pedal valvulado x amp valvulado

    Autor Mensagem
    lucasgt
    Veterano
    # jan/11


    Galera me desculpe a "ignorancia", mas um pedal de drive valvulado num amp transistorado produz um som igual ou ao menos bem parecido ao drive de um amp valvulado?

    Daniel Orp.
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    então, eu já pensei nisso quando vi o pedal da Furhmann (?), aquele Rock Tube acho...
    será que produz mesmo? rs

    elyts
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    cara, eu ACHO, que eles tentam apensa simular, mas lógico e evidente que um bom amp valvulado, nenhum pedal barra, eu ACHO que os pedais valvulados, são apenas um quebra galho...

    Ramsay
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    lucasgt

    Não, o drive valvulado ligado num amp transistorizado vai dar um som inferior ao que daria se fosse ligado num amp valvulado e isso se explica, porque as impedâncias, de um modo geral, são diferentes, porque afinal são duas tecnogias diferentes.

    Já o contrário, ou seja, ligando-se um pedal transistorizado num amp valvulado, não causa tanta perda, porque saída de baixa impedância (pedais solid-state ou transistorizados) ligada em amps valvulados que tem alta impedância de entrada não causa perda na qualidade sonora.

    E é por isso que é de uso comum se utilizar pedais solid-state, como o Ibanez TS-9 para se empurrar o som de amps valvulados.

    Mas, o contrário não é verdade!!

    MKazan
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: MKazan
    · votar


    Um pedal valvulado, normalmente usa válvulas de pré-amplificação para gerar saturação (drive).

    Em um setup de pedal valvulado + amp transistorizado você terá algo semelhante ao som de um amp híbrido (os famosos pré-valvulados).
    Se o som vai ser bom ou não, aí depende de uma série de fatores como: regulagem do setup, se o pedal está ligado no input do amp ou no return, e diversos outros fatores.

    Não será o timbre de um amp full-tube, mas dependendo do caso já é alguma coisa.

    Durante alguns anos, toquei na noite com o seguinte setup:
    Guitarra -> wah -> TS-808 -> pré amplificador valvulado handmade puro (sem booster interno transistorizado nem cliper de diodo) -> amp transistorizado (as vezes um Laney meu, as vezes o amp que estivesse disponível na casa de show)

    O pré-amplificador só tinha dois botões (ganho e volume), eu timbrava para dar drive só no ataque da nota. Ajustava tonalidade no amplificador.
    O TS ficava com ganho no mínimo para não influenciar muito no timbre e level no máximo para saturar o primeiro estágio do pré. Só ligava o TS quando queria drive mais pesado.

    Eu era muito feliz com esse setup.

    MKazan
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Ah, mais um detalhe que esqueci de comentar.

    Se o pedal valvulado tem uma valvula de pré-amplificação, consequentemente só é possível tirar dele timbres de drive de valvula de pré amplificação (como no caso dos amps com pré valvulados).

    Timbre de saturação de valvula de power só seria possível se o pedal em questão tivesse valvula de power, coisa muito rara de se ver em pedais comerciais. Eu, por enquanto, ainda não vi um pedal comercial com uma destas.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/11
    · votar


    lucasgt: pedal valvulado x amp valvulado

    Ligando um pedal valvulado vc terá um pré-amp valvulado. Isso quer dizer que vc "criou" um amp híbrido. Enfim, nunca será essencialmente um valvulado, mas também não significa que vai soar ruim.

    Como sempre, tudo é uma questão de testar.

    Abs

    thifm
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    MKazan
    MauricioBahia
    Sempre trazendo respostas excelentes! Parabéns pelas explicacoes.. show de bola!!

    BozoLoco
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: BozoLoco
    · votar


    Bom, como experiência pessoal, peguei recentemente três pedais desses valvulados pra testar (Meteoro Revolution, VT911 e VT999 da Behringer) e testei todos dessa mesma forma citada pelo MKazan.

    Usei um Blues Driver da boss que tava parado com muito volume e nenhum ganho só pra empurrar o som quando necessário pra distorção (no caso do Revolution e do VT999) e deixo o VT911 ligado 100% do tempo (ganho quase no 0, pq no 0 não tem som) pra timbrar...

    To satisfeito.

    GROSSO
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Bom dando uma revivida aqui, mas sem querer criar outro topico.
    Eu tava dando uma olhada no site dos pedasi EFX (ótima marca de pedais nacionais) e achei esse pedal http://efxpedais.com/loja/produtos/classic-ac/
    A primeira coisa que me veio na cabeça é:
    eu nao poderia ligar ele no loop de efeitos e deixar ele ali ligado quetinho, assim o meu fender frontman 212 que é transistorado, nao ficaria com um som bem mais quente?

    ssantoss
    Veterano
    # out/11
    · votar


    GROSSO

    esse negocio de timbre quente nao existe, sei oque voce esta querendo dizer, nao tenho muita experienca com valvulados (testei uns 10, encomendei um alien rocket, meu primeiro valvulado) mais ja ouvi dizer que a "alma" do valvulado vem do power valvulado, portanto... se voce liga um pedal valvulado direto no input de um amp transistorizado ele nao vai se tornar hibrido, agora voce pode pega esse pedal liga a guitarra direto nele e ele direto no return, pulando o pre do amp e usando ele como pre oque o transformaria num amp hibrido, e daria uma pitada desse "quente" (eu acho).

    thifm
    Veterano
    # out/11
    · votar


    O que faz toda diferença são as valvulas de power... geralmente, pedais valvulados possuem valvulas de pre...

    Mas deixo o proximo comentario para os mestres!!

    Bonnerfl
    Veterano
    # out/11
    · votar


    MauricioBahia
    Ligando um pedal valvulado vc terá um pré-amp valvulado.

    então se , por exemplo, eu pegasse um pedal valvulado (no caso esse da Furhmann) e ligasse ele no loop de um amp valvulado (no caso o meu futuro blackstar) , eu pularia o pré do meu amp e o pedal funcionaria como um pre, de modo q eu teria um "segundo" amp com som mais "hard rock" ?
    (isso desconsiderando o controle isf do blackstar)

    Bonnerfl
    Veterano
    # out/11
    · votar


    ah, outra coisa: se eu colocasse o pedal no loop, porem a guitarra no input mesmo ( a outra situação a guitarra estaria ligada no pedal q estaria no loop) eu teria mais algo parecido com outro estágio de pré amplificação?

    Bonnerfl
    Veterano
    # out/11
    · votar


    up

    Lu_Soares
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Cara eu acho que não rola não, pedal de drive no loop, só se fosse algum pedal simulador de amp, Tech21, Amt e por aí, daí vc ligaria direto no return, pulando pré, mas ligar a guitarra no input e o drive no loop (send/return) não aconselho.

    oldschoolgod
    Veterano
    # out/11
    · votar


    mas ligar a guitarra no input e o drive no loop (send/return) não aconselho.
    Porquê??? Eu faço isso com o big muff, meto no loop. Quando meto o amp no canal sujo dá um boost de ganho e acrescenta imensos harmónicos, bem interessante até.

    Lu_Soares
    Veterano
    # out/11
    · votar


    oldschoolgod
    Que bacana! Eu fiz isso uma vez e no meu caso não ficou legal, vc usa com pouco ganho o muff?

    Abç!

    oldschoolgod
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Lu_Soares
    ganho no máximo sempre. Consigo tirar a.h. em todos os trastes com toda a facilidade.

    Bonnerfl
    Veterano
    # out/11
    · votar


    oldschoolgod
    que amp você usa?

    oldschoolgod
    Veterano
    # out/11
    · votar


    peavey classic 30. Muito bom o amp comprei 400 dolares.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a pedal valvulado x amp valvulado