sobre pedal de distorção valvulado

    Autor Mensagem
    lucasgt
    Veterano
    # set/11


    Galera, é o seguinte.

    Vale a pena comprar um pedal de distorção valvulado ou o som deles são a mesma coisa que os pedais de distorção com transistor?

    obs: uso amplificador transistorizado

    Doggy
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Doggy
    · votar


    Primeiro de tudo: Pedal valvulado não faz seu amp SS soar como um amp valvestate. Digo isso pois muitos pensam que é assim, não sei se é seu caso.

    Vale a pena comprar um pedal de distorção valvulado ou o som deles são a mesma coisa que os pedais de distorção com transistor?

    Ouça os dois tipos de pedal: Ouviu diferença?

    Se sim: Tire suas próprias conclusões;
    Se não ouviu: Pedais valvulados não serão de grande proveito em suas mãos.*

    EDIT: Só pra evitar confusões: *Digo isso pois do quê adianta um equipamento mais caro caso você não sabe nem ao menos a diferença que ele causa no seu som?

    Binohendrix
    Veterano
    # set/11
    · votar


    lucasgt
    Eu tenho um pedal valvulado. Ele tem mais dinâmica que o meus outros pedais e responde melhor ao pot de volume mas não chega a ser com um amp valvulado. O que eu percebo no meu é uma clareza maior nas notas com um ganho mais alto. Mas não posso te afirmar se isso é mérito apenas da válvula ou da qualidade do pedal.

    lucasgt
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Doggy não é o meu caso, eu sei que um pedal valvulado jamais fará meu amp soar como valvulado

    meu questionamento era só por qualidade do som, se as distorções dos pedais valvulados soam melhores

    Binohendrix qual o seu pedal?

    estive olhando o Blackstar HT Dual Distortion, alguem aí conhece?

    Doggy
    Veterano
    # set/11
    · votar


    se as distorções dos pedais valvulados soam melhores

    Não melhores: diferentes.

    Binohendrix
    Veterano
    # set/11
    · votar


    lucasgt
    qual o seu pedal?

    Ibanez Tube King TK999HT. Muito bom.

    Homem Guitar
    Veterano
    # set/11
    · votar


    lucasgt

    Pedal valvulado não é melhor que pedal transis. Depende do timbre que se quer ouvir. Já troquei um valvulado por um transistorizado que me faz mais feliz até hoje.

    O Blackstar HT Dual Distortion é um pedal top, versátil, com uma distorção maravilhosa, se gostou do que ele tem, vai sem medo.

    Fica a dica que todos estão tentando passar aqui: troca esse seu transistorizado por um valvulado já que quer uma distorção assim.

    Espero ter ajudado. Abraço

    Ramsay
    Veterano
    # set/11
    · votar


    lucasgt

    Os melhores pedais de distorção valvulados que existem atualmente são nacionais e são os da 56 Inc (www.56inc.com.br). Eu tenho um e nenhum pedal estrangeiro supera esses nacionais que utilizam 3 válvulas.
    Em segundo lugar ficam os da Blackstar HT, mas eles não são totalmente valvulados porque utilizam uma válvula e o resto é transistorizado.

    Bog
    Veterano
    # set/11
    · votar


    lucasgt
    estive olhando o Blackstar HT Dual

    Eu tive um. Passei adiante, porque não "comunguei" com ele. Ele é feito para alterar o timbre do amp, não é um pedal transparente. E comprime o som. Muito. Muito MESMO.

    Curiosamente, troquei o HT Dual por um Vox Cooltron, que tem um circuito totalmente diferente, usa a válvula em baixa tensão (um "sacrilégio" para alguns), mas é absurdamente transparente, faz o amp soar como o mesmo amp mas com mais ganho, ao contrário do HT Dual, que faz o amp soar como se fosse outro amp.

    Moral da história: dois pedais valvulados podem ser completamente diferentes entre si. Não dá para falar sobre eles de forma geral, como se fossem todos parecidos.

    Bog
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Ramsay
    eles não são totalmente valvulados porque utilizam uma válvula e o resto é transistorizado.

    Tem isso também. O pessoal fala de "pedal valvulado", mas o circuito na maior parte das vezes não é como o de um amp. No caso do Blackstar, li que o truque para fazer uma válvula solitária distorcer tanto é usar um opamp para erguer o sinal antes da válvula. Ele já entra na válvula pré-amplificado, e é por isso que ele fica sempre tão comprimido.

    Outros pedais fazem as coisas de outras maneiras. Definitivamente, não dá para colocar todos os pedais valvulados no mesmo balaio.

    PS - Mas os AMT são assumidamente híbridos e muito, muito legais.

    Ramsay
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Bog

    Tem um pedal da AMT que é puramente valvulado e não tem nada de solid-state que é o SS-11, já ví foto dele por dentro e não tem nada de solid-state.

    Eu tenho um pedal da Seymour Duncan Mayhem que usa 2 válvulas (mini-pentodos) de aplicação militar, mas, já abrí e notei que dentro tem um chip pequeno que não sei pra que serve.
    O som dele é bom, mas, nada demais e insuficiente pra fazer parte do meu pedalboard.

    Me fala mais sobre esse Vox Cooltron!!

    Bog
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Ramsay

    Verdade, o SS-11 é o 100% valvulado, o SS-20 é híbrido (os transistores entram em cena quando o ganho aumenta), e o SS-30 é só transistorado.

    Os Vox Cooltron são uns pedais interessantes, com uma 12AU7 em starved plate. O que eu tenho é o Duel Overdrive. O interessante dele é que ele não foi feito como um preamp, como é o caso dos Blackstar ou dos AMT. Ele é um overdrive mesmo, tudo o que ele faz é clipar o sinal sem grandes mudanças nas características do timbre. É mais para quem já tem um amp bom e só quer aumentar o ganho, não serve muito para transformar radicalmente um amp mazomeno em outra coisa.

    Angelfire
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Antes de mais nada, não sou nenhum especialista em circuitos ou elétrica de pedais e amps, sei apenas um pouco pela experiencia e curiosidade. Se eu puder contribuir, aqui vão meus 0.2, rs.

    So tomando cuidado ao julgar os op-amps e transistores nos pedais valvulados. Realmente na maioria deles a válvula tem um papel pequeno (quase cosmético apenas) e grande parte é clippling do transistor. Isso acontece se não me engano nos pedais da Tonebone, como o HotBritish, que inclusive tem baixa tensão, mas que nem por isso é um pedal ruim.

    Os pedais HT da Blackstar operam com voltagens altíssimas e de fato saturam a válvula. Os opamps que tem nele são só para amplificar o sinal da guitarra, mas não causam clipping de transistor. Isso é absolutamente normal, amplificadores modernos de muita distorção tem até 3 pre-amps pra ir amplificando o sinal da guitarra, e assim "entrar na válvula" já bem alto. Uma valvula não atinge tanta distorção sem um sinal quentíssimo.

    Foi uma surpresa ao ler que o SS-11 da AMT não usa nenhum "booster" de opamps, sempre pensei em comprar um, mas ja tenho um Blackstar HT Drive e o SS é muito caro, mas agora me interessei só pra ver como fica.

    De qualquer forma, como falei, tenho um Blackstar HT Drive, um SansAmp GT2 xodó, rs, e o Character Series British. Adoro a simulação do Sansamp, e depois de muito tempo achei minha configuração ideal que é o Blackstar e o Sansa (as vezes o GT2 as vezes o British, nunca me decido definitivamente por um). Mas a diferença do som entre cada um individual é gritante. Não precisa ser nenhum expert (ou metido a um, rs) Quando mostro o som do GT2 (ou British) sozinho, comparado com o Blackstar sozinho pra minha mulher ela acha o Sansamp um "som de laptop" rs. Muito artificial e "fraco" (nao digo "fraco" em sentido de distorcao pois o GT2 tem muito mais dist que o HT Drive, mas parece mais fraca.)

    Os pedais com valvula sao caros, o SS-11 da AMT um dos mais caros, rs; mas acho que vale a pena dar uma olhada se puder em qualquer um que seja. Gosto do Blackstar, como falei combino ele com as simulacoes do Sansa e acho otimo. Agora no entanto fiquei curioso com o SS.

    Abraços

    Bereta
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Tentarei dar um tostão também.

    Há uns 3 meses, adquiri um Blackstar HT-Dual via Ebay por algo em torno de 300 dilmas. A princípio foi mais por curiosidade. Resultado: gostei tanto do bixinho que ele ficou no set. Quem sou eu pra ousar dizer o que ele tem de melhor ou pior que outros valvulados ou mesmo transistorizado, mas dá pra dizer que é bem diferente. Pro meu caso, ele soou melhor que qualquer outro que eu tenho.

    Infelizmente, não tive muito tempo pra gravar muita coisa com ele. Por hora, tenho apenas essa gravação com ele. Que na verdade tem um trecho até pequeno de guitarra.

    Se eu conseguir arranjar um tempinho, vou ver se gravo uns samples ou algo assim com ele e o pessoal tirar as próprias conclusões.

    Abç!

    guitarmanofgod
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: guitarmanofgod
    · votar


    Tenho o Supercharger da EFX tem duas válvulas 12ax7 trabalhando em alta voltagem, não é híbrido, é 100% valvulado, a distorção é excelente, lead, ganho moderado, presença e harmônicos, o timbre chega a ser quente, não chega a ser o meu pedal definitivo de distorção, tenho um NIG xd-1 e tem muito mais ganho que o supercharger, porém não tem a definição e harmônicos do Supercharger, a solução foi usar os dois juntos, consigo muito ganho, distorção presente, definida e "fervente".

    matheusgt
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Galera eu sou um fã de válvulas,troquei recentemente minha vox por uma gt100,e sinto falta daquela sensibilidade q a válvula me proporcionava, era pouco,comparado aos amps all tube,mas ja fazia diferença!
    Me desfiz da tonelab por ter poucos recursos tecnológicos e principalmente delay !
    Na gt100 eu tenho oq me faltava,mas agr falta aquele calorzinho da valvula..
    Tenho um ocd tbm e um cara quer trocar um pedal bulldog valvulado nele! Sera q com esse pedal eu consigo aquele calorzinho dinovo?
    Vale apena a troca ?

    Renato F
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    matheusgt
    Pede pra testar antes.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a sobre pedal de distorção valvulado