algumas musicas, não muitas, mas o suficiente para ter que comprar primeiro o delay, e nisso irei analisando os compressores de rack, mas se você puder me dar uma analise da vantagem que leva um óptico para um valvulado te agradeço... Esse "Preamp p/ Mic 1 Canal Platinum Voice Master Pro" bem mais caro do que o "Avalon Vt 737sp Mono Mic-PreCompressorEQ" é fantástico, mas me explica uma coisa esses compressores de rack vão servir para o meu sistema de set? Pois vejo que vem detalhando para voz "vocal" E se for esse o caso poderia eu dispensar o reverb Alesis que é para rack e que iria usar para vocal? Tem como usar ao mesmo tempo para vocal e meu set? Muitas perguntas, devido a muito pouco conhecimento na área de racks... Antes de tudo MMI te agradeço pela força que esta me dando... Me desculpe pelo questionário grande... Abraços!

walking
Veterano
# mar/10
· votar


Meu set possui... Whammy da digitech, chorus da ibanes, XXL tech 21 ncy, wha wha jimi hendrix, mesa boogie vtwuin, wha wha Bad horse 2 "Morley", Volume Alligator "Morley". Minha essência é bluseira mais gosto do som pesado, mas de linha. Uso guitarras, Jackson Flying Explore "Randy Rhoads" Telecaster Whasburn e uma Coyote da Tagima com 009, as outras com 010. Meu set tem que ter A + B. estou montando ele. Estou gravando um CD demo e preciso ter o melhor para shows de grandes e pequenos perfis. Espero que com isto você possa-me orientar, fui combrando o que me agradava em questão de timbre e efeitos. Ouvi o disco de Tonni Morelo e gostei do Whammy e assim por diante. Já gravei duas musicas com ele e saiu perfeito... Minha disponibilidade no momento é de $3.000.00 tenho que me virar com isto por enquanto... Mais uma vez obrigado! Abraços!

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI

Cara, não sei porque, mas fora aqueles compressores UREI valvulados de mil novecentos e lá vai cucuia que eu só vi uma vez no estúdio de um amigo sueco que morava aqui, os poucos que me agradam são o MXR Dynacomp e os da Keeley.

MMI
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix

Cara, de pedal eu não curto nenhum, nem esses Keeley. Claro que não usei todos, não conheço todos, mesmo porque não sou um grande admirador de compressão, uso pouco. Mas não tenho dúvidas que um desses caros que você citou, por exemplo o Avalon e o Carlos, que já testei, esses sim tornam o som grande e me agradam muito. Mas é uma comparação injusta, estou falando de um equipamento que custa 10 vezes o preço do outro.

walking

Amigo, não precisa agradecer porque o intuito do fórum é esse mesmo, interagir e ir colaborando um com outro.
Vou te confundir um pouco então... Eu tenho certo preconceito com a marca, mas já vi nos sets do Petrucci e do Metallica compressores e noise gates Behringer (argh!!!). Mas antes de montar um rack com aparelhos dedicados, como um compressor, um reverb e por aí vai, estou vendo que como todos aqui, você também tem suas limitações de grana para investir nisso. Vou te sugerir olhar sem preconceito um G-Major 2, que é o irmão menor do G-Force, o qual o Steve Vai usa, entre outros, como os próprios caras do Metallica também. São multi-efeitos de qualidade profissional. Aí você já teria um bom compressor, reverb, chorus, flanger, delay etc sem ficar com uma cadeia enorme de efeitos.... Outra coisa interessante é que o wah dele não adiciona ruído como a maioria dos wahs, tem whammy também. É digital, tudo bem, mas de boa qualidade.
Quanto ao compressor que você encontrou, claro, deve existir compressor de qualidade e preço que você quiser pagar. Esse da Focusrite que você encontrou deve ser fantástico, mas esse Avalon com certeza não faz feio, é o melhor que conheço. Minha dúvida é se vale um investimento tão alto e complicado, já que você não vai encontrar em lojas aqui no Brasil para comprar, vai ter que importar, qualquer um deles. Mesmo o G-Major ou G-Force, mas aí entra o famoso "custo-benefício" que tanto se comenta nesse forum. Como eu mesmo não uso exageradamente compressores, estranho um pouco quem necessita muito de um constantemente, por isso mesmo que adquiri um mais modesto para mim, compatível com minha necessidade.

walking
Veterano
# mar/10
· votar


Qual a diferencia de qualidade sonora entre o TC Electronic G-Major e o TC ELECTRONIC G-MAJOR 2... Esse que o Steve Vai usa pode-se usar qualquer controlador de chão, mas o outro eu já não sei... Se a diferencia for só no preço, mas que o TC Electronic G-Major venha sonoridade melhor e praticidade... Gostei desse não é robusto no rack como Avalon Vt 737sp Mono Mic-PreCompressorEQ-, e ainda oferece delay, chorus, reverb, etc. Vou poder como bem citado tu disse evitar aquela fileira de pedal... Mas tantos assim em um só não cairia a qualidade de som? Falando desse tipo em rack me interessei por esses dois, gostaria de ajuda na escolha do Avalon ou TC Electronic G... Não se preocupem tanto assim com preço, rsrsrs... Só procuro não desperdiçar grana, e devido a obra na casa, tá pegando um pouco, rsrsrs... VLW

Excelion
Veterano
# mar/10
· votar


Eu só sei que em distorção, nenhum pedal digital, analógico ou com tecnologia alienígena supera a boa e velha saturação de válvulas...

Deixa ali o ganho no limite do Headroom, e controla só na palhetada e volume e qualquer coisa joga pro Pearly Gates na ponte dar conta do recado... Lindo, perfeito!

E nenhum reverb digital supera um bom spring reverb.

Nenhum Wah digital supera um JH-1B.

walking
Veterano
# mar/10
· votar


Ola Excelio! Você esta se referindo ao qual valvulado? Algum daqueles que citei llá em cima o "Avalon ou TC Electronic G" ou "TC Electronic G-Major" são valvulados? No que li não mencionou valvulas algumas neles... Estou querendo qualidade dentro de um conceito de compressor para rack! E percebo que as valvulas são melhores praticamente em tudo em questão de pedais e sistema para rack...

walking
Veterano
# mar/10
· votar


Ah... Quanto ao JH-1B, foi o primeiro que comprei em minha vida se tratando de wha Wha, até hoje matenho até a caixa de tanto que eu gosto dele...

walking
Veterano
# mar/10 · Editado por: walking
· votar


MMI
Fecha esse assunto definitimamente para mim...
Qual a diferencia de qualidade sonora entre o TC Electronic G-Major e o TC ELECTRONIC G-MAJOR 2? Esse que o Steve Vai usa pode-se usar qualquer controlador de chão, mas o outro eu já não sei... Se a diferencia for só no preço, mas que o TC Electronic G-Major venha sonoridade melhor e praticidade... Gostei desse não é robusto no rack como Avalon Vt 737sp Mono Mic-PreCompressorEQ-, e ainda oferece delay, chorus, reverb, etc. Vou poder como bem citado tu disse evitar aquela fileira de pedal... Mas tantos assim em um só não cairia a qualidade de som? Falando desse tipo em rack me interessei por esses dois, gostaria de ajuda na escolha do Avalon ou TC Electronic G... São valvulados? Não se preocupem tanto assim com preço, rsrsrs... Só procuro não desperdiçar grana, e devido a obra na casa, tá pegando um pouco, rsrsrs... VLW

MMI
Veterano
# mar/10
· votar


walking

Desculpe a demora, passei o dia num estúdio.
Dê uma olhada neste site, ele fala sobre tipos de compressão. Vou tomar a liberdade de colar um texto sobre compressão óptica, em inglês, porque achei bem explicativo:

"After microphones, nothing stirs up a group of music professionals so much as a discussion about compressors. Essentially, compressors are gain-riding devices that monitor the level of the incoming signal and then apply gain reduction in accordance with the user's control settings. Given this simplistic explanation, shouldn't all compressors sound exactly the same, in the same way that faders tend to?

Clearly compressors don't all sound the same, and there are a few good technical reasons why. Perhaps of less importance than some people might imagine is the gain control element itself, which can be a tube, a FET (field effect transistor), a VCA (voltage-controlled amplifier), an optical photocell arrangement (a light source and a light detector) or even a digital processor. Certainly all these devices add their own colorations and distortions to a greater or lesser extent, but what influences the sound most is the way the ratio and envelope characteristics deviate from theoretically perfect behaviour.

In an imaginary, perfect compressor, nothing happens to the signal until it reaches a threshold set by the user, after which a fixed compression ratio is applied. For example, if the compression ratio is set at 4:1, for every 4dB the signal rises above the threshold, the output rises by only 1dB. A modification to this is the soft-knee compressor where the ratio increases progressively as the signal approaches the threshold, the end result being a less assertive, less obtrusive form of compression.

Many classic designs don't in practice act like this perfect compressor however, as their compression ratio may vary with the input signal level. For example, some compressors work like a perfect soft-knee device until the signal has risen some way above the threshold, then the compression ratio reduces so that those higher level signals are compressed to a lesser degree than signals just above the threshold. The reason for this change in ratio is simply that many early gain-reduction circuits don't behave linearly, especially those using optical circuitry as the variable gain element. The components themselves are non-linear so when, for example, you combine a non-linear light source with a non-linear light detector, the composite behaviour can be quite complex and unpredictable — however, history has buried those optical circuits that didn't sound good, so we're now left with those that happened to sound musical.

The other very important factor governing the sound of a compressor is the shape of the attack and release curves. While a modern VCA compressor can be made to behave in an almost theoretically perfect way with a constant ratio and predictable attack/release curves, many of the older designs had very strange attack and release characteristics, and, in the case of optical compressors, this was originally due to the relatively slow response of a light and photocell compared with a VCA.

For example, the now legendary Universal Audio 1176 combined a fairly fast attack time with a multi-stage release envelope. Conversely, the Teletronix's LA2A's rather primitive optical components resulted in a slower and quite non-linear attack combined with a release characteristic that slowed as the release progressed. Indeed, perhaps the reason the traditional opto compressor has so much character is that there are so many places in the circuitry that non-linearities can creep in.

Having said that, some modern optical compressors use specialised integrated circuits that incorporate the necessary LED light source (which has largely taken over from the filament lamps and electroluminescent devices used in early designs) and detector element in a single package that incorporates feedback circuitry to speed up the response time and to linearise the gain control performance. Indeed, some of these are so well behaved that they can sound almost like VCAs, but using clever design, it should be possible to recreate the old sounds as well as the new using contemporary electronic devices, or imaginative software design come to that.

It's harder when it comes to saying what type of compressor is best for which job, but in very general terms, a well-designed VCA compressor will provide the most transparent gain reduction, which is ideal for controlling levels without changing the character too much. However, a compressor that allows high-level transients to sneak through with less compression can also sound kinder to material than one that controls transients too assertively, which is why some of the older, less linear designs sound good. That's not to say modern designs can't sound good too though — Drawmer pioneered the trick of leaking high frequencies past the compressor to maintain transient clarity while other manufacturers, such as Behringer, use built-in transient enhancers or resort to equally ingenious design tricks.

Optical compressors, especially those that don't use super-well-behaved integrated optical circuits (or those that use them imaginatively) usually impose more of their own character on the material being treated, making it sound larger than life. In this context, the compressor is as much an effect as a gain-control device, and such compressors are popular for treating vocals, drums and basses. The Joemeek and TFPro compressors fit this 'compression as an effect' category as they use discrete LEDs and photocells in a deliberately non-linear topography that's really a refinement of that used in some vintage designs.

Digital compressors and plug-ins can reproduce the characteristics of vintage classics, but only if the designers successfully identify those technical aspects of the original design that make it sound unique. If they don't, you end up with an approximation or caricature rather than a true emulation."

Assim, se você quer válvulas, o famosíssimo Teletronix LA-2A usa válvula no pré e compressão óptica. Se você quer excelentes compressores, para usar também para voz, bateria, baixo, além de violão e guitarra, o Avalon é excelente, mas veja também o Joemeek e os Focusrite. Honestamente, se fosse eu que quisesse um compressor ótimo, acho que iria de Joemeek. Aliás, a Joemeek tem um pedal compressor óptico, mas nunca experimentei para dizer qual é. Hoje mesmo usei no estúdio um Joemeek twinQ Dual Studio Channel, é excelente e tem 2 entradas simultaneas, dá para usar com instrumento e voz, por exemplo.
A TC Electronic não faz esses efeitos e compressores valvulados. O G-Major e G-Force são digitais mesmo. Mas se você olhar que Steve Vai, John Petrucci, Richie Sambora e Malmsteen, entre outros, usam o G-Force, então com base nisso pode ter certeza que ruim não é. Já com essa proposta de digital, nem tem distorção. Concordo que ainda assim é digital, mas duvido um pouco que você encontre efeitos muito melhores que nesses racks. Iguais ou discretamente melhor, pode ser, mas nenhum efeito faz feio. Inclusive, se eu usasse whammy, iria de G-Force com certeza. Analise bem o que você pretende. Entenda que, como disseram aqui, um reverb de mola é muito legal, mas tem poucos ajustes. Como eu uso pré e power amp de rack (não tem reverb nesses equipamentos), eu uso um reverb digital, Electro-Harmonix Cathedral, eu acho excelente. A maioria dos efeitos você acaba usando digital, como chorus, wah, whammy, delay, a não ser que você use trambolhos enormes e caros como delay de fita, caixa Leslie etc. E os efeitos da TC Electronic são realmente tops, então pode ir sossegado. Admito que se você achar pedais dedicados e analógicos, mas os tops, você terá efeitos um pouco melhores sim. Em compensação, tem a perda de sinal de entradas e saídas e cabos, a não ser que você use algo como o GCX e Ground Control para controlar por MIDI seus pedais. Portanto, acho que para um guitarrista/violonista, o G-Force é excelente, mesmo no compressor. Um Avalon, Focusrite ou Joemeek são compressores dedicados e até melhores, mas aí é para estúdio, serve para voz, bateria etc. Acho que para palco, mesmo para estúdio, o G-Force é excelente, depois pode ser usado um compressor dedicado na mixagem.
Qualquer controlador MIDI pode controlar o G-Force e G-Major, já que usa protocolo MIDI, universal. O G-Major 2 é um aprimoramento, tem alguns efeitos a mais, mas o G-Force ainda é o mais completo, tem mais efeitos simultaneos e harmonizador.
Eu entendo sua idéia de comprar coisas boas para não desperdiçar grana. Eu mesmo, já perdi muita grana nisso e hoje só gasto se for para não me arrepender, vou para as cabeças. Meus amigos que vem em casa dizem que aqui é a Disneylandia de guitarristas, mas é porque eu acumulei coisas legais por anos e aprendi que caro é o equipamento meia boca que a gente compra e acaba vendendo por micharia para pegar um melhor.
Desculpe o post interminável, parece do meu amigo nichendrix...
Abç.

walking
Veterano
# mar/10
· votar


MMI
Foi bem detalhada, bem explicativa a sua ajuda amigo.. Já tenho a convicção do que quero, já tinha feito uma pesquisa dentro da dica que você havia me dado, mas a duvida persistia em qual seria melhor à minha guitarra no palco, aliás eu... Rsrsrs... Mas já esta decidido pelo "TC Electronic G-Major". Agora o corre corre atrás do abençoado! Tenho visto o preço do usado variar de $1.200.00 à $1.800.00, mas ainda não tenho confiança de comprar dessa maneira... Vou ter que resolver esse probleminha... Mas o importante esta resolvido "o qual compressor à comprar". E seus amigos tem sorte de ter um cara disposto a estender as mãos aos necessitados de conhecimento... Rsrsrs... VLW
No palco com o vocal você me aconselha reverb ou compressor? Ou os dois trabalham juntos? Me deram a dica de usar para rack o "Alesis" que é um reverb... Pode me ajudar nessa área? Tenho canto agressivo, tipo Malmmsten cantando Voodoo Child no G3, e por isso tenho um outro vocalista na banda só para cantar as composições que não são minhas, mas mesmo assim algumas vezes dueto com ele... VLW!

walking
Veterano
# mar/10
· votar


MMI
Nota:

Prefiro um novo "TC Electronic G-Major"...

ThiagoGasb
Veterano
# mar/10 · Editado por: ThiagoGasb
· votar


os simuladores digitais de DISTORÇÃO são todos fantásticos, sim ok. aliás distorçao é boa digital mesmo....nao é a toa que a DIGITECH tem o melhor som de distorção. sim ok.
aliás... dizem que o Joe Satriani e o Steve Vai e o Eric Johnson usam distorções inteiramente digitais... ótimo!

GuitarBrombilla

sinceramente o eric johnson nunca, ele eh fresco d+
http://www.guitargeek.com/rigview/588/ oq tem nos pés dele
ele nao usa nenhuma dist q nao venha da valvula,tirando o fuzz

MauricioBahia
Moderador
# mar/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ThiagoGasb

Eu andei pesquisando no Google e o Eric, pelo que li, usa (ou usava) um MXR 1500 Digital Delay.

Abs

ps. Esse link que postou é do equipo dele em 2001. São 9 anos. :-)

Leblues
Veterano
# mar/10
· votar


ah galera não adianta citar delay digital, vamos ser francos... delay tem que ser digital, mas pra distorção é válvula na cabeça, tava tocando hoje mesmo nos plugins no pc, depois sai e fui dar um tapa no meu valvulado, putz não tem comparação, são outros 500, se eu tivesse tempo e paciência eu microfonava sempre o amp pra gravar.

Excelion
Veterano
# mar/10 · Editado por: Excelion
· votar


walking

No meu caso, o valvulado é um Vox AC15 CC1X!

Mas o que eu queria mesmo era um Hiwatt nas mesmas configurações do DR-103 mas com 25 Watts no máximo...

MauricioBahia
Moderador
# mar/10
· votar


Excelion: No meu caso, o valvulado é um Vox AC15 CC1X!

E estou preparando pra comprar um Hiwatt DR-504
!

Me empresta uma grana aí velho! hehe

Abs

Excelion
Veterano
# mar/10
· votar


MauricioBahia

Haha nem é tão fácil assim, tem que colecionar cada centavo.

É que eu sou bem pão duro, e só tem eu mesmo pra me sustentar... Sem contar que o Vox vai pro brejo na hora do Hiwatt entrar.

Mesmo assim, ainda procuro alguém que possa fazer um... 50 Watts ainda acho que é muito!

MauricioBahia
Moderador
# mar/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Excelion: 50 Watts ainda acho que é muito!

Nossa cara... é muito mesmo. A galera "pro-top" normalmente usa, no máximo, 40 watts e, se for o caso, microfona. Dez Watts a mais num valvulado faz uma diferença grotesca! Pra conseguir distorcer tu vai penar, ou melhor, ficar surdo!

Abs

Excelion
Veterano
# mar/10 · Editado por: Excelion
· votar


MauricioBahia

É então, só que é aquela coisa.

O timbre que seria pra mim "o timbre perfeito" seria o do DR103 ou DR504, que infelizmente tem 100 e 50 watts respectivamente...

O ideal mesmo seria um na mesma configuração só de 15~25 Watts, mas mandar fazer eu não confio muito, nunca vi handmade réplica de Hiwatt que fique legal mesmo. Não no Brasil...

MauricioBahia
Moderador
# mar/10
· votar


Excelion

Não conheço o amp, mas pela potência, imagino que pra usar a tão desejada distorção do power vc vai ter que ralar um pouco! hehe

Vc mora no Canadá né? Quem sabe vc não encontra um handmade legal?

Abs

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


MauricioBahia

Cara, nada que um daqueles atenuadores ultra hiper-mega-foda que transformam Marshall Major em amp de 1W não resolvam hehehehehehehehe... mas são carinhos

Excelion

Tu mora no Canadá???

Excelion
Veterano
# mar/10 · Editado por: Excelion
· votar


nichendrix
MauricioBahia

Tu mora no Canadá???

Sim e não. Moro no Brasil, mas vou direto pra lá e fico meses às vezes.

No momento estou no Brasil há umas 3 semanas acho!

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


Excelion
Sim e não. Moro no Brasil, mas vou direto pra lá e fico meses às vezes.

No momento estou no Brasil há umas 3 semanas acho!


Lá tu fica em que cidade? Eu devo ir pra Vancouver em algum ponto entre junho e agosto.

MMI
Veterano
# mar/10
· votar


walking

Tanto reverb como compressor vão te ajudar no vocal.
Dá uma olhada neste site, tem como escutar instrumentos e vocais com e sem compressão.
Abç.

Leblues
nichendrix

Cara, distorção tem que ser valvulada, admito um pedal digital para empurrar, senão não olho nem na cara. kkkkkkk
Chegou minha encomenda de válvulas dos EUA, comprei um carregamento de válvulas, entre elas várias NOS como Mullard, GE, Philips e RFT, que achei esta última excelente no canal distorcido do Recto. Ainda tem umas criogênicas, tirei a prova e são realmente MUITO mais legais que as originais, som bem melhor, faz muita diferença sim, recomendo sem titubear.
Já outros efeitos, tirando tremolo, vibrato e reverb, to para ver uma analógico que ridicularize um digital bom.
Abç

Alex Jarrier
Veterano
# mar/10
· votar


Cada um ouve o que consegue. Assim como um "degustador" tem um paladar apurado, existem "OUVIDOS APURADOS"
Quem tem sabe a diferença de um BOM ANALÓGICO e o BOM DIGITAL . Os GDES GUITARS ,98% do q usam É ANALÓGICO.existem os "endorsers" q usam apenas "a parte externa" do produto q é vendido nas lojas, mas por dentro, secretamente...É OUTRA COISA.
Vc pode até conseguir "apurar" mais seus ouvidos.è um processo lento de percepção, mas existe algo q é "NATO" de cada um. Quem consegue ser "feliz" com digitais, q seja. Ja tentei, mas não rola(q pena sai mto mais barato)
Digitais? to fora !!!

walking
Veterano
# mar/10 · Editado por: walking
· votar


Esse é o que vou adquirir "Cabeçote Marshall 100watts valvulado para guitarra - JCM800 2203" um cabeçote que sempre me facinou, sempre toquei com distorção valvulada, e sempre gostei de usar a marshall, já usei outros, mas minha preferência sempre foi a marshall... Mas no momento tenho este "MG 100 hdfx da Marshall" Sendo que agora estou apurando meu gosto a outras sonoridades, profissionalizar meu som de guitarra e vocal... Mas distorção mesmo é valvulada... Mesa Boogie também sempre me deixou fascinado, mas é um preço que no momento não rola para mim... Abraços a todos!

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
Isso é verdade são poucos os casos onde analógico é realmente melhor que digital, em geral se equiparam, especialmente em linhas top.

Excelion
Veterano
# mar/10
· votar


Lá tu fica em que cidade? Eu devo ir pra Vancouver em algum ponto entre junho e agosto.

Haha em Vancouver mesmo! Mais precisamente em West Vancouver. Eu não sei se nesse período estarei lá, mas se precisar de dicas manda mensagem!

Só tem que se acostumar com os maconheiros lá... Se você for fazer uma enquete, provavelmente 95% da população maior de idade fuma de vez em quando e uns 20% são crônicos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Digital vence analogico