Pedaleira em linha com valvulado? (uma dúvida "específica")

Autor Mensagem
JoeSz
Veterano
# jun/14


Primeiro de tudo, pelo título do tópico parece que eu não usei a busca e vou perguntar algo já comentado milhares de vezes, mas na verdade to a um bom tempo lendo muita coisa, e já tirei bastante dúvidas, mas agora queria uma opinião em relação ao Meu equipamento.

Até um ano atrás, eu tocava em um meteoro 50W (transistorizado) e uma pedaleira, era um som bem digital (o sujo), mas eu curtia, dava pra brincar, até pq eu nem tinha contato com equipos melhores. Esse ano comprei um Blackstar HT-5, e a diferença foi muito grande, demorei pra acostumar, mas hoje não consigo gostar mais dos drives da pedaleira (tenho uma zoom g2.1u)

Mas a questão é a seguinte: Eu uso a pedaleira no loop, e até que fica decente o som... Mas as vezes eu sinto falta de uns timbre específicos, principalmente pra "solar", então me surgiram as seguintes opções:

Pensei em pegar uma Boss Me-70 (assisti uns reviews e curti as emulações de drives), porém, como iria ligá-la? Se eu ligasse em linha o amp "perderia" a utilidade, se ligasse no loop, não poderia utilizar bem as simulações de drive (certo?), li também sobre o método de 4 cabos (poderia usar modulações, drive, e mais o drive do amp?)

Hoje fui ligar minha zoom em linha, e o delay (principalmente) ficou horrível com o drive do amp ligado (todo o resto da pedaleira inativo, somente delay sendo usado). Então eu pensei: ou há algum problema, ou se eu comprar a pedaleira boss vai ficar a mesma porcaria e vou poder usar somente no loop (sem simuçaões de drive)

Hoje em dia eu nem uso as frescuras da pedaleira, uso só delay, chorus, e reverb de vez em quando. Então, pra "resumir" minha dúvida: Será que se eu comprar uma Me-70 vou conseguir ligar ela de algum jeito que eu possa usar as modulações e simulações de pedal (sem invalidar meu pré-amp)?

Será que o som de um pedal de delay vai ficar tão diferente da zoom no loop? Porque minhas outras opções seriam: Manter a zoom em loop e comprar um outro pedal de drive, ou vender ela e começar a montar um set de analógicos.

_______________________________________________________
No fim vi que escrevi uma bíblia, então, pra quem não estiver afim de ler:

1: As modulações e ambiências de qualquer pedaleira (tanto minha zoom como a boss me70) vão ficar horríveis quando ligadas em linha (guitarra>pedaleira>amp) e misturadas ao drive do meu amp?

2: Com um pedal de delay separado, eu notaria tanta diferença assim pra pedaleira no loop?

3: Todo esse tópico só existe por causa de uma frustração: Não conseguir tirar um timbre tão legal pra tocar satriani (acho que falta um gain pra fazer os ligados "fluírem"), queria essa fluidez sem muita sujeira, que eu conseguia no transistorizado, mesmo que tão digital.


Peço desculpas pelo tópico gigante (acho que se ninguém responder vou tentar reformular tudo que escrevi em poucas palavras hahaha)

Obrigado.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Vc acha que escreveu muito pq eu ainda não postei.

Pensei em pegar uma Boss Me-70 (assisti uns reviews e curti as emulações de drives), porém, como iria ligá-la?

Bom eu tenho a ME70 a 15 dias. Verdade seja dita: o driver dela é admirável (eu tenho um drive valvulado, portanto, uma boa fonte de comparação). Peca apenas no harmonist e whammy/pitch shifter, que soa apenas razoável, e péssimo se for querer usar para transpor (como na GT100). Mas ainda estou configurando ela, e é uma primeira impressão.

Hoje fui ligar minha zoom em linha, e o delay (principalmente) ficou horrível com o drive do amp ligado (todo o resto da pedaleira inativo, somente delay sendo usado).

Ligar em linha pode significar que vc ligou a pedaleira direto na mesa, ou que vc ligou ela no imput do amp.

Usar o delay antes da distorção acontecer. faz o som virar pasta mole que nem diarréia... PORQUE vc esta distorcendo o som e as repetições, E NÃO está tendo repetições do som distorcido.

Hoje em dia eu nem uso as frescuras da pedaleira, uso só delay, chorus, e reverb de vez em quando. Então, pra "resumir" minha dúvida: Será que se eu comprar uma Me-70 vou conseguir ligar ela de algum jeito que eu possa usar as modulações e simulações de pedal (sem invalidar meu pré-amp)?

A/B box é opção. Mas eu acho muita mão.

Outra opção seria não usar o pré da pedaleira (não confunde com pedais de drive) e deixar o pré do amp em clean sempre. Para distorcer no pré do amp, vc teria que ligar a pedaleira em loop ou abrir mão das ambiências e algumas modulações. Nada mortal.

Eu estou realizando testes, mas venho tendo resultados em usar o delay e reverb, apenas depois de microfonado o som.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/14
· votar


JoeSz
1: As modulações e ambiências de qualquer pedaleira (tanto minha zoom como a boss me70) vão ficar horríveis quando ligadas em linha (guitarra>pedaleira>amp) e misturadas ao drive do meu amp?


Vai ficar muito diferente do usual, porque aí você vai estar usando modulações/ambiências antes do drive do amp, o que normalmente não dá um resultado muito legal. O delay é um efeito que eu particularmente acho uma droga quando ligado antes do drive.

2: Com um pedal de delay separado, eu notaria tanta diferença assim pra pedaleira no loop?

Depende do pedal e da simulação do delay da pedaleira. Eu já testei minha Zoom G3X no loop do meu amp (Alien Monster 50W, versão EL34) e curti a simulação de delay analógico. Comparando com um pedal analógico que eu tenho, e com o TC Electronic Alter Ego (digital) na simulação da analógico, dá pra perceber uma diferença sim, mas não é gritante. Acho que não é o tipo de coisa que se percebe ao vivo, por exemplo. Mas, como disse, depende do pedal e da simulação.

A ME 70 não tem loop... =/

Se tivesse loop na pedaleira, era só ligar no 4 cable method e já era. Configuraria a cadeia de simulações dela pra ficarem os simuladores de pedais de drive antes do amp e o resto no loop.

Como não tem loop, se você ligar no loop do amp, provavelmente vai ficar legal usar os efeitos de modulação e delay com o drive do amp, mas se você colocar alguma simulação de pedal, acho que não fica muito bom, porque ela vai entrar logo após o pré do amp, o que pode dar um resultado desagradável (mas só vai saber testando).

JoeSz
Veterano
# jun/14 · Editado por: JoeSz
· votar


Bá, acho que vcs esclareceram muito bem minhas dúvidas... Eu queria muito comprar essa boss p causa dos drives e pq tem loop phrase, mas como não tem effect loop, se eu comprar pra usar as modulações, mais vale eu ficar com a zoom (não vale eu vender a minha e pegar a boss só pra isso), e se for pra usar antes do amp vou perder o drive dele que é do cara*** (pra maioria dos timbres). Será que eu sou o único que tenho um valvulado e tenho vontade de usar simulações ?haha

Agora só me resta montar um setzinho de pedais ou juntar mais grana e comprar uma gt10 ou outra com effect loop :/

muito obrigado Ismah e GuitarristaDoNickEstranho !

Mais dicas são bem vindas


Ah, e eu só toco em casa e no amp mesmo, não gravo nada, nem toco ao vivo!

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/14
· votar


JoeSz
Você pode comprar um ou dois pedais de drive e manter a sua zoom pra usar os efeitos dela, no loop do amp. É uma ideia legal também.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/14 · Editado por: GuitarristaDoNickEstranho
· votar


duplo

JoeSz
Veterano
# jun/14
· votar


É, dando mais uma lida, achei mais esse comentário em um fórum: "If I remember correctly the ME-70 can't connect using a four cable method. So keep in mind you can not use the amp tones with the ME effects."
Parece que o que eu preciso mesmo é de uma pedaleira que tenha effect loop (pelo menos enquanto ainda não sou formado e não ganho dinheiro pra comprar pedais hahah). Ou será que valeria a pena abdicar do drive do amp (com a zoom eu não faria isso nem fodendo, agora com a boss não sei)?

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/14
· votar


JoeSz
Ou será que valeria a pena abdicar do drive do amp (com a zoom eu não faria isso nem fodendo, agora com a boss não sei)?

Você é o único que pode responder isso, meu jovem... hehehe

Avalie os sons da pedaleira e do amp, e veja se vale a pena. O drive do meu eu não abro mão nem a pau! kkkk Melhor timbre que já consegui nesta minha vida.

JoeSz
Veterano
# jun/14
· votar


Pois é, pena que não tenho como fazer esses testes haha, eu imagino que nos reviews em que eu vi que tem um timbre bacana plugado direto, deve ser um amp bem mais cavalo que o meu... Aqui não sei se vai ficar muito melhor que a zoom não haha

Eu tenho um DS-2 aqui, que comprei um dia sem pesquisar, no impulso, mas nem curti muito o som e quase não uso... que pedalzinho seria legal pra uma distorção estilo steve vai, satriani? com a dist do meu amp mais o boost do ds2 eu consigo um timbre tipo paul gilbert, dá pra ouvir muito o som da palheta na corda, fica até massa, é só não parar de tocar pra não vir a chiadeira, mas é sujo demais

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/14
· votar


JoeSz
Satrani e Vai aí eu já não manjo. Não é minha praia de timbre.

Mas, se pretende somar pedal + drive de amp, procure pedais de drive com baixo ganho, só pra dar um boost no drive do amp.

Ou então desencana e usa só os efeitos da pedaleira e pronto. Use o drive só do amp. Acredito que ele seja versátil o suficiente pra cobrir os estilos que você quer. Tente fuçar bastante nele, descobrir novos timbres.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


JoeSz


Eu também tenho planos disso, e terei como testar em breve... kkkk
Meu Duovox 100b deve chegar até o dia 15. Aí te digo.

Lembre-se que se colocar sinal demais o canal clean também distorce, vc poderia usar ela sim, mas não teria como usar modulações... logo eu faria um patch limpo ou usaria ela de "BOSSter" e colocaria uma modulação.

Set de pedais barato rola até, mas é como pescar na vara... Leva tempo.

Eu hoje tenho Arcano PS-Tu50, Meteoro RTD (esse vale por dois), Groovin CH700, clone Lata de Sardinha MXR Phase 90, Onner Fatboy I e DD-1 (mesmo circuito Boss) e to bem servido...

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


JoeSz
Cara, uma alternativa meio louca para que você possa usar drives da ME-70, o drive do ampli e os efeitos da ME-70 no loop do ampli seria pegar um Pedrone Penta-5witch.

Você poderia fazer uma ligação da seguinte forma no Penta-5witch:
- Loop 1: send -> input do Blackstar, send do Blackstar -> return
- Loop 2: send -> input da ME-70, output da ME-70 -> return
- Footswitch (6): switch -> entrada de footswitch do ampli (não sei se isto funcionaria, nunca testei a compatibilidade do meu Penta com o meu Blackstar HT Club 40, mas a ideia é que funcione)
- Amp: return do Blackstar

Desta forma, você poderia programar os footswitches assim:
- A = 1: Blackstar limpo sem ME-70
- B = 1 e 6: Blackstar drive sem ME-70
- C = 1 e 2: Blackstar limpo com ME-70
- D = 1, 2 e 6: Blackstar drive com ME-70
- E = 2: só ME-70 (aqui seria pra usar as simulações)

Com um esquema destes você ficaria com um set bastante versátil. Você pode, por exemplo, deixar um patch com delay e boost na ME-70 engatilhado para mudar do drive de uma base (footswitch B) para um drive com delay e boost para um solo (footswitch D). Ou então alternar entre o drive do ampli (footswitch B) e um patch de simulação de Vox (footswitch E).

Se tiver dúvidas, me manda uma MP e nós trocamos ideia. Explorei bastante o meu Pedrone Penta-5witch, talvez eu consiga te ajudar.

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


JoeSz
Ah, sobre o dilema drive do valvulado x drive da pedaleira: eu acho o drive do Blackstar fantástico para o estilo moderado/alto ganho, dificilmente é batido por um drive de pedaleira. Os drives de pedaleira que te podem ser úteis são os de ganho moderado e baixo - infelizmente, justamente os que não são os melhores em simulações digitais. Se você faz questão de mais de um tipo de drive, o jeito é usar as ferramentas que você tem em mãos.

Pra montar esta parafernália que eu te sugeri acima, você vai gastar uns R$600 no Pedrone Penta-5witch e mais uns cabos (3 compridos entre o Penta e o ampli e dois curtinhos entre a ME-70 e o Penta).

Com os mesmos R$600 você poderia pegar um bom pedal de drive, como um Fulltone OCD por exemplo, que pode te dar um drive com menos ganho pra complementar o drive forte do Blackstar. Outra opção é regular o ganho do Blackstar pra algo mais Marshall-like e pegar um Tube Screamer (pode até achar opções mais baratas) pra boostar, tendo assim 3 níveis de drive: Tube Screamer, Blackstar e os dois juntos. Lembrando que, nestes casos, a ME-70 ficaria no loop, só pra efeitos.

JoeSz
Veterano
# jun/14
· votar


erico.ascencao

Bá, valeu pela dica, é uma alternativa que certa mente resolve meus problemas, mas realmente, com esses 600 reais eu poderia até comprar uma pedaleira melhor com effect loop. Acho que agora só me resta pensar bastante no que fazer: Deixar a zoom no loop e comprar uns pedais de drive, comprar uma gt10 ou vender a zoom e começar a montar um set analógico "definitivo". O que pesa muito na minha decisão de comprar a pedaleira é a praticidade e o recurso loop phrase, que alavancaria meu desenvolvimento na guitarra, já que o que eu mais faço é improvisar (poderia estudar mais teoria para gravar as bases p/ determinadas escalas), mas acho inviável gastar mais de 600Reais em um pedal somente para essa função (um loop station no caso)

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


erico.ascencao

Vou te contestar quanto a qualidade dos drives low gain...

Lord-g
Veterano
# jun/14 · Editado por: Lord-g
· votar


Opa Também tenho um pouco de lenha pra colocar nessa fogueira.

Hoje eu uso um Bugera 333 com uma Zoom G3 no Loop (nada mais).

Eu gosto bastante das simulações de ampli da Zoom mas não tive paciencia de equalizar com o Ampli e a falta de praticidade em usar ela ao vivo me desanima ainda mais.

Eu procuro uns timbres Low e High gain pois os drive do ampli são legais pacas mas só tiro um timbre legal com volumes altos, geralmente eu toco com o master no 3 e o canal clean variando entre 3 e 5 (e ja tem volume pacas) e nessa faixa de volume "eu" não consigo tirar drives legais pro meu gosto.

Resumindo não costumo tocar em lugares grandes com isso me bateu a ideia de pegar uma BOSS GT 100 e plugar no input ( isso mesmo deixar de usar 2 canais do ampli) justamente pela praticidade e o fato da pedaleira ter simulações bem legais.

Alguém aí faz isso, sugestões, críticas?

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Lord-g

Use-a como boost. É uma forma de aproveitar as válvulas...

Lord-g
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah
Isso seria no modo 4 cabos?

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Lord-g

Pelo input mesmo (não tenho ideia do que seriam os quatro cabos).

Fiz isso no canal drive de um MGV30.

Regule o clean com um volume de saída e ganho, de modo que não comece a sujar. Os drivers vc vai adicionando volume aos outros patch's então.

Lord-g
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah
Opa valeu a dica.

4 cabos seria pra usar os drives do ampli também.

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


JoeSz
com esses 600 reais eu poderia até comprar uma pedaleira melhor com effect loop
Hum, acho difícil. Se a ME-70 não tem, dificilmente uma mais barata terá. A Zoom G3x não tem.

Ismah
Vou te contestar quanto a qualidade dos drives low gain...
Realmente eu posso estar desatualizado, uma vez que minha última experiência com drives de pedaleira foi com Zoom G9.2tt e Line6 POD X3 Live, lá em 2010. Como é que estão as coisas hoje em dia? As PODs ainda dominam em termos de simulações?

Lord-g
Resumindo não costumo tocar em lugares grandes com isso me bateu a ideia de pegar uma BOSS GT 100 e plugar no input ( isso mesmo deixar de usar 2 canais do ampli) justamente pela praticidade e o fato da pedaleira ter simulações bem legais.
Pra aproveitar bem as simulações, o ideal é fazer a ligação dos 4 cabos. Se quiser usar só simulações da pedaleira, inclusive de amps limpos, aí você pode ligar direto no return do ampli e ter todo o controle de timbre pela pedaleira.

JoeSz
Veterano
# jun/14
· votar


erico.ascencao

Eu quis dizer "a grana que iria gastar name-70 + 600", acho que pelo preço da me-70 eu consigo uma gt8, mas o vou pensar muito a respeito hahah

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


JoeSz
Ah, mas entendi que você já estava com a ME. Então realmente seria uma grana grande pra gastar. Aí valeria mais a pena pegar pedais de drive e esquecer pedaleira e o loop do Pedrone.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


erico.ascencao

Cara, meu maior preconceito com pedaleiras digitais, é que a maioria dos instrumentos soa exatamente igual ligados a elas... Enquanto nos analógicos não, cada captador soa diferente... TOTALMENTE diferente... Imaginemos uma guitarra diferente...

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah
Eu fiz esta transição das pedaleiras para os analógicos 4 anos atrás e meus timbres melhoraram consideravelmente. Não sei se na época eu não tinha um bom amplificador como tenho hoje (Electrontubes Wizard x Blackstar HT Club 40/Marshall DSL40C/Fender Hot Rod Deluxe III) ou se não tinha a maturidade auditiva que tenho hoje, mas o fato é que houve uma melhora. Hoje cheguei à conclusão que drives legais são os de amplificador, os pedais analógicos complementam o set no quesito drives e efeitos digitais acabam sendo mais versáteis pela praticidade de programação sem perder para os analógicos.

JoeSz
Veterano
# jun/14
· votar


Pois é, eu já tenho um drive foda do meu blackstar, e adoro brincar com os efeitos da pedaleira.... Se eu quiser um timbre foda eu ligo só modulaçao da pedaleira e drive do meu amp, ou uso as simulaçoes quando quiser variar o som. Eu nao chego a tocar muitas musicas, eu fico a maior parte do tempo me divertindo em escalas e improvisos, entao acho que uma pedaleira seria uma boa pra mim... Ainda vou pensar bastante.

Mas entao, tava dando mais uma pesquisada: Pra tocar somente em casa, sem gravar, sem tocar ao vivo, só eu e meu amp em casa (sem fones tambem), qual vcs indicam (preciso de uma com loop): boss gt8 ou pod hd400? Li bastante sobre a pod ser mais pra gravar, mas falam que as simulaçoes dela são boas também!

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


JoeSz

Eu recomendo a ME70 que vc pode tocar até eme velório, pois tem a saída própria para fones.

JoeSz
Veterano
# jun/14
· votar


"sem fones tambem" e não "Em fones" hahah. mas de qualquer jeito eu preciso do loop de efeitos, então é ou GT-8/10 ou POd 400 ou VOX (deve ter loop também), só queria saber qual tem as melhores simulações, não preciso de interface pra gravação, nem usb nem nada, só praticidade e bom som!

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


JoeSz

Não entendo sua necessidade do loop, mas aí é com vc...

JoeSz
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah

Com loop eu posso decidir se uso o drive do meu amp (que é bom), se uso simulação, ou se uso o do amp e dou um boost com algum pedal.... Sem loop vai ser 8 ou 80

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedaleira em linha com valvulado? (uma dúvida "específica")