Qual noise gate é melhor? MXR noise clamp OU o BOSS Ns-2 ?

Autor Mensagem
Lucas7Nunes
Veterano
# ago/12


Bom, quero um noise gate mais estou querendo saber qual devo comprar.
Ajuda aew galera!! abrasss

ramon1O
Membro Novato
# jul/16
· votar


"up"

Só elogios do Noise Clamp em canais gringos, porém é pedal "salgado" e gostaria de uma opinião de vocês, dizem que ele não colore o som igual o NS-2, é verdade?

Michel_Wylde
Veterano
# jul/16
· votar


ramon1O
Concordo! Mil vezes o MXR

ramon1O
Membro Novato
# jul/16
· votar


E o "The Silencer" da Electro Harmonix, alguém conhece?

Iversonfr
Veterano
# jul/16
· votar


ramon1O

Veja que tem diferença entre noise gate e noise supressor. Noise supressor é ISP Decimator e não tem pra ninguém. Se achar um GString é melhor ainda se usar loop fx. Não conseguindo um eu pegaria o ns2 mesmo. Abs!

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Na boa... O que se julga aqui?

ramon1O
Membro Novato
# jul/16
· votar


Iversonfr obrigado pela dica!

Ismah, apenas perguntei aos colegas se conhecem o MXR Noise Clamp e o Ehx The Silencer, e se eles colorem muito o timbre.
Sei que um noise gate ou supressor é uma medida "extrema" porém onde moro há uma rede elétrica muito ruidosa, sem possibilidade de aterramento.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/16
· votar


ramon1O

Eu tenho o NS-2. sinceramente acho que vai jogar $ fora.
Pelo que entendi, o pedal trabalha com a relação sinal/ruido, quando a amplitude do sinal da guitarra estiver próximo a amplitude o ruido, o pedal vai abaixar o volume. Quando comprei eu pensei que o pedal iria retirar o ruido do sinal.
Qual o problema disso, o ruido vai estar la de qualquer forma, quando você estiver tocando, com distorção até disfarça, mas com som limpo vai estar tocando e escutando o "HUUUUUUUUUU" la no fundo.
Não vou dizer que o pedal não presta, pode ser útil e até único recurso num palco por exemplo, mas em gravação ou pra tocar sem ruido pra mim não serve. No final é ter bom instrumento, amplificador e instalação elétrica.

ramon1O
Membro Novato
# jul/16 · Editado por: ramon1O
· votar


Então Luiz_RibeiroSP como eu já comentei antes, minha rede elétrica é bem ruidosa (muito mesmo!) e sem a possibilidade de arrumar (moro em apartamento alugado). Tenho uma boa guitarra (Squier Tele Standard) e amplificador bom também (Blackstar Fly 3, alimentado por baterias).

O que acontece é que antes eu usava o pedal na bateria 9v, sem ruído algum, e como o setup está crescendo, passei a usar uma fonte Landscape Energy 2, que traz o ruído da rede elétrica para meu som.

No caso, procuro um noise gate / supressor que corte esse ruído proveniente da rede elétrica, sem colorir meu timbre...

Esse fim de semana irei blindar a guitarra com folha de cobre, para ver se melhora um pouco, caso ainda persista vou de Clamp Noise ou The Silencer...

Afinal... "O silêncio vale ouro" rsrs

Abraço !

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/16
· votar


ramon1O

Blindagem não vai adiantar porque o ruido vem da rede elétrica. A blindagem é uma gaiola de faraday, funciona para bloquear interferência eletromagnética de antenas. O ruido vai continuar, mesmo com esses pedais, pois eles não eliminam ruido, só disfarçam.

Mas se o ruido vem da rede elétrica, como que só após usar a fonte que ele apareceu? veja se não é ela!

Ismah
Veterano
# jul/16 · Editado por: Ismah
· votar


ramon1O

Não estou TE julgando, estou perguntando o que permite que eu compare um Gate A com um Gate B, e julgue A melhor que B. Aliás acho que é fundamental o gate num palco, seja fechando o volume da guitarra, ou no pedal, já que é imprevisível como serão as coisas.

Sobre colorir o timbre, é algo quase impossível, precisaria ser um circuito muito ruim para isso acontecer. Simplesmente pois o funcionamento dele é baseado em condução (aberto) e não-condução (fechado), a partir de uma certa magnitude/intensidade. O que pode ocorrer são os ataques lentos cortarem o som da palhetada (metal melódico usa muito disso, para limpar os solos). Por isso minha pergunta de o que se está julgando.

Luiz_RibeiroSP tem razão no que diz. Uma fonte linear, costuma não se dar bem com alguns pedais de drive, de médio e alto ganho. Comece por inverter os polos na tomada. Depois passe para o método Pete Cornish (tem um tópico aqui sobre).

ramon1O
Membro Novato
# jul/16 · Editado por: ramon1O
· votar


Luiz_RibeiroSP também já pensei nisso, mas quando ligo meu mini amplificador na tomada (com uma fonte original da Blackstar) há o mesmo ruído.

Ismah, tranquilo, eu mesmo não fui claro em meu primeiro post.

De princípio confundi o "gate" com o "supressor", realmente é como você disse, o gate não irá colorir o som.

Resumindo...

Eu troquei a polaridade da tomada: sem resultado.

Realizei os procedimentos do método Cornish: tudo quando ligado na tomada tem ruído (amplificador, pedais) e com baterias não.

Como já uso equipamento de boa qualidade (cabos Tecniforte e fonte Landscape) acredito que agora só falta a blindagem.

Mesmo sabendo que a gaiola não seria 100% eficaz, pelo menos irá melhorar o aterramento, pois pretendo soldar um fio interligando as piscinas.

Se mesmo assim não resolver, meu placebo seria um noise gate (rsrs).

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Sendo assim, o que pode haver é que realmente a fonte está com defeito. Ou algum ponto com ground loop que aparece com as fontes.

A blindagem não irá resolver o que tu espera, mas vale a pena ter.

Karlay
Veterano
# jul/16
· votar


Sei que um noise gate ou supressor é uma medida "extrema" porém onde moro há uma rede elétrica muito ruidosa, sem possibilidade de aterramento.

Brother, já pensou em comprar um aparelho desses aqui? http://www.schneider-electric.com/products/br/bz/7900-protecao-contra- surtos-e-condicionamento-de-energia-eletrica/7930-reguladores-de-tensa o/61879-modulos-isoladores-microsol/

ramon1O
Membro Novato
# jul/16 · Editado por: ramon1O
· votar


Karlay, interessante, mas ele funciona mesmo? Você já testou ou conhece alguém que já usou?

Nesse caso, seria um modelo com ou sem estabilização?

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Na moral, eu não conheço o aparelho, mas não sou lá muito fã desses aparatos...

Karlay
Veterano
# jul/16
· votar


ramon1O
Cara, nunca usei, mas já li alguns posts em fóruns de guitarristas. Tenho um rack que uso em linha e no lugar que eu toco ficou com um ruído de rede muito ruim. To pensando em pegar um desses para fazer o experimento. Tem alguns usados no ML com preço bem interessante.

ramon1O
Membro Novato
# jul/16
· votar


Terminei !

Blindei as piscinas de ambos os captadores e a piscina dos knobs com fita auto-adesiva de cobre.
Depois, interliguei todas as piscinas entre si e também ao aterramento original da guitarra utilizando um fio de cobre e solda de estanho.

Resultado: o ruído praticamente sumiu !

No volume que costumo usar (40%) o ruído desapareceu, voltando a aparecer somente a partir do 70% de volume (sem encostar no instrumento).

Infinitamente melhor que antes !

Realmente o problema é o aterramento do apartamento, mas ao menos não irei precisar de um noise gate agora.

Agradeço a todos pelas dicas.

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Poxa que legal bicho... Refez toda a elétrica?

ramon1O
Membro Novato
# jul/16
· votar


Não, usei apenas 35 cm de cabo simples interligando as piscinas já blindadas entre si e ao próprio aterramento (que termina na ponte).

Sei que o ruído continua lá (afinal é proveniente da rede elétrica), mas como há um maior aterramento da guitarra, ele diminuiu ao ponto de "quase" sumir.

Karlay
Veterano
# jul/16
· votar


ramon1O
Cara, já vi algum esquema elétrico de ligação dos captadores e pots que dão uma boa cortada nos ruídos. Quando puder pesquisarei e colocarei os links.

Iversonfr
Veterano
# jul/16
· votar


ramon1O

Não sei qual tua guita, mas se for strato ou tele, passa a fita adesiva no escudo também pra que a abertura do captador fique toda revestida com cobre e não somente a "piscina", pode ajudar a diminuir mais ainda o ruído. Abs!

ramon1O
Membro Novato
# jul/16
· votar


Karlay o aterramento original já era ligado nos captadores e pots, e como soldei as piscinas nele, logo todo o negativo da guitarra está interligado e aterrado, mas valeu pela dica.

Iversonfr é uma tele, fiz isso também, valeu pela dica.

Toquei mais um pouco na hora do almoço, o som está muito limpo! Mesmo ligando TS9 + ProcoRat não há ruído incômodo, apenas aquele "hum" que particularmente eu gosto, rsrs.

Iversonfr
Veterano
# jul/16
· votar


ramon1O
não há ruído incômodo, apenas aquele "hum" que particularmente eu gosto, rsrs.

Ruidozinho de single é normal só não pode ficar muito forte, aí geralmente tem algum problema. Que bom que resolveu! Precisando algum dia vai atrás dos ISP, são de longe os melhores supressors. Abs!

Ramsay
Veterano
# jul/16
· votar


ramon1O
Como eu tenho os três pedais de Noise Gate citados, conforme comprova o link da foto que fiz hoje, eu acho que posso dar um depoimento conclusivo sobre esses pedais:
http://imgur.com/X3MKH2A

Antes de mais nada, é preciso frisar que sem um aterramento elétrico adequado, seja enterrando-se uma ou mais barras de cobre interligadas a 1 metro de profundidade no quintal e ligando no chassis do amp, ou pegando o terra emprestado de uma operadora de tv a cabo ou similar, o ruído "humm" da guitarra não será eliminado.

A função dos Noise Gate e Noise Supressors é a de eliminar o "humm" e a microfonia do som da guitarra quando um ou mais pedais de overdrive, compressor e/ou distorção são ligados em série mas, eles só eliminam o "humm" se o pedal tiver um loop, tipo, 2 jacks adicionais que são o "Send" e "Return" e nesses 2 jacks deverão ser ligados todos os pedais de overdrive, compressor e distorção.

Agora, vamos a comparação entre os 3 pedais que são o ISP Decimator G String, Boss NS-2 e MXR Noise Clamp:

ISP Decimator G String: (esse meu queimou e não funciona mais).
É o que melhor elimina os ruídos, porque corta tanto o "humm" quanto a microfonia e não colore o som da guitarra, mas, ele não é perfeito por 2 motivos:
1- Dependendo do ajuste do knob ele corta um pouco o rabo do som (sustain) da guitarra.
2- Quando não se está tocando e se encosta a mão nas cordas ele faz um ruído alto e desagradável, quase como um eco que é horrível quando se está tocando ao vivo.

Boss NS-2: é um Noise Supressor e por isso ele não corta a microfonia do som, obrigando o posicionamento da caixa de som de costas para a guitarra para não dar microfonia.
E ao contrário do que muitos dizem ele não dá perda de sustain, não colore e pouco altera o som da guitarra que, devido ao buffer interno, fica apenas um pouco mais grave.

MXR Noise Clamp: é um Noise Gate analógico e, apesar de estar sendo vendido aqui por preço superior ao do Boss NS-2, é o pior dos três, por dois motivos:
1- Ele colore e altera o som original da guitarra, mesmo com o knob posicionado baixo.
2- Essa é a pior, talvez, por ser analógico, mesmo com os pedais de distorção, overdrive e compressor ligados no loop (send-return) ele só corta o "humm" se apenas um dos pedais estiver ligado, ou seja, se vc ligar o overdrive e em seguida uma distorção, o maldito "humm" vai aparecer, ao contrário do que acontece com o ISP G String e o Boss NS-2 que cortam o "humm" de todos os pedais que estiverem ligados no loop (send-return).

Espero que com isso vc possa chegar a conclusão de qual é o melhor pedal de noise gate pra você.

Iversonfr
Veterano
# jul/16
· votar


Ramsay
esse meu queimou e não funciona mais

Você fez alguma coisa sem querer tipo ligar errado ou queimou sozinho msm? Por ser um pedal simples com 1 knob de tresh, ele realmente acaba cortando o decay dependendo da regulagem, porém mesmo assim acho melhor que o ns2, mas por essas e outras que acabei vendendo e pegando o rack por ter mais controle, aí sim fica perfeito e é extremamente útil ao vivo. Abs!

Ramsay
Veterano
# jul/16 · Editado por: Ramsay
· votar


Iversonfr
O ISP G String queimou (deu um cheiro de aquecimento) após eu simplesmente desconectar um dos plugs com ele ligado.
Eu não sabia que esse pedal era tão frágil assim.
Acho que não tive sorte com o ISP G String.

ramon1O
Membro Novato
# jul/16
· votar


Obrigado por compartilhar sua experiência Ramsay.

Ao menos por enquanto, não vejo mais a necessidade de um noise gate / supressor, mas se um dia voltar a precisar irei considerar o que disse acima.

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Realmente é curioso esse caso... Tem coisas no mundo das 6 cordas que realmente tem ligações com o outro lado...

JJJ
Veterano
# jul/16 · Editado por: JJJ
· votar


Ramsay

Alguns comentários sobre seu relato. Primeiro de tudo, achei engraçado você postar uma foto, tipo pra provar que tem os pedais mesmo! hehehe
Mas eu entendi a intenção: mostrar que sua opinião era baseada em experiência própria e não em "ouvi falar"...

Outra coisa que achei engraçada foi ter três pedais de noise... Geralmente o pessoal tem três (ou até muito mais que isso) de drives, mas noises...? Enfim...

Outra coisa é sobre "colorir". Gates são gates... on/off... Não imagino que coloração seria essa. E mesmo os noise supressores, baseados em percepção do ruído de fundo, não colorem exatamente... Apenas retiram as frequências do ruído. Claro que, se forem usados no talo (se permitirem isso) vão ferrar o som original, mas eu não chamaria isso de "colorir" e sim de "phoder" o sinal... kkkkkk

Mas eu estou me baseando em supressores de software, nunca testei um noise supressor em pedal (embora, como só se pode fazer isso "digitalmente", suponho que seja a mesma coisa - me corrija se eu estiver errado).

No mais, tendo a preferir não usar esse tipo de pedal. Nem tenho um dedicado, só em pedaleira (e normalmente retiro dos presets). Se ruído é um problema, prefiro recorrer a blindagem, aterramento, captadores noiseless ou humbuckers. Em último caso, até fechar o tone tá valendo! rs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual noise gate é melhor? MXR noise clamp OU o BOSS Ns-2 ?