AOS: Iniciantes / DOS: Veteranos = Pedais ou pedaleira para início.

Autor Mensagem
TonyBrux
Veterano
# ago/11


Pessoal, tento criar um tópico pra ajudar a galera que tá começando no lance de efeitos, na dúvida que sempre há:

"Compro pedais ? Se for, Analógicos ou Digitais ? E quanto as pedaleiras ? Compensa ?"

Lembro, que como coloquei no início, DOS Veteranos, não precisam falar compre a X ou Y ou muito menos a Z, e sim que contem suas experiências, tanto positivas quanto negativas no início de seu legado nos efeitos.

Por ex., eu toco há uns 5 anos e comecei com pedaleira Zoom 505 II, era o máximo na época, eu toquei umas paradas na escola e era o supra sumo, mas hoje já não digo o mesmo, tenho uma opinião dividida, a pedaleira (Uso GT-10) é muito mais prática e tem uma senhora qualidade, mas creio que pedais em questão de qualidade sejam melhores.
Ainda não houve a necessidade de eu trocar definitivamente para pedais, mas se houver estamos aí.

Pessoal, vamos lá, quem quiser colaborar e entendeu o meu intuito me dêem uma mãozinha.

OBS.: Sei que existem Porradas de tópicos com "Pedal ou Pedaleira", não quero exatamente isso, gostaria de expor os prós e contras acompanhados de exemplos do pessoal mais experiente na música, o que passaram, se já ficaram na mão e etc.

Galera abração !!!

Azian
Veterano
# ago/11
· votar


Meu depoimento:

Toco há muito tempo (mas isso não quer dizer nada) tive uma Zoom, quando ainda era novidade, achava muito legal, os efeitos que vinham nela, depois quando comprei meu primeiro pedal um Overdriver, nunca mais quis saber de pedaleira Zoom.
Percebi que o som era mais ''puro'' e não tão ''artificial'', e que podia mudar sem dar queda de volume e alteraçao do timbre pro chorus do amp. E na pedaleira eu colocava a distorçao e em seguida o churus que queria mas quando pisava pra mudar ficava muito diferente o som. Sei lá, talvez seja eu que nunca soube como usar aquela pedaleira direito...
Ainda tenho ela, foi muito útil o metronomo e a sampler de bateria eletronica que vinha junto com ela, com varios tipos de batria e tal.
E aquele mini record de segundos que tinha, era bom pra escutar um trecho e ver se tava saindo bem, mesmo que fosse segundos. (tinha a parte de colocar o cartão de memoria) mas na epoca nem me ligava nisso.)
Hoje não voltaria mais pra pedaleiras, não faz meu estilo, e tambem não iria me adaptar, até por que o que eu toco não casa muito com som de pedaleira.
Tinha o wah embutido, só que nunca ficava direito (isso eu percebia) dai depois que usei um wah pedal, outra historia.
Tentei vende-la, mesmo o cuidado que tive não foi o suficiente (sempre tive cuidado com o que é relacionado a musica) desvalorizou muito, os botoes tavam oxidados, o jack tava com mau contato...
Mas enfim, foi muito justo, pra minha época de aprendizado (firmando os pés), que tava aprendendo escalas, tempo, ritmo, bend, lendo tab, essas coisas iniciais.
Na medida que tu vai tocando tu começa a descobrir o teu estilo...
E tempo não quer dizer ''sou um genio'' é tudo muito relativo uma porçoes de fatores fazem parte disso. Me considero mais ''do asilo'' no contato com guit. mas em questão de tocar: sempre aprendendo.

Sei lá se esse era o intuito do tópico, se não for diz aí. No fim das contas contei a minha historia com pedaleiras na transição para pedais. Não sou de falar muito, mas tá aí.

TonyBrux
Veterano
# ago/11
· votar


Azian

Vlw Azian, era esse mesmo ...

Azian
Veterano
# ago/11
· votar


Acho que esses tópicos, com esse intuito, são mais enriquecedores de conhecimento no fórum, de dividir experiencias. Mesmo pra quem toca há tempo e há pouco tempo sempre tem um elo de ligaçao que se pode aprender com os novatos e com os veteranos na guitarra.

frutog3
Veterano
# ago/11 · Editado por: frutog3
· votar


Bom vou falar um pouco sobre minhas experiências:

Toco a +ou- 8 anos e como a maioria que vai escrever aqui comecei com uma ZOOM 505 e achava que era o máximo, quando conheci os pedais analógicos vi que a ZOOM estava longe de me satisfazer, então parti para os pedais e realmente o timbre é maravilhoso a qualidade ótima e todas as "vantagens" dos pedais que todos já leram em algum post aqui do forum.
Após um bom tempo com os pedais comecei a achar muito problemático, o fato de haver vários fatores de problema dentro do pedalboard muitos cabos de sinal e energia. Cada um deles era uma variável de problema. Tive a oportunidade então a +ou- 1 ano e meio de adiquirir um POD X3 Live e, como todos os usuários de pedais a primeira coisa que me veio a cabeça foi "SOM DIGITAL", depois de ligá-la e tocar decidi de vez em aposentar meus pedais.
Pra mim a principal vantagem foi a redução das variáveis de problema e de "brinde" ganhei um ótimo timbre e versatilidade para estudar, gravar e tocar ao vivo!

bom pessoal é isso espero que minha experiência seja proveitosa para vocês. Forte abraço DEUS abençoe!

Snakepit
Veterano
# ago/11 · Editado por: Snakepit
· votar


Começo: Zoom 505ii + Amp Crate GX15 + Epiphone SG Special

- Pra treinar com 15 anos de idade e se divertir com banda de adolescentes nota 10. Barato, FUNCIONA, fácil de usar, custo beneficio nota 10. Recomendo SIM para iniciantes, lógico que não a Zoom 505ii que ta ultrapassada, mas qualquer outra pedaleira chulé que exista hoje em dia na mesma faixa de preço. A qualidade é proporcional ao preço, mas é diversão garantida/ Sem falar que MUITA gente desiste de tocar logo no começo, então não se vai jogar muito dinheiro fora.

Meio: Line 6 XT Live

- Realmente fabuloso tudo que ta pra fazer com essa "porcaria". Mas o que mais me admira hj, que possuo somente pedais analogicos, é a capacidade de transformar o som da tua guitarra em ou outros complemente fora do proposito da tua guitarra, versatilidade total, e sem chiado! Vale a pena pra musicos que tocam de tudo, versatilidade mto boa, gravações diretas pela porta USB com muita qualidade.

Hoje: Keeley Katana + Ibanez TS9DX + Lovepedal Purple Plexi + Fulltone Cycle Deluxe Wah + Line 6 DL4. Amp Fender Blues Jr NOS. Guitarra: Fender Strato Custom Shop 1960

- Comprei os pedais que eu sempre quis, não sou musico profissional, montei isso aos poucos. A qualidade final realmente é fabulosa, principalmente por causa do amp Fender valvulado, faz minha Fender Strato virar algo magico com som limpo.

Mas sinceramente, as vezes sinto falta da simplicidade de uma pedalaria, pois vendi a XT Live. Sinto falta principalmente por paciência de ligar tudo sempre, sinto falta do "plug'n'play" (como disse, não sou musico profissional nem nunca vou ser), problemas com chiado (minha Strato com Singles sempre vai chiar com distorção) e principalmente em fazer gravações de madrugada pela porta USB, tocar com fone de ouvido, etc.

Moral da historia: acho que pra músicos semi-profissionais (talvez até profissionais) uma pedaleira TOP de linha vale muito a pena e já deve bastar pra maioria das pessoas. Mas lógico que não me arrependo de ter comprado os pedais, o resultado final e o prazer pessoal em ter e OUVIR tudo isso é fabuloso.

Moral da historia (2): O amp é provavelmente o mais importante de tudo na qualidade final do som. Pedais devem ser complemento, não a fonte principal do som. A melhor aquisição de todas foi meu Fender Blues Jr NOS.

Binohendrix
Veterano
# ago/11
· votar


Eu tenho a seguinte opnião:
Overdrive e distorção é melhor a do amp valvulado, depois pedais+amp e depois pedaleira, em ordem de qualidade.
Modulações- pedaleira e pedal , pra mim, são a mesma coisa. Não uso muito e pra mim, uma pequena multi fx já tá ótimo.
Se eu fosse um músico que rala dia a dia, teria uma pedaleira top. Talvez só um pedalzinho de overdrive quando fosse tocar com amp. No resto ligaria a pedaleira direto na mesa, pela praticidade e qualidade que se é oferecida hoje, que não perder pra pedais.
Como hobbysta, músico meia boca de jams, eu prefiro ter pedais por dois fatores: fácil de timbrar e gostoso de colecionar! É bom poder viajar, trazer aquele pedalzinho que você sempre quis, montar seu set de várias maneiras diferentes, vender, trocar, faz parte do hobby. Eu tenho umas 4 distorções diferentes e acabei de comprar um Ibanez Tube King. Precisava dele? Não. Comprou porque então? Porque eu gosto de pedais e nunca tive um pedal valvulado.

Mas vale frisar: AMP é 10 vezes mais importante do que pedal e guitarra. Experimente pegar sua guitarrinha barata e ligar num amp fodão. Prepare-se pra tomar um susto.

fabioche
Veterano
# ago/11
· votar


sempre toquei violão, e hj, depois de ter uns3, só tenho um de 12 cordas, q eu adoro! Sou guitarrista há pouco tempo, menos de 2 anos... estive há alguns meses na dúvida entre pedaleira ou set de pedais. Percebi q tudo dependeria da proposta com a música, do som q ia tirar e dos equipos.

Quase comprei um Cube80 da Roland... aí eu fui testar os amplis valvulados. Pra quÊ?!!!!! Ferrou tudo...rs, no bom sentido, é claro. Pra quem toca rock, não tem como fugir... ampli valvulado, all tube mesmo, é primordial. Comecei meus investimentos ali. Um Blackstar, 40w, acho espetacular.

A escolha do ampli pra mim e do meu viés musical (rock: leia-se Blackmore, GaryMoore, David Gilmour, J.Page) foi primordial pra ir atrás do set de pedais. Provavelmente, se tivesse pegado o Cube60 da Roland, pegaria uma GT-10, uma Me-70, uma Tonelab. Ficaria muito legal, com certeza, mas ficaria sempre com a sensação de q não é o som dos meus sonhos... seria como casar com uma mulher muito bonita, muito bacana, bem de vida, mas não é a mulher q vc ama com todas as suas forças e por quem vc é loucamente apaixonado.

Depois do Blackstar, fui atrás da guita dos meus sonhos. Consegui minha Gibson LesPaul Standard, PQP, sensacional. Com o ampli e a guita em mãos, vi q não precisaria de muitos pedais e efeitos. Já tinha um Chorus e um GE-7.

Fui atrás de uma variedade de drives: Peguei um Fuzz Trifecta da Barber (maravilhosamente visceral!), um TS-9 (fundamental no set, combina com tudo, e vai muito bem sozinho tb) e um RAT q está pra chegar (passou ileso pela Receita, acabei de ver!!!). Antes dos drives está um Crybaby Classic, e no loop do ampli um Delay da TC Electronic, o Nova Delay (simplesmente maravilhoso).

O q eu diria é q é um caminho q depende de um amadurecimento de cada um como músico, de saber o som q vc quer, o timbre q vc quer, saber a diferença q cada equipo te dará. E isso não é um discernimento q vem da noite para o dia... ainda bem!!!! Essa é a parte legal: descobrir, tentar, conhecer os equipos, os sons, e te conhecer como guitarrista tb. Hj sei uma parte do som q eu gosto de tocar, meu estilo e os timbres q eu quero usar.

Qdo vou tocar na minha banda profissionalmente, quero usar exatamente o timbre do delay, do Ts-9, do Trifecta, etc e tal. QDo vou tocar na igreja, com músicos amadores, com um equipo de som q não é o ideal, uso um microcube (q simula amplis, tem alguns efeitos e tem saída de REC/Out) e uma outra guita. Fica bom tb! Objetivos diferentes, bandas diferentes, um set diferente.

TonyBrux
Veterano
# ago/11
· votar


Legal, o pessoal ten uma história bem diferente uma da outra, exceto na 505 huahauha

bruno_hen
Veterano
# ago/11
· votar


Toco guitarra a 10 anos nesse tempo tive de tudo, pedaleiras, pedais, amplificadores, varios tipos de guitarras (eu costumava trocar a cada 2 anos), poder ter e testar esses equipamentos me fez saber com plena convicção que a essencia do som é a guitarra e o ampli, por mais que sejam ruim, eles são a essencia do som (sem contar o conhecimento musical do guitarrista), pedais, pedaleiras são pra mim apenas um complemento, eu hoje uso uma guitarra schecter hellraiser com 2 caps EMG 81 e 89, e o ampli Rocket 18 da Alien Amplificadores, em uma caixa 2 X 12 com falantes ACE, até uso de vez em quando um delay e um reverb pra dar um grau no som, mas a essencia é a guitarra e ampli.

RProdrigues
Veterano
# ago/11
· votar


Cara minha experiência é a seguinte. Eu sempre achei os pedais mais dinâmicos que as pedaleiras( ao menos as que eu experimentei). Eu acho que com uma pedaleira boa(são caras) você pode cobrir uma gama maior de timbres, acho que para quem escuta não faz tanta diferença ( só se você timbrar mal e dependendo do estilo), mas a resposta dinâmica que um pedal te oferece é melhor e isso parece mais evidente quando é pedal+ amplificador valvulado. Não sei se outros tem essa mesma impressão, pelo menos eu tenho.

Tudo vai depender do que deseja em termos de som, resposta dinâmica e portabilidade.
Pedais dão mais trabalho(cabo, fonte case, etc...) mas se um dá defeito é só tirá-lo e continuar tocando, agora se apedeleira der defeito xi.....

Quanto o $$$$$ vai depender do tipo de som que vc quer tirar. Eu por exemplo uso: TS9(handmade)+Bertola MiniFuzz+ProCo Rat(handmade)+Phaser Black Snake+Delay Black Snake+ Amp Meteoro Bassman.
Não gosto de chorus, gostaria de um bom envelope filter(mas não morro por isso) e de um univibe( que casa mais com os sons que imagino).
Delay uso pouco(prefiro o reverb de mola do amp)
Tocaria todas as músicas da minha banda só com o ProCo Rat que me fornece todas as distorçãoes que eu preciso, somente alterando o volume da guitarra. Mas gosto de misturar os drives de vez em quando.
Os sons que gosto são simples e diretos então me dou melhor com pedais.
Gosto de brincar com as pedaleiras. O guitarrista da minha banda sempre está com uma sonoridade horrível. Não sei o que ele faz. Eu sempre tenho que ajustar o V amp dele. O timbre fica bom, mas para mim além de ser complicado( olha que eu gosto de mexer) sempre falta algo no timbre.

Experimente e tire suas próprias conclusões.

RProdrigues
Veterano
# ago/11
· votar


Mas vale frisar: AMP é 10 vezes mais importante do que pedal e guitarra. Experimente pegar sua guitarrinha barata e ligar num amp fodão. Prepare-se pra tomar um susto.
(2)

mrfelipbr
Veterano
# ago/11
· votar


RProdrigues
Experimente pegar sua guitarrinha barata e ligar num amp fodão. Prepare-se pra tomar um susto.
eu ñ concordo mto c isso ñ, uma vogga strato ñ vai ficar legal num jcm 800, agr uma CLP sim, isso na minha opinião ñ é absoluto, mas tá valendo..
então, eu vou também deixar meu depoimento aí, mas de iniciante...
eu toco a uns 3 anos e meio, e sou guitarrista mesmo a uns 8 meses, comprei equipos intermediários/bons, pra mim ótimos, e toda vida eu tocava só com violão e num ligava mto pra equalização, e inicialmente eu comprei guitarra e amp, só, uma CLP II e um maverick mv 1510, fiquei quase uns 6 meses me virando com isso, antes disso, eu queria ter pedais analogicos, porque já sabia que eles são mais puros, em questão dos efeitos, mas como eu toco na igreja, vi q eu precisava de versatilidade no som, então pedais por enquanto estão fora dos meus planos, aí comprei uma boss me 70, e meu som melhorou mto, eu fuço e regulo mto, agr to vendo q preciso q um amp maior e melhor, pq nem sempre da pra microfonar o maverick, e quem se ferrava era eu...
bem minha dica aí é, antes de se decidir por pedais ou pedaleiras, veja como sua situação está, se pedais batem com suas necessidades, tanto musicais como financeiras, se vc toca em banda, em apenas um estilo, pode ser que pedais te sirvam melhor, agora se vc quer mta versatilidade, pode ser que pedaleiras te sirvam melhor, mas quem irá definir o q é melhor é vc, analise toda a sua situação, saiba procurar, pesquisar bem também sobre os produtos, testar, veja qual te pode oferecer melhor o q vc quer, se cabe no seu bolso, e uma dica importante : nunca compre nada pensando q todos os seus problemas serão resolvidos......

Azian
Veterano
# ago/11
· votar


nunca compre nada pensando q todos os seus problemas serão resolvidos.

Total verdade.

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


Hoje toquei de novo num valvuladão... Nem lembrei de pedal!! Drive lindo e redondo, de pré msm. No volume 1 no power ensaiando com baterista pegando leve. Pre no 10. Tem 50w. Duovox 50g, copia de Fender...
Sério, se eu tivesse um amp a la Vox AC-30 com reverb eu me virava sem pedal. Talvez o booster do Zakk Wylde. hehe.
Se preocupem com amp antes de qualquer coisa. Essa é a mensagem que lhes deixo.

Velvete
Veterano
# ago/11
· votar


E lá vou eu...

Talvez por ser meio "arrogante" ou ter comprado equipamento bem mais tardes eu decidi ir direto pros pedais - ou seja - pulei a fase do Zomm 505.

Acho que as pedaleiras cumprem um bom papel para quem tá começando. Mas como eu já tinha algum noção de efeitos, fui escolhendo aos poucos de acordo com a necessidade.

Cronologia:

Eu tinha (tenho) um ampli de baixo que precisa de um overdrive. Comprei um Blues Overdriver Behringer usado e achava massa ter um som limpo e outro sujo.

Depois, lendo aqui o custo beneficio do Bad Monkey, encomendei um. Assim eu tinha DOIS sons sujos!rs

Com o tempo achei o som meio seco... não resisti e comprei um chorus baratinho.

Logo depois achei meus sons sujos "pouco" sujos: comprei um distortion.

Resumindo:

Hoje penso que o pedalboad é uma coisa dinâmica e volátil! É claro que ainda me falta um delay e um vibe legal pra combinar com os meus phasers. Além disso, meus drives não são nenhuma unanimidade.

E, por fim, conforme a grana vai aparecendo (ou aumentando) é hora de dar uns upgrades e vender umas latinhas entry level...rs

Abraços

Stevan Guitarr
Veterano
# ago/11
· votar


Vou sair da minha Gfx-5 quase ngm começa com ZOOM tbm né ??
E partir para pedais :D

MauricioBahia
Moderador
# ago/11
· votar


Eu gosto de pedais de qualquer espécie. Sou "facinho" com pedais! hehe Acho que é trauma pois quanto tinha uns 15 anos não tinha nem como sonhar em ter um pedal. Era tudo muito caro. Mas minha primeira experiência foi com um RockMan (1988), emprestado pelo meu primo. Você o pendurava na cintura!

A mensagem que deixo é: tudo tem seu preço, prontos fortes e fracos. Mas quem faz a diferença, no final das contas é o amp e o guitarrista criativo, que sabe timbrar seu equipo de acordo com a música!!! Confira comigo no replay: de acordo com a música!!! :)

Bonus! :)



Vitor Bossa
Veterano
# ago/11 · Editado por: Vitor Bossa
· votar


prefiro alertar a moçada nova sobre os prós e contras de cada um, ser mais direto mesmo, enfim...

Pedais
Prós: Digo aqui que se você já tiver seu som definido e não for mudar mais, pode pegar pedais, vão te dar o som característico além de melhor timbre, qualidade, dinâmica, além de você poder experimentar regulagens e ter sons diferentes apenas com um pedal.

Contras: Muito dinheiro se quiser montar um pedalboard de qualidade, com pedais realmente bons, vai precisar de tempo pesquisando até ter certeza de que é tal pedal que vai querer, vai precisar de tempo testando, regulando botões e aprendendo a usar o equipamento e também dependendo do tamanho vai ser um trambolho pra levar. Falo de preço porque meu set gira em torno de uns 4 mil dinheiros.

Pedaleira
Prós: Acima de tudo praticidade, milhões de timbres em um só equipamento, possibilidade de salvar patches e não ter que ficar regulando botões toda a hora, ideal pra palco onde o tempo é escasso, pra gente que não sabe o que estilo de som fixo ou pra quem toca muitos estilos variados, legal também por ser mais leve, um equipamento só em vez de vários pedais, possibilidade de ligar direto na mesa de som da casa, gravação ...

Contras: Timbres digitais na maioria das vezes, falta de dinâmica e com o tempo você enjoa do timbre ''frio''. Se não souber mexer nela, vai ter um timbre muito porco, tem que perder tempo fuçando em tudo e acima de tudo LER O MANUAL, o preço por ser mais barato não tem sempre a melhor qualidade, uma hora vai ficar obsoleta e não vão se tornar relíquias que nem os pedais, já que não são analógicas (ultima opinião foi minha mesmo)

mas é isso aí, vale analisar custo x benefício, tipo de som e tudo mais...

Abraços!

joeyhc
Veterano
# ago/11
· votar


Na minha opinião é uma boa vc ter uma pedaleira primeiro pois vc pode conhecer todos os efeitos e tals saber como funciona cada um se um dia vc quiser ter pedais ja sabe quais sons eles tem e fica mais facil para montar um set do seu gosto e com efeitos que você sabe que vai usar.

MauricioBahia
Moderador
# ago/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


joeyhc

Concordo. E nem precisa ser complexa. Bastam os efeitos mais usados e suas regulagens. Se o pedal tem delay, deve ter opções de velocidade, repetiçao e mix. Dessa forma, o cara aprende como funciona o efeito de verdade. Tem umas multiFx entry level que limitam muito os ajustes.

+1

joeyhc
Veterano
# ago/11
· votar


MauricioBahia

Pra você poder conhecer melhor os efeitos é uma otimo opção comprar primeiro a pedaleira mesmo foi assim que eu comecei e foi uma otima opção pra mim, aprendi muito.

LeoBrazil89
Veterano
# ago/11
· votar


Vou deixar minha contribuição também, hehe

Inicio: Comprei uma zoom 707II com pedal de Expressão/Wah, na epoca comprei por que o cara que eu fazia aula tinha uma e tinha uma distorção que ele tinha colocado o nome animal (imagina iniciante sem noção nenhum de efeito ve uma distorção com esse nome, fiquei doido) ai comprei mais pra variar na epoca não consegui o som que buscava, fiz diversas modificações nos patches mas nunca encontrei o som que busca (até porque eu não sabia qual som eu buscava, hehe).

A mudança: conheci um camarada (conhecido aqui do forum ericbluesman) ele tinha alguns pedais e começou a me dar algumas dicas pra pegar pedais, foi ai que me interessei por pedais, começei comprando um boss super chorus e dps um delay dd3 (nao tinha nem ideia pra que servia esses pedais, só peguei pq meu amigo tinha esses efeitos) dps peguei um jackhammer, ai começei a pesquisar timbres, efeitos e conheci uma banda chamada Hillsong e fiquei apaixonado pelos delays deles (que na epoca eu nem sabia que efeito era, rs).

Hoje: Tenho alguns pedais de drives, delays, wah, compressor, chorus, nada fora do normal, pedaleira tem uma infinidade de efeitos, mais não consigo trocar a praticidade e o costume com os pedais separados.

RProdrigues
Veterano
# ago/11
· votar


mrfelipbr

Eu acabei não me explicando bem quando falei da guitarra barata. Digo guitarra barata porém com boa construção( madeira de verdade, braço bem construído) com modificações nos captadores e tarrachas. Não qualquer guitarra de compensado.nunca compre nada pensando q todos os seus problemas serão resolvidos.

Se preocupem com amp antes de qualquer coisa
A mensagem que deixo é: tudo tem seu preço, prontos fortes e fracos. Mas quem faz a diferença, no final das contas é o amp e o guitarrista criativo, que sabe timbrar seu equipo de acordo com a música!!! Confira comigo no replay: de acordo com a música!!! :)

mas é isso aí, vale analisar custo x benefício, tipo de som e tudo mais...


AlanPPS
Veterano
# ago/11
· votar


Vitor Bossa

Sem querer desvirtuar (mas ja desvirtuando hehe) , vc é de guaratinguetá??? o.O

Vitor Bossa
Veterano
# ago/11
· votar


AlanPPS

desde que eu sei eu sou sim cara /hmmm

AlanPPS
Veterano
# ago/11
· votar


Vitor Bossa

A tah ! Reconheci seu nome uma vez meu amigo tinha citado ele hehe! O Paulinho ...

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


A melhor opção pra conhecer efeitos é o Amplitube. E não gasta dinheiro...

Hansen
Veterano
# ago/11
· votar


Minha colaboração:

Toco guitarra há dez anos, antes só violão.

Comecei com um ampli e guitarra horríveis, mas na época o meu ouvido era cru e aquilo soava como deveria: som de guitarra.

Após um tempo adquiri uma zoom, assim como muitos. sou contra dizer que ela é um lixo, pois em sua época foi a melhor coisa para o amadurecimento timbrístico da galera: não existia youtube, guitar rig nem pedalzinhos de 70 reais.

A zoom foi o primeiro contato com flanger, drives, distorções, reverb, chorus e outros efeitos, para mim e para muita gente. Ela merece RESPEITO!!!

Enfim, após isso eu melhorei financeiramente e já pude comprar coisas melhores em suaves prestações. tive um amp de 200w (empolgação) e depois um valvulado de 30w. Ambos bem ruins, eram Warm Music, porém o 212 de 200w era um monstro com um timbre limpo razoável e funcionava bem com pedais.

Pedais, eu tive alguns sim.... overdrives, vintage overdrive, chorus.... realmente o timbre analógico é muito bom de se ouvir, funciona, é forte.

Porém hoje tenho um Meteoro V8 muito bom há quase três anos, nunca deu pau e já encarou mto palco e porta-malas. Abandonei os analógicos e há um ano comprei uma pedaleira boss (me-50). Por que? Versatilidade.

A Me-50 não é nova, mas já está num patamar de qualidade que já considero uma opção de qualidade e timbre. A perca de frequências comparado a um pedal analógico é mínima, para ouvidos chatos mesmo. Posso dizer que se a pessoa não souber que é uma pedaleira, não desconfiará.

Claro, eu amadureci meu ouvido, modéstia à parte consigo timbrar bem com ela, sem dever nada a edais analógicos. Plugar ela num V8 também faz a grande diferença, é um timbre de responsa.

A DICA QUE EU DOU É: saiam do sampler pré-definido. Busquem seu timbre, mesmo que soe diferente do seu ídolo. Ele deve soar bem, independente de qualquer referência.

tavinho.darr
Veterano
# ago/11
· votar


Pedais geralmente são feitos para simular um amplificador, e pedaleiras são feitas para simular pedais, geralmente, isso não é uma regra, existem exceções.

Mas a minha dica é, se você está começando, compre uma pedaleira, e seja feliz por um bom tempo, seu ouvido precisa amadurecer muito, até que comece a buscar o que quer. Não adianta querer comprar pedais, se não souber o que comprar, além disso não adianta comprar pedais se não tiver um ótimo amplificador, pedais são complementos que funcionam muito bem quando se tem um bom amplificador.

Se você não souber exatamente o que comprar, onde colocar, com o que combinar e principalmente o que tocar com determinado pedal, uma Zoom 505 ainda vai continuar soando muito melhor que um pedal caro!

E sigo a dica do companheiro:

Saiam do sampler pré-definido. Busquem seu timbre, mesmo que soe diferente do seu ídolo. Ele deve soar bem, independente de qualquer referência.

Por isso que afirmo, vai demorar um bom tempo pra você tirar um som decente com o que uma zoom te oferece, imagine o quanto vai demorar pra você aprender o que quer no vasto mundo de pedais!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a AOS: Iniciantes / DOS: Veteranos = Pedais ou pedaleira para início.