SpectrosGuitarman Veterano |
# jul/21 · Editado por: SpectrosGuitarman
· votar
bom, ja que nao tem mais premio pá de ouro por aqui, então vou ressuscitar também e colocar minha impressão aqui e até pedir umas dicas aqui, e vou falar pra caralh*
Na minha comparação entre POD HD500 e Mooer G200, eu ainda prefiro a HD500, pela funcionalidade de uma forma geral, e isso é muito pessoal e da forma que eu me habituei a utilizar a pedaleira.
Explico: a HD 500 tem uma interface de programação muito simples, e simula exatamente um pedalboard (tem o preset mode tb), e os knobs são ali, na sua cara, iguais ao de um head, pra vc rapidamente chegar no som legal, ou configurar ou corrigir algo bem rápido no meio de um show. Eu fazia um "Kemper profiling" manual, plugava a guitarra num A/B e chaveava entre amp e pod por horas pra "clonar o amp" com aquela guitarra especifica, depois passa pra próxima e por ai vai... Isso tomava tempo, mas o software é muito parecido com o amplitube, então é fácil de usar, e depois de "copiar" o amp, os knobs respondiam igual, então é muito fácil usar in-line e manter o volume de palco mais baixo e menos quantidade de tralha pra levar pra cima e pra baixo. Ela substituiu 100% meu Set de pedais, que passaram a ficar encostados e usados só pra coisas especificas. Ponto negativo da POD, o uso dela com fone de ouvido era uma merda, o som ficava muito muito cagado no fone, o que obrigava a usar uma interface, ou jogar um cabo pra mesa pra tirar o retorno no fone ao vivo. Outra coisa, a HD500 responde muito bem ao tipo guitarra que voce ta usando e ao knob de volume, o que é bom, mas obriga a ter um conjunto de presets pra cada guitarra. Ou seja, se der ruim na guitarra ao vivo, te obriga a mudar o conjunto de preset.
Bom, eu nao tinha mais motivos pra comprar equipamento e sou a prova viva que GAS tem cura, especialmente com as coisas no preço que estão. Mas eu precisei comprar outra pedaleira, e poderia ser uma pequena, simples, e foi onde a Mooer G200 entrou na jogada.
Tenho que reconhecer, a G200 tem sim uma qualidade melhor de drives e alguns timbres clean são mais "na cara". Anos de evolução de algoritmo e processamento resultaram num hardware com mais possibilidades e mais compacto. Na verdade, fiquei muito na duvida entre ela e a Ampero Hotone, mas acabei optando pela Mooer baseado em ... porra nenhuma na verdade. Eu comprei sabendo que era um modelador de amp menor, mas com muito mais tecnologia, ja que tem o tal do impulse response, que eu sinceramente ainda nao sei usar. Nao poderia esperar a mesma versatilidade que existe na HD500 e outra, seria injusto da minha parte comparar 8 10 anos que eu uso um equipamento contra 3 com outro, que eu nem me dei o trabalho de sentar e ler o manual.
Então, comparando a experiencia de tirar a POD da caixa contra a experiencia de tirar a Mooer da caixa (me recuso a usar o termo unboxing), a HD500, como alguém ja mencionou aí, é mais plug and play, te da o resultado mais rápido.
Ja a Mooer, como todas essas linhas novas (e talvez todos os produtos no mercado) tem um nicho especifico. Eu tenho a impressão que ela foi 100% desenvolvida pra atender o mercado do metal, porque os drives são realmente muito bons. Alguns hi-gain são muito abelhudos pros meus ouvidos, mas como eu falei, eu nao me dei nem o trabalho de ler o manual pra configurar. Nao que os cleans sejam ruins, mas é no drive que ela brilha. E eu estou ficando cada dia mais velho e usando menos ganho, então isso deixou de ser um diferencial, que era o ponto mais fraco da HD500. As simulaçoes de wah wah que vem nela são horríveis e a operaçao do pedal de expressão/wah dela é sofrível, o que te obriga a usar um pedal de expressão externo, ou o uso dele fica limitado a pedal de volume ou controle de ganho, etc, eu sou apaixonado por wah wah, então essa foi uma surpresa negativa pra mim. A simulação do wah wah da hd500 do vox v847 era simplesmente idêntica, e eu digo pq eu tinha o pedal e comparando o uso, eu até preferia o da hd500, porque o pedal era mole mole, então pra fazer um som bem groovado é uma delicia.
Nao usei a Mooer ao vivo ainda, só com fones de ouvido e isso é um ponto positivo pra ela, porque a saída de fone é boa, nao querer um fone de alta impedância igual a pod, que custa quase o mesmo preço que a pedaleira.
O que me deixou com o pé atrás foi o jeito que é estruturada a cadeia de sinal dela, me pareceu meio travadao, sei la, achei esquisito, então aqui entra meu pedido de dicas.
Alguém tem a g200 ai? pode me passar algumas referencias pra eu tirar o melhor dela? eu tenho certeza que o equipamento é bom e eu que nao to usando direito. Estou inclinado a me desfazer dela no fim do ano, mas vamos ver, minha opinião pode mudar com as dicas valiosas de vocês
edit: relendo e resumindo tudo aí, acho que o negocio é mais o software embarcado mesmo. Numa comparação absurda aqui, o software da hd500 seria IOS e o da Mooer seria Android, hehehee
|