ordem dos drives nos pedais

Autor Mensagem
paulhcp
Veterano
# jun/11


Olá pessoal,
estou com dúvidas em qual ordem coloco meus drives em um set de pedais, pois estou com um TS9 Ibanez para colocar e possuo os seguintes na sequência de ligação:

cry baby
dyna comp
revolucion tube drive ( Meteoro )
rat pro co
fv-50h ( volume )
equalizer GE-7
CE-5 chorus embelezer
DD-3 digital delay
Amp Laney LV100
ZOOM G2 ( outras modulações ) no loop do ampli.

Como devo colocar os drives, os com menos ganho primeiro???

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


paulhcp

Cara, esse papo de ordem de drives, pro meu setlist, me "preocupou" quando 1 deles faz base direto e outro é acionado na hora do solo. Mas olha, não tem lógica. Eu preferi deixar o Barber Trifecta Fuzz na frente do Hardwire Distortion. Achei que o som ficou mais bonito quando estão juntos. Porém muitos puristas diriam que o fuzz deve vir antes de qq distorção. Enfim, é questão de testar visando seu setlist e ouvido!

Você toca com banda?

Abs

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


paulhcp
MauricioBahia

Cara, nao sei..Mas essa parte de testar e mudar ordem, ver como um pedal reage antes de uma modulação ou com bosst de drive, sendo bosstado e etc, é MUITO divertido pra mim..Faço isso sempre com maior prazer e me divirto muito, nao entendo guitarristas que querem formulas prontas e não experimentam..Nada melhor que pegar uma tarde e ficar fuçando no equipo...

paulhcp
Velho, não é pessoal. as é que sempre vejo topicos perguntando sobre isso sobre pedais...E sempre fico pensando no quanto eu me amarro em achar o meu som de acordo com minhas experimentações...

londrer
Veterano
# jun/11
· votar


Teoricamente a ordem dos pedais analógicos NÃO DEVERIA alterar o resultado final, mas não é o que acontece na realidade.

Eu andei pensando sobre a mesma coisa, mas mais especificamente entre pedais analógicos e digitais. O pedal digital tem q converter o sinal, processá-lo e converter de volta. Para fazer isso ele usa um processo de "colher amostras". Como não dá para colher 100% do som original sem ter atrasos perceptiveis, ele colhe menos dado do som e, portanto, quando converte de volta, perdeu aprte do sinal.

O que eu andei pensando é o seguinte:
- Colocar os pedais/pedaleiras digitais, depois os analógicos e depois o ampli. Pode ser piração minha, mas o sinal já com a perda dos digitais chega nos analógicos e recebe uma aquecida de volta (não concerta o sinal, mas talvez de uma colorida nele).

Se você pensar comigo, faz sentido. Você pega o sinal e processa ele digitalmente. Vc tem apenaso sinal puro digitalizado e processado, ainda falta passar pelos analógicos. Se você fizer o contrário, vc ta mandando o sinal foda, já com os seus analógicos processando ele e tal, ai vc manda prum digital que perde parte do sinal na conversão e vc manda esse sinal para o ampli.
A diferença deve ser pequena, talvez muito pequena, mas parece ser interessante.

PS: acabei de pensar nessa porra toda ahahahha e ainda não testei pra conhecer os resultados.

Agora voltando ao tópico, eu experimentaria varias combinações, começando com dois pedais, ouvindo o som deles, invertendo e ouvindo de novo. Depois coloca mais um, faz uma outra comparação e assim vai vendo por que caminho o resultado final de agrada.

PS2: Mal posso esperar chegar em casa para testar meu valvulado antes e depois do pedal de delay digital xDDD.

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


londrer
Teoricamente a ordem dos pedais analógicos NÃO DEVERIA alterar o resultado final,


Oi????

paulhcp
Veterano
# jun/11
· votar


MauricioBahia

Sim toco, mas não é de um estilo só e também toco em igreja.

MauricioBahia
ogner
londrer


Sim caras acho que devo realmente testar, testar e depois testar de novo essa questão de ordem, mas eu só pensei que colocando um drive com menos ganho ( TS9 ) depois de um com mais ( RAT ou Tube drive ) iria prejudicar algo quando ligá-los juntos. Minha intenção não é usar um monte de drive misturado ao mesmo tempo, mas sim usar o TS9 como bases suja ( blues ) e um boost para o RAT, entende?

MauricioBahia
Moderador
# jun/11
· votar


ogner: como um pedal reage antes de uma modulação ou com bosst de drive, sendo bosstado e etc,

É isso aí. Eu, ontem a noite tentei alguns pedais visando o setlist da banda, ainda mais agora que resolvi pegar peso! (usar a Les Paul)! inseri o Barber Trifecta e o SC-2. Só que com uma novidade, estou usando o falande atenuados pra chegar no crunch mais cedo, ou seja, ter menos headroom e tá sendo uma experiência interessante!

Abs

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


paulhcp

Cara nos meus ajustes drivisticos ( hehe ) acabei optando por deixar o TS por ultimo...E mesmo pra solos costumo deixa-lo ligado só ligando outro pedal de drive ou fuzz pra empurra-lo.. Alguns pedais não se dão bem com ele, ae tenho que desligar o TS e ligar o outro drive...Na verdade só 2 pedais que tenho..Um Zendrive(clone) e um Bleus Breaker(clone) tenho um Rat(clone) que uso pouco, mas nao fica legal com o TS tb não..Prefiro ele sozinho....

Pô, bosstar Rat é nervoso hein...Ele ja nao te da drive suficiente não!?!?

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


paulhcp

Cara, na hora de solar, eu decidi sempre aperto o fuzz e pronto. Assim ele já dá o booster necessário e faz aquele som lindo! hehe No seu caso eu usaria o RAT pra bases pesada e solo, depois do TS, que ficaria mais pra base. Mas é aquele papo de testar na prática! ou simular em casa uma situação.

Abs

paulhcp
Veterano
# jun/11
· votar


ogner

pensando bem acho que não seria muito legal boostar o RAT mesmo, pois eu uso drive nos dois canais da minha LV100 ( clean e drive ) lógicamente o som dá uma mudada né, mas no canal drive do ampli não gosto de passar do "gain 4" pra não sujar muito e ficar mais ou menos com o mesmo som do canal clean sem a chave "BRIGHT" ligada. Usei uma vez o RAT + canal drive do ampli com gain acima do 5 e ficou uma boost... ops, bosta hehehe, hoje eu uso o RAT com pouco gain fazendo um tipo blues drive e agora dá pra fazer TS para essa função e o RAT fica para os solos ou bases pesadas.

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


paulhcp
agora dá pra fazer TS para essa função e o RAT fica para os solos ou bases pesadas.

Isso, acho que vai ser melhor

Abço

paulhcp
Veterano
# jun/11
· votar


londrer: acabei de pensar nessa porra toda ahahahha e ainda não testei pra conhecer os resultados

Caramba dá um filme esse seu pensamento, brincadeira... e isso tem total lógica, mas até que ponto essa perda de sinal é muito prejudicial? Exemplo, hoje eu estou satisfeito com esse setup, mas sabe como é guitarrista né, eterno insatisfeito, se amanhã eu preferir acrescentar mais pedais ou outros periféricos.

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


londrer: vc ta mandando o sinal foda, já com os seus analógicos processando ele e tal, ai vc manda prum digital que perde parte do sinal na conversão e vc manda esse sinal para o ampli.

E, por fim, o amp altrará o sinal. Mas isso ninguém fala. Só vc colocar o "treble" pra menos e o sinal abafa, mas isso ninguém fala! E se o amp estiver no chão? Altera o timbre mais uma vez (e muuito), mas isso ninguém fala. Sempre o resultado final é culpa dos digitais. Mas um DD-3 da Boss pode... hehe

Sério mesmo, esse papo que digital atrapalha já era... O mundo mudou!!!!!

Abs

Renato F
Veterano
# jun/11
· votar


ogner
Cara, nao sei..Mas essa parte de testar e mudar ordem, ver como um pedal reage antes de uma modulação ou com bosst de drive, sendo bosstado e etc, é MUITO divertido pra mim.
Pra mim tb. Foi assim que decidi usar o phase 90 antes dos drives. E outras descobertas.

MauricioBahia
No seu caso eu usaria o RAT pra bases pesada e solo, depois do TS, que ficaria mais pra base. Mas é aquele papo de testar na prática! ou simular em casa uma situação.
Concordo totalmente.

londrer
É... mais ou menos. Os pedais digitais (BOSS, Ibanez, etc) têm buffer que, teoricamente, deveria "casar" impedâncias, evitar perdas no sinal processado e melhorar o sinal que sai da guitarra que é bem fraco. Teoricamente porque, como sabemos, o resultado não é 100%. Também existem outros fatores (comprimento dos cabos, contatos de jacks e plugs, etc) que influenciam no resultado final.

Comigo aconteceu algo semelhante, eu usava:

gtr > wah > phase 90 > TS-9 (booster) > drives > modulações > amp

A perda de sinal era muito grande. Então coloquei o TS-9 antes do phase 90 e melhorou absurdamente.

Tudo é questão do "test drive".

Abç.

Renato F
Veterano
# jun/11
· votar


MauricioBahia
Sério mesmo, esse papo que digital atrapalha já era... O mundo mudou!!!!!

Com certeza. A palavra de ordem é EQUILIBRIO.

paulhcp
Veterano
# jun/11
· votar


Renato F

tá aí um pedal que eu gostaria de ter PHASE 90, tive um VINTAGE da BEHRINGER não durou uma semana, pasei logo aquele desastre, não por ser vintage, mas sim por ser behringer e té porque o mxr 90 é vintage.

dieguito guitar
Veterano
# jun/11
· votar


Eu acho melhor assim :

wah wah, pedal de maior ganho ao mais leve (overdrives e distorções), pedal de volume, equalizador, ai manda pro amplificador e no loop do amp coloca o delay, chorus e a pedaleira !!!

abrçss

rocknroll1234
Veterano
# jun/11 · Editado por: rocknroll1234
· votar


equalização e/ou wahwah(equalização)>>>>>>>>chorus,flanger,phaser ou tremolo(EFX)>>>>>>>delay ou reverb(ajustes para obter "ambiente")>>>>>>>compressão ou distorção(ajuste final de ganho e timbre ou saturação)

é exatamente nessa ordem que se coloca os pedais.



aproveitando o topico:

o que quer dizer a sigla "efx"?

Renato F
Veterano
# jun/11
· votar


rocknroll1234

Tais brincando!?!?!?!?!?!?!?!

Marcelo Bico
Veterano
# jun/11
· votar


rocknroll1234
efx = effects = efeitos

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Marcelo Bico

Até onde sei, só as letras "FX" já bastam pra significar"effects". Eu acho que o "E" do "EFX" fica por conta, mais do Eugênio, que é o responsável pela EFX Pedais! :) Será?

Abs

joeyhc
Veterano
# out/11
· votar


E ai galera ressucitando o topico

tenho um super overdrive SD1 e um DS1 da boss e qual a ordem para eles ficaria melhor?? a distorção antes ou depois do overdrive ??

daniel.damin
Veterano
# out/11
· votar


rocknroll1234

Tais brincando!?!?!?!?!?!?!?!

[2]

oldschoolgod
Veterano
# out/11
· votar


londrer
Teoricamente a ordem dos pedais analógicos NÃO DEVERIA alterar o resultado final, mas não é o que acontece na realidade.
Como não? Acha que um delay depois de um fuzz é a mesma coisa que um fuzz depois de um delay. Claramente você nunca trocou as ordens dos sinais.



Se você pensar comigo, faz sentido. Você pega o sinal e processa ele digitalmente. Vc tem apenaso sinal puro digitalizado e processado, ainda falta passar pelos analógicos. Se você fizer o contrário, vc ta mandando o sinal foda, já com os seus analógicos processando ele e tal, ai vc manda prum digital que perde parte do sinal na conversão e vc manda esse sinal para o ampli.

[i]

Está completamente errado. Um pedal digital vai regenerar sempre o seu som, não vou explicar porquê, mas o pedal digital vai gradualmente diminuir ruídos que possam existir no sinal.

joeyhc
Veterano
# out/11
· votar


uppp


dá uma ajuda ai galera

oldschoolgod
Veterano
# out/11
· votar


joeyhc
Não consegue trocar dois pedais? e ver qual gosta mais?
Aqui no FCC acho que as pessoas são muito atadas, não tem liberdade nenhuma. Só querem saber se com 700 pedais BOSS vão tirar o som que querem, e qual é a ordem que devem ter.
Pessoal, abram horizontes, frequentem outros sites, procurem noutros sítios, experimentem!!!

joeyhc
Veterano
# out/11
· votar


então aqui é foda achar produtos bons e tals mais é que eu curto esses 2 pedais mais gostaria de ter um mxr double distortion que ainda vou comprar mais o foda que a fonte dele é de 12v isso que mata

mais eu queria saber a ligação deles se é melhor o sd1- ds1 ou o ds1 -sd1

oldschoolgod
Veterano
# out/11
· votar


joeyhc
Um fonte é assim tão cara? Uma fonte de 12v numa loja de made in china, 5 reais.

Não existe melhor quando se falar em som. É o que você mais gostar. Experimente, ninguém vai criticar a sua escolha.

joeyhc
Veterano
# out/11
· votar


oldschoolgod

Claro vc tem razão

mais é aqui eu to com um pedal board com fonte pra 5 pedais pois so vou usar um chorus flanger distorção e um wah wah e to pensando em deixar o overdrive para sons mais limpos so que crunch sabe por isso to perguntando se seria melhor o sd1 antes ou depois do ds1

oldschoolgod
Veterano
# out/11
· votar


to pensando em deixar o overdrive para sons mais limpos so que crunch sabe por isso to perguntando se seria melhor o sd1 antes ou depois do ds1
Tem 22 anos, vamos lá escrever corretamente. Meta pontuação. Não consegui perceber a sua dúvida.

Mas posso sugerir de qualquer forma. Eu colocaria o overdrive antes da dist. Assim podia o usar o overdrive para sons mais limpos, a dist para sons mais sujos. E depois podia usar os dois em cadeia para solos, o over dá um boost de ganho e/ou volume no dist.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ordem dos drives nos pedais