Usar pedais TOPs ao lado de pedais SIMPLES no mesmo setup, o que vcs acham?

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# jun/13


Galera,

O que vcs acham de Usar pedais TOPs (qualidade TOP, os melhores que tiver no mercado) ao lado de pedais SIMPLES (podem entender como até relativamente ruim, mesmo) no mesmo setup???

Pergunto pois esses dias me encontrei com um guitarrista da minha região e o setup dele era só pedais Gringo$$$$ (tinha drives, filters e wah) e no cantinho do pedalboard tinha uma (tão surrada aqui no FCC) zoom bem simples (foi uma que veio depois da 505 ... se não me engano era a G1) ...

Perguntei pro cara o motivo de usar uma pedaleira tão simples, sem TBP e digital ao lado de pedais de marcas e preços tops, com TBP, all analógico e tudo mais e ele me respondeu:
- "Não curto modulações e ambiências .... então uso essa zoomzinha só pra dar uma "molhada" no som sempre que o pessoal (da banda dele) pedir ... mas eu mesmo nem gosto".

Particularmente não tenho nada contra digitais ou pedais sem TBP (inclusive misturo tudo isso no meu set) mas o que vcs acham???


ABR

geronimo.correa
Veterano
# jun/13
· votar


Fernando de almeida
Se não comprometer o timbre no geral não vejo problema. O importante é o som no final das contas \o/ Abraço!

strinbergshredder
Veterano
# jun/13
· votar


Fernando de almeida
Bom, é exatamente o caso do amigo aí do teu relato...

O pedal pode não ser top, mas se tá te satisfazendo e cumprindo legal o papel no setup, por mim não tem problema nenhum usar...

Fernando de almeida
Veterano
# jun/13
· votar


geronimo.correa
strinbergshredder
Se não comprometer o timbre no geral não vejo problema. O importante é o som no final das contas \o/
O pedal pode não ser top, mas se tá te satisfazendo e cumprindo legal o papel no setup, por mim não tem problema nenhum usar.

PEnso o mesmo ... É que o pessoal comenta sobre perda de timbre em pedais digitais, sem tbp, etc ...


E NÃO sei quanto a vocês, mas mesmo que houver alguma perda (não muuuita) de timbre, é possível corrigir no ampli ou até no equalizador ...

krz4fx
Veterano
# jun/13
· votar


Fernando de almeida

Não tem nada de "errado" usar o que quiser, mas usar um pedal ruim pode estragar todo o timbre que se luta tanto para conseguir. Aliás, o guitarrista em questão só usa o G1 contrariado: " sempre que o pessoal (da banda dele) pedir ... mas eu mesmo nem gosto"

Sou da opinião de que se deve usar o que achar melhor aos próprios ouvidos (mas sem deixar de levar em consideração opiniões relevantes, como outros membros da banda e músicos mais experientes) e fazer gravações periódicas para ver se o timbre ideal imaginado está refletindo no som gravado com banda.

abs

krz4fx
Veterano
# jun/13
· votar


Fernando de almeida

Pedal simples NÃO quer dizer pedal ruim, muito pelo contrário. Alguns dos pedais mais cultuados são extremamente simples.

abs

strinbergshredder
Veterano
# jun/13
· votar


Fernando de almeida
na boa cara, acho que essa paranóia por "perda de timbre" é coisa pra se preocupar em gravações e olhe lá...

eu penso o mesmo que vc, e isso quando é algo realmente perceptível...

Fernando de almeida
Veterano
# jun/13
· votar


krz4fx
strinbergshredder
Pedal simples NÃO quer dizer pedal ruim, muito pelo contrário. Alguns dos pedais mais cultuados são extremamente simples.
na boa cara, acho que essa paranóia por "perda de timbre" é coisa pra se preocupar em gravações e olhe lá...

Caras concordo plenamente ...

Mas só para terem uma idéia, já vi cara com Voodoo Lab Sparkle Drive + Fulltone Ocd Overdrive + Tc Eletronic Transition Delay + (fiquei até espantado) ZOOM 509 (específica de modulações) .... Não é estranho???? heheheheh

strinbergshredder
Veterano
# jun/13
· votar


Fernando de almeida
haha, não digo nem estranho, mas sim discrepante..rsrs

mas satisfaz o cara né, então....

Lelo Mig
Membro
# jun/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Fernando de almeida

Acho que hoje em dia existe um modismo que relaciona pedal Top à pedal de Grife, o que era, há algumas décadas comum ao mercado da moda, se alastrou a todas as áreas, para fazer as pessoas gastarem dinheiro e ostentarem, sem a miníma preocupação (já que isso dá trabalho) de avaliar o que é melhor para si.

Parece que neguinho têm vergonha de dizer, por exemplo: "Achei o Overdrive Tabajara, melhor que o Udaloff V 30SE"... afinal o Udaloff custa 1.400 Euros!

Então, ele com sua guitarra de grife e sua calça de grife, pisa com seu tênis de grife no seu pedal de grife... e faz uma merda de som, pasteurizado, igual a de 200 outros guitarristas. Afinal, ele copiou o pedal board de seu ídolo, porque nem sabe, não se deu ao trabalho e ninguém o orientou a experimentar e buscar seu próprio som.

Se o som de fulano é "da hora" porque ele vai perder tempo tentando criar o seu?

E assim vai....Cabelinho ao vento, caras e bocas, pentatonicas decoradas, equipamento modinha mais um "Guitar Viado Jedi Master".

Pedal Top, na minha opinião é = Timbre/efeito que eu realmente curto, que distingua meu som dos demais + Minimo ruído possível + Aguenta o tranco + o MAIS BARATO possível!

Perda de timbre?

De boa, a grande maioria é incapaz de perceber se a chave tá no cap ponte ou cap braço!

Keith.Scott
Veterano
# jun/13
· votar


Fernando de almeida
Essa é A GRANDE sacada, cara!!!

É uma pena... mas o forum hoje tá cheio de gente que só dá valor pra um pedal se ele custar mais que "600 obamas"... mesmo que o som seja uma merda!
Em relação a ser bom/top ou não, concordo inteiramente com o Lelo Mig:
"Pedal Top, na minha opinião é = Timbre/efeito que eu realmente curto, que distingua meu som dos demais + Minimo ruído possível + Aguenta o tranco + o MAIS BARATO possível!"

Tá dito! É exatamente isso!!
Não adianta ter no set um pedal que te encha os olhos, mas te doa no ouvido (e o pior, no bolso... levando em consideração a relação custoXbenefício).

Procure seu som! E quando achar... "agarre-o"... mesmo que te custe apenas 30 pila!
=]

maspn
Veterano
# jun/13
· votar


já vim gente com set foda e com um behringer gdi21 um monte de vezes...

aqui mesmo no forum acontece isso...

e_merson
Veterano
# jun/13
· votar


Lelo Mig matou a charada!

Já vi combinações bem "ecléticas" de pedais por aí, e o pessoal que foi curtir o som das bandas estava pouco se ******* pra que tipo de pedal estavam usando.

Pra constar, até hoje ninguém se conforma com o fato de que um dos pedais de distorção que mais gostei de tocar foi um Oliver (salvo engano, se chamava Heavy Metal... e estava caindo aos pedaços)!

Ainda vou comprar um usado no mercado livre só pra matar a saudade.

Lelo Mig
Membro
# jun/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Fernando de almeida


Fernando dei uma navegada em fóruns internacionais de guitarras e pedais para ver se achava alguma pergunta parecida com a sua e achei uma pérola:

"Porque eu tenho uma porrada de pedais caros e de grife e, checando meus ídolos, eles só têm pedais vagabundos e baratos? (Boss, Digitech, Danelectro, etc?)"

(Melhor resposta, na minha opinião):

"Porque enquanto você, eu e outros usuários desse fórum, perdemos tempo analisando um pedal de sonoridade 0.0005% melhor, seu ídolo esta preocupado com um novo Riff a compor e em por comida na mesa, já que ele sabe por experiência própria, experiência que você provavelmente não têm, que 0.0005% ao vivo no palco não faz diferença alguma!"

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Frio
Veterano
# jun/13
· votar


"Porque eu tenho uma porrada de pedais caros e de grife e, checando meus ídolos, eles só têm pedais vagabundos e baratos? (Boss, Digitech, Danelectro, etc?)"

(Melhor resposta, na minha opinião):

"Porque enquanto você, eu e outros usuários desse fórum, perdemos tempo analisando um pedal de sonoridade 0.0005% melhor, seu ídolo esta preocupado com um novo Riff a compor e em por comida na mesa, já que ele sabe por experiência própria, experiência que você provavelmente não têm, que 0.0005% ao vivo no palco não faz diferença alguma!"



Vish, essa foi profunda...
Pior q é verdade...

FBlues_rock
Veterano
# jun/13
· votar


Faltou complementar sobre os ídolos: porque ganham muito bem para usar eles; sejam bons, ruins ou péssimos vão usar, ganham para isso.

Cansei de ver aqui no FFC colegas com set só com Boss, MXR e Wha Crybaby ou Vox, só por serem marcas famosas e seus ídolos (muito bem pagos) usarem.
Tem pedal que o Islechi nunca usa com versão signature sua... E a turminha compra para tocar como ele.
Mal se alguém veste a carapuça, mas acho um absurdo um set assim com tanta coisa boa e mais barata no mercado, fora que importar "pedais de boutique" fica mais barato que muito Boss no preço que cobram aqui.

Repondendo a pergunta do tópico: interessa se curte, combina com o que toca, seja Mooer, um Boss ou um Klon... Ou todos esses juntos.
Fora isso é modismo ou o que eu e outros colegas comentamos aqui.

DENNYSRENGIER
Veterano
# jun/13
· votar


Pessoalmente acho que hoje com os recursos tecnologicos e melhores condiçoes financeiras nos musicos estamos ficando "moles" e fazendo muita frescurinha... tocar e tirar o proprio som esta ficando em ultimo plano... timbre tem que valer mais que marca ou modelo de pedal...genialidade eh domar um pedal de fuzz com o volume da guitarra... e nao saber de cor e salteado o catalogo da Fulltone ou da Strymon....sem ofender a ninguem. Ok?

Michel_Wylde
Veterano
# jun/13
· votar


DENNYSRENGIER
Boa cara, vc resumiu tudo e mais um pouco!!!
[+++]

JC_Junior
Veterano
# jun/13
· votar


A molecada só quer saber de pedal de boutique e tocar bem fica em segundo plano.

Isso se espalhou mais depois de unzinho ae no youtube que faz review ficou famoso.

amilanezi
Veterano
# jun/13
· votar


Pra mim, a questão é custoXbenefício e se o timbre do pedal me agrada e é necessário para chegar no som que eu quero.

Acho que não vale a pena, por exemplo, pagar 600 obamas num pedal que eu vou usar em 1 música apenas...se existe um que custa 10% do preço dele e faz a mesma coisa com desempenho 1,456342345% pior.

o/

Fernando de almeida
Veterano
# jun/13
· votar


strinbergshredder
haha, não digo nem estranho, mas sim discrepante..rsrs
Também achei .... hehehee


Lelo Mig
Perda de timbre?
De boa, a grande maioria é incapaz de perceber se a chave tá no cap ponte ou cap braço!

PODE CRÊ .... já chamei uns caras "entendidos" pra um teste cego de equipamentos pra ver se saberiam diferenciar TOPs de LIXO (segundo alguns deles mesmos falam) ... KD ... Não apareceu um!!!

hehehehe

Lelo Mig
"Porque eu tenho uma porrada de pedais caros e de grife e, checando meus ídolos, eles só têm pedais vagabundos e baratos? (Boss, Digitech, Danelectro, etc?)"
(Melhor resposta, na minha opinião):
"Porque enquanto você, eu e outros usuários desse fórum, perdemos tempo analisando um pedal de sonoridade 0.0005% melhor, seu ídolo esta preocupado com um novo Riff a compor e em por comida na mesa, já que ele sabe por experiência própria, experiência que você provavelmente não têm, que 0.0005% ao vivo no palco não faz diferença alguma!"


PUTZ .... falou tudo ....

Fernando de almeida
Veterano
# jun/13
· votar


JC_Junior
A molecada só quer saber de pedal de boutique e tocar bem fica em segundo plano.

Concordo ... Já ví um vídeo onde um cara usa guitarra TONANTE num ampli BRABUS (conhece?) e tocando muuuuuito ....

Leon Oliveira
Membro
# jun/13
· votar


amilanezi

Exto... eu mesmo conheço pessoas que tem um pedal para cada nota praticamente. Eu levo muito em conta pedais versáteis, mesmo que sejam um pouco mais caros, podem sair mais barato que comprar dois Boss's. Um exemplo que na minha opinião exemplifica essa estória de grife, é o valor que o Ibanez TS9 tem até hoje. Para mim 50% do valor dele é só pelo nome.

amilanezi
Veterano
# jun/13
· votar


Leon Oliveira

Verdade, sobre o TS9 da Ibanez....metade do valor deve ser o nome mesmo.

Tenho um Joyo (Vintage Overdrive) clone desse TS9 da Ibanez, que custa 1/6 do valor e duvido quem distingue o som de um e outro no escuro.

Pra esse povo que só usa pedal top, tive uma idéia...vou começar a comprar carcaça de Ibanez TS9 e rechear com o circuito desse Joyo e vender a 800-900 reais...vou ficar rico....kkkkk

Alguém topa entrar nessa empreitada?

o/

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/13
· votar


amilanezi

Bem lembrado, vi um TS-808 por 1000R$! ai ja é revoltante.

Fernando de almeida
Veterano
# jun/13
· votar


Luiz_RibeiroSP
Bem lembrado, vi um TS-808 por 1000R$! ai ja é revoltante.

Vejam: TS-808 - só R$957,00 heheheheheheheeeeeeee

Fernando de almeida
Veterano
# jun/13
· votar


amilanezi
Verdade, sobre o TS9 da Ibanez....metade do valor deve ser o nome mesmo.
Tenho um Ibanez TS-9 mas saiu pra mim por R$350,00 num esquema ... Mas novo vendem por até R$659,99 !!!!!!!

Leon Oliveira
Membro
# jun/13
· votar


amilanezi

Pra mim o Bad Monkey chegar a ser melhor e sai por 170 mangos um novo. A mesma história com digitais e analógicos no mesmo set. E o pior é que, pelo menos pelo que vejo, entre guitarristas uma pessoa que usa grifes e status no pedalboard nem tira tanta onda sim. A verdade é que o cara sensato vai elogiar o seu som se for bom de qualquer maneira. Tenho certeza que muitos aqui já passaram por Vamp's e Zoom's com um single daquela Strato da condor, na caixinha Nitro da Meteoro e foram muito felizes. Não que tenha que ficar nisso para sempre, mas lembrar nos ajuda a encontrar nossa humildade, haha

amilanezi
Veterano
# jun/13
· votar


Leon Oliveira

Verdade, quem nunca tocou numa meteoro nitrous com a quela zoom g1 e uma golden não é feliz...hehehe.

Como eu já to metido nessa de banda e música faz uns 23 anos, já passei por poucas e boas, tocando com equipos "alternativos"....se eu fosse contar as histórias....hehehe

o/

Lelo Mig
Membro
# jun/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Luiz_RibeiroSP
Fernando de almeida

O TS quando saiu custava na faixa de 70 dólares... Lá fora ainda custa na faixa de 90 dólares.

Aqui no Brasil que os caras inflacionaram demais porque tem otário que compra. Se importar um, com taxação e tudo, sai muito mais barato que esses preços abusivos que vocês mostraram.

Leon Oliveira
O Bad Monkey é uma ótima opção custo x benefício, bem lembrado. Um outro Overdrive, nessa linha, bastante bom e barato é o Danelectro Cool Cat Transparent Overdrive.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Usar pedais TOPs ao lado de pedais SIMPLES no mesmo setup, o que vcs acham?