O q significa dizer q uma pedaleira simula um amp?

    Autor Mensagem
    Andre lucas
    Veterano
    # fev/06


    to de olho numa RP80 da digitech, na info dela diz q ela simula mais d 11 amps e ai o q qer dizer isso?

    MatheusMX
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    que ela simula amps uah

    MatheusMX
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    tipow , ela simula o som de amps da Mesa Boogie , Marshall , Fender , Vox , Soldano ... valvulados
    (não sei se tem todos esses amps , mas eh por ae)

    Rachmaninoff
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Quer dizer que você pode, por exemplo, ligar direto no computador, e vai sair um som parecido como se você tivesse ligado num amplificador.

    Sacou?

    Andre lucas
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    aaaahhhh... vlw aew galera....!

    Randy78
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    significa que ela tenta fazer o mais parecido possivel,

    mas esquece que produto de 2000,00 vai simular com perfeição um mesa de 7000,00 numa caixa 4x12 de uns 4000,00,

    normalmente pedais como o gdi-21 quando dizem que simulam um mesa rectifire, tão só dizendo que é o mais perto que podem chegar, aquela simulação de caixa 4x12 é só uma alteração de equalização que joga mais grave, tudo questão de marketing, hj vc pega um pedal diz que com greve no máximo e distorção no máximo o troço ta simulando um mesa com 4x12, vc diminui os graves e a distorção e vira um fender com 2x12

    é impossivel um falante de 8" ter som de 4x12" isso é como vc pegar uma "mansão" de 50m² e dizer que tem o espaço de uma mansão de 1000m² não tem como vc alterar as leis da física, som de 8" é sempre som de 8"

    to certo ou to errado? rsrsrs

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/06
    · votar


    Boa noite!!!

    Randy78
    é impossivel um falante de 8" ter som de 4x12" isso é como vc pegar uma "mansão" de 50m² e dizer que tem o espaço de uma mansão de 1000m² não tem como vc alterar as leis da física, som de 8" é sempre som de 8"
    Cara, eu concordo com vc, até porque com toda a tecnologia nada ainda superou a boa e velha válvula, mas convenhamos que o nível a que chegaram certos simuladores impressiona muito e certamente não é qualquer um que consegue distinguir o que é simulado do que é real, principalmente depois que o som é processado, editado e mixado...
    Aproveitando da física, vou exemplificar da seguite forma: Imagine essa "mansão" de 50m2 vista a 10 metros de distância e a outra de 1000m2 vista a 100 metros de distância... Dá pra enganar não é mesmo?...
    Valeu!!!

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Tenho uma duvida também...

    As vezes fiko pensando... na XVamp mesmo.... tem os simuladores de amp e tal, ai pra vc conseguir uma distorção tem q dar ganho no simulador de amp... naum seria a mesma coisa dakilo da velha zoom 505 q tem lah na parte "dist." pra vc escolher o modo e se der ganho vira distorção em alguns... serah q eh simulador de amp mesmo, ou soh um golpe de marketing... pois o clean da zoom, eles falam como clean mesmo e tah na parte de dist e tal... o da Xvamp jah fala q eh um amplificador... neh a mesma coisa naum???

    Claro q sei q a Xvamp eh bem melhor q a zoom viu... soh essa duvidazinha pq naum falar logo Clean ao inves de simulador Modern num sei das quantas... se for assim a zoom tb pode falar...

    Vlw... Fuiii

    Rachmaninoff
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Penta_Blues
    convenhamos que o nível a que chegaram certos simuladores impressiona muito e certamente não é qualquer um que consegue distinguir o que é simulado do que é real, principalmente depois que o som é processado, editado e mixado...

    Eu concordo!
    Pra quem não tem grana pra comprar um baita amp, um simulador é ótimo!

    Fabricio Breve
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Randy78

    Interessante o seu raciocínio, porém imagine a seguinte situação:
    - você grava um som de um 4 X 12"
    - você grava o mesmo som com um 1 X 8"

    Coloca as duas em CD e dá para várias pessoas ouvirem, algumas ouvirão em microsystem, outras nas caixinhas do PC, outras com fone de ouvido, etc...

    Elas serão capazes de distinguir os dois sons? Ou ficará a mesma coisa?

    Eu acredito que seja possível distinguir, mesmo estando ouvindo os dois sons em um mesmo falante que não é nenhum dos dois que foram usados para gravar, ou seja, o amp que está ali no meio do processo influenciou.

    Então é lógico que um falante de 8" pode não soar identico a um de 12", mas alguma caracteristica dele deve aparecer. Aí vai também da qualidade da simulação que pode ser algo tão simples quanto um reforço nos graves para parecer que o falante é maior até algoritmos mais complexos.

    Fabricio Breve
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    AnDerSon_BoLLo

    A Zoom deve ter uma razão para usar o Clean como distorção.
    Na GFX-5 por exemplo, se eu ligar
    guitarra -> pedaleira -> INPUT do amp
    nao posso usar nenhum simulador de amp que fica uma porcaria

    Porém se eu ligar:
    guitarra -> pedaleira -> RETURN do loop do amp
    aí eu sou obrigado a usar um simulador de amp, senao o som fica uma porcaria

    A explicação lógica é: o simulador de AMP da zoom faz a vez de um pré-amp do amplificador. Se você liga a simulação com ela no input ficam dois pré-amps juntos e um estraga o outro, se você liga ela sem simulação no return fica sem pré-amp nenhum e aí o som sai toscão.

    É por isso que tem gente que diz Zoom fica melhor em amps multiuso tipo Wattsom... é justamente porque ele nem tem pré-amp, e aí a simulação quebra o galho pra deixar um som decente. Enquanto que nos amps bons a simulação é totalmente dispensável pois eles já tem um bom pré-amp.

    francisco2004
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: francisco2004
    · votar


    Como disse o Fabrício Breve, ficar do lado de uma caixa 4x12" e sentindo o punch dela ao vivo é uma coisa. Ouvir um som gravado de 4x12" em um cd tocando no microsystem é outra.

    Por isso que os simuladores estão se saindo muito bem em gravações, mas ao vivo ainda existem algumas barreiras da física.

    Agora, não vamos nos iludir, simulação é uma coisa complicadíssima que envolve milhares de variáveis. É como beber suco de uva de caixinha da Del Valle e beber o suco de uva da vovó, feito na hora, sem conservantes.

    E tudo suco de uva e o Del Valle até é bonzinho, mas depois que você beber o da vovó, não vai querer beber outra coisa.

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/06
    · votar


    Boa tarde!!!

    francisco2004
    Claro que o suco da vovó tem mais sabor... O único problema é que além de custar muito mais caro, a vovô "só tem" suco de uva, enquanto a Del Valle, que é mais barata, tem suco de uva, maçã, pessego, maracujá, laranja, goiaba, morango, mamão com laranja, manga...rs
    Valeu!!!

    MatheusMX
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    hueahae , esses exemplos pra comparações de amps e pedais são os melhores

    Fabricio Breve
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    francisco2004

    Só acrescentando, simulador ao vivo fica ruim quando não tem PA.

    Quando tem PA caímos no mesmo caso da gravação, o som que o público vai ouvir não será o do 4 X 12", mas sim o que vai estar saindo do PA.
    Se tirar o 4 X 12" e botar um simulador no lugar o resultado fica parecido.

    Sei disso porque fui no show do Ofcina G3 e fiquei procurando o JCM800 que ele sempre usava, não achei... depois descobri em um outro tópico aqui que ele está usando simulação do Amplitube, ou seja, o som que vai pro PA é de um JCM800 simulado c/ caixas 4X12" tambem simuladas.

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Fabricio Breve

    A Zoom deve ter uma razão para usar o Clean como distorção

    Mas na zoom... Clean e os simuladores são coisas diferentes... e na Xvamp eh tudo classificado como uma coisa soh... isso q tow falando, será q eh simulação mesmo ou um pouco de marketing???

    Me fala mais sobre o q seria um "RETURN do loop do amp"??? todos tem??? como funciona??? o q eh exatamente???

    Outra coisa... n entendi isso de os simuladores fikarem melhor no PA... e num amp... Vem k cara vc tem msn??? se tiver me add ai, gostaria de aprender mais com vc...

    anderson_rms#hotmail.com

    #=@

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Fabricio Breve

    Outra coisa... vc disse q na zoom se usa-la na entrada normal do amp e com a simulação da pedaleira, ela fika um lixo... q fika dois pre-amps...

    e na Vamp como funciona??? n funciona como Pre-amp e sim como um simulador mesmo, será essa a diferença e a qualidade???ou eh a mesma coisa??? claro q provavelmente se ligar nesse Return do loop (q nem sei o q eh direito) deve fikar melhor, mas se o amp n tiver fika taum ruim como a zoom???

    Foi mal ai, um monte de pergunta...

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06
    · votar


    Randy78

    mas esquece que produto de 2000,00 vai simular com perfeição um mesa de 7000,00 numa caixa 4x12 de uns 4000,00,


    Desculpe-me, não é pessoal, mas não acho isso um bom argumento.

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/06
    · votar


    Boa noite!!!

    EduArdanuy
    rsrsrs... Como diria Odorico Paraguaçu ilustrativamente e elucidativamente chegamos aos exemplos comparativamente falando...rs
    Valeu!!!

    Fabricio Breve
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    AnDerSon_BoLLo

    Mas na zoom... Clean e os simuladores são coisas diferentes... e na Xvamp eh tudo classificado como uma coisa soh... isso q tow falando, será q eh simulação mesmo ou um pouco de marketing???

    Na Zoom o que tá como simulador só fica legal quando ligado sem passar pelo pré-amp. Creio que o Clean esteja como distorção porque ele independe do simulador escolhido. Aquele Clean simula o som limpo de um Fender.
    Eu não conheço o XVamp, mas pelo que li por aí ele segue por outra linha, o forte dele é simular amplificadores e caixas (dispensando o amp), enquanto que o forte da Zoom é fazer a vez do set de pedais mesmo, com sua saída ligada a um amplificador de verdade, pois as simulações da Zoom são poucas e não são muito legais.
    Pelo que eu li por aí o XVamp também tem um modo que desliga a simulação, seria um modo LIVE.

    Me fala mais sobre o q seria um "RETURN do loop do amp"??? todos tem??? como funciona??? o q eh exatamente???

    Só tem nos amps que tem LOOP. Esses amplificadores alem do INPUT tradicional tem mais dois jacks com os nomes SEND e RETURN. Ali são ligados os efeitos como chorus, delay, etc... que ficam melhores depois do pre-amp. Ou seja, o som entra pelo INPUT, passa pelo pre-amp, sai no SEND, passa pelos pedais que você colocar ali e volta pelo RETURN para aí sim ir para o power.
    Na prática se você ligar a pedaleira direto no RETURN e nao ligar nada no INPUT e no SEND, você estará pulando o pré-amp e inserindo o som da sua pedaleira direto no power. Fica um lixo a menos que se use um bom simulador de amp que estará fazendo a vez do pré-amp.

    Outra coisa... n entendi isso de os simuladores fikarem melhor no PA... e num amp... Vem k cara vc tem msn??? se tiver me add ai, gostaria de aprender mais com vc...

    Fica melhor no PA pelo seguinte.
    Se você tentar simular um Marshall 4 X 12" num Meteoro 1 X 8" (Thor) o som não vai ficar igual, por melhor que seja a simulação, não tem como um único falante de 8" dar a resposta de 4 de 12". Além disso tem as caracteristicas do Meteoro que vao se somar as do simulador e estragar um pouco essa simulação.
    Mas se você mandar o som direto pro PA, pro cara que tá lá assistindo vai ser muito dificil notar a diferença entre um verdadeiro Marshall 4 X 12" microfonado e um simulador, pois ele não vai ouvir o som que sai do amp mas sim o som que sai do PA.
    Meu MSN é fabriciobreve@hotmail.com

    Fabricio Breve
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    AnDerSon_BoLLo
    Outra coisa... vc disse q na zoom se usa-la na entrada normal do amp e com a simulação da pedaleira, ela fika um lixo... q fika dois pre-amps...

    e na Vamp como funciona??? n funciona como Pre-amp e sim como um simulador mesmo, será essa a diferença e a qualidade???ou eh a mesma coisa??? claro q provavelmente se ligar nesse Return do loop (q nem sei o q eh direito) deve fikar melhor, mas se o amp n tiver fika taum ruim como a zoom???


    Nunca testei um VAMP, mas pelo que eu li ele tem dois modos, um modo para ligar em amplificadores (LIVE, que desativa as simulações de AMP) e um modo para gravação (que fica tudo ativado). Então basicamente pode-se dizer que o modo LIVE fica melhor no INPUT e o outro fica melhor no RETURN. Mas como eu não testei nada disso seria bom algum dono de VAMP opinar...

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06
    · votar


    Fabricio Breve

    A diferença do modo Studio (S) e Live (L) do V-Amp é que um simula caixa/autofalante e outro não, mas em ambos os modos ele simula um amplificador.

    Se você quiser usar apenas os efeitos fx, sem simulação de ampli, escolha o TUBE PREAMP.

    Fabricio Breve
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    LeandroPanucci

    Obrigado pela informação, achei que o Live desligava as simulações de amp também.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Fabricio Breve

    O modo LIVE trabalha de 3 maneiras diferentes:

    No modo L1, ele opera em stereo (usando as saídas R e L):

    --> simulação de autofalante + equalizador de 3 bandas + simulação de amplis + efeitos.


    No modo L2, ele opera em stereo (usando as saídas R e L):

    --> equalizador de 3 bandas + simulação de amplis + efeitos (sem simulação de autofalante)..

    No modo L3, ele não opera em stereo e cada saída (L e R) envia sinais diferentes:

    saída L --> equalizador + simulação de amplis + efeitos (sem simulação de autofalantes).

    saída R --> simulação de autofalante + simulação de amplis + efeitos (sem equalizador de 3 bandas).

    Este modo L3 você usa a saída L no seu ampli e manda o sinal da saída R pra mesa de som.

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: AnDerSon_BoLLo
    · votar


    LeandroPanucci

    mas qual modo fikaria melhor pra ligar direto no imput do amp???
    e numa mesa de som???

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06
    · votar


    AnDerSon_BoLLo

    Este modo L3 você usa a saída L no seu ampli e manda o sinal da saída R pra mesa de som.


    Eu uso na maioria das vezes o modo S2, na saída R

    Este modo envia um sinal com simulação de ampli + simulação de caixa + equalização de 3 bandas + efeitos fx

    Neste mesmo modo, usando a saída L, é a mesma coisa, só que sem efeitos (ótimo pra gravação, pois você pode usar plugins como efeito, calculando).

    Se eu for tocar usando apenas a mesa de som, eu prefiro usar o modo S1, mandando o sinal pelas saídas L e R, assim eu utilizo dois canais da mesa mas tenho os efeitos stereo (delay ping-pong, rotary, chorus, etc).

    Não tenho msn...~faz tempo que eu não uso mais... sorry! :(

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    LeandroPanucci

    Pooow q tanta zorra de saida e entrada... me confundiu todo... se tiver uma explicação beeeeeeeem detalhada, sobre cada saida e entrada agradeceria... o q eh cada uma, um L, um R... nem tenho ideia...

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06
    · votar


    AnDerSon_BoLLo

    L e R são as saídas dele.

    L = left (esquerda)

    R = right (direita)

    E os modos de operação são o S (studio) e L (live).


    São recursos que você pode explorar ao vivo e no estúdio, usando uma saída R, L ou ambas, dependendo do caso.

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: AnDerSon_BoLLo
    · votar


    LeandroPanucci

    Vlw a explicação man... mas...

    L e R são imputs diferentes??? e em quais casos sei q devo usar L,R, ou um modo qualquer???

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O q significa dizer q uma pedaleira simula um amp?