Pedal Tunner? Tô ficando velho

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# set/12 · Editado por: Lelo Mig


Galera, levem à mal não, mas se quiserem xingar... tudo bem.

Só quero alguma informação de uso além do que "acho" que serve...

Explico:

1- Sou de um tempo em que afinava a guitarra à partir do teclado ou piano.
2- Quando não tinha tecladista, à partir do Sax ou Flauta.
3- Quando não tinha nenhum dos dois, através de afinador eletrônico.
4- Em casa ou ensaios, as vezes até afinador metálico de ressonância.

Garanto à qualquer um aqui, tudo ficava afinado perfeitamente. Com afinador eletrônico antes de entrar no palco, ou pelo ouvido à a partir dos meios citados.
Se um instrumento desafinasse ao vivo, qualquer um de minha banda, até o baterista, era capaz de perceber que havia desafinado, e tocando mesmo, se resolvia o problema.

Me deem um Lá de 440 Hz e eu afino até o prato da bateria...

Acontece que fui num evento da escola de meu filho e fiquei de olho no pedal board da molecada... surpresa!! 8 entre 10 guitarristas tem um pedal tunner no pedal board.

Um afinador de headstock... legal, é como um afinador eletrônico de minha época mais prático e bonitinho...aprovo.

Mas uma porra dum pedal de 200 contos no meio da pedaleira prá afinar guitarra?

Que porra de guitarrista não consegue perceber que seu instrumento desafinou?

Se neguinho toca há pelo menos 1 anos e não é capaz disso... troca a guita por um reco-reco.

Ou eu tô ficando caduco??

d.u.n.h.a.
Veterano
# set/12
· votar


Sempre achei isso um absurdo também cara, mas como quase todo mundo do forum tem nunca falei nada aqui rsrsrs
Eu não sou nenhum expert em afinar de ouvido, mas me viro. Tenho um amigo que afina a guitarra só de sentir a tensão da corda, acerta perfeitamente rsrsrs

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


d.u.n.h.a.

"quase todo mundo do forum tem nunca falei nada"

Vixe!! vou ser massacrado!

kiki
Moderador
# set/12
· votar


Lelo Mig
tão ruim quanto isso eu acho é iniciar se apoiando em afinadores online que pegam pelo microfone.
mesmo ser iniciante e ter afinador digital eu nao acho uma boa.

ouvido se pega treinando, e tem que aprender a finar ouvindo, nao vendo luzinhas...

até porque voce afina a guitarra inteira pelo digital mas no fim tem que dar aquela "temperada" na mão pra fechar.

Dark_Dunha
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig
Acredito que seja interessante o pessoal aprender várias coisas antes de partir para o mais prático, e afinar é uma delas.
Mas a questão do pedal afinador é uma mão na roda pra fazer shows, nem sempre é possível afinar de ouvido num palco, fica muito mais fácil dar aquela afinada entre uma música e outra nessa situação.

macaco veio
Veterano
# set/12
· votar


eu afinava no meio de um solo, não so eu como ja vi muitos guitarristas afinando enquanto tocam, so no ouvido. Por que a meninada de hoje não sabe tocar guitarra, são da escola de Van Halen.
Eu fui numa apresentação de fim de ano de uma escola de musica americana onde convidaram um velho guitarrista (num ouvi falar do cara) barbudo estilo country. Ele chamava cada um dos garotos pra um duelo com ele, e os garotos eram até bons. Cada um que fazia um solo com tapin, o velho fazia o mesmo solo só com a mão esquerda na mesma velocidade. tapin pra ele e era a mão direita ficar ajudando a esquerda por que esquerda não tem velocidade. Outro detalhe, o velho tocou clean o tempo todo , não tinha pedal, claro tinha volume.

Curly
Veterano
# set/12
· votar


Bom, com certeza eu afino minha guitarra sem precisar de afinador mas sou adepto da facilidade, acho bom que existem recursos modernos para facilitar a vida dos guitarristas, tocar guitarra em si já é difícil, para que complicar mais ainda ?

Já vi guitarrista famoso não dar conta de afinar a guitarra de ouvido no palco e tá cheio de discos ao vivo dos gênios dos anos 60/70 com guitarras bem desafinadas, mas nem por isso deixam de ser ótimos...

GrungeMan
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig
Tb nunca entendi pq alguns guitarristas têm afinador caro e no formato de pedal !
Se for pra afinar em cima do palco, creio que um afinadorzinho eletrônico já está bom demais.

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


kiki
Será que não corre o risco dessa garotada nunca aprender a afinar sem afinador?

Dark_Dunha
Curly
Bom o fato de eu achar que nunca tenha precisado, não quer dizer que não seja útil, né??

Mas essa merda não seria um bagulho a mais prá gerar ruído na pedal board?

rafamoraes
Veterano
# set/12 · Editado por: rafamoraes
· votar


O fato é q cada pedal q vc adiciona (em teoria) é uma coisa a mais pra atacar seu sinal. Mas não sou desses puristas intocáveis não. Não tenho um pedal tunner, mas sei que me faz uma falta grande no palco. Digam voces, não é um pé no saco quando termina uma música e vc tá platéia esperando akele cara desplugando o cabo, plugando o tuner eletronico, aí pluga o cabo de volta, ou afinando a guitarra de ouvido com o som saindo pra todo lado? Fala serio, deixa qualquer um louco... Nisso o pedal tunner faz falta sim, pois em 5 segundos enquanto o vocalista faz o merchan vc repassa as 6 cordas numa boa e segue o enterro... hehehehe

Abraço

macaco veio
Veterano
# set/12
· votar


Já vi guitarrista famoso não dar conta de afinar a guitarra de ouvido no palco e tá cheio de discos ao vivo dos gênios dos anos 60/70 com guitarras bem desafinadas, mas nem por isso deixam de ser ótimos...
nos anos 60/70 a droga era demais, por isso os genios estavam desafinados. Hoje não tem droga e os caras não conseguem afinar se não tiver a droga do pedal. São viciados em pedal.

Lelo Mig
Membro
# set/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


rafamoraes

Rafa, mas não dá prá fazer isso, tão rapidinho, baixando o volume e colocando um afinador de headstock?? e evitar um pedal caro e tralha a mais na pedal board?

condor guitar
Veterano
# set/12
· votar


A Galera Usa pedal de tuner pq analogico é melhor que digital rsrs

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


condor guitar

Entendi...vou comprar um afinador valvulado...kkkk

condor guitar
Veterano
# set/12 · Editado por: condor guitar
· votar


Lelo Mig

kkkkkk a valvula vai começar a saturar as notas

Marthin87
Veterano
# set/12
· votar


Já afinei guitarra ouvindo o "tuuu" do telefone até.
Passei por um causo sábado ensinando um amigo a tocar violão. Afinei o violão dele com um bt que tenho mas fui explicar como funcinava o afinador cromatico, o cara me viu afinar o violão pela primeira vez e falou "É só imitar o som na ordem da musica? Corda por corda? é fácil." e me devolveu o aparelho. Percepção auditiva, um harmônico na quinta casa basta em muitas situações, aquele toquinho que só você percebe, vai parar tudo pra afinar? O Tuner é status, um ar de profissional em um ambiente onde imagem é tudo. É pra falar que tem. Não vai dar um bend, mas o pedal esta lá piscando. Com tarrachas e cordas de qualidade só usamos muito o afinador pra regular a guitarra.

vinibassplayer
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig

agora pergunta qtas pessoas 'tiram' uma música de ouvido sem ler nada?
vão tudo direto pra vídeo-aula q mostra certim cada nota q o kra deve tocar!!!
assim ele nem precisa do ouvido!! hahaha
mas seu questionamentos são sempre válidos e instigantes.
bom ter pessoas como vc no fórum!!!

Marthin87
Veterano
# set/12
· votar


vinibassplayer
Mas quando eu vou no GuitarPro já tenho uma noção do que a música vai pedir.
O Problema é ficar amarrado e nem tentar acertar o tom da música.

Edson Caetano
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig
Aprendi afinando na raça... Isso a décadas, hoje uso o tuner sem vergonha Hehe, a preguiça é fogo... Tenho uma coleção

Lembro que tínhamos que parar o ensaio, eu ficar mandando as notas no piano, aquela zona, agora o cara quietinho afina e bola pra frente, muito pratico

tem outros meios para a gurizada treinar ouvido, mas duvido que a geraçao guitar pro esteja muito interessada nisso Hehe

Outro dia vi uma guitarra, não me lembro qual marca, mas as tarraxas eram motOrizadas e o afinador deixava, pelo menos na promessa, a guitarra sempre nos trinques, e aí? Afinar nunca mais

Depois da Fender by Roland cheio de midi, quero ver os puristas se revirando na tumba hehehe

vinibassplayer
Veterano
# set/12
· votar


Outro dia vi uma guitarra, não me lembro qual marca, mas as tarraxas eram motOrizadas e o afinador deixava, pelo menos na promessa, a guitarra sempre nos trinques

tem aquela LP gibson q afina sozinha tbm...

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


Marthin87

Já afinei por pulso de telefone também, muitas vezes. Mas tem que dar uma acertadinha pelo "bom senso" porque o pulso do telefone é padrão 423 Hz.

Mas a gente acostumava...rs..Era o único Tunner Free disponível na época...kkk

Calime
Veterano
# set/12
· votar


Pra mim esse pedal é ruim pra quem tá começando a tocar. Depois, qdo já tiver um ouvido decente, pode até incluir. Eu nunca gostei, acho desnecessário (para mim). Na época da analogicos não tinha, hj tenho pq uso uma pedaleira, daí uso um pouco.

Bog
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig
4- Em casa ou ensaios, as vezes até afinador metálico de ressonância.

Hhaha, eu tenho uns 4 desses perdidos em uma gaveta.

Eu não tenho pedal afinador, acho meio que um trambolho, mas uso sem remorso afinador de pedaleira e headstock. Faço em 20 segundos o que fazia em 60. E como afinar não faz parte da diversão para mim, fica valendo a lei do mínimo esforço.

Portanto, os diapasões vão continuar na gaveta, como lembranças de um tempo nem tão distante (vai, eu não toco nem há 15 anos).

SrMouraSilva
Veterano
# set/12
· votar


Concordo que é muito caro um pedal afinador, mas realmente é útil. Você bota mute e afina sem atrapalhar ninguém.

Agora ficar usando o pedal enquanto está tocando para ver se está desafinado ou não, eu acho que não acontece isso não. Primeiro porque uma boa parte deixa mute assim que você usa o pedal. Segundo, 99,9% dos guitarristas em discussões de pedais afinadores reclamam que os mesmos colorem o som. Mas claro que quem fica botando boneco já tem uma boa experiência na guitarra e sabe muito bem quando tá desafinada ou não. Não sei a nova geração (que eu faço parte xD)

Como sou um adepto forçado ao baixo investimento em equipamento (consequentemente uso pedaleira), acabo afinando pela pedaleira, que já vem junto.

Mas acho massa mesmo é aqueles que colocam no headstock. Resolve o problema de coloração e barulho, já que pega a afinação do instrumento pelo contato com a madeira. Com U$ 10,00 compra um da china com frete "de grátis" e espera chegar por aqui.

condor guitar
Veterano
# set/12
· votar


SrMouraSilva

Com U$ 10,00 compra um da china com frete "de grátis" e espera chegar por aqui.


Pra que comprar da china se aqui mesmo no Brasil tem aos montes em qualquer lojinha de instrumentos de esquina.

makumbator
Moderador
# set/12 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig

Eu tenho uma opinião um pouco diferente:

Concordo que muita gente não sabe afinar, mas ao mesmo tempo acho bom ter um padrão fixo como referência (o que nem sempre foi o costume). Meu hábito é afinar uma das cordas com o afinador eletrônico e então afinar as demais de ouvido. Dessa forma mantenho a prática de afinação em dia e mantenho um padrão fixo (ao usar o afinador como base de uma das cordas).

Toco o contrabaixo acústico em orquestra sinfônica e de câmara, e na música erudita não se admite mais não ter um padrão fixo de frequência para a orquestra.

Na música erudita hoje em dia se afina de maneira semelhante à minha prática no guitarra e baixo elétrico. Ou seja: um instrumentista afina seu instrumento no afinador eletrônico (normalmente o primeiro oboé ou primeiro clariente em sinfônicas e a corda lá do violino do spalla em orquestra de cordas). Então os demais músicos afinam seus instrumentos de ouvido a partir do primeiro músico.

A vantagem é manter sempre um padrão fixo (que na música erudita brasileira moderna é A4=442 Hz). Vale o mesmo para execuções "históricas", quando se afina o A4 em 415 hertz (quase sempre) ou outro padrão (418, 430, etc...) de acordo com o período musical. Esse procedimento se tornou quase obrigatório a partir da era das gravações, em que fica muito estranho ter cada movimento de uma sinfonia(por exemplo) em um padrão diferente (uma vez que são quase sempre tomadas diferentes).


Também é útil ter um afinador eletrônico para regular as oitavas de instrumento de trastes, além de ser inviável afinar de ouvido rapidamente em determinados palcos mais "caóticos" e com público barulhento. Também é uma ferramenta importante para roadies, que as vezes precisam substituir e afinar uma corda em alguns segundos.

Nesses momentos acho o uso do afinador em todas as cordas perfeitamente justificado.

P.S. Já contei para algumas pessoas aqui do FCC de um guitarrista com qual toquei, e que não tinha a menor idéia de como se afina um instrumento! Tecnicamente o cara era até bom, mas eu me irritava e pedia para afinar a guitarra dele, pois ele nem suspeitava que tocava desafinado! Acho que ele sofria de algum grau de amusia.

Lelo Mig
Membro
# set/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator

Opa!! bela colocação.

Mas, de certa forma, concordamos. Como disse acima eu uso (e já utilizava quando tocava, antes de parar) afinadores eletrônicos. Uso em casa e principalmente para regulagens de oitavas.

Em banda seguíamos o piano ou sax/flauta, nesta ordem quando tínhamos estes músicos.

Não sou contra a tecnologia, de forma alguma.

Minha dúvida, e talvez você como músico de orquestra possa responder com maior propriedade é:

Será que não corre o risco da molecada não "treinar" os ouvidos e não saber afinar por eles? ou acha que a constância de tocar trará essa habilidade naturalmente?

Eu acho, que eles "ouvem" pouco o instrumento... espero estar enganado.

Como diz a piadinha:

A orquestra tocava e um ouvinte marcava o pulso numa caixa de fósforos.

O maestro irritado, parou a orquestra e disse:

"Para com esta merda!!"

E emendou:

"E prá sua informação, só tem 32 palitos nessa caixa!"

makumbator
Moderador
# set/12 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig
Mas, de certa forma, concordamos.

Com certeza! Minha prática (e acho que de muita gente) é um meio termo entre o uso do ouvido em um padrão digamos que "aleatório" e o uso do afinador eletrônico em todas as cordas.

Será que não corre o risco da molecada não "treinar" os ouvidos e não saber afinar por eles? ou acha que a constância de tocar trará essa habilidade naturalmente?

Eu acho, que eles "ouvem" pouco o instrumento... espero estar enganado.


Acho que até certo ponto há esse risco. Mas eu acredito que muito disso vem dos professores de iniciantes, que muitas vezes não ensinam a ouvir e afinar (que obviamente deveria ser uma das primeiras aulas, e sempre se deveria checar isso ao longo do tempo com o aluno). Por outro lado, com as gravações "perfetinhas" de hoje, muita gente se irrita se o instrumento não estiver afinado quase em um nível de perfeição matemática absoluta.

Normalmente quem toca instrumento não temperado (como o contrabaixo acústico) já tem boa parte do estudo dedicado a manter uma boa afinação, meu receio (assim como você) é com músicos que tocam instrumentos de sons fixos (violão, guitarra, contrabaixo elétrico com trastes, teclado, etc...). Esse povo muitas vezes não se preocupa com isso.

Mas é claro que isso não deve chegar em um nível de insanidade. Tenho um grande amigo exímio violinista (formado na UFMG, e que toca no Rio) que tem paranoia com afinação.

Ele SEMPRE acha que está tocando tudo um "cabelinho" fora do correto, e as vezes não curte o estudo ou apresentação por estar louco procurando uma perfeição que não existe. A vantagem no caso dele é que por conta disso é um dos violinista mais afinado com quem já toquei...apesar dele (em sua paranoia) não concordar, e se achar com afinação "mediana"

Drinho
Veterano
# set/12 · Editado por: Drinho
· votar


Lelo Mig

olha ... acredito que cada um tem digamos um tempo para evoluir..... eu aprendi afinar de forma rápida digo, sem procurar notas na casa 5 ou harmonicos ou seja tarraxa após tarraxa rápido e direto lá pro meu oitavo ano de guitarra, há caras que com mais tempo de vivencia não conseguem fazer isso e há caras que em muito menos tempo desenvolveram isso muito bem, cada um é cada um....

ouço muita gente falando que o afinador torna o sujeito mal acostumado pois na hora h ele nao vai saber fazer

pra mim funcionou... só aprendi a fazer isso graças a um afinador pois ele me ensinou a ouvir afinado durante 8 anos.... na verdade nao precisa gastar com um pedal de afinador... existem aqueles afinadores de headstock que sao baratinhos e funcionam bem ou mesmo ou das pedaleiras que todo mundo tem hehehehe

e no meio da barulheira de um show um afinador pode facilitar bastante a vida....

poucos são os que no meio da música percebem que caiu um culionésimo e o cara já acerta de primeira e já volta pra frase que tava fazendo hehehe


naturalmente eu sou de uma época onde os afinadores já eram bem comuns, sou um jovem ainda!

Lelo Mig
Membro
# set/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Galera eu entendi... mas acho que EU não fui muito claro...rs

Eu não sou contra afinador eletrônico, eu uso... (apesar de usar o ouvido muitas vezes por hábito).

Afinadores de pedaleiras, de amplificadores (o que eu comprei tem Tunner), de Headstock e etc...

Minha dúvida é se vocês acham que a vale à pena gastar 200 contos num "pedal tunner"?? É tão útil assim? Não é uma tralha à mais para gerar ruído e ocupar espaço que poderia ser de algo mais interessante, como um segundo overdrive, um fuzz, um talk box, um segundo delay, sei lá, qualquer coisa me parece mais útil....kkk

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Pedal Tunner? Tô ficando velho