Review: Lado a Lado - SD-1, BluesBreaker e Guv´nor

    Autor Mensagem
    AgSarola
    Veterano
    # out/08


    BOm pessoal, sempre rolam umas dúvidas sobre overdrive aqui no fórum. Estava em casa e resolvi testar lado a lado três pedais sempre muito citados. Os pedais em questão são SD-1 da boss, BB2 da marshall e Guv´nor também da marshall. Procurei manter os botões de equalização deles sempre em 12h, mudando só a posição do drive em 9h, 12h e 3h. Fiz isto para que as características e diferenças sonoras entre eles pudessem ser notadas melhor. Tanto o SD-1 e o Bluesbreaker tem como opção pra equalizar o botão tone, onde você pode deixar o som mais agudo ou mais grave. Já o Guv´nor tem 4 opções com os botões deep, bass, mid e tremble. Lembro que deixei estes botões de equalização em 12h. No final do review falo um pouco sobre estas possibilidades. Nos teste do drive em 9h e 12h usei uma telecaster, pro dive mais pesado usei uma sg pois os simgles apitariam um pouco. Usei com exemplo músicas e bandas pra que os sons tirados pelos pedais sejam melhor compreendidos e não pra julgar a qualidade das bandas, ok?

    Drive 9h

    Sd-1 - Drive muito bom, leve, com um som aberto, agudo. Rola de tocar ZZ Top, um Machine Gun Man de Zakk Wylde bem legal com os captadores do braço. Se vc quer dar uma sujeirinha no som clean do tipo Beatles, Los Hermanos (Samba a Dois, Último Romance), Weezer ou bete balanço do barão também rola legal.

    Guv´nor - Drive muito bom, bem leve e macio, mais aveludado do que o sd-1. Som mais grave que o anterior também. Pra rolar um blues rock como ZZ top ficou faltando um pouco, mas pra dar uma sujeirinha no som limpo pra fazer acordes completos ficou perfeito. Já o sd-1 já fica um pouco forte pra fazer isto. Rolou um Los Hermanos perfeitamente e caleidoscópio do Paralamas também. ROla um Beatles também embora não fique com aquele som médio do rock inglês, aí tem que ir na equalização do pedal. Toquei Machine gun Man e ficou bom também.

    BB2 - drive mais fechado, grave e forte. Rola um ZZ Top fácil, blues rock mais pegado fica ok . Agora, não consegui fazer acorde completos do tipo Los Hermanos, aquele crunchezinho mínimo não rolou, embola um pouco. Beatles pra mim não rola. Fica bom se for tocar algo um pouco mais rasgado do tipo Pro Dia Nascer Feliz do Barão, O Calibre do Paralamas, Gov´t Mule e até Led Zeppelin.

    Drive 12h

    Sd-1 - Drive forte, de característica aberta com som médios. Classic Rock fácil, até Hard Rock no estilo ac/dc. Com o captador da ponte ficou bem agudo (equalização tem que entrar em ação). Crunchzinho, drivezinho ou algo do estilo, já ficou pra trás. Led Zeppelin, ZZ Top ficou o bixo.

    Guv´nor - Drive forte, aveludado e grave. O pedal mostrou sua cara aqui. Rola um hard rock e blues rock fácil. Usando o captador da ponte fica ok. Som bem definido, pirei aqui com som tipo Clapton, SRV, Jhon Mayall, Led Zeppelin etc. Fica bem interessante tocar Barão (Pense Dance, Pro dia Nascer feliz) também.

    BB2- Menor ganho que o guv´nor, menos aveludado também. Mas o drive é bem interessante, apesar de menos encorpado que o guv´nor é bem forte e definido. Pode tocar um Cocaine do Clapton, La Grange do ZZ Top, Led Zeppelein e AC/DC mole mole com um timbraço.

    Drive 3h

    SD-1 - Drive cortante, som bem aberto, mais sujo que em 12h mas menos definido, rolando uma tendência abelhuda. Não rola tocar metal, acho o timbre dele mais interessante em 12h, mesmo pra tocar Hard rock.

    Guv´nor - Mais ganho que o sd-1, mas soou também um pouco abelha, perde um pouco da qualidade no timbre aterior que era excepcional. Pode tocar um Matanza com o drive nesta posição.

    BB-2 - menos ganho que o Guv´nor mas não soou abelha não. Com o drive mais exigido, teve o timbre mais orgânico dos três, talvez por ter um som bem grave. ROla um Matanza também, e eu algumas vezes mexendo no seu tone e com um pedal de equalização arrisco uns Black Label society, embora não fique com aquele drive matador, consigo um timbre legal sem ficar artificial. Mas se tu curte aquele cruch metalzão mesmo, não rola. o BLS rola comigo pois me preocupo mais com a qualidade do que com a distorção bruta.

    Bom, eu uso drive buscando como referência timbre de blues e rock clássico. Pra isto eu acho o sd-1 e o guv´nor mais versáteis e legais que o BB-2. Porém, se exigir mais do drive o guv´nor e o bb-2 são mais orgânicos na minha opinião. O que mais me agradou foi o Guv´nor por ser o mais versátil. O bb-2 e o SD-1 boss são graves e agudos respectivamente. Mexendo na equalização você pode chegar a timbres bem parecidos com os 3 pedais. O bb-2 tem a função boost que é matadora. Consegui dar boost com o sd-1 no guv´nor também. Testei eles em um amp híbrido e talvez em um valvulado eles possam tirar timbres mais pesados de maneira mais satisfatória.
    NO frigir dos ovos, são três excelentes pedais.
    Ah, não sou dono da verdade, opinem e complementem o review. Abraço!

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # out/08
    · votar


    chegou a mesma opinião q eu tinha deles. Já testei os 3 também, usando minha strato e meu laney híbrido. O guv' nor é foda.. putz, pedal pra td "obra".

    Johnny Favorite
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Mas cadê os sons???

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Johnny Favorite

    ele já os ouviu.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # out/08
    · votar


    SaldanhaPessoa
    pois ele também ja tinha lido o review e postou mesmo assim! =)

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Johnny Favorite

    =p

    Seria interessante mesmo ter postado os sons.

    Faca na Caveira
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Tenho o sd-1, esse é muito foda!!! o drive é bem leve realmente, não dá pra tocar matanza nem fudendo. Aconselho ter também um pedal de distorção ou outro drive mais forte. Mas se for só pra tirar a guitarra do clean, fazer um crunchzinho, tipo um ska ou um swingado, na minha opinião não há nada melhor. Era exatamente o meu caso, buscava algo só pra dar uma saturada de leve. Uso o drive exatamente em 9h, tone em 1 ou 2 horas, fica o bicho!!!.

    Mas com o drive mais acentuado (lá pelas 3 horas), dá pra tocar muita coisa do AC/DC, como o sd-1 é bem rasgado e agudo, fica uma beleza, highway to hell com um reverb no 3 ou 4 fica idêntico. Dá pra tocar também um Oasis, Radiohead e as mais lentas do Foo Fighters - Best of You e as partes mais leves de Times Like These.

    Mas o drive é muito fraco, ele realmente perde em versatilidade por conta disso. Mas acho que se o preço entrasse nessa comparação sugerida pelo nosso amigo, com certeza o sd-1 ganharia, o custo x benefício dele é simplesmente espetacular!!! Não me arrependo de ter comprado.

    AgSarola
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Johnny Favorite
    SaldanhaPessoa
    Infelizmente não tenho experiência em gravações. Só usei o audacity algumas vezes e nada mais. Falei das músicas de bandas famosas pra exemplificar o som tirado, não que eu os fosse gravar e postar aqui. Uma alternativa é olhar o youtube, mas o problema é que geralmente eles testam em amplis valvulados e o som fica maravilhoso. Talvez na realidade mais terceiro mundista em amplis tranzistorados não tenha a mesma correlação.

    Faca na Caveira O custo benefício realmente o sd-1 é muito interessante. Acho que ele só perde pro guv´nor por ser muito agudo. Talvez o sd-1 com algum marshall seja o mais completo, mas aí tem que morrer numa grana.

    Faca na Caveira
    Veterano
    # out/08
    · votar


    hahaha, eu sabia!!! o Johnny Greenwood usa um SD-1... realmente, basta ouvir "The Bends" q tem de fundo ali aquele drive bem levinho...

    http://guitargeek.com/rigview/510/

    Faca na Caveira
    Veterano
    # out/08
    · votar


    AgSarola
    Talvez o sd-1 com algum marshall seja o mais completo

    Comprei um simulamp semana passada, vai chegar lá pra final do mês. Vamo ver no qq vai dar...

    Com o ds-2 não ficou bom. Inicialmente eu gostei do som, mas com o passar do tempo fui apurando meus ouvidos e vi que ficou meio abelhudo quando ligava os dois.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # out/08
    · votar


    então, eu tenho o BBII e acho simplesmente sensacional para rock. Ele já é um pedal de pouco ganho, mas eu usso ele ali em 9 horas mesmo. Aliado a um fuzz num valvulado fica sonzera demais!

    AgSarola
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Johnny Favorite
    Apesar do nome, eu curto mais ele pra uns rocks do que pra blues hehehehe.
    Faca na Caveira
    Cara, eu tenho um GDI e uso ele sozinho, o sd-1 não dá boost nele não. Já acho pesado pra cacete sozinho. O simulamp acho que você vai curtir. Já usei um rat junto com o sd-1 e ficou bem legal pra solar, embora eu não tenha tanta habilidade.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # out/08
    · votar


    eu ja fiz essa comparação tbm, e comprei o BB2 por q gostei mais dele com mais drive... mas confesso que sinto falta de um drive aberto e rasgado do SD1...

    Faca na Caveira
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Faca na Caveira
    · votar


    AgSarola
    Eh q na verdade muitas vezes eu to tocando uma parte com o drive levinho e quando a música vira não tem como desligar 1 e ligar o outro, então eu acabo deixando o drive sempre ligado e a distorção sempre com ganho abaixo de 12h. Mas essa conversa até que me deu uma boa idéia, vou correr atras de um seletor de canais tipo o ab-2, daí eu posso aproveitar o drive limpo do simulamp.

    Faca na Caveira
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Deco_ufrj
    qualquer pedal com pouco drive vai ser mais difícil de sentir o som rasgado.

    matheno
    Veterano
    # out/08
    · votar


    desses quais vocês me indicam, para usar
    com um proco rat2 ?

    é pra usar numa strato num ampli transistorizado.

    O que toco : hendrix, john mayer, aerosmith, led zeppelin, PINK FLOYD, jet, audioslave, ratm, stones, beatles, Ac/Dc, the black crowes, u2, "BLUES"> clapton, srv,bb king, jimmy vaughan, zz top, derek trucks, philip sayce.

    Valeu (e quanto ao procorat 2 é uma boa distorção para isso também?)

    grato

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # out/08
    · votar


    matheno

    Pra tocar o q vc toca (q é mmmmto parecido com o q eu toco) meu set está montado assim:

    Wah - Hot Box EFX - Mad Dog II EFX (clone do Proco rat 2) - Sparkle Drive EFX (drive de ts-808) - Delay

    Desses 3, eu indicaria pra vc (principalmente por tocar com ampli transistorizado) o Guv' nor. E quanto ao Rat.. n precisa de comentários, é fantástico.

    matheno
    Veterano
    # out/08
    · votar


    SaldanhaPessoa
    eu to pensando em montar um set assim :

    compressor oliver - cry baby 535q - rat 2 - overdrive (que to em duvida) - dd3

    depois pegar um mg music monovibe. e trocar o compressor

    matheno
    Veterano
    # out/08
    · votar


    SaldanhaPessoa
    tenho muitas duvidas !!! pq quero um pedal de drive que vá de um ganho quase minimo a um overdrive satisfatório, nao precisa ser chegar a distorção.

    na faixa dos 200 reais

    opçoes :
    guvnor marshall
    bb2 blues breaker marshall
    boss sd1
    boss od2
    boss bd2
    clone de Ts - sparkle - ocd (EFX)

    AgSarola
    Veterano
    # out/08
    · votar


    matheno
    Guv´nor eu te indicaria. Agora se puder testar, seria melhor. Acho ele o mais versátil.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Faca na Caveira
    qualquer pedal com pouco drive vai ser mais difícil de sentir o som rasgado.
    nao entendi? o bluesbreaker tem muito mais drive q o sd1... mas o timbre é completamente diferente, mas fechado, e o sd1 eh mais aberto, pelo q eu me lembro...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review: Lado a Lado - SD-1, BluesBreaker e Guv´nor