Line 6 Pod hd300

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# mar/12
· votar


crocodigo
Se eu plugar a pod hd 300 no return de um cabeçote, é melhor usar a chavinha no modo LIVE ou no STUDIO?

O manual diz para usar o modo Live e o output mode StackAmp: For connecting to the power amp of an amp head.

Como você já vai ter um falante de verdade, também pode desativar as simulações de cabinets e mic, deixando apenas as de amp (ou mesmo somente preamps).

mic = simulação de que? Do microfone que hipoteticamente estaria captando o som do ampli?

Do microfone e da microfonação (on axis e off axis).

Se for isso, não seria MUITA frescura?

A microfonação muda a resposta de frequências, o alcance dinâmico, e acrescenta uma dose de ambiência (você pode configuara pelo parâmetro E.R. (Early Reflections)). Usar isso faz mais sentido quando você grava em linha, usa fones, ou trabalha em um ambiente pequeno. Se for para ligar em um PA ou em um amp (incluindo aí o return de um head), pode até ser interessante para ter mais opções, mas não é realmente necessário.

crocodigo
Veterano
# abr/12
· votar


Bog

Saquei. O modo Studio é mais pra qdo estiver ligado em linha ou no fone de ouvido, ou no pc. Enfim, em qquer coisa que não tenha um falante (nesse caso, não dá pra considerar que o PC tenha "falante" né, kkkkk

Valeu pela ajuda!

mestre cabeça
Veterano
# mai/12
· votar


olá, sou novato no fórum, acabei de adiquirir minha pod hd 300, e eu gostaria de liga-lá direto em "linha" ...... ligar em linha seria ligar direto na mesa de som? ou direto na caixa PA ? eu toco em igreja, e coloquei ela num meteoto vulcano da igreja, mas não consegui deixar o timbre legal como com fone de ouvido, tentei deixar o amp em flat e apedaleira setada em live, mas não gostei de resultado, acho que não consegui deixa-lo realmente em flat, tentei usa-lá no return desse mesmo amp e o som tbm não ficou legal, usava o tube drive e dava um barulho tipo microfonia...... enfim, não me agradou o som, não sei se estou fazendo da melhor maneira, mas foi então que eu pensei, vou tentar liga-la direto, porque li na net que essa pedaleira fica boa desse geito ? por favor me ajudem , como eu devo fazer, que tipo de cabo usar, o mesmo que uso pra plugar no amp? porque tem outras saídas na pedaleira........ ligo na mesa? ou ligo direto nas caixas? obrigado desde já!

Bog
Veterano
# mai/12
· votar


mestre cabeça
ligar em linha seria ligar direto na mesa de som? ou direto na caixa PA ?

Se existe uma mesa, ligue na mesa.

que tipo de cabo usar

Você pode usar a saída balanceada (aqueles 2 conectores largos para cabos XLR, com 3 pinos, atrás da pedaleira) ou a saída normal (aqueles 2 para cabos P10 normais, de guitarra). Não precisa usar 2 cabos, se você não usar efeitos em stereo. Se você tiver um cabo tipo XLR, use-o: dá menos ruído e perda de sinal. Mas se você só tiver cabos normais, pode usar também. Se a pedaleira ficar muito longe da mesa (i.e. se você usar cabos muito compridos) e você estiver notando muito ruído e degradação no som, aí pode se preocupar em comprar cabos XLR.

mestre cabeça
Veterano
# mai/12
· votar


Bog
Muito obrigado pela ajuda! sim existe uma mesa, então ligando na mesa fica melhor o som do que direto no PA ? eu vou ter que deixar a mesa em flat, certo? la na igreja existem desses cabos XRL, a mesa ficaum pouco longe sim, então vou tentar com esses XRL já que dão menos perda de sinal e ruído, tanto é que vou ter que ligar a pedaleira num "multi-cabo" que é direcioando para a MESA, ficara assim então, saída balanceada da pedaleira indo para o multicabo ? obrigado desde já.

Bog
Veterano
# mai/12
· votar


mestre cabeça
então ligando na mesa fica melhor o som do que direto no PA

A mesa faz parte do PA. O PA precisa pelo menos de um mixer (mesa), uma potência e uma caixa. Às vezes, vem tudo junto em uma caixa ativa. Você pode ligar o Pod direto no mixerzinho embutido de uma caixa ativa (normalmente, é um negócio bem simples), mas não tem como ligar em uma caixa passiva - a pedaleira não fornece potência suficiente para deslocar o falante.

eu vou ter que deixar a mesa em flat, certo?

Sim.

ficara assim então, saída balanceada da pedaleira indo para o multicabo ?

Desculpe, não sei exatamente o que é um "multicabo". Você deve ligar a(s) saída(s) XLR da pedaleira em algo que vá por um cabo XLR até alguma entrada da mesa (ou na própria mesa).

mestre cabeça
Veterano
# mai/12
· votar


Bog

obrigado, esclareceu muita coisa....!
só mais uma pergunta, o Flat da mesa de som, a melhor maneira de encontra-lo seria timbrar ela com fone de ouvido, e ir tentando achar o flat? ou só deixar tudo no meio que fica em flat? a mesa la é um ciclotrom, mas não me lembro o modelo.........
ou seja, flat na mesa de som não é necessariamente deixar toda equalização no meio?

Bog
Veterano
# mai/12
· votar


mestre cabeça
a mesa la é um ciclotrom

Você tem certeza que está falando de uma mesa mesmo? Algo assim:

http://salestores.com/stores/images/images_747/PMH1000.jpg

A princípio, um PA é um sistema de áudio tão neutro quanto possível (porque não existe sistema 100% neutro na prática). A equalização com tudo no centro seria o mais flat possível para o sistema.

O melhor jeito de timbrar é já ligando no sistema que você vai usar, de preferência junto com outras pessoas. Timbrar com fones de ouvido tem certos problemas. Três deles:

1. O ambiente onde você toca influi no timbre. Com os fones, você não está levando em conta as características de reflexão e absorção do lugar.

2. Muitas vezes, um timbre legal para a guitarra isolada não funciona bem com outros instrumentos - aqueles "graves poderosos" se embolam com o baixo, os instrumentos ficam "brigando", e ninguém se ouve direito.

3. A sensibilidade do ouvido humano é diferente para níveis de volume diferentes. Um timbre que fica bacana com fones muitas vezes soa estridente e/ou embolado demais quando você joga em alto volume nas caixas.

Por isso, você deve timbrar com fones apenas como ponto de partida, ou se não tiver outra opção mesmo.

mestre cabeça
Veterano
# mai/12
· votar


Bog
então cara, a mesa é sim como uma dessa que vc mostrou na foto..... estou perguntando isso do flat, porque ja vi aqui no fórum um cara falando a respeito de plugar a POD em um amp e ir tentando achar o flat do amp, pois algun pendiam mais para agudos, médios ou graves, e isso teria que ser compensado na equalização do amp para deixa-lo em flat e não interferir na equalização da própria POD.......

mas valew, muito obrigado mesmo pela ajuda!

mestre cabeça
Veterano
# mai/12
· votar


estou tendo uma dificuldade a respeito do efeito wammy da pod hd 300, pitch glide.

tipo, eu estava querendo tira a música seu sangue do fernandinho, e o guitarrista usa whammy na introdução, dai configurei pelo pc para quando eu fechasse o pedal subisse um tom acima, e quando abro todo ele de volta, voltasse para o tom original a ser tocado, pois bem, o problema é que pelo pod hd edit, vc configura o efeito de acordo com a posição em que o pedal esta, mais fechado ou mais aberto, ai coloco o som da afinal orignal que estuo tocando em 0% (pedal totalmente aberto) e colo um tom acima em 100% (pedal totalmente fechado, apertado com ponta do pé) ai quando eu aperto chega no 100% beleza, mas quando eu abro o pedal para voltar ao 0% nunca chega ao 0% apertando o pedal com o pé (só consegui chegar 0% sem dificuldades pelo programa, com o pé no pedal mesmo, sempre fica ali em torno de 3% quando esta todo aberto, até chega até 0%, mas tem que encarcar muito o pé.... seria issso defeito de fábrica? ou estou usando o pitch glide de forma errada? haja visto que nunca usei esse feito antes................................. agradeço a todos desde já.

mestre cabeça
Veterano
# mai/12
· votar


afinação* 4º linha - erro de digitação desculpem.....

Bog
Veterano
# mai/12
· votar


mestre cabeça

1. Você tentou recalibrar o pedal?

2. Você pode editar o post. Tem ali um link 'editar'. Não precisa mandar outro post para apontar erros.

mestre cabeça
Veterano
# mai/12
· votar


po, apagaram meu post =/

mestre cabeça
Veterano
# mai/12
· votar


ué, me post não estava aparecendo, perdão, da próxima vez editarei..........não, como eu faço para recalibrar o pedal?

Bog
Veterano
# mai/12
· votar


mestre cabeça
como eu faço para recalibrar o pedal?

O manual explica.

mestre cabeça
Veterano
# mai/12
· votar


tem algum lugar onde eu possa conseguir o manual em portugues? procurei mas não achei, só tenho em ingles......

Giuseppe Miglionico
Veterano
# mai/12
· votar


mestre cabeça
Fala ai amigo, eu criei um patch semelhante para essa música, se quiser me passa depois seu email por mensagem particular para te enviar blz?

Abraço!

Bog
Veterano
# mai/12
· votar


mestre cabeça

Não sei nem se existe manual em português. Oficialmente, acho que são só aqueles que estão no site do fabricante:

http://line6.com/support/manuals/podhd300

mestre cabeça
Veterano
# jun/12
· votar


outro assunto agora...... ja vi o alex machado fazendo um video sobre a pod hd 500 dele, e ele disse que dava pra desligar a simulação de amplificadores e que o resultado era muito variável, pois bem, estou sentindo falta de brilho no meu som....ligado no return de um vulcano, e gostaria de fazer o teste tirando a simulação de cabinetes, pois ele dizia no video que em algun amps a retirada da simulação de gabinetes poderia dar mais brilho e tals... valews

mestre cabeça
Veterano
# jun/12
· votar


e no caso a dele é um hd 500 e minha é uma hd 300, entao acho que é diferente como fazer isso... se alguem souber, me ajude por favor

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


mestre cabeça

Você pode começar selecionando o modo de saída do Pod para "Live" e "ComboAmp". Novamente, o manual explica tudo.

Entendo que é complicado para quem não fala inglês (nem francês, alemão, japonês ou espanhol), mas é quase impossível você dominar por completo um equipamento destes sem ler e entender o manual. Não é o tipo de coisa que você consegue sacar em 15 minutos fuçando.

mestre cabeça
Veterano
# jun/12
· votar


ja fiz dessa maneira que vc falou bog, pois vi isso aqui mesmo no fórum, pesquisando......... mas se soubre me responde mais uma coisa só, qual seria o recomendado e que daria um resultado melhor, quando eu ligo no imput do amp é melhor deixar a simulação full ou pré? e a mesma pergunta para quando ligo no return, é melhor deixar pré ou full? no caso, pré simula somnete o pré do amp, e full simula pré, auto falantes e micro fone?

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


mestre cabeça
quando eu ligo no imput do amp é melhor deixar a simulação full ou pré?

É indiferente. Mas eu pessoalemente acho bem chato de configurar simulações de amps ligando no input de certos amps. Depende do teu amp, não tenho experiência com ele, então não posso opinar. Eu nestes casos normalmente pensaria mais em usar as simulações de pedais de drive, e só.

e a mesma pergunta para quando ligo no return

Aqui também não tem "melhor". Na prática, tanto as simulações completas quanto aquelas "somente preamp" funcionam como preamps - mesmo a simulação do power é a simulação da COLORAÇÃO do power, não da elevação do nível de sinal (obviamente, do contrário, teu amp queimaria, hehe). Por isso, você pode tentar as duas opções quando busca um determinado resultado.

no caso, pré simula somnete o pré do amp, e full simula pré, auto falantes e micro fone?

Não. Os dois incluem os auto-falantes e a microfonação. A versão "somente preamp" não inclui a simulação da coloração do power amp.

mestre cabeça
Veterano
# jun/12
· votar


Bog
no teu caso, qual é o amplificador que vc usa? e vc usa no imput ou no return? como vc usa sua pod hd 300 ..... gostaria de saber para que talvez eu possa tirar algum proveito da maneira que vc utiliza, tbm pensei e usar somente efeitos, mas ai imaginei que eu estaria usando muito pouco o potencial dessa pedaleira, ja que o forte dela é simulação de amps, e nao de efeitos...certo? ou nao?? rsrs obrigado desde já.

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


mestre cabeça
qual é o amplificador que vc usa? e vc usa no imput ou no return? como vc usa sua pod hd 300

Curiosamente, eu não tenho um Pod HD300 aqui. Mas uso e usei vários amps e pedaleiras, e entendo um pouco de processamento digital de sinais (por profissão). Tem coisas que mudam muito pouco de um fabricante para outor. ;)

Eu normalmente ligo simuladores em linha, não em amps, mas em um par de Roland CM-30. Às vezes brinco também ligando em um gabinete com um mini power amp da Electro-Harmonix (Caliber 22).

Quanto a "usar o potencial", o que importa é o resultado final. Às vezes, menos é mais. No caso das simulações de amps, eu ainda acho que elas fazem muito mais sentido ligadas em linha, ou em gravações no PC.

mestre cabeça
Veterano
# jun/12
· votar


BOG
não em amps, mas em um par de Roland CM-30
nesse caso ligado num sistema PA, ou seja numa mesa e depois distribiuda para esse par de roland certo?

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


mestre cabeça
nesse caso ligado num sistema PA, ou seja numa mesa e depois distribiuda para esse par de roland certo?

Não precisa. Os CM-30 são ativos e têm múltiplas entradas, com controles de volume independentes.

mestre cabeça
Veterano
# jun/12
· votar


olá, gostaria de saber se existe uma maneira de desligar a simulação de microfone e gabinete e deixar somente a de pré amp, alguem sabe como? muito obrigado desde ja.

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


mestre cabeça

Uai, mas eu disse ali em cima isso!

Você pode começar selecionando o modo de saída do Pod para "Live" e "ComboAmp". Novamente, o manual explica tudo.

odaguitarra
Veterano
# jul/12
· votar


Free v2.0 Firmware Update for POD HD300 and POD HD400.
Alguém já atualizou? Alguma melhora significativa?
Aguardo comentários. Obrigado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Line 6 Pod hd300