Pedaleira pequena com som de grande?

Autor Mensagem
sandroguiraldo
Veterano
# nov/17
· votar


Buja
Eu iria de Zoom. Marca muito conhecida, de fácil revenda posterior.

E os timbres dessa G1on são muito, mas muito convincentes.
Pelo preço dela, só o looper de 30seg já valeria a pena.
O reverb Particle também é maravilhoso, só por essas 2 funções mencionadas já valeria a pena pega-la.

Lelo Mig
Eu acho que nessa categoria de pedaleira grande, há de se pensar em qual das 2 categorias abaixo seriam usadas:

1 - simulação de amplis

ou

2 - efeitos

A POD HD500 (minha atual) me supre muito bem como um "pedalboard" embora eu sei que a maioria usa ela como simulador e talvez até despreze os "pedais" dela.

Em termos de simulação de amplis o padrão Boss está melhor que a POD.

The Man Who Sold The World
Veterano
# nov/17 · Editado por: The Man Who Sold The World
· votar


Em termos de simulação de amplis o padrão Boss está melhor que a POD.
não concordo tanto com isso
tenho uma Boss Gt10 há muito tempo e ainda amo ela
acho as POD muito mais "plug and play"
a Boss, tem MUITAS opções de equalização, o que depois de muito tempo fuçando te dá uma simulação foda, mas precisa muito trabalhar nas EQs
se não souber usar a equalização dela, fica um lixo

EDIT: o que eu quero dizer (por experiencia própria) é que os efeitos como reverb, flanger, distorções da Boss, simulação do jc120 com o chorus e delay digital da Boss são fenomenais, as simulações e outros efeitos (como o whammy) precisam ser bem trabalhadas pra ter um ótimo resultado

Lelo Mig
Membro
# nov/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


sandroguiraldo

Simulação de amplis é uma coisa que "não existia" em meu tempo. Voce tinha o melhor ampli que gostasse e pudesse ter e tirava todo o timbre possivel dele.

Acho, sinceramente, simulação de amplis um "luxo"... Muito legal para gravações. Mas ao mesmo tempo um perigo: O guitarrista hoje tem tanta possibilidade de timbres que se bobear vai se perder e nunca encontrar o seu timbre.

Antigamente o guitarrista, de forma geral, era associado pela sua guitarra + ampli. Lespa e Marshall, Strato e Twin Reverb, SG e Hiwatt e etc...

Efeitos, tenho certeza que seria meu objetivo.

"Mudar de ampli" , mesmo de forma virtual, acho que se o cara não tiver extraido 100% de sua guitarra e efeitos, conhecendo-os profundamente, é um tiro no pé em termos de "domínio dos timbres".

JJJ
Veterano
# nov/17 · Editado por: JJJ
· votar


Buja
Mano, como voce mesmo diz, ouvido nao sofre upgrade.

Sim, e continua valendo. Mas pode haver novas simulações, novas características, enfim... alguma novidade. E mesmo o som pode - de alguma forma - ter "melhorado". Dez anos em tecnologia é um bocado de tempo! Só não quero ficar muito dinossauro no negócio...

Fato isso tanto que é, que é so pegar um GT-10 e botar num preset marshall default e uma zoom g1 num preset marshall default, e comparar os sons.

É o tipo de coisa que eu quero fazer... hehehe

gabriel_lecchi
imagino que a G3n seja muito indicada para você.
Gabezorx
eu te indicaria a G3n

OK, está na lista... hehehe

Buja
Acredito que essa nomemclatura tem mais a ver com o numero de switch pra pisar

É. Mas bem que podiam ter rebatizado a linha nova, né? rs

Lelo Mig
O guitarrista hoje tem tanta possibilidade de timbres que se bobear vai se perder e nunca encontrar o seu timbre.

O meu Vox simula mais de 20 amplis, mas 95% do tempo fica em um só... rs

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


JJJ
O meu Vox simula mais de 20 amplis, mas 95% do tempo fica em um só... rs

A minha zoom g1 (antiga e obsoleta),
tem 40 presets de fabrica, e mais 40 editáveis, e na maioria das vezes utilizo no maximo 6 presets que estão na ordem:

1 - preset fender clean - que serve pra quase tudo que é clean. Vario o timbre no tone e volume da guitarra. Faço desde telecaster até les paul woman tone com ele. Serve pra country clean e a maioria dos sons de strato que toco.
Toco com este preset 80% do tempo.

2 - preset overdrive - pra tocar punk rock, blues, pop rock, acdc, até um leve metallica. Toco com este preset quase os 20% restantes.

3 - preset distortion/solo - pra tocar tudo que é pesado e solos. Vario o timbre tambem no tone, e diminuo um pouco o ganho no volume. Toco so quando preciso e quero. É raro.

4 - preset the edge - delays longos pra fazer dedilhados e enfeites. 1% das vezes.

5 - preset auto wha - funky, reggae, e psicodelias com wha wha. Nem 1% das vezes.

6 - preset acoustic. Se nao acho o clean no preset 1, ele está aqui. Esse preset tamebm tem um bit de chorus e um reverbinho mais molhado.

---

O resto nao uso, nada.

Ahhh tem um preset 7, que botei um pitch shifter com 1 oitava abaixo e um leve overdrive pra simular um baixo roncando.
So usei isso umas 2 vezes na vida.

gabriel_lecchi
Veterano
# nov/17
· votar


Buja

Buja, serei obrigado a discordar de que as pedaleiras digitais não evoluíram nos últimos 10 anos. Evoluíram e muito. A qualidade das simulações está ficando cada dia mais fiel. Alias, arrisco dizer que é o equipamento para guitarristas que mais evoluiu nos últimos anos.

Posso te falar da minha experiência. Usava uma Boss ME-20, hoje uso a G5n e a diferença é assustadora.

E me desculpe, falar que tira o mesmo som que uma GT-10 numa G1 é zoeira né, tá muito longe de ser só equalizar.

Gabezorx
Membro Novato
# nov/17
· votar


JJJ

Tu vai trazer de fora? Senão continuo insistindo, o preço dela está "inacessível" aqui (fora as usadas), acredito que devido a baixa procura, a irmã G3xn se acha a rodo e foi a que eu acabei comprando.

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


gabriel_lecchi
Mano, pode discordar de boa. Estamoa aqui pra isso mesmo.

Mas deixa me explicar direito, pra nao ficar confuso.

Quando disse que nao houve evolução, estava falando de evolucao absurda dos timbres basicos, overdrive, distorcao, reverb.
Nao falei que as pedaleiras nao evoluiram.
É so colocar a gt-100 ao lado da g1, que se nota. Um milhao de recursos a mais.

Mas quando falo na qualidade das simulações basicas, e digo que é dar uma equalizada, falo o seguinte:

Pegue uma zoom g1, preset fender twin, timbre ela direitinho, e toque.
Agora pegue a gt-100, preset fender twin, timbre ela direitnho e toque.

Se voce gravar no soundcould e perguntar pra qualquer guitarrista veterano aqui, qual pedaleira é qual, 90% vai no chute. Eu mesmo, vou no chute, talvez, voce tambem.

Nao é critica mano. Discursao de boa.

Em 10 anos, a pedaleiras evoluirão até marte. Mas o efeitos basicos, sao o que são a anos. Mudou um pouquinho aqui e ali.
Um preset um pouquinho mais agudo, outro com menos sustain, outro com mais grave.
No mais, entre um preset fender de uma m9 e um preset fender de uma g1, o que muda de tao excepcional que qualquer leigo diga: nuuuuuuuuuuuu essa pedaleira é de outro mundo...olha que som absurdo de diferente!?

Gabezorx
Membro Novato
# nov/17
· votar


Felipe Stathopoulos

Os únicos "poréns" em relação a B1on são em relação ao formato/visual do dispositivo e a facilidade de fuçar nos parâmetros em relação ao MS-60b (que tem 3 botões), que por outro lado não tem looper/drum e nem possibilidade de usar com fone de ouvido.

gabriel_lecchi
Veterano
# nov/17
· votar


Buja

Mano, respeito sua opinião, mas insisto, a diferença no timbre é grande.

Dá uma olhada no canal Rock n' Heavy Brasil, no youtube, ou em vários outros. Ele sempre faz esses comparativos, a diferença no timbre de uma pedaleira top e uma de entrada é grande.

Inclusive ele faz uns testes cegos e a maioria da galera acerta quando é uma top vs uma de entrada.

Agora, entre POD HD500x, Zoom G5n e Boss Gt100 realmente é muito mais difícil perceber a diferença, apesar dela ainda existir.

Mas tranquilo, concordar e discordar faz parte e só enriquece o debate.

Abs.

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


gabriel_lecchi
Ja que voce falou, entao, vou ver e ouvir o canal com atencao.
Até pra tirar conclusões bem acertivas e ouvir outras opiniões tambem.
Nao sou cabeça dura nem mente fechada nao.

Depois comento mais o/

sandroguiraldo
Veterano
# nov/17
· votar


Lelo Mig
Sim, entendo perfeitamente. Eu acho que quem busca por simulação hoje, não é nem tanto a galera que grava em estúdio, mas sim os guitarristas que são obrigados a tocar em linha, sem ampli, com monitoração por fones, que é o caso principalmente das igrejas.

Você citou que os guitarristas eram associados com por exemplo Lespa e Marshall (Slash) e tinham timbres bem caraterísticos, quase como uma voz e é bem verdade.

Hoje, principalmente no meio gospel que eu convivo, todo mundo timbra exatamente igual. É telecaster, com algum amp tipo VOX ou Orange, muito delay, reverb, shimmer e os tais drives de 1º e 2º estágio (blargh)

JJJ
O meu Vox simula mais de 20 amplis, mas 95% do tempo fica em um só... rs

Vox VT!!!! Eu uso 100% na simulação do AC30. Só vario o nível de ganho e efeitos!

JJJ
Veterano
# nov/17
· votar


Gabezorx
Tu vai trazer de fora?

Se Deus assim o permitir!

sandroguiraldo
Eu uso 100% na simulação do AC30. Só vario o nível de ganho e efeitos!

O meu preferido é o primeiro (acho que é o Dumble Clean, se não me engano).

Lelo Mig
Membro
# nov/17
· votar


sandroguiraldo

"não é nem tanto a galera que grava em estúdio, mas sim os guitarristas que são obrigados a tocar em linha, sem ampli,"

Isso é verdade... E é bastante util nestes casos mesmos.

Eu só citei a coisa da simulação porque o leque de possibilidades que abre, que amplia é tão bom que pode ser ruim....kkkk

Vou dar um exemplo:

Eu tenho um Fender Mustang, se eu usar (tudo simulado) um overdrive + phase num Fender Twin e mudar para um British 80 (que é o nome que a Fender usa para não dizer que é um Marshall JCM), muda tudo.

Minha preocupação é que os mais jovens não aprendam a regular um overdrive, a regular um phase e reconhecer a diferença entre amplis.

Mas, voltemos ao tópico (estou desvirtuando) e de certa forma essa minha preocupação pode ser meio idiota... Talvez a galera perceba estas diferenças de outra forma. Os tempos são outros....

sandroguiraldo
Veterano
# nov/17
· votar


Lelo Mig
Sinto que é pior mesmo, querem receitas prontas... "qual é o pedal que tem o som do Cacau Santos?" ou "qual é o patch que fulano usa?"
Quando comecei na guitarra (15 anos atrás) eu sempre me preocupei em ter um bom timbre, mas que fosse meu... e ouvindo gravações antigas percebo que consegui isso, independente do equipamento que tivesse, sempre houve uma "voz".

JJJ
O meu preferido é o primeiro (acho que é o Dumble Clean, se não me engano).
Vou experimentar... a verdade é que gostei tanto do VOX AC30 que nem me dei ao trabalho de testar muito os outros.

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


JJJ
Com todo respeito à primeira, eu gosto mais da segunda visão. Acho muito possível (e tenho 99% de certeza que já aconteceu antes) que a empresa (Boss, Digitech, Zoom, Line 6, TC, etc) tenha um mesmo processador "base" pra toda a linha e não o deixe capado, em termos de som, nas menores.

Caro amigo, houve um erro conceitual... Quando falei acima, estava sendo mais amplo que o óbvio... Erro de técnico!

Geralmente o código é o mesmo sim, as vezes com menos opções. Muda mais a parte de hardware, da velocidade de processamento até a ram, e quantia de entradas e saídas, além da qualidade e precisão do hardware em si.
Estou pensando em qualidade, a questão de fidelidade dos conversores AD/DA, da precisão e velocidade do clock deles, range de bits, que reflete em THD, dinâmica, e blá blá blá...

sobrevivente
Veterano
# nov/17
· votar


Gabezorx
Deixo a ressalva pra dar uma olhada na MS-50G e MS70CDR.

Tenho o MS-70CDR e acho incrível a qualidade desta pequena pedaleira! É bem ruim de controlar, mas resolvi isso fazendo um controlador arduino.

boblau
Veterano
# nov/17
· votar


JJJ

Dê uma olhada na NUX Cerberus. Eu estou muito tentado a comprar uma justamente pelos predicados que vc colocou.

JJJ
Veterano
# nov/17 · Editado por: JJJ
· votar


Ismah

Entendi. Realmente, se, digamos, os conversores AD-DA forem piores, já compromete metade da parada...

O problema é saber as specs a fundo (o que é meio difícil, às vezes).

boblau

NUX? Sério?

Sempre julguei se tratar de uma marca um degrauzinho abaixo das citadas. Mas, pelo seu grau de conhecimento, vou dar uma estudada.

Gabezorx
Membro Novato
# nov/17
· votar


boblau
JJJ

Essa Cerberus eu já não classificaria como "pequena com som de grande", nem mesmo pelo valor, o que não a deprecia em nada, pelo contrário, está mais pra um FLY RIG 5 da Tech 21:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/331571/

Lelo Mig
Membro
# nov/17
· votar


JJJ

Acho que a galera ta indo pra outro patamar.... essa Nux Cerberus custa "2 conto"!

Gabriel Santos Lacan
Membro Novato
# nov/17
· votar


Eu consigo fazer muita coisa com um ds-1 e um eco da Alien Amp+ um amp do pedrone. E tenho uma gt-10 que quase nem uso.

Ismah
Veterano
# nov/17 · Editado por: Ismah
· votar


Acho que a galera ta indo pra outro patamar...[2]

Pode-se por o Mooer Red Truck na lista então...

EduJazz
Veterano
# nov/17
· votar


JJJ

Nux Cerberus e Mooer Red Truck são duas coisas que eu gostaria muito de pegar. Principalmente o primeiro.

Maaaas como vou partir pra um Kemper (ou Helix ou Axe FX, ainda não decidi), vou ficar sem comprar nem corda por 3334534 anos.

Amago
Membro Novato
# nov/17
· votar


JJJ
Zoom G1xon

JJJ
Veterano
# nov/17 · Editado por: JJJ
· votar


Gabezorx
Essa Cerberus eu já não classificaria como "pequena com som de grande", nem mesmo pelo valor, o que não a deprecia em nada, pelo contrário, está mais pra um FLY RIG 5 da Tech 21:

Pois é... tá mais pra linha "5x1" do que pedaleira.

Lelo Mig
Acho que a galera ta indo pra outro patamar.... essa Nux Cerberus custa "2 conto"!

Nem por conta do preço, mas da proposta, como eu coloquei acima.

Gabriel Santos Lacan
Eu consigo fazer muita coisa com um ds-1 e um eco da Alien Amp+ um amp do pedrone.

Sem dúvida, mas não é ponto aqui.

EduJazz
Maaaas como vou partir pra um Kemper (ou Helix ou Axe FX

Já vi que vou ter que colocar em discussão esses caras, né? rs
Vamos lá: existe versão "mini" deles?

Amago
Zoom G1xon

É uma das que está em discussão. Ainda não me convenci, no entanto, que tem a mesma sonoridade que o carro-chefe da zoom (que já nem sei mais qual é... acho que é a G5...)

SkyHawk
Membro
# nov/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


JJJ
Se fuçar uma G1on vai se surpreender, isso eu garanto. Tirando os efeitos de pitch como oitavador, harmonizer, etc. o resto é muito bom, principalmente as modulações, delays e reverbs. Os drives e compressores também são bacanas e tem um excelente noise filter (ZNR), esse último parece bobagem, mas é um dos melhores que já usei, limpa super bem sem roubar nada do som.

Gabezorx
Membro Novato
# nov/17
· votar


Tanta gente falando bem da G1on que eu tô quase desistindo de pegar um MS-60b e pegar uma B1on.

EduJazz
Veterano
# nov/17
· votar


JJJ

Já vi que vou ter que colocar em discussão esses caras, né? rs
Vamos lá: existe versão "mini" deles?


Pior que mini, mini, mini não. O Kemper é um animal a parte, pra mim uma das maiores maravilhas da tecnologia guitarrística. Você já parou pra ver o que ele faz? O sistema de profiling? Se não, veja isso aqui:



Enfim, ele só tem a versão head e rack (diferentes apenas no formato), e a versão com e sem power amp. Tudo girando em torno de 1500 a 2000 dólares (preços na gringa, referência SweetWater).

Já o Fractal tem o pai de todos, o Axe FX II, que vem sendo usado pelo Metallica, Megadeth, e mais MUITA gente a nível internacional. Muitos dizem ser o ápice da manipulação digital do som de guitarra. Por volta de 2000 dólares (apenas em rack). Se tem versão mini? Até tem, mas não no tamanho, mas sim com recursos ligeiramente capados (ainda assim, um monstro de 324 cabeças), que é o AX8, um floorboard de algo em torno de 1200 dólares.

Quanto à Helix, é a resposta da Line 6 a esses bichos aí de cima. Versões rack e floorboard (nada diferem entre si além do formato), sendo vendidas por volta de 1500 dólares. Assim como o Fractal, lançou uma versão mais "capada", a Helix LT, que sai por volta de 1000 dólares.

A questão é que as demais marcas, que sempre andavam junto (Boss, Zoom, Digitech, etc) não tem produtos que se equiparem a esses. Por isso que, lá em cima, perguntei se seria esse o conceito de "top". Mas, claramente, pro escopo do (excelente) tópico, não é.

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17 · Editado por: acabaramosnicks
· votar


Eu acredito que kemper, fractal e helix estão contidos dentro da mesma família que os Zoom G1-like, são todos guitar HW DSP, porém são gêneros diferentes: o segundo está mais pra affordable mini stuff que mal precisa de um case ou bag e custa até 500 dólares, e os primeiros estão mais pra top end expensive professional reliable stuff, onde o mais barato custa o dobro do mais equipo mais caro do outro gênero, ou seja, a partir de mil dólares (um equipo desse chega a dez mil reais). São mundos distintos, é outro público alvo, outro preço, outro resultado, outro objetivo, não tem nada a ver um produto com o outro. Mas é tudo guitar HW DSP.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedaleira pequena com som de grande?