Encomendei um pedal dos EUA e rodei na alfandega

Autor Mensagem
Brunomcg
Veterano
# jun/11 · Editado por: Brunomcg


Pessoal, encomendei o pedal OCD FULL TONE dos EUA (140 dólares) e rodei na alfândega, chegou aqui no Brasil e além dos 60% sobre o produto me cobraram um imposto ESTADUAL chamado GNRE (Guia Nacional de Recolhimentos de Tributo estaduais) de 92,72 reais, que depois descobri que é ICMS, me fudeu!

Eu sabia que existia a possibilidade de ser taxado na alfandega, já tinha conversado com pessoas que encomendam coisa dos USA mas não sabia desse imposto estadual. Moro em Belo Horizonte.

Parece que cada estado decidi as taxas de ICMS e aqui pelo visto é caro. 92 reais sobre um produto de 140 dólares! pqp

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Brunomcg: mas não sabia desse imposto estadual.

A gente fala nisso toda semana há uns 2 anos quase.

Abs

Tjex
Veterano
# jun/11
· votar


Brunomcg

Cara... por isso existem lojas que mandam produtos com valor a baixo dos 50 dólares para não serem taxados... Agora você deu azar e acontece, ainda ta mais barato que comprar um OCD aqui!

H31T0R
Veterano
# jun/11 · Editado por: H31T0R
· votar


Que saber uma coisa tu se f* bunito !!!!

Vc antes era para ter pesquisado sobre tudo, até as taxs dos impostos,se eu ñ me engano tinha uma revista (época eu acho ) que tinha uma dessas tabelas(sendo que era de ipva) mas todo os estados tem suas tabelas de impostos, alguns casos até cidades tem impostos diferentes,então falto pesquisa cara. ta saindo mais barato que comprar um novo aqui (uns 130 reais )

Del-Rei
Veterano
# jun/11
· votar


Brunomcg
Cara, vc não "rodou".
Vc pagou o que deve pagar...

Não ser tributado é exceção à regra.

No final das contas, o que importa é:
Saiu mais barato do que se tivesse comprado aqui?

Se sim, ok. Essa é a vantagem.
Se não... Bem, devia ter contado com os impostos antes de comprar.

Um aceno de longe!!!

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Del-Rei: Saiu mais barato do que se tivesse comprado aqui?

Esse é o mantra das compras do exterior. Só lembrando que ter assistência técnica em autorizadas é complicado e efetuar uma troca na loja onde adquiriu, pode sair mais caro que comprar aqui por causa do frete e taxas. Portanto, a garantia do produto no Brasil é quase zero se der algum problema. Esse um risco que deve ser considerado.

Abs

Brunomcg
Veterano
# jun/11
· votar


Sim pessoal, saiu mais barato que comprar aqui mas pouca coisa. O negócio é que eu encomendei um amplificador também e estou com medo de ser taxado novamente.

Eu tinha conversado com pessoas que encomendar produto de guitarra com certa frequência e me falaram que a probabilidade de ser taxado é de cerca de 20%, é por ai mesmo?

É, foi o que eu falei, sabia da taxa de 60% sobre o produto, esse ICMS estadual eu não sabia e foi o que realmente encareceu a compra. Abraço

GTotti
Veterano
# jun/11
· votar


Depende tambem do tipo de frete que vc pedir!
ja pedi varios "first class" e nunca fui taxado!
pedi 2 vezes "priority" e n fui taxado
agora comprei um relogio e pedi "express" (era unico q o vendedor fazia) e tava vendo que express é quase certo que vai ser taxado.

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Brunomcg: me falaram que a probabilidade de ser taxado é de cerca de 20%, é por ai mesmo?

Depende da época do ano (em certas épocas são feitas operação especiais), do "bom humor" do agente da Receita, da carga de trabalho do dia, do tamanho do pacote, do valor da compra, etc. No final das contas, é quase loteria. Portanto esse número é irreal.

Por curiosidade, como foi feito o cálculo pra chegar nesse número?

O negócio é que eu encomendei um amplificador também e estou com medo de ser taxado novamente.

Provavelmente será.

Abs

erikinhoafram
Veterano
# jun/11
· votar


alguem responda a minha pergunta no primeiro topico de pedais e pedaleiras?

Del-Rei
Veterano
# jun/11
· votar


Brunomcg
me falaram que a probabilidade de ser taxado é de cerca de 20%, é por ai mesmo?

Cara, quem te falou isso é um desinformado, ou quis te prejudicar.
O que acontece é que tem N fatores que vão definir se a fiscalização tributará ou não a mercadoria.

-Tamanho do pacote - Quanto maior, mais chance de ser tributado.
-Peso do pacote - Quanto mais pesado, mais chance.
-Humor do fiscal ao olhar sua encomenda...
-Tipo de frete - Express, é tributada com bastante frequência, First Class, menos.
-Valor do produto, aos olhos do fiscal: Não se pode achar que declarando menos de 50 dólares o fiscal vai acreditar nisso. Alguns deixam passar, outros vasculham a internet pra pesquisar, outros se baseiam na tal tabela FOB... Alguns, talvez de maldade, arbitram um valor lá em cima, pra tributar em cima, e são os famosos casos em que o tributo é desproporcionalmente maior.

Mas independente disso tudo, a regra é tributar!!!
Seu pacote pode ser leve, barato, pequeno, gift, etc, etc.. Deveria ser tributado.

Seu amplificador....? Separe os louros logo.

Só não tributam todas as encomendas que chegam ao Brasil porque entram milhares de pacotes diariamente, e a RF entraria em colapso (ou teriam que trabalhar sem as mamatas).
Então a fiscalização é feita por amostragem.

Um aceno de longe!!!

tomatelol
Veterano
# jun/11
· votar


Você fez o certo em pagar. Quem pede pra declarar menos de $50 comete crime de descaminho. 1 a 4 aninhos na jaula.

Dificil de pegarem, mas se te pegarem não tem desculpa.

Del-Rei
Falou tudo! Teu amplificador vai ser taxado com 100% certeza. Quanto menor, melhor!

Ja passou meu braço de guitarra (um cilindro gigante) mas foi uma exceção das exceções.

Abraço!

Brunomcg
Veterano
# jun/11
· votar


O amplificador eu paguei no frete PRIORITY. O pedal eu confesso que não sei.

Quem me falou foi uma pessoa que vive encomendando e falou "20% dos produtos que encomendei foram taxados".

Quero saber de vocês, quantos produtos já compraram fora e quantos deles foram taxados??

Brunomcg
Veterano
# jun/11
· votar


"Seu amplificador será taxado 100% de certeza", pimenta nos olhos dos outros é refresco heim?

É de 40w, é amplificador pequeno. Se ele não for taxado vou vim aqui xingar vocês kkkk, brincadeira!

tomatelol
Veterano
# jun/11
· votar


Se você coloca o preço real no pacote, é muito dificil nao ser taxado. Agora se voce pede pra colocar menos de $50, a historia muda.

De todos os produtos que eu coloquei o preço real acima dos $50 dolares TODOS foram taxados! 100% de aproveitamento.... para a Receita.

tomatelol
Veterano
# jun/11
· votar


Brunomcg
Não é isso, mas é que amp é grande cara e pesado, e se tiver preço real mesmo, eles taxam sem dó.

tomatelol
Veterano
# jun/11
· votar


Produtos que foram taxados:
pedal crybaby
fichas de poker =P
tarraxas fender com trava
pedal line6 fm4

Brunomcg
Veterano
# jun/11
· votar


Se não fosse esse ICMS estadual, ainda valia a pena importa com certeza, com esse ICMS, pelo menos o daqui de MG parece ser caro, ai fica quase o preço do produto no Brasil.

Del-Rei
Veterano
# jun/11
· votar


Brunomcg
Quero saber de vocês, quantos produtos já compraram fora e quantos deles foram taxados??

Cara, apesar de eu não ter registro exato de tudo que comprei, essa estatística não será útil.

Depende muito do produto que vc importa:
Se vc importar 15 amps ao longo do ano, provavelmente todos serão tributados.
Se vc importar 15 jogos de corda ao longo do ano, talvez nenhum seja tributado.

Não tem como te dar uma estatística.
Volto a dizer: Apesar de ser regra, ser tributado efetivamente depende de N fatores.

Um aceno de longe!!!

Brunomcg
Veterano
# jun/11
· votar


Alguém aqui já pediu para o lojista declarar um valor abaixo do valor real? isso é comum?

To falando de ENCOMENDAR, não é viajar pra lá e trazer não.

Nilo Dantas
Veterano
# jun/11
· votar


Declarar abaixo é passível de multa de 100% do valor e se for supertaxado (o fiscal achar que o produto vale mais que o declarado vai receber muito mais tributo do que o que deveria). Fique feliz e pague os impostos normalmente.

Só para informação, ICMS não é pago para todos os estados e varia para cada um, na Bahia é 18%.

Utilize esse link para calcular o valor final: http://www.fergonez.net/variados/impostos.php

Se o valor do seu pedal foi de $140 e frete foi de $25:

IMPOSTOS DE IMPORTAÇÃO
VALOR (R$)
--------------------------------------------------------
Taxa de conversão monetária:
1.5980
Valor total:
263.67
--------------------------------------------------------
Imposto de importação:
158.20
ICMS:
92.61
Total de impostos:

250.81
--------------------------------------------------------
TOTAL A PAGAR (produto + impostos):
514.48


--
Depois de pagar R$ 200 em tributos num óculos que o vendedor colocou botou um valor muito abaixo, peço explicitamente que não coloquem valores abaixo do que paguei.

JetDean
Veterano
# jun/11
· votar


Falou tudo! Teu amplificador vai ser taxado com 100% certeza. Quanto menor, melhor!

Comprei um Jet city 20W cabeçote no ebay. Não foi tributado e chegou aqui em 16 dias. Não é 100%.

Paguei menos da metade do preço, maravilha!

Fidel Castro
Veterano
# jun/11 · Editado por: Fidel Castro
· votar


O ideal é viajar e trazer.

Encomendar eu acho que sempre é taxado, só em caso de eventuais deleixos ou deslize não é.

Vinicius metal
Veterano
# jun/11
· votar


Cara n é sempre q taxam, coisas pequenas as vezes sao mandadas por carta(como encordoamentos) mas a melhor opção é pedir para alguém q esta viajando trazer, vc compra pela internet e manda entregar no hotel(tem um IOF escroto de 6% no valor pela conversão de dolar pra real , mas é só)

GTotti
Veterano
# jun/11
· votar


Encomendar eu acho que sempre é taxado, só em caso de eventuais deleixos ou deslize não é.
achar por achismo n vale de nada =)

Com relação ao tamanho do pacote claro que interfere! mas nao é uma certeza!
meu irmao comprou 2 potes de proteina, foi enviado em uma caixa bem grande e pesado! veio com carimbinho "liberado sem abertura "

GTotti
Veterano
# jun/11
· votar


Nilo Dantas
Pq qnd bota usps/correios fica tudo 0?
só cobram o icms qnd importa da fedex ou ups?

de acordo com o site que vc passou o da BA é 7%

Brunomcg
Veterano
# jun/11
· votar


NILO, tudo eu paguei 486 reais.

jimmy vandrake
Veterano
# jun/11
· votar


Brunomcg

Não tenho certeza no que vou falar, mas acho que este imposto estadual pode ser reembolsado se tratando de produto importado. Tente descobrir com alguém que trabalhe com importação ou talvez um contador possa esclarecer.

renatocaster
Moderador
# jun/11
· votar


Trechos de uma matéria que saiu no Jornal Nacional nesta semana:

"O procedimento da alfândega é um procedimento aleatório. Entre 100 pedidos, 5 são tributados", explicou a atendente.

Um outro site informa: "Muitas vezes (mas muitas mesmo) a alfândega deixa passar os produtos e não cobra imposto nenhum". A empresa não menciona os tributos que têm de ser pagos.

De acordo com a Receita Federal, é possível importar pelos Correios artigos que custam até US$ 3 mil. O imposto é de 60% sobre o valor do produto e também sobre o valor do frete.

Livros, revistas e remédios são isentos, assim como encomendas de até US$ 50, desde que enviadas de pessoa física para pessoa física.

Burlar o pagamento de imposto de produto importado é crime de descaminho, que prevê pena de até quatro anos de prisão.

Para o advogado tributarista Marcos Joaquim Alves, muitos sites de importação ganham dinheiro estimulando uma prática ilegal.

"O produto importado tem que ingressar no mercado brasileiro com o mesmo grau de competição que o produto fabricado no Brasil. Pagando, portanto, os mesmos impostos com o acréscimo do imposto de importação", afirmou.

Por ser esse um esquema ilegal, não há como saber a quantidade de produtos que chegam ao país por essas empresas. O fato é que, no total, o número de encomendas de mercadorias importadas disparou.

Isso fica evidente no galpão de fiscalização da Receita Federal nos Correios de São Paulo, onde chegam 2,9 mil caixas por dia. Toda encomenda passa primeiro pelo raio-x. Apenas os produtos considerados suspeitos são abertos.

"Não é possível abrir tudo. Também não é possível abrir todas as malas do aeroporto e sempre tem gente tentando encontrar brechas. E nós estamos sempre tentando fechar as brechas", garantiu o auditor da Receita Federal Luís Monteiro.

Quem quiser conferir a máteria na íntegra, veja aqui.

Renato F
Veterano
# jun/11
· votar


Brunomcg

Se as contas do Nilo Dantas (TOTAL R$ 514,48) estiverem corretas vc pagou mais caro do que se tivesse comprado aqui.

Comprei outro OCD pra mim semana passada NOVO, paguei R$ 480,00 (pedal + sedex).

Chegou em dois dias e sem preocupação.

Abç.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Encomendei um pedal dos EUA e rodei na alfandega