Pedal valvulado com amplificador valvulado ?

    Autor Mensagem
    gordodg
    Veterano
    # fev/13


    Galera, tem um tópico que fala sobre isso, mas no meio o assunto se perde e questões mais (do criador do tópico) específicas são abordadas.
    Enfim, gostaria de saber se um pedal valvulado vale a pena pra ser usado com um amplificador valvulado. Então, vale? Fica bom? O som é melhor do que a própria distorção do valvulado (em termos gerais é claro, pois as distorções vão variar de valvulados para valvulados - cubos)
    É só uma dúvida que gostaria de esclarecer mesmo. Desde já, brigadão ;)

    vitorfelix
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Cara, se for um pedal bom, ele certamente soará bem, porém diferente da distorção do amplificador... Qual amplificador você tem? É hi-gain ou mais vintage? Se for hi-gain o AMT SS-20 soará bem parecido, pois foi feito para distorções hi-gain... Mas se for mais "vintage" ou melhor dizendo, mais clássico, seria legal um pedal versátil.
    Mas preciso esclarecer uma coisa importante: o pedal não é valvulado, ele é um pedal normal, porém utiliza a vúlvula para clipar o sínal, e é claro, possui um circuito feito para a válvula... De certa forma é valvulado, mas não all-tube...
    Abraços!

    vitorfelix
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: vitorfelix
    · votar


    E só para completar, ele não será melhor ou pior que a distorção do cubo, simplesmente soará diferente... Terá sua própria "identidade". Hoje ate pedais de reverb, compressores, delays entre outros utilizam vávulas... A T-Rex é um bom exemplo de marca que utiliza válvulas em reverbs e compressores, pois conseguiu produzir uma sonoridade mais limpa e diferente (muito boa). O Fulltone Tube Tape Echo é um pedal de delay de fita que utiliza válvulas, e é sem dúvidas um dos mais desejados (senão o mais) delay "vintage" que existe, pois possui a sonoridade mais limpa e precisa de todos que EU ja vi e que muitos consideram... Mas os mais comuns são overdrives/distortions que usam uma ou duas ou até três (como é o caso do Koch Pedaltone) para clipar o sinal... E na maioria das vezes são feitos para serem usados como pré-amplififcadores, e não como pedais em si. Mas tem os Mesa Boogie V Twin que é um ótimo pedal que usa válvulas para clipagem de sinal, e soam muito bem. Há muitos outros, porém ainda não são muito comuns...

    Delson
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Não pode. Isso pode mudar o fluxo gravitacional do planeta terra e causar uma chuva de meteoritos.





    Opa...

    gordodg
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    vitorfelix
    Valeu meu velho. Deu uma esclarecida legal sobre isso.
    Tenho em mente um overdrive para meu setzinho, e acabei ficando nessa dúvida. Mas é uma coisa que verei com o tempo.
    Novamente, muito obrigado pelas dicas e explicação.
    Abração o/

    slash_web
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    acho dinheiro jogado fora.. e oque pode acontecer creio eu.. é um crunch a mais... mais dirtor;cao.

    Led Zé
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Não acontece nada de mais. Vai funcionar como um outro pedal qualquer de distorção. Normal.

    vitorfelix
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    gordodg
    Sempre que precisar é só dar um grito!
    Mas, na minha humilde opinião há pedais "normais" muito melhores do que valvulados... Se você quer um pedal para altíssimo ganho eu aconçelho o ZVex Box of Metal, pois possui um ganho quase que infinito e tem um noise gate acoplado, se tornando um dos melhores pedais de distorção hi-gain que existe. Mas se você quer algo bem versátil, que cubra desde um blues até o metal, eu iria de AMT SS-11. Ele utiliza válvula na clipagem de sinal, e possui uma ótima sonoridade. Mas é um pré amplificador (em forma e tamanho de pedal) e não um pedal. O certo é ligar ele direto no power (Return do FX Loop do seu amplificador). Ele também possui o próprio FX Loop. Mas acho que pode ser usado direto no input, é só regular direitinho.
    Mas como eu disse, há muitos pedais "normais" (transistores) a se considerar na hora da compra...
    O valvulado certamente terá a característica de som de uma válvula, mas muitos pedais "não valvulados" conseguem produzir um som bom o suficiente para se tornar melhor que um pedal que usa válvulas, e certamente será mais barato, como é o caso do ZVex.
    Mas se você disse que será uma aquisição mais pra frente, acho que terá tempo suficiente para pesquisar bons pedais.
    É uma questão a ser discutida e que vai muito longe ainda, mas acho que isso é o mais "essencial".
    Abraços!

    vitorfelix
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: vitorfelix
    · votar


    EDIT, post triplo...

    vitorfelix
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: vitorfelix
    · votar


    Foi mal galera (pelo post triplo). Acho que não posso mais confiar na net do meu celular hehe...

    juninholiveira
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Soando bem, que mal tem?!?!

    gordodg
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Valeu pessoal... Deu uma esclarecida monstra.
    Abração à todos o/

    francisco2004
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    No meu caso, nunca consegui fazer o Dr. Drive soar bem com ampli valvulado. Mas também não dá para dizer que o Dr. Drive é uma maravilha. Serviu muito bem na época dos amplificadores transistorizados (e ainda funciona, usar o clean valvulado dele ainda dá um up em amplis ruins).

    Com ampli valvulado, prefiro drives e distorções transistorizadas quando não uso o drive do próprio ampli.

    Igor Fediczko
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Pra mim, não há distorção/saturação/drive mais legal que a de válvulas de power. Que só se consegue com volume alto.

    Qualquer drive/distorção/saturação é, na verdade, um pré a mais no som. Se o teu amplificador tem uma sonoridade boa, valvulado e tals, obviamente qualquer pedal vai soar melhor que em um jazz chorus.

    rcorts
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Como foi dito, em amps valvulados, acredito que serviria somente pra ter um timbre de drive adicional.

    Mas se fosse em um amp transistorizado não iria ter tanta diferença em relação ao timbre característico do amp, já que (não sou expert no assunto) pelo que li em vários fóruns aqui de caras que manjam do assunto, o que conta na qualidade da saturação de amplis valvulados são as válvulas de power e um pedal valvulado em um ampli SS atuaria somente como pré.

    Os feras aqui do Cifraclub em amps valvulados me corrijam se eu tiver falado alguma asneira.

    Se hoje eu tivesse um amp valvulado com pelo menos 2 canais, compraria um Big Muff Pi para ter um drive extra, que não tenho certeza mas acho que não é valvulado, e tenho certeza que conseguiria uns drives excelentes, já que o power do amp continuaria sendo à base de válvulas.

    Winterreise
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Acho que em geral (no que tange a booster, drive, etc...) não há uma diferença qualitativa relevante em relação a um pedal transistor.

    Porém achei bem interessante a transparência/dinâmica desse pedal:



    Schenker
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Mas tem os Mesa Boogie V Twin que é um ótimo pedal que usa válvulas para clipagem de sinal

    não. os v-twin utilizam metade de uma valvula para o primero estagio de ganho na entrada e outra metade para o canal limpo. a outra válvula funciona com inversora de fase. a clipagem dos canais de distorção são feitas por diodo.

    na verdade o v-twin é um pre valvulado fake.

    vitorfelix
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Schenker
    Dessa eu não sabia, na verdade só repeti o que li aqui no fórum... Obrigado por avisar! Fui dar uma conferida em uns esquemas que mostram sua montagem, e consegui constatar que ele realmente usa diodos na clipagem. Desculpe se eu disse alguma bobagem lá em cima. Mas, concordemos, como todos os Mesa Boogie, o som dele é maravilhoso, mesmo usando diodos, o que hoje em dia ja é um tanto comum em amplificadores que se dizem all tubes...
    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedal valvulado com amplificador valvulado ?