Dunlop Crybaby Classic GCB95 F review que acham do som?

Autor Mensagem
Mensonstratosx
Veterano
# mar/13
· votar


eu entrei pensando que era um review, eu fui enganado :(

guizimm
Veterano
# mar/13
· votar


JJJ
pelo visto o seu tem o Fasel
se ele for true bypass não tem nanhuma diferença então...
e no meu tem essa coisa branca tbm, acho que serve de lubrificante ou algo assim

elciosouza
Veterano
# mar/13
· votar


essa "massa" branca, na verdade é uma graxa.

JJJ
Veterano
# mar/13
· votar


Felippe Rosa

O potenciômetro preto escrito 100K POT Mexico, no meio da última foto. Ele está ligado ao mecanismo cheio de graxa que rola, quando mexemos no pedal.

JJJ
Veterano
# mar/13
· votar


guizimm
Tem sim, isso não tem dúvida, está inclusive escrito nele: FASEL.

JJJ
Veterano
# mar/13 · Editado por: JJJ
· votar


O que me intriga, é que, no site da Guitar Center, tem o Cry Baby "comum", que seria esse meu, e o "Classic Fasel Inductor", mais caro!

Eu pensava que o "comum" não tinha Fasel... Mas, se tem, como eu comprovei abrindo o meu, qual seria a diferença pra custar mais?!?

Lendo o texto do anúncio, tem mais uma diferença no mais caro: "The Dunlop Cry Baby Classic Wah Pedal features a 100kOhm Hot Potz potentiometer for quick, abrupt wah sounds.". Bom... o meu também é de 100K, talvez a diferença seja por conta desse "Hot Potz" aí... (se bem que eu acho que tá escrito HOT POTZ II no cantinho do pot...). Vai ver é porque o meu é MIM... rs

Quanto a ser TBP, os dois anúncios não tocam no assunto.

Nefelibata
Veterano
# mar/13 · Editado por: Nefelibata
· votar


JJJ
elciosouza
guizimm

Eu acredito que o pedal seja true by-pass sim. Comprei o meu gcb-95 pelo ebay no ano passado novo (mas o meu veio numa caixa vermelhor e branca da dunlop).

Ele tem o fasel e passa o sinal desligado, sem fonte ou bateria. O timbre fica intacto. True by-pass mesmo.

Agora, acho que a dunlop não anuncia esses detalhes no modelo mais básico pra não tirar do mercado os outros modelos que alardeiam fasel e tbp, que por sinal são mais caros.

GuitarHome
Veterano
# mar/13
· votar


pereira009
Bom tenho um Cry Baby Classic (GCB-95 F) e curto DEMAIS! Baita pedal, funciona muito bem com distorção, mesmo uma mais forte (high gain), e mais fracas, e não faz feio no clean. Esse é menos estridente que e o GCB-95, tendo assim um timbre encorpado, e mais gosto de se ouvir (minha opinião), e muito definido, mesmo em notas agudas. Já tive o top de linha Cry Baby 535Q e em questão de SOM/TIMBRE/QUALIDADE, eles se igualam, perdendo apenas pelas muitas configurações que o 535Q possui e pelo boost, que o Classic não tem também. Pedal show!

Tenho duas gravações mais recentes com ele:

Essa é a mais recente: https://soundcloud.com/guitarhome/steve-vai-licks-style

Obs: Esse é interessante de se ouvir, porque poucas vezes eu abro e fecho ele para ele gritar "WAH", mas uso ele ligado para "curtir" as frequencias mais agudas dele, mas também abro e fecho ele em um lick, da uma sacada!!!
Eu ligo ele nesse gravação em 1:04

E essa: http://www.youtube.com/watch?v=4fLkDsIhmOw&list=UUJRPavUTjvQaMptp_OTui 9g&index=1

Espero ter ajudado !!
Abraços

JJJ
Veterano
# mar/13 · Editado por: JJJ
· votar


Acho que achei a resposta aqui mesmo... (e não precisamos mais desvirtuar o "review" do colega... rs).

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/247571/

Pelo que li lá:

1) sim, o GCB95 (sem F) tem o FASEL (isso já era óbvio);

2) é by pass, mas não "true"... quando desligado, o sinal realmente passa direto (by pass), mas a entrada ainda fica conectada ao circuito. Pode ser firula demais, mas como a chave é SPDT (e não DPDT), mesmo desligado, parte do sinal seria "desviado" para o circuito interno, podendo afetar algumas frequências (principalmente as mais agudas). Há que se notar, no entanto, que a SAÍDA do circuito, quando desligado, está ABERTA. Portanto, no mundo ideal, NÃO DEVERIA PASSAR CORRENTE pelo circuito... Mas como o mundo não é ideal, pode haver alguma perda mínima aí que os morcegos conseguem distinguir bem...

Então tá resolvido QUASE tudo... Só não sei porque ter dois pedais iguais com preços diferentes... Será que é só porque o pot do comum é MIM e o outro talvez MIA??? (não - ler edit abaixo)

EDIT: Achei lá também... a diferença de preço seria justamente porque o comum é spdt e o "f" seria dpdt. 30 dólares só por isso, sinceramente, acho que não vale...

GuitarHome
Veterano
# mar/13
· votar


JJJ
Sei que o GCB-95 vir com o indutor Fasel não é algo um pouco recente, pois antes eles vinham com outro tipo de indutor, sendo o Classic um modelo "a cima" do GCB-95 que já vinha com o Fasel. Eu toquei há uns dois anos em um GCB-95, faz um tempo para fazer uma comparação sincera e precisa para vocês, e também não usei meus equipamentos para fazer um bom "julgamento" desse comparativo, mas o pouco que eu me lembro, era que realmente o GCB-95 que testei (acho que aquele, na época não tinha o indutor Fasel) era estridente demais, e não explorava taaaanto as frequencias médias, indo de um grave, para um agudo muito rápido, se é que você me entende. Sendo assim ele soava mais "WEHHH" do que "WAHHH" como acontece com meu Cry Baby Classic, que soa mais como "WAH" mesmo.

Abç

JJJ
Veterano
# mar/13
· votar


GuitarHome
Nefelibata
guizimm
elciosouza

Vou deixar esse tópico pro "review" do colega e ressuscitar o outro pra continuar o papo sobre essas diferenças...

GuitarHome
Veterano
# mar/13
· votar


JJJ
Eu nem entendi o propósito desse tópico, não li ele inteirinho hehehe, mas só respondendo sua ultima pergunta:
esse monte de graxa branca no mecanismo é normal?

Sim normal, em hipótese alguma tire ou limpe essa "graxa branca", pois como o amigo disse acima serve para lubrificar o mecanismo do Wah, sem ela o pedal vai ficar rangendo, e não vai abrir e fechar todo o seu ciclo direito.
Abç

JJJ
Veterano
# mar/13
· votar


GuitarHome

Sim, eu vi que era pra isso. Mas achei um exagero, dá pra lubrificar um carro com aquela graxa toda! kkkkkkk

Nefelibata
Veterano
# mar/13
· votar


JJJ

Eu até peguei a graxa que fica "perdida" em volta da cremalheira e botei direito nos dentes e no pinhão.

JJJ
Veterano
# mar/13
· votar


Nefelibata

Eu passei um pouquinho na porta do escritório que tava rangendo... hehehe

rcorts
Veterano
# mar/13 · Editado por: rcorts
· votar


Pessoal, vamos tentar conferir as informações antes de postar, senão tem gente que sai com idéias erradas. O GCB95 não é true bypass, é hardwired bypass e não tem indutor Fasel, e o GCB95 F sim que tem o Fasel e é truebypass.

Vocês podem checar essa informação e outras sobre tipos de bypass, bem como ver a lista dos tipos de bypass utilizados pelos pedais (na caixa de imagem que fica no pé do artigo) das linhas Dunlop, Custom Audio Electronics e Way Huge Electronics no link do blog da Dunlop.com

JJJ
(esse monte de graxa branca no mecanismo é normal?)


É sim, para lubrificar as engrenagens que fazem o acionamento mecânico do potenciômetro durante a pisada no pedal. Quando eu tive meu GCB95 comprei novo na caixa e já tinha essa graxa branca.

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


Quando tive o GCB95 (fiquei com ele cerca de 1 ano e meio), que realmente é bem estridente e sem muita variação dinâmica de frequências, conforme falado acima, fiz uns testes com e sem ele na cadeia e notei nitidamente que ele dá uma leve degradada no sinal, ao contrário do que outros disseram aqui.

Esse pedal ainda tem um problema de apitadeira do caramba quando se usa ganho muito alto. Se for pra pegar um GCB95 pessoal, vai da série F mesmo, que também é conhecido como Cry Baby Classic.

elciosouza
Veterano
# mar/13
· votar


rcorts, me desculpe...mas em alguns pontos vc está redondamente enganado. A dunlop adotou o Red Fasel como seu indutor padrão faz tempo,sendo que eles não divulgam. Mas se vc ler no próprio site deles vai ver que o que eu venho falando tem fundamento e não se trata de uma invenção...não sou tão louco assim. A diferença,como já foi dita entre o GCB 95 e o tal com F é o true bypass,ou true hardwired como define o fabricante. Só mais uma coisa,vc afirma que meio mundo está equivocado quanto ao Red Fasel....acho que quem precisa fazer uma pesquisa antes de postar algum tipo de informação é vc. Nada pessoal,vlw?!abç!

Nefelibata
Veterano
# mar/13
· votar


rcorts

Concordo inteiramente com o elciosouza.

Já abri o meu gcb-95 e o indutor vermelho escrito FASEL tah lah no meio da placa. E também já vi N fotos dos gcb-95 aki na net. Acontece q a dunlop depois q fez essa mod não divulga pra não queimar os outros modelos.

Além d´eu ter visto com o próprios olhos, teve usário do fórum que mandou email pra dunlop e eles confirmaram que agora eles soh usam indutores fasel.

Quanto à questão do true by-pass, não dou a mínima se é ou não, pq o meu passa o sinal com o pedal desligado e mesmo não querendo chamar isso de true by-pass, quando ponho a bateria pra tocar ele não altera nem um fiapo do timbre.

Pode ser que nas ultimas revisões do pedal eles também tenham aprimorado o circuito de bypass, pq está ótimo, mesmo que não seja tbp, pq reza a lenda q antigamente os buffers deles eram uma merda.

Hoje os novos são tão transparentes quanto qualquer pedal tbp, com seus prós e contras.

Abraço

Nefelibata
Veterano
# mar/13
· votar


rcorts

fiz uns testes com e sem ele na cadeia e notei nitidamente que ele dá uma leve degradada no sinal, ao contrário do que outros disseram aqui.

Então, é disso q tou falando. Os antigos eram assim mesmo. Mas o circuito passou por várias revisões. Basta olhar na placa que tem inscrição sobre qual "geração" de revisão é.

Agora além do fasel o by-pass é joia, conforme expliquei acima algumas vezes já.

JJJ
Veterano
# mar/13 · Editado por: JJJ
· votar


rcorts

Como já coloquei em fotos, o GCB95 (sem F) está vindo com FASEL sim, cara... Contra fatos (e fotos) não há argumentos. Se a Dunlop não fala isso, problema dela.

Agora, se isso vai durar pra sempre, aí não sei...

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


elciosouza

Meu caro, fiquei com um GCB 95 de 2011 a 2012, comprado em 2011, fabricado em 2011, que não tinha Red Fasel, então estou eu maluco, certo?

A dunlop adotou o Red Fasel como seu indutor padrão faz tempo,sendo que eles não divulgam

Tá, suponhamos que eu seja presidente de marketing da Dunlop. Se eu tenho um produto com uma especificação melhor, vou simplesmente deixar de mencionar, sendo que isso pode ser usado pelo marketing para justificar os preços dos produtos? Aliás, acesse o site da Dunlop hoje e você verá que alguns modelos são anunciados com o Red Fasel, outros não.

Só mais uma coisa,vc afirma que meio mundo está equivocado quanto ao Red Fasel....acho que quem precisa fazer uma pesquisa antes de postar algum tipo de informação é vc.

E o que eu fiz, senão uma pesquisa. Releia meu post antes de fazer suas colocações. Não tenho obrigação de estar 100% certo, e seria muito mais educado da sua parte colocar citações de links mostrando porque estou errado em vez de vir me atacando gratuitamente.

Segundo: acho que fui bastante educado ao fazer minhas colocações, que aliás, foram embasadas em pesquisa no blog da Dunlop, onde inclusive tem o link onde vocês podem acessar o documento em que é informado qual o tipo de bypass de cada pedal deles. Se esse documento está errado, a culpa não é minha. Se eles não divulgam que estão fazendo todos pedais com red fasel por padrão, apenas passando esta informação por e-mail, estão perdendo em credibilidade, e se ainda assim tentam promover alguns pedais específicos por virem com o Red Fasel, enquanto por padrão todos tem, estão sendo desonestos. Você que veio com um tom agressivo nas suas colocações, muito mal educado, por sinal.

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


Nefelibata
Já abri o meu gcb-95 e o indutor vermelho escrito FASEL tah lah no meio da placa. E também já vi N fotos dos gcb-95 aki na net. Acontece q a dunlop depois q fez essa mod não divulga pra não queimar os outros modelos.

Amigo, antes de tudo, diferentemente da abordagem do elciosouza, sua abordagem foi muito educada, por isso, vou respondê-lo da mesma forma, com muita educação.

Há anos é comum a realização de MODs em GCB 95, onde quem sabe fazer (o que não é meu caso) altera o circuito para True bypass e substitui o indutor stock do pedal por um Red Fasel. Inclusive tem postagem sobre isso no site dos handmades.

Seu pedal foi comprado na loja, primeiro dono, ou já pegou de alguém? só pra ter um parâmetro.

Como eu disse acima, não tenho a obrigação de estar 100% certo, aliás quem tem? mas o que falei foi embasado no próprio blog da Dunlop, onde inclusive tem esse documento do link abaixo onde essas informações são passadas.

Tipos de bypass dos pedais da Dunlop

No mais, se eu estiver errado, faço questão e fico muito grato por me mostrarem onde estou enganado. Acho que o fórum é exatamente o espaço para dialogarmos. É um espaço de ajuda.

O que não tolero é falta de educação e desrespeito, o que em momento algum foi o seu caso.

Abraços.

Nefelibata
Veterano
# mar/13 · Editado por: Nefelibata
· votar


rcorts

Seu pedal foi comprado na loja, primeiro dono, ou já pegou de alguém?

Sim, loja. Comprei novo zero Km.

Sobre a dunlop não divulgar, acredito que eles adotaram fasel e trocam o by-pass (mesmo q nao seja true) pq as eram críticas recorrentes ao pedal por causa disso. Aí eles não divulgam q tem fasel e by-pass top no GCB-95 (sem o F), justamente pra não "invadir" a parcela de mercado do GCB-95 "F", eles não divulgam. Daí pq o consumidor pagaria mais pela mesma coisa?

Pensa assim: Já pensou anos atrás se a Audi divulga que embaixo da lataria do A3 tem um VW Golf? (pra quem não sabe, isso é verdade)

Pode ser só divagação, mas minha opinião é essa.

A propósito, rcorts, tem um video no youtube do roberto torao que fala somente sobre este teme. No vídeo ele abre o gcb-95 novo dele e mostra o fasel. Não ponho link pq aki no trabalho não entra youtube.

Abraço

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


Nefelibata

Sim, loja. Comprei novo zero Km.

É meu, então realmente a Dunlop deve estar fabricando com Fasel.

Sobre a dunlop não divulgar, acredito que eles adotaram fasel e trocam o by-pass (mesmo q nao seja true) pq as eram críticas recorrentes ao pedal por causa disso. Aí eles não divulgam q tem fasel e by-pass top no GCB-95 (sem o F), justamente pra não "invadir" a parcela de mercado do GCB-95 "F", eles não divulgam. Daí pq o consumidor pagaria mais pela mesma coisa?

Tudo bem meu. Obrigado por esclarecer. Mas pra mim isso que a Dunlop está fazendo então é mais do que simplesmente evitar invadir outra parcela de mercado (GCB-95 F). Pra mim isso é desonestidade, pois continuam anunciando o Fasel em alguns modelos de Cry Baby sendo que tem outros que tem e não informam. Sacanagem.

Pensa assim: Já pensou anos atrás se a Audi divulga que embaixo da lataria do A3 tem um VW Golf? (pra quem não sabe, isso é verdade)

Pô, legal, nunca tinha ouvido falar disso.


A propósito, rcorts, tem um video no youtube do roberto torao que fala somente sobre este teme. No vídeo ele abre o gcb-95 novo dele e mostra o fasel. Não ponho link pq aki no trabalho não entra youtube.

Beleza, agora tô no trampo também e não posso acessar youtube aqui. Quando eu tiver em casa dou uma procurada. Não conheço muito o trabalho do Roberto Torao no youtube, mas vários amigos já me indicaram, parece que o cara é confiável mesmo.

abraço.

elciosouza
Veterano
# mar/13 · Editado por: elciosouza
· votar


rcorts, acho que vc deve ter me interpretado....ou eu devo ter me expressado errado. a única coisa que fiz,foi responder ao que vc postou...que devemos fazer uma pesquisa antes de postar...e eu disse para vc fazê-la. Se vc ler, no fim do meu post, a fim de evitar mal entendido eu escrevi..."não é nada pessoal". espero que vc compreenda. abç!

"On our current line of products the red Fasel inductor is the standard that we use on most of our wah pedals. The pedals that do not use the red Fasel are listed below.

PEDAL INDUCTOR
EVH95 EVH custom
JB95 HALO
SC95 SLASH custom
KH95 DUNLOP “D” logo

MC404 Uses both a red and yellow Fasel that can be toggled between with the side kicker switch.

Let us know if you have any more questions.

Best regards,
Jon

Jon Fryman
Electronics Technician
Dunlop Manufacturing, Inc.
707-745-2722
www.jimdunlop.com

live to play live(r)"

sobre os tipos de bypass utilizados
http://www.jimdunlop.com/blog/what-is-true-bypass/

se vc ler no FAQ, vc vai ler sobre o indutor Fasel
http://www.jimdunlop.com/blog/what-is-true-bypass/

Nefelibata
Veterano
# mar/13
· votar


rcorts

Foi esse email da Dunlop pro elciosouza que citei anteriormente.

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


elciosouza

Beleza. Agora sua resposta foi muito mais esclarecedora e educada. Mas na sua primeira resposta apesar de falar que não foi nada pessoal, foi isso que deu pra sentir. No mais, sem mágoas meu. Estamos aqui mesmo para vencer diferenças e para pelo menos tentar contribuir uns com os outros.

Nefelibata

Beleza, entendi.

Abraços galera.

GuitarHome
Veterano
# mar/13
· votar


O que eu acho estranho é que nem a própria Dunlop fala isso no site oficial dela, se vocês entrarem nos dois modelos pelo site, lá fala claramente que o Classic é com o FASEL e não fala nada sobre o GCB-95. E lá no site tem uma parte de "FAQ's" (perguntas) que diz sobre diferenças de todos os modelos, mais uma vez citando o Fasel presente no Classic, e nada no GCB-95.
É um tanto quanto óbvio para mim, que se o GCB-95 realmente possui Fasel hoje em dia, existe alguma mudança entre eles, não faz sentido para uma marca, manter dois produtos iguais com nomes diferentes.

Nefelibata
Veterano
# mar/13
· votar


GuitarHome

não faz sentido para uma marca, manter dois produtos iguais com nomes diferentes.

Lógica pura e simples não tem mesmo. Mas tem lógica comercial, pra um não invadir o mercado do outro, haja vista à época da mudança serem produtos de faixas de preço diferentes.

Vide Audi A3 e Golf (no brasil, na europa o audi tem plataforma própria). Soh muda lataria e logotipo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dunlop Crybaby Classic GCB95 F review que acham do som?