Pedaleira que simula pedais isolados?

Autor Mensagem
Euclidessn
Veterano
# mar/17 · Editado por: Euclidessn


Ola pessoal
Desculpem o titulo confuso mas foi o que melhor descrevia a minha dúvida. Vou tentar explicar.

Existe alguma pedaleira em que eu consiga utilizar cada footswich como um pedal isolado, como seria em uma pedaleira de pedais analógicos?

Vejo que nas grandes pedaleiras (zoom, line6, etc), vc precisa montar patchs inteiros para determinado conjunto de efeitos, por exemplo, algo q me incomoda muito, é o seguinte. Digamos q eu queria tocar uma base com distorção, então crio um patch com a distorção desejada. Para fazer o solo usando a mesna distorção porém acrescentando algum outro efeito, eu preciso repetir o patch anterior e gravar o próximo efeito conjuntamente, e assim sucessivamente qto mais efeitos eu quiser acrescentar. Diferentemente de uma pedaleira de pedais analogicos, onde bastava eu pisar no switch do efeito que eu queira somar, ou desliga-lo.

Então, existe alguma pedaleira, com switches suficientes em que eu consiga colocar um efeito em cada switch, e entao clicar e utiliza-los separadamente, acrescentando ou desligando os efeitos sem ter que gravar uma serie deles em um unico botão?

Não sei se fui claro.

Por alguns reviewa que vi, me parece que a Pod HD500 é possivel trabalhar com 4 patches + 4 pedais avulsos, ou cada switch ser um pedal avulso. Alguém confirma?

E quais outras marcas e modelos me atenderiam nessas funções?

Abraço

leoavilaleo
Membro Novato
# mar/17
· votar


A zoom g3x da pra fazer isso, g5 tambem, acredito que a boss gt100 tambem, me 70 e 80 tambem da.

Ismah
Veterano
# mar/17 · Editado por: Ismah
· votar


Euclidessn
vc precisa montar patchs inteiros para determinado conjunto de efeitos

Não é bem assim.

Talvez sua visão seja a das pedaleiras mais simples, onde não era viável a cópia - era, porque a Zoom G1 já dava para copiar patchs.

Podes criar novos a partir dos já existentes, assim bastando adicionar algo diferente.

GT10, GT100, Me70, Me80, e toda linha Line 6 do tipo floor, operam por bancos de alguns patchs. Posso falar com mais propriedade da HD500.

São 16 bancos, com patchs A, B, C, D. Cada patch ainda aceita 4 variações, como se fosse ligar/desligar efeitos (pode ser mais de um) manualmente, e estes estivessem espetados em um looper (tipo o PentaSwitch, Yeti, DitoX4, LoopMaster, Pedal Board Tamer).

Ainda possui o switch de tap e looper, como o pedal de expressão.

É possível configurar para operar diferente, digamos como se fosse 8 pedais individuais, porém esse é o modo "default", e mais prático para com um toque trocar todos os ajustes desejados...

Logo não faz sentido tua colocação, pois se a ideia é usar meia dúzia de efeitos, parta para pedais, que não se limitam aos disponíveis.

harlero rock
Membro Novato
# mar/17
· votar


ja citaram a me-80, ainda pode usar o software, por usb, voce copia, edita e ordena os efeitos no computador.

sandroguiraldo
Veterano
# mar/17
· votar


Euclidessn
Procure pela linha M da Line 6

Fernando de almeida
Veterano
# mar/17
· votar


Euclidessn
Existe alguma pedaleira em que eu consiga utilizar cada footswich como um pedal isolado, como seria em uma pedaleira de pedais analógicos?
Cara, existem diversas pedaleiras que fazem isso ....

Só para exemplificar, vou citar as minhas: TC Electronics Nova System e TC Electronics G-System - dá pra usá-las como patchs (e mudar patches inteiros) ou como pedais (aciona/desaciona efeitos individualmente) ...

A foto do pedal no link abaixo já deixa isso claro (veja os foots):
http://cdn-downloads.tcelectronic.com/media/257965/nova-system-front.p ng

Fernando de almeida
Veterano
# mar/17
· votar


JEuclidessn
Já tive a Line6 M13 e a M9 que tb fazem isso ...

BrotherCrow
Membro Novato
# mar/17
· votar


Até a minha antiquíssima Boss ME-6 faz isso.

Deji
Veterano
# mar/17 · Editado por: Deji
· votar


Line 6 M13 (+1) foi feita pra isso.

JJJ
Veterano
# mar/17 · Editado por: JJJ
· votar


Euclidessn

Várias (senão todas) as pedaleiras com múltiplos switches frontais podem ser usadas dessa forma.

Mas tem algumas mais voltadas pra esse tipo de "entendimento", como a linha M da Boss, por exemplo. Eu tenho uma velha M50 que comprei justamente pra ter esse feeling de três pedais básicos fáceis de configurar e rápidos de usar.

Olhe a figura.

Repare que é como se fossem 3 pedais "independentes", onde o primeiro é algum tipo de distorção, o segundo de modulação e o terceiro de delay (e o volume/wah, do lado). Essa já está fora de linha; a sucessora atual dela é a M80, que ganhou mais um "pedal" relativo a compressão e outros efeitos, mas acho que é exatamente o tipo de coisa que você procura.

AFSVilela
Veterano
# mar/17
· votar


Euclidessn

Cara, tenho uma Zoom G5n, e ela permite muito bem realizar isto que você quer no modo manual. Posso montar uma cadeia com até 9 pedais nela, inclusive deixando alguns desligados. Daí, quando seleciono o patch e entro no modo manual (ou modo stompbox) posso ligar ou desligar qualquer pedal da cadeia programada anteriormente.

Outra pedaleira que sei que permite isto também com muita facilidade (até mais do que a G5n) é a Boss ME80 - apesar de que as simulações desta não são tão fiéis, segundo opiniões que já vi, além de possuir menos efeitos e simulações em geral.

Espero ter ajudado.

renatocaster
Moderador
# mar/17
· votar


Para mim a Line 6 M13 é o melhor exemplo disso.

Euclidessn
Veterano
# mar/17 · Editado por: Euclidessn
· votar


Oh pessoal.... extremamente agradecido pelas respostas.
Muito bom saber que existe essas opções.

Realmente eu tinha tal impressão, pois tenho uma G2.1u, onde eu tinha que as vezes pular tres ou quatro patches para chegar ao efeito de delay que eu queria no momento. Pois tive que copiar os patches anteriores e então acrescentar o delay la no 4o patch.

E obervando as pedaleiras grandes, me deu a impressão que tbm existiria esse problema pois por exemplo, essa que o colega Fernando Almeida mostrou, ou mesmo a citada M9, me parece ter quase que só botões com funções específicas, como 2 botões para bank, 1 para reverb, outro para pitch, outro para compressor, outro play/stop no caso da M9 etc....e aí me parecia não sobrar botões para os pedais isolados. Bom, me parece mesmo ser só falta de experiência minha.

Editado: De qualquer forma, a minha grande preocupação é poder além de ter a opção de "pedais avulsos" nos fswtchs, é poder sobrepor-los, e não um anular o outro. (vi agora um video aqui que qdo o cara pisa num efeito (ali nos números 1 2 3 4 da Tc Electronic G-system) que está iluminado, o anterior apaga, sinalizando que foi desligado, e não feito uma sobreposição.

Achei bem interessante essa Tc Electronic G-system, que parece ter incontáveis botões.

Mas falaram pouco da HD500. Ela não é tão boa? Gostei bastante de um review dela, até por ter varios switches e um pedal de expressão, o que me parece permitir muita liberdade. Ela não é tão boa assim, quanto as outras?

Eu estaria disposto a gastar entre 2500 a 3000 reais para ter essa liberdade.

Mais uma vez obrigado. O que puderem me acrescentar, eu agraço muito.

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Há uma certa guerra POD HD vs GT100 rsrs

Quanto a sobrepor, basta salvar o patch sem efeito numa chave, e o mesmo patch com efeito na outra, criando a possibilidade de alterar entre um e outro. Ou no caso da HD500, podes deixar essa função por conta das chaves superioras.

Euclidessn
Veterano
# mar/17 · Editado por: Euclidessn
· votar


Ismah

Olá.. então. Mas é justamente o que eu não queria.
Na minha g2.1u está assim:
1) Clean
2) Distorção
3) Distorção + Reverb
4) Distorção + Delay
5) Distorção + Reverb + aquele efeito em que toca uma 3a ou 5a.

O problema é que se eu quiser sair da base e ir para o solo com 5a.... eu tenho que ficar clicando e pulando até chegar na 5) posição.

É isso que eu não queria em uma pedaleira nova. Eu quero estar tocando com distorção, e de repente querer somar um reverb, ou agora, quero somar um delay, ou agora quero somar um efeito qualquer, ou agora quero somar 3 efeitos. Isso me daria liberdade para tocar qualquer tipo de musica, sem ter que preparar patchs inteiros só pra tocar determinada muisica, como faço hj em dia.

Mas me pareceu na sua primeira resposta, que ela me atenderia bem pela sua exmplicação.

Vc recomenda essa HD500 e a HD500x?

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Eu quero estar tocando com distorção, e de repente querer somar um reverb, ou agora, quero somar um delay,

Na GT-100... Basta salvar o patch com distorção no banco 001-1 (nome pode ser alterado), e distorção + delay no foot 001-2...

Na POD... Basta salvar o patch com distorção no banco 1A (press FS5), e distorção + delay no foot 1B (press FS6), distorção + reverb no 1C (press FS7), e distorção + reverb + harmonist no 1D (press FS8)...

Ou salvar essa distorção no 1A, e deixar reverb acionável no FS1, delay no FS2, e um patch de reverb + harmonist no FS3 - não lembro certo se posso acionar/desacionar mais de 1 efeito com um toque apenas, mas creio que sim.

Todas as formas tu troca de banco com um toque apenas. TALVEZ seja preciso 2 toque para acionar o reverb e o harmonist, mas nada impede de pisar nos dois switches ao mesmo tempo.

Mesmo que esteja em bancos diferentes digamos, o clean que tu deseja esteja no banco 10C da POD, ou 003-4 da GT-100, é fácil de fazer a troca, já que existem chaves dedicadas para alterar entre os bancos - 1 a 16 na POD, na GT não lembro - e ele só são ativados quando pressionado uma chave (FS5 a FS8 na POD, 1 a 4 na GT).

Sei que na G1Next já era possível ligar ela com um botão pressionado, então esta passava a operar de modo que se pode alternar entre os bancos, e só ativar um patch ao pressionar os dois foots ao mesmo tempo. Dê uma lida no manual de teu equipo, talvez seja viável também.

AFSVilela
Veterano
# mar/17
· votar


Euclidessn
Cara, já te dei a dica antes. Tanto a Zoom G5n quanto a Boss Me80 te permitem entrar no modo manual com uma pisada simples e daí ligar/desligar no pé mesmo qualquer efeito da cadeia sem ter que salvar nenhum patch adicional. Tudo em pé, sem ter que abaixar pra nada, e ambas são modelos bem acessíveis.

Euclidessn
Veterano
# mar/17
· votar


AFSVilela

Sim, eu re-li sua resposta.. vou ver uns reviews dessas que vc citou. Parecem interessantes. Muito obrigado

Ismah
Obrigado pelos esclarecimentos. Agora ja tenho alumas noções entao para ir em uma loja e dar uma testa nos modelos.

Valeu todo mundo aí que respondeu.

Abraço

Deji
Veterano
# mar/17
· votar


Velho a M13 é a melhor para essa aplicação, ela funciona como um set de pedais com diversas combinaçoes possiveis.
Eu digo que é a melhor pq ela tem mais foots disponiveis para essa função que quaqluer uma outra, e os timbre são excelentes.

renatocaster
Moderador
# mar/17
· votar


Euclidessn

Uma imagem vale mais que mil palavras

P.S.: Sabe aquele equipamento que vc já teve, se desfez dele, e depois se arrependeu profundamente? Então, esse foi o meu caso com a M13, kkkkk.

Euclidessn
Veterano
# mar/17
· votar


Wow... muitos switches ein. Vou dar uma pesquisada nesse tbm.

Mas por exemplo, de todos esses switches ali, tenho a impressão de que cada um ja possui uma função específica como 'Play..", looper, reverse, record half speed. Me parece que espaço para os pedais seriam mesmo só os 4 la de cima, não?

Muito obrigado pela indicação.

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Euclidessn

Sim e não, ela é toda configurável, talvez só up and down não.

Euclidessn
Veterano
# mar/17
· votar


Ismah

Hmm.. show. Vou procurar conhece-la tbm.

LeandroP
Moderador
# mar/17
· votar


A minha Boss Me-8 faz isso e as vezes uso ela assim. Depende do meu grau de boiolagem.

As vezes ligo alguns pedais de distorção antes dela (as distorções dela são muito boas, analógicas, mas são poucas) e programo efeitos diferentes em cada pedal, usando como se fossem pedais individuais. As vezes faço pressets só de efeitos e deixo a distorção a cargo dos pedais que ligo antes.

Essa pedaleira, embora eu tenha há anos, eu descubro um jeito diferente de ligar e tirar uma onda com ela... Boss Me-8 é lendária!

renatocaster
Moderador
# mar/17
· votar


Euclidessn

Me parece que espaço para os pedais seriam mesmo só os 4 la de cima, não?

Lá em cima estão os 4 módulos. Para cada módulo vc tem 3 switches, então imagine que cada um desses 12 switches é um "pedal" isolado. É basicamente isso.

Quando você regula um efeito, ele fica memorizado conforme vc muda para uma regulagem diferente nos switches "A/B/C" e volta ao anterior. Ou seja, vc nem precisa salvar um "patch" como naquele esquema de bancos de outras pedaleiras. É como se você estivesse regulando fisicamente pedais diferentes.

Euclidessn
Veterano
# mar/17 · Editado por: Euclidessn
· votar


Então só para confirmar.... se eu estou com um switch acionado com uma distorção ou um simples reverb por exemplo, e em seguida clicar no outro switch que possua um outro efeito programado qualquer como um delay, ele não ira cancelar o anterior, mas sim somar os efeitos, certo?

LeandroP
Moderador
# mar/17 · Editado por: LeandroP
· votar


Euclidessn

Com a minha Me-8 eu posso fazer:

* Presset completo com os efeitos disponíveis em um pedal. Este é o modo presset.

* Efeito individual em cada pedal. Eu direciono um efeito individual em cada pedal, de modo que se eu tiver com o pedal 1 acionado e depois pisar no pedal 2, ele vai habilitar o efeito do pedal 2 com o efeito do pedal 1 também acionado. Se eu pisar novamente no pedal 1 eu desligo o efeito do 1 e fico apenas com o do dois.

Eu gosto de usar das duas formas. Depende das circunstâncias que estou usando.

Veja na imagem abaixo o botão que alterna o modo presset pra manual:

https://www.picclickimg.com/00/s/MTYwMFgxMjAw/z/LBwAAOSwt5hYe-MZ/$/Vin tage-80s-Boss-ME-8-guitar-effects-floor-pedal-_57.jpg

LeandroP
Moderador
# mar/17 · Editado por: LeandroP
· votar


Praticamente eu deixo em bypass, mas sempre com o volume final no 100.

Eu prefiro diminuir o volume da distorção e/ou da equalização da pedaleira em vez de diminuir o volume master (volume final dela) da pedaleira. Assim o sinal da guitarra flui melhor e fica menos processado, apenas com o necessário.

O legal é que ela tem basicamente tudo o que eu preciso. Além dos básicos como compressor, overdrive/distortion, equalizador, chorus, phaser, flanger, tremolo, delay, reverb; ela conta com um pitch shifter inteligente com duas vozes, onde eu indico a altura da música (tom) e ela dobra a guitarra comigo nas vozes que eu escolher (3a, 4a, 5a, 6a), além de oitavador e um noise gate (que uso muito pouco, quase zerado e apenas com drive).

O que eu acho bacana nela é o fato dela interagir muito bem com pedais de pré, como overdrive/distortion. Tendo inclusive um loop (send/return) pra que os pedais de overdrive fiquem depois do compressor e do equalizador (podendo inverter a ordem overdrive/equalizador).

A única coisa que não curto nela é a simulação de caixa, que nem me interessa, já que uso plugada no amplificador mesmo. E pra esta função eu tenho um outro pedal excelente!

Euclidessn
Veterano
# mar/17
· votar


LeandroP

Muito obrigado leandro... vou considerar esse modelo também na minha pesquisa. Que bom que é possível fazer essa modulação de efeitos.

Valeu mesmo pelas explanações.
Amanha vou numa loja aqui em SP pra ver e testar alguns modelos.

Deji
Veterano
# mar/17
· votar


Então só para confirmar.... se eu estou com um switch acionado com uma distorção ou um simples reverb por exemplo, e em seguida clicar no outro switch que possua um outro efeito programado qualquer como um delay, ele não ira cancelar o anterior, mas sim somar os efeitos, certo?
Euclidessn

Correto

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedaleira que simula pedais isolados?