Tube Screamer TS 808 - Por que os clones não "clonam" pra valer?

Autor Mensagem
francisco2004
Veterano
# dez/17 · Editado por: francisco2004


Pessoal,

Falar de Tube Screamer é a conversa mais manjada que existe, mas gostaria de ressuscitar o debate sob um outro prisma. De uma década para cá, os clones de TS 808 se multiplicaram vertiginosamente com a indústria chinesa alcançando escala mundial. De fato, alguns chegam bem perto, mas aí você ouve comparativos no YouTube e vem a verdade: o TS 808 original é muito mais foda. Não tem aquele agudinho de pedal vagabundo, o "craquelado" e o "crunchado" do drive são na medida certa, enfim, o cara dá uma palhetada e parece que já vai sair algum lick do Stevie Ray Vaughan.

Aí você ouve o TS 808 handwired e percebe que o que já era foda, ficou ainda mais foda. Parece que tudo está no lugar certo... aí, nos comentários dos vídeos, sempre tem uma ou duas dezenas de adolescentes que dizem "prefiro o Joyo" (troque por Mooer ou mesmo pelo TS 808 Mini). E a minha pergunta é: se o circuito do Tube Screamer é tão simples de clonar como dizem, por que não conseguem criar um pedal exatamente igual ao menos em sonoridade? Não precisam ir muito longe, só tem que tirar aquela puxada nos agudos e aquele crunch manjado que qualquer pedal de overdrive faz. Estou falando algo absurdo?

Synth-Men
Veterano
# dez/17
· votar


Meu caro!

Só será absurdo se esperar que qualquer um que seja, da China, daqui ou de qualquer outro lugar, soar igual ao original. Caso contrário não.

Clone é igual. Copia não. O preço do original estima entre 160,00 e 190,00 trumps. A promesa ente 25,00 e 40,00 trumps.

A cópia da sua identidade é válida como a original? Evidente que não. A cópia fica igual a original? Não fica.

Mas se um falsário clonar a sua identidade, consegue se passar por você, pois é idêntica. Com esses pedais (os que prometem e citam soar como o original) é por este caminho que eles vão.


Agora... Tem uns que citam outros modelos, apenas como referência. O que não significa que é clone e nem cópia. Absurdo é não conhecer e nunca ouvir o som do original e querer comparar. É isso que muita gente do YouTube tem feito.

Estou procurando um simulador de Plexi. Um que lembre, que não chegue lá, mas esteja no caminho. Já sei que não será igual. Não causa revoltas e decepções,

Não existirá outro TS9 ou outro DS1, outro FuzzFace e por aí vai. Mas teremos alguns referenciais que soarão muito bem.

Lelo Mig
Membro
# dez/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


francisco2004

Nunca vão fazer igual porque o TS foi uma grande cagada da Maxxon que deu certo.

A Maxxon e a Boss desenvolveram seus Overdrives, praticamente ao mesmo tempo e com o mesmo raciocínio lógico, clipar o sinal assimetricamente como faz uma válvula. Resultado, os circuitos do TS 808 e do OD são praticamente idênticos.

Como o OD saiu um pouco antes e a Maxxon viu que o circuito era idêntico, ficou com medo de ser processada, afinal a Roland era uma potência, e mudou somente o tipo de clipagem, para simétrica.

Deu no que conhecemos... Nem a Maxxon faz outro...kkkk

SteveRayMorse
Veterano
# dez/17
· votar


Eu mesmo nem sou tão fã assim do TS. Eu prefiro as variações onde tu pode atuar em algumas frequências e salientar ou atenuar as mesmas.

Agora, tem "clone" por aí que é mais caro que o original. Se soa melhor ou não, vai do indivíduo mas acho que a idéia geral é pegar a base do TS e fazer outras variações.

Fernando de almeida
Veterano
# dez/17 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


francisco2004
Tube Screamer TS 808 - Por que os clones não "clonam" pra valer?
Fera, vamos separar alguns detalhes a serem observados

1º Fato: O que é clonado???????
O que é clonado é o CIRCUITO ... alguns casos fazem até poucas alterações nesse circuito ...
Porém os COMPONENTES não são exatamente os mesmos (alguns com valores diferentes até) e nem a QUALIDADE dos componentes ... Por exemplo, como pode um C.I. JRC (amp op dos TS) custarem até 5 vezes mais se comparado os preços de fabricantes diferentes??? A resposta é, QUALIDADE ...
- Clonam o circuito mas não como a placa é confeccionada ...
- Podem colocar os mesmos valores de capacitores, resistores, etc., mas não colocam componentes de mesma qualidade ...

2º Fato: Miniaturização dos pedais
Embora muitos fabricantes fabriquem pedais miniaturas de qualidade e usam componentes de primeira, é impossível se obter exatamente o mesmo resultado.
Pode-se chegar em um resultado próximo, mas não o mesmo pois o processo de fabricação de cada componente não é o mesmo, como a "eletrônica se comporta" em componentes de tamanhos diferentes não é o mesmo.
Então não dá pra se obter exatamente o mesmo resultado ...


3º Fato: Qual é a real da CLONAGEM em geral????
Ao meu ver, a ideia da clonagem é para se ter um vislumbre, uma nuance, uma semelhança, um vestígio, etc. do que é o pedal original, a preços mais baratos que o original e se for pra ter o timbre original, pague o preço do original.
Pois se fosse para "fabricar do zero", sempre teríamos pedais de características/timbres/recursos originais ou minimamente autênticos (assim como a Wampler, por exemplo faz).
Mas clonam - sabe porque???? O pedal clonado já funciona, já vende e muitos compram seus clones, de timbres que lembram muito ou pouco o original, a um preço muito abaixo do original!!!!
Hoje os pedais mais clonados (ao meu ver) são os TS, Fuzz Face, GT2 (simuladores de amplis - esses na verdade já foram febre ... hoje nem tanto) e depois os distortions em geral ... depois desses, creio que o pedal mais clonado seja o Delay Digital (algo próximo do DD3).


4º Fato: Sim, eu tenho clones, mas ...
Sim, eu tenho TS mini e já tive diversos clones ... Mas quando eu os compro, eu testo buscando um timbre que me agrade, e não buscando um timbre que um outro pedal tenha ... se o timbre do clone me agradou, mesmo que seja diferente do original, eu uso tranquilamente ...
Tanto que testei lado a lado os originais Sansamp GT2 e TRIAC (simulador de amps) versus o Wavebox Argos (tb simulador de amps) e, embora os Sansamp originais fossem (são) TOPs de linha (recomendo), acabei optando pelo Argos (que na ocasião tinha até preço similar) - os recursos e o timbre me agradaram mais (sim o clone me agradou mais que os originais).



5º Fato: Enfim...
Uma vez um produtor que eu fiz trabalho me disse:
"Se acabar com o clichê, você acaba com 99% das músicas".

E eu digo:
" Se acabar com os clones, se cada efeito for projetado sem ser cópia de outro, acabamos com 99% do mercado de pedais de efeito."

Fernando de almeida
Veterano
# dez/17 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Lelo Mig
Nunca vão fazer igual porque o TS foi uma grande cagada da Maxxon que deu certo.
kkkk pô cagada não ... um tropeço .... kkkk


Resultado, os circuitos do TS 808 e do OD são praticamente idênticos.
Sim verdade ... um dos MODs que é feito em OD é colocar o tone para timbrar próximo ao TS.

ejames
Membro Novato
# dez/17 · Editado por: ejames
· votar


Como disseram, o que é copiado é apenas o circuito, os componentes em si são diferentes.

Construir um pedal semelhante a um já consagrado pode ter como fim dois objetivos: baratear e oferecer um produto para quem não pode comprar o original, ou modificar alguma característica sem alterar o projeto todo. Agora, se for usar os mesmos componentes, a mesma forma de construção e o mesmo acabamento, no final o clone vai sair tão caro quanto ou até mais do que o original. Se o clone é mais caro que o original e não oferece nada de diferente, pra que comprar o clone?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


Fernando de almeida
O seu 4º tópico é o essencial...
Abç

Ismah
Veterano
# dez/17 · Editado por: Ismah
· votar


E quando falamos em qualidade de componentes, falamos de linearidade... Ou seja, se eu queimar um TL072, precisaria poder ir comprar um outro qualquer, que soasse exatamente como o inicial... Mas não é incomum de achar equipamentos de olhos puxados e com hábitos alimentares questionáveis, onde cada unidade - em consoles, cada canal rs - tem um timbre diferente...

É uma das diferenças primordiais em produtos ditos "de marca", uma Gibson X, uma Fender Y, um Marshal Z, um Orange V, um Shure I... Se eu por algum motivo perder / danificar, tem grande chance de conseguir comprar outro, com sonoridade absurdamente parecida.

Fernando de almeida
Veterano
# dez/17
· votar


Galera
Só esclarecendo pro pessoal que não conhece eletrônica, TL072 é um amplificador operacional que é o coração de pedais overdrives e distortions ...
Existem vários modelos de amplificadores operacionais que são utilizados em pedais (mas não só em pedais), cada um com sua característica específica. Os mais comuns em pedais são o JRC4558 (o dos TS e seus clones), TL072 (são usados em vários drives e distortions), LM308, LM741 (esse é genérico, é usado em um monte de aplicação na indústria e em alguns pedais) e outros ...

E quanto ao comentário do Ismah >>>se eu queimar um TL072<<<
Se queimar um TL072 e você trocar por um outro TL072 o seu pedal pode soar de forma diferente ... pois todos e quaisquer componentes eletrônicos podem ter variações (isso é normal na indústria) durante o processo de fabricação (poucas variações mas existem) ... essa variação, provoca uma variação no timbre do pedal ... SIM, ISSO ECXISTE ...

Fernando de almeida
Veterano
# dez/17 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Os mais comuns em pedais são o JRC4558 (o dos TS e seus clones), TL072 (são usados em vários drives e distortions), LM308, LM741 (esse é genérico, é usado em um monte de aplicação na indústria e em alguns pedais) e outros ...

Só detalhando um pouco mais sobre amplificadores operacionais e COMPROVANDO que é possível não copiar e é possível fazer projetos diferentes de drives - cada um com características próprias:

- NJM4558D : amplificador de alto ganho, usado em clones de Tubescreamer e inúmeros pedais de overdrive semelhantes.
- JRC4559D : Também usado em Tubescreamer e é um chip usado também nos pedais Paul Cochrane Timmy Overdrive (pesquisem, TOP). Semelhante ao NJM4558D, mas com um pouco mais de ganho e velocidade de varredura (Slew Rate) maior (>>> Esse parâmetro do amplificador operacional basicamente é velocidade de resposta na saída do amplificador quando ocorre uma variação de tensão na entrada <<<) .
- LM1458N : amplificador operacional de baixo consumo de potência. A marca de pedais Timmy tb utiliza esse amp op por proporcionar uma pouca mais de brilho no timbre.
- TL072ACP : uso comum, baixo ruído e baixo consumo de energia.
- LF353N : amplificador operacional de grande largura de banda (de frequência) de entrada/saída - quem souber projetar filtros pode explorar bem as harmônicas pois esse amp op proporciona muitas possibilidades.
- OPA2134PA : amp op com alta fidelidade (hi fi) para áudio.
- NE5532P : amplificador operacional com maior consumo de corrente do que os outros CIs mas com características diferentes dos outros tb ...

Del-Rei
Veterano
# dez/17
· votar


Só eu que acho o TS 808 original meio caído?

Já tive mais de um e definitivamente não gostei. Acho que faltam graves nesse pedal. Talvez usando numa caixa 4x12” soe bem melhor, mas sempre achei que faltavam graves nesse TS. Até por isso, creio que boa parte dos pedais baseados nele tenham justamente essa opção de ajustar melhor as frequências... (Visual Sound, Barber...).

Honestamente, acho que há pedais muito melhores. Sem falar no preço descabido do 808. Acho que virou hipster.

Um aceno de longe!!!

francisco2004
Veterano
# dez/17
· votar


Del-Rei
Eu já ouvi trocentas comparações no YouTube entre clones e originais. O mais "gordo" geralmente acaba sendo o TS808 (reissue, no entanto, que é o que mais se encontra). O TS808HW é mais gordo ainda. Os Joyos, Mooers e até o TS808 Mini ficam naquele drive agudinho que até pode dar um timbre mais "pronto" para quem toca sozinho em amplificador de estudo.

Timbre é uma questão de gosto, e a tendência é imitarmos nossos ídolos em alguns aspectos, misturando com outros. Para mim, o TS808 é o pedal "Stevie Ray Vaughan". Embora dê para usar com humbuckers, acho que ele brilha com uma strato e um ampli valvulado (seja Marshall, seja Fender, cada um com a sua "cor").

O que mais me agrada no TS808 em relação ao TS9 são os grãos mais espaçados que deixam transparecer um pouco do som limpo. É por isso, talvez, que muitos guitarristas que tocam um som mais pesado gostam do TS808 para dar uma turbinada no drive do amplificador... ele é muito pouco invasivo.

Sub_Zero
Veterano
# dez/17
· votar


Del-Rei
Só eu que acho o TS 808 original meio caído?

estamos juntos nessa....rsrsrs Eu tenho um TS808 reissue, e não acho que ele faz jus à fama que leva.
Na verdade, ele mata demais os graves e arredonda demais o som, fica uma coisa macia em demasiado pro meu gosto. Parece que quando ligo o TS ele dá uma "envelopada no som", como se tivesse algo que abafasse e tirasse o brilho.
Como ha vários pedais de overdrive de boutique que custam uma nota preta e tem como base um TS, resolvi fazer uma mod no meu pra ver até onde esse pedal pode chegar. É bem provável que os TS usados pelo SRV (que especulo, sejam diferentes dos pedais de hoje em dia) também eram mexidos, muito provável, pois o César Diaz mexia em tudo no rig dele...
Assim que o pedal chegar tento postar minhas impressões, aqui mesmo no tópico.

SteveRayMorse
Veterano
# dez/17
· votar


Del-Rei

Foi o que eu disse ali. Não sou fã também. Mas é o seguinte, um cara com um amp meio scoop e uma guita nessas características, pode pegar um TS e adorar pois vai justamente salientar os médios. Mesmo motivo pelo qual ele é muito usado pra dar boost em outros drives, sejam amps ou outros pedais diferentes. A região de frequência média e etc.

Eu não pagaria o preço e tem muito pedal por ai que pelo menos te dão mais opções pra timbrar.

Abs

Ramsay
Veterano
# dez/17 · Editado por: Ramsay
· votar


É tudo mito!!
Eu tenho um Boss SD-1 das antigas que usa um 4558 e fiz todas as alterações possíveis para o som ficar igual ao de um TS 808 e o som não mudou quase nada.
Ou seja, o TS 808 vive da fama, inclusive o super faturado handwired, cuja placa com ilhoses e componentes de melhor qualidade garantem uma melhora apenas parcial no som e que é acentuada pela maquiagem de vídeo típica do Youtube.
Como os circuitos são praticamente iguais, a qualidade sonora vai depender tão somente da qualidade dos componentes, principalmente a do CI, que pode melhorar a qualidade sonora em até uns 10 ou 20% no máximo.
O resto é especulação e manipulação midiática, simples assim...

Aí você ouve o TS 808 handwired e percebe que o que já era f****, ficou ainda mais f****.
francisco2004
Realmente, se for por vídeo do Youtube, a percepção vai ser essa mesma!!

E eu falo de cadeira, pq tenho 1/2 dúzia de pedais de guitarra encostados (principalmente de distorção) que nos vídeos do Youtube soavam maravilhosos, mas, ao vivo e na vida real se mostraram muito abaixo do esperado.
E como se atesta no vídeo abaixo, a diferença entre os pedais é mínima.



MatheusMX
Veterano
# dez/17
· votar


Nunca fui muito de utilizar pedais. Ultimamente é que tenho comprado alguns.
Daí resolvi pegar um Tube Sound do Beggiato pra ver no que dava, e pra minha surpresa ficou excelente com o Blues Jr!
Tenho um Ibanez TS9 também e gosto bem mais do Tube Sound. Ainda não cheguei a comparar com o TS808, vou ver se pego um pra fazer uns testes.

Ismah
Veterano
# dez/17
· votar


Fernando de almeida

Claro que existe! E é justamente isso que tu disse que eu quis dizer...
Nos melhores componentes do planeta, se acha variação, imagina nos baratinhos empregados no fabrico de pedais OEM's orientais, com marcas que se multiplicam mais que roedores...

Sério, se puder coloque 5 pedais de marca X no teste... Mesmo os de renome, tendem a uma variação MUITO mas MUITO discreta... Tão discreta que só consegui "ouvir" quando injetei no EAW Smart (função de transferência)...

Nas consoles é mais notável... Já peguei marcas genéricas onde um controle de graves estava em 100Hz, outro em 140, outro em 80...
Pô, tudo bem que não se consegue em analógico ter tudo em 101,2848124 Hz - isso é coisa restrita ao digital - mas podia errar por menos de 10% na sintonia...

Ramsay

Pondo mais lenha na fogueira...

https://www.youtube.com/watch?v=PH2uj9bWfM4

Del-Rei
Veterano
# dez/17
· votar


Sub_Zero
Eu só não afirmo que o pedal do SRV era modificado porque seria muita ousadia, rs, mas eu tenho sérias dúvidas se ele usava o pedal como vinha de fábrica.

Qual mod você mandou fazer?

SteveRayMorse
Pois é... Durante um bom tempo eu testei varios outros pedais baseados no TS por conta desses médios chatos e falta de graves. A maior parte do tempo usei um Barber que tinha um controle de médios bem interessante. Atualmente o que mais curto em termos de TS é o Green Rhino MK IV, que tem ajustes finos de frequência. Sensacional. Só acho o pedal grande demais, rsrs.

O preço do TS é uma piada de mal gosto.

Ramsay
Cara, a maioria da galera que diz gostar mais do pedal X do que Y, mal identificaria os pedais num teste cego. E se colocar o pedal no bolo sonoro de uma banda então, com outros instrumentos, aí que ninguém identifica nada mesmo...

francisco2004
Entendi. Que bom que você está bem satisfeito com ele então. Acho que isso é o que importa no final das contas. Eu também vejo varios vídeos no YouTube sobre pedais (e equipamentos, em geral), mas confesso que nas comparações lado a lado, dificilmente percebo alguma coisa que seja de fato uma mudança da água pro vinho. No geral são coisas sutis, diferenças modestas em termos de frequências, que no final das contas no bolo sonoro da minha banda essa finesse vai pro saco.

Um aceno de longe!!!

SteveRayMorse
Veterano
# dez/17
· votar


MatheusMX

O Blues Jr. é um exemplo onde um TS brilha justamente por causa das frequências.

Del-Rei

Hoje, o único pedal tipo TS que eu tenho é o MXR Mod OD que tem o ajuste de frequência e um "bump" pra grave/ganho. Ou seja, justamente o que acho que falta no TS rsrsrs.

Abs

Sub_Zero
Veterano
# dez/17
· votar


Del-Rei
Mandei fazer a mod do vídeo abaixo:


A questão dos pedais mexidos do SRV é mera especulação, como o Diaz mexia num monte de coisas do rig dele, talvez... ou então, os ts reissue caíram a qualidade com o passar dos anos.. vai saber ....rsrsrs

Fernando de almeida
Veterano
# dez/17
· votar


Sub_Zero
os ts reissue caíram a qualidade com o passar dos anos
Mas não o preço e nem a fama de "graal" dos overdrives ...

master_splinter
Membro Novato
# dez/17
· votar


Del-Rei
a maioria da galera que diz gostar mais do pedal X do que Y, mal identificaria os pedais num teste cego

ahahahah, cara...
um dia desses baixei uns videos de varias marcas de strato pra ouvir o timbre. tava apenas escutando no fone de ouvido, sem ver o video. eu tava curtindo demais o timbre de uma "Fender" la e tal, mto bom mesmo... ate eu olhar pra tela e ver que era uma Condor com caps Kent Armstrong

eita, vey...

Buja
Veterano
# dez/17
· votar


Eu vivia falando que fender estalava bem, que squeir nao chegava "lá" e o resto nao passava perto.

Até o dia que vi uma cara fazer uma strato de 300 conto estalar na minha frente, presencialmente. E me disse: toda strato estala, e ainda mais...faco qualquer les paul estalar aqui na sua frente ahora, e pegou uma les paul michael e tirou timbre de strato dela na hora.

Desde aquele dia fiquei convencido que nao é pedal, nem guitarra nem amp que faz tudo sozinho. O negocio é o guitarrista mesmo. Nego pode esperniar o tanto que for, mas isso pra mim é inegavel.

Fernando de almeida
Veterano
# dez/17
· votar


Buja
Desde aquele dia fiquei convencido que nao é pedal, nem guitarra nem amp que faz tudo sozinho. O negocio é o guitarrista mesmo. Nego pode esperniar o tanto que for, mas isso pra mim é inegavel.
Mano ... isso é 1000% verdade ...

Muitos colegas aqui já "pregam" isso faz tempo ...

Eu tenho equipo TOP, que não me fazem tocar igual a um carinha que eu ví numa loja tocando muito e com um timbre muito TOP com um guitarra e um amplificador que somados não dá nem 10% do preço dos equipos que tenho em casa...

É legal ter equipo TOP? SIM
É legal ter equipo "famoso"? SIM
É legal ter o equipo gringo? SIM
É legal ter equipo igual ao dos guitarristas mais top do planeta? SIM

Mas esses equipos não vão te fazer tocar melhor ...
Tem que ter equipo e tem que saber tocar ... "ter mão" pra tirar timbre do equipo ...

Ismah
Veterano
# dez/17
· votar


Vi agora que postei um link, e não o vídeo...

https://www.youtube.com/watch?v=PH2uj9bWfM4


E mais lenha na fogueira

https://www.youtube.com/watch?v=3c5Ar-iaWRE


francisco2004
Veterano
# dez/17 · Editado por: francisco2004
· votar


Ismah
Vi agora que postei um link, e não o vídeo...

https://www.youtube.com/watch?v=PH2uj9bWfM4

E mais lenha na fogueira

https://www.youtube.com/watch?v=3c5Ar-iaWRE


Gostei dos vídeos desse cara. Ele argumenta que é quase tudo igual, o que nas demonstrações dele parece ser o caso. A diferença maior, segundo ele, estaria nos potenciômetros em decorrência do controle de qualidade.

Mas isso não explica por que um TS 808 Mini é agudinho e "magro" e por que um TS 808 HW é "gordo". Essas propriedades sensoriais que os guitarristas nomeiam nos fóruns como "gordo", "magro", "quente", "granulado", "crunchado", "fuzzy", "low fi", etc, não parecem ser puro devaneio. Gostei dos vídeos, mas ainda falta uma explicação do porquê de um 808 Reissue ser perceptivelmente diferente (para melhor, na minha opinião) em relação a um 808 Mini.

francisco2004
Veterano
# dez/17 · Editado por: francisco2004
· votar


Ramsay
francisco2004
Realmente, se for por vídeo do Youtube, a percepção vai ser essa mesma!!

E eu falo de cadeira, pq tenho 1/2 dúzia de pedais de guitarra encostados (principalmente de distorção) que nos vídeos do Youtube soavam maravilhosos, mas, ao vivo e na vida real se mostraram muito abaixo do esperado.
E como se atesta no vídeo abaixo, a diferença entre os pedais é mínima.


Não achei tão mínima assim... o DS1 flerta mais com o fuzz e é mais grave, embora com ganho mínimo ele lembre um TS com um equalizador na frente cortando agudos. Dá para reconhecer na música do Red Hot (de onde ele deve ter tirado o lickzinho da demonstração) a assinatura de um tube screamer. Surpreenderia se o Frusciante dissesse que usou um DS1 em Can't Stop.

Buja
Veterano
# dez/17
· votar


Fernando de almeida
É legal ter equipo TOP? SIM
É legal ter equipo "famoso"? SIM
É legal ter o equipo gringo? SIM
É legal ter equipo igual ao dos guitarristas mais top do planeta? SIM



Nossa, é legal pra caramba ter tudo top! Quem dera rsrs.

Mas uns tempos atras montei duas guitas com a grana "contada", porem, sem abrir mao do melhor que eu queria e podia.
E fiz com todo cuidado. Sairão uma teleca e uma strato maneiras.

A teleca soava bem teleca, mas a strato ainda ficava aquela...."ah nemm...ela ainda nao estala daquele jeito"

Fiquei um pouco chateado confesso, já que ela tava soando até bem com um drive, mas o clean ainda devia um pouco. E eu queria aquele clean brilhante cristalino.

Foi da onde comecei a reparar em pegada que eu caras tocavam, e vi um documentario do mark que ele dizia que tinha que botar o dedo na coisa sem dó (ui).
Vi pessoal falando de SRV e a pegada que ele impunha na guitarra...pegada de macho (ui de novo).
Vi o Frusciante tocar, e ele nao tem muita dó de sentar o dedo na boneca (ui triplo).

Eu vi entao que guitarra nao estala. Estala é o jeito que a gente bate nas cordas, as vezes até puxando. Pra bater a corda contra o traste mesmo.
Ai caiu a ficha: pooooooxa é justamente o que eu faço no baixo quando estou slapando. Estalando as cordas.

Magicamente, sem pedal nenhum, desplugada, minha strato comecou a estalar.
Faltava força, faltava comer feijão, sem bruto porem com acertividade. Aquele soco de direita na veia, sem mascar. Mao de princesa nao estala strato.

Meu feeelho, quando percebi isso, dormi até mais feliz. Que legal, minha strato estala.
Comecei a treinar isso, e to treinando direto.
Percebi que todas as musicas que eu tocava, precisava reaprender a tocar direito. Nao era pra tocar como se estivesse alisando o cabelo da minha mulher. Era pra tocar como se estivesse......tocando guitarra poooo.

Fiz isso e o timbre ta saindo. Ai sim, um pedal faz toooooda a diferença.
Nao adianta nada um fuzz face, um tube screamer, um sei o que, bb preamp, na mao de quem nao sabe tirar timbre daquilo.
Vai gastar 1000 cruzeiros atoa.

Buja
Veterano
# dez/17
· votar


francisco2004
Surpreenderia se o Frusciante dissesse que usou um DS1 em Can't Stop.

Mas ele quase sempre usava um DS-2 mesmo, ou no muito dos casos, so o marshall fritando + um booster. É so pesquisar as imagens de Frusciante pedalboard e logo se ve um ds-2. Agora, nao sei no quarto dele, studio, dentro que 4 paredes ne....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tube Screamer TS 808 - Por que os clones não "clonam" pra valer?