Dicas para quem quer começar no mundo dos pedais!

    Autor Mensagem
    Btardelli
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Btardelli


    Bom, eu tenho visto varias pessoas, não só neste fórum querendo "começar o set de pedais", e já montam uma lista de 50 pedais, que não sabem nem para que servem direito (um cara de um outro fórum montou uma lista enorme e no final concluiu: se alguém puder me explicar a diferença entre phaser e flanger eu agradeço, mais vou comprar os 2!!) e vem perguntar o que a galera pensa sobre este set, então eu resolvi dar algumas dicas do que eu aprendi com o tempo.

    Bom, em primeiro lugar, recomendo fortemente lerem o tópico do Fernando de almeida:Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito,aonde ele da uma explicação muito boa sobre todos os efeitos e tal, o que pode ajudar muitos que tem algumas duvidas sobre algum tipo de efeito.

    Bom, vamos as dicas:

    1ª: um bom amp é ESSENCIAL para um timbre decente, falo isso por experiência própria!! Não adianta nada ligar um set de pedais excelente num meteoro nitrus de 20w e querer tirar um bom som, já se você ligar em um amp bom, como por exemplo os fender fm212, laney lv300, etc não vai ser difícil de se tirar um bom som, e esses amps nem são os mais "tops".

    2ª: Vou vender minha pedaleira de iniciante e montar um "set de pedais". Esta é uma frase bem usada por ai, e é completamente normal a pessoa querer evoluir, o problema é quando o cidadão resolve vender a zoom G2 dele e comprar um digital delay da behringer, um chorus digital da behringer e um heavy metal da behringer, ai o som dele vai piorar e muito, porque além da qualidade (ou falta dela, neste caso) o sinal vai ser convertido em digital e reconvertido em analógico mais vezes, com um conversor muito pior, por isso que eu recomendo sempre que essa galera comece comprando 1 ou 2 pedais de drive, e um wah e já ficam com um set bem legal!

    3ª: invista nos detalhes, eu já vi muita gente por ai que tem um set legal e usa aqueles cabos de 5 reais o pacote com 10 e aquelas fontes que são vendidas na loja de eletrônica, todas desreguladas e etc. o resultado? Um ruído enorme, uma perda de sinal muito maior do que a que aconteceria se a pessoa estivesse usando cabos de boa qualidade, fora o fato de eles serem praticamente descartáveis!

    4ª: nem tudo que é caro é bom, mais tudo que é bom custa caro (eu li esta frase em algum lugar pelo fórum, não sei quem disse!!) dito isso, se você quer um bom set, não tem jeito, vai ter que gastar, se não quiser gastar muito, recomendo fortemente uma MultiFx digital, como as POD HD, GT-10 ou RP1000, que são bem legais e estão na faixa dos 1500 reais (com esse preço, no Brasil, você compra um wah e dois drives decentes!!)

    Bom galera, estas são algumas dicas que eu dou para quem vem me perguntar sobre pedais, etc!

    Se eu falei alguma besteira, peço humildemente que me corrijam!

    Convido aos experts (MauricioBahia, Bog, Fernando de almeida, etc a darem suas dicas também!!)

    Pretendo criar um tópico por estes dias sobre a educação (ou falta dela) pela internet...

    guizimm
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: guizimm
    · votar


    nem tudo que é caro é bom, mais tudo que é bom custa caro (eu li esta frase em algum lugar pelo fórum, não sei quem disse!!)
    topico do penta blues de quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda,nunca esqueci disso

    jpdiman
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Muito bom.

    Quanto a ter um bom set a um preço acessível, eu resolvi entrar no mundo de montar meus próprios pedais, pra quem tem vontade de aprender, é muito facil, e é dificil gastar mais de 100 reais pra montar um pedal que as lojas vendem por 400 ou mais.

    flavio guitar
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    TODOS

    Galera, não sou expert em set e tudo mais, porém já gastei muito dinheiro comprando vários e vários pedais ...por isso acho que posso contribuir um pouco.

    Minhas dicas principais são:

    A primeira coisa de um cara que vai montar um set, tem que ter em mente, é o " para que " ele se destina ... ex: se o cara for tocar funk, e soul music, qual é a necessidade de comprar uma distorção high gain ? ou seja é imprescindivel saber a aplicação dos equipamentos, se não, é dinheiro jogado fora mesmo ...

    a segunda é: demore, mas compre algo bom de verdade, que realmente voc~e não precisará trocar tão cedo ... para não ter que vender na frente, e perder mais dinheiro ...

    Terceira: Mas " fundamental ", na Minha opnião, o que define um timbre, é a guitarra e o AMP ... então antes de investir uma fortuna em pedais, racks e os caramba a quatro ... compre uma guitarra e um AMP decentes ... como milhões de vezes já ouvi ... não adianta ter os melhores pedais do mundo, e ligá-lo em um AMP, ou numa guitarra bem ralé ...

    Quarto: teste muito, antes de tomar qualquer decisão, seja de comprar ou de vender ... tiro por mim mesmo, que várias vezes comprei um pedal, e testei pouquissimas vezes, e achava que o pedal era ruim ... mas é preciso testar equalizar até o limite ...

    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas para quem quer começar no mundo dos pedais!