Usar pedaleira junto com meus pedais vai estragar meu som?

Autor Mensagem
Led Zé
Veterano
# jun/12 · Editado por: Led Zé
· votar


Olha, eu cheguei à seguinte conclusão: alguns pedais não soam muito bem em certos amps (claro que isso pode ser muito pessoal) dependendo dos ajustes. Se você pegar um amp tipo o Epi Valve jr , que não tem nenhum controle de eq e juntar com um MXR D+ (também não tem controle de eq) e o resultado for ruim logo de cara, não há o que fazer. Não existe nada que você possa fazer para melhorar já que tanto o pedal quanto o amp não possuem ajustes. Então esse negócio de que é falta de regulagem não se aplica aqui. Eu uso um amp que tem vários pre amps . Alguns pedais soam ótimos em alguns, bons em outros e mal em outros. Tem um pre amp que é flat, onde se usa apenas a potência valvulada sem interferência de pré. A maioria dos pedais soam bem nele mas fica nítida a influência (positiva ou negativa) de cada pre amp à medida que vamos mudando cada canal do amp. Agora, vamos colocar isso na "vida real". Vamos pegar um pedal qualquer e espetar em vários amps diferentes. Alguns pre amps vão agir de forma negativa no pedal , deixando-o ora agudo demais, ora muito grave e embolado. Se os controles existentes no pedal ou no amp não forem suficientes para corrigir o problema, não há nada o que se possa fazer. Então, eu acho que mesmo isso sendo a minoria dos casos, existem sim equipamentos que não casam bem um com o outro.

Agora, quanto à duvida do tópico: em todas as experiências que eu já fiz, os pedais, mesmo sendo true bypass e de boutique, acabam influenciando mais no sinal do que apenas uma úncica pedaleira em bypass. Já fiz esse teste com G2, V-amp e GT10. Resumindo: uma cadeia de pedais de TBP, mesmo que sejam fodões, vai afetar mais o seu sinal do que uma única pedaleira fazendo papel de todos esses pedais. Isso é fato. O negócio não é ficar se prendendo a isso. se não quer perda de sinal espete a guita no amp e pronto. À medida que vamos inserindo outros componentes, começa a alteração e temos que lidar com ela da melhor forma possível.

The Red Special
Veterano
# jun/12
· votar


Galera, mudando o assunto um pouquinho aqui:

Me ofereceram nos pedais Rocktron Zombie, MXR Distortion e Jackhammer que estou vendendo uma Tagima Zero Handmade:

http://bimg2.mlstatic.com/s_MLB_v_F_f_2816154656_062012.jpg
http://bimg1.mlstatic.com/s_MLB_v_F_f_2816154075_062012.jpg
http://bimg2.mlstatic.com/s_MLB_v_F_f_2816164945_062012.jpg

Compensa?

Abçs!

Rapha Sposato
Veterano
# jun/12
· votar


Queria tirar uma dúvida...
Vou aproveitar a deixa que estão falando sobre pedais que casam com certos amps e vice - versa, e queria perguntar á vocês se o mesmo que estão falando acontece com pedaleiras ?

Porque se for a mesma coisa, vou testar a GT100 com um Peavey Bandit 112, pra não correr o risco de na loja ficar apaixonado e chegar em casa e a pedaleira não "casar" com meu amp! ;D

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


Rapha Sposato
queria perguntar á vocês se o mesmo que estão falando acontece com pedaleiras ?

Sim. O que acontece é o seguinte: qualquer amp tem suas características timbrísticas - atenua certas frequências aqui, realça outras frequências ali, corta completamente outras frequências acolá. Além disso cada amp tem lá sua forma de reagir a variações de volume e coisas do tipo. Por isso, qualquer coisa que você liga no amp está sujeita à coloração do mesmo, seja pedal, pedaleira, ou mesmo a guitarra sozinha.

Você quase sempre tem um certo "espaço de manobra", que é dado pelas possíveis regulagens dos equipamentos. Em alguns casos, é difícil achar um ponto "certo" - por exemplo, se você ligar um pedal de distorção pesada em um Fender Champion 600 com o falante original, vai ficar abelhudo e sem peso, não importa o quanto você mexa nos controles do pedal.

No caso de pedaleiras como a GT-100 esse "espaço de manobra" é maior, pela quantidade de regulagens possível. Isso é uma faca de dois gumes. Por um lado, é possível fazer ela "casar" com quase qualquer amp (obviamente, dentro dos limites dele - ninguém vai fazer um Meteoro com falante de 8" soar como um Dual Rectifier numa caixa 4x12"!). Por outro lado, fazer este "casamento" pode ser um exercício infinito de futricação em parâmetros obscuros, curvas de equalização múltiplas, realçadores disso, atenuadores daquilo, e um enorme etcetera. Dificilmente em um teste de 1 hora em uma loja você consegue dominar isso. Na minha opinião, esta flexibilidade enorme é ao mesmo tempo a maior vantagem e a maior desvantagem dessas pedaleiras.

João_Luiz
Veterano
# jun/12
· votar


The Red Special
Essa combinação é tentedora, e vou relatar minha experiência com a ME-70 e pedais.
Recentemente recebi uma ME-70 em troca de um FUltone GT500 e resolvi testá-la com meus pedais.
A cadeia ficou assim:
Guitarra > Boss CS3 > MXR Phase 90 > Maxon OD820 > Barber Triffecta > NIG Detune Chorus > Boss ME-70 > Fender Hot Rod Deluxe II. (Tirei meu Wah CustomAudio, o DD7 e o TR2 da cadeia).

Meus testes indicaram o seguinte:
- Simulação de amps e drives muito legais; o OD1 é muitíssimo parecido com o Maxon, e acho que num ensaio cego não diria quem é quem.... o Classic é muito bom e tem ótimo resultado sonoro.
- O compressor da ME-70 é muito ruim perante ao CS-3.
- O Chorus comparado ao NIG Detune Chorus perde feio.
- O Fuzz é razoável, mas o Triffecta equaliza melhor para meu amp.
- O Phase perde feio também para o MXR Phase 90.
- O Delay com Chorus é muito legal.

Agora combinando os efeitos:
Usar o OD820 e Triffecta com os efeitos da pedaleira não ficam nada bons, exceto os Delays.
O som fica áspero e estridentíssimo, inviável para se tocar (Univibe principalmente).

Resumindo:
Fique com a ME-70 sozinha e tire ótimos timbres com ela
ou....
Fique com seus pedais e tire ótimos timbres com eles.

Minha ME-70 está à venda no ML, rs...

The Red Special
Veterano
# jun/12
· votar


João_Luiz
Tu achou a combinação da ME com o amp ruim então? Dos efeitos, eu gostei do Chorus, Flanger e Univibe. O phase é FRACO, mas pra mim phase tem que ser Phase 90. Já tive outros e chguei a conclusão que nenhum chega perto do 90!
O wah dela, pra mim é bem regular. Não cheira nem fede. Compressor, pra mim até o CS3 é uma porcaria. Ja tive e não curti. Já planejava catar um copia de MXR ou o próprio, mas custa caro. Os delays, apesar de limitados, são muito bons. é legal combinar 2 delays usando o banco "mod" e conseguir timbres alá the edge. O pitch shifter, na minha opinião soou superior ao da antiga GT10 que eu tive anteriormente. Sem aquele "cri cri" que ela tinha no agudo. O solo function é legal pra um eventual boost limpo. O equalizador de 4 bandas dela realmente funciona. É a única utilidade daquela parte "preamps" pra mim. O reverb dela é legalzinho, e só. Porque é bem limitado né? 1 pot apenas. mas da pra quebrar um galho. Sobre os drives, comparei lado a lado com pedal no meu amp e da pra sacar nitidamente quando é pedal e quando é a pedaleira.

Enfim, por efeitos, tirando algumas excessões é uma boa pedaleira. Mas será que vale a pena manter?

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


João_Luiz: Usar o OD820 e Triffecta com os efeitos da pedaleira não ficam nada bons, exceto os Delays.
O som fica áspero e estridentíssimo, inviável para se tocar (Univibe principalmente).


Você plugou a guitarra direto no Trifecta? Muitos fuzzes não funcionam bem com pedais antes dele, principalmente bufferizados. Isso faz com que o som fique do jeito que descreveu e, ainda por cima, com o volume muito mais alto. Horrível.

Abs

Rapha Sposato
Veterano
# jun/12
· votar


Bog
Valeu por mais uma cara ! ;D haha...
Assim, quando disse sobre o teste na loja, eu sei que ali não vou ter uma certeza sobre isso, mas se o timbre sendo tocado em um equipamento que tenho em casa me agradar, ja é um passo grande. Depois disso, depende de mim estudar os meus equipamentos pra poder tirar o melhor deles !

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


Rapha Sposato

Mas é essencial pelo menos você configurar a saída da pedaleira e não tentar usar os patches. Ela vem de fábrica configurada para ligação em linha ou no Roland Jazz Chorus, e os patches têm simulação de amp. Se você ligar no amp direto como ela vem, o resultado não deve ser dos melhores.

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


A MINHA conclusão sobre pedais casarem ou não com amps é que depende de ajustes de volume e tonalidade. Isso inclui as equalizações no pedal, guitarra e amplificador. No MEU caso sempre foi problema de equalização. Acho que dei sorte, pelo que o pessoal comenta aqui. :) Percebam que estou falando de Guitarra -> 1 Pedal -> Amp.

Outro cenário; e uma coisa eu constatei: MUITOS dos problemas no timbre (e que acabam no amp, é lógico) está na ordem dos pedais e nos tipos de bypass entre eles. TBP, com Bypass bufferizado da Boss/Behringer/etc. Essa mistureba é que eu acho problemática. Como disse no post acima, tem pedais que não casam entre si! Soam alto demais, estridentes, etc. Isso ocorre, no meu entendimento, por causa das IMPEDÂNCIAS. Bom, essa é a MINHA experiência, que relato aqui.

Abs!

sandroguiraldo
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia

Outro cenário; e uma coisa eu constatei: MUITOS dos problemas no timbre (e que acabam no amp, é lógico) está na ordem dos pedais e nos tipos de bypass entre eles. TBP, com Bypass bufferizado da Boss/Behringer/etc. Essa mistureba é que eu acho problemática.

E tem mais um detalhe importantíssimo: o cara vem com um pedalboard lindo, com vários pedais, tudo certinho, com bons cabos, boas fontes, modulações no loop, drives no input... e no final pluga tudo num Atomic Drive de 20w...

Não há pedal que se salve...

Comecei a participar ativamente do fórum há quase 1 ano e pelo que li e aprendi aqui, o ampli é o fator mais determinante nessa equação.

Agora que tenho um bom ampli, percebo isso.

João_Luiz
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia
O Trifecta é bom de qualquer jeito, não tem melindres com buffers.
Pedal muito bom de tocar - meu drive principal hoje em dia..
Ele funciona muito bem depois do CS-3 que tem Buffer.

The Red Special
Tu achou a combinação da ME com o amp ruim então?
Não, a pedaleira e o amp combinam bem sim.
O que não combinam são os pedais com a pedaleira ou vice-versa, rs..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Usar pedaleira junto com meus pedais vai estragar meu som?