Pod hd500 x Pod x3 live

Autor Mensagem
rafael_cpu
Veterano
# jan/11
· votar


Practus

Obrigado, amigo Practus, pelo excelente post.

Estou estudando a compra de uma pedaleira (GT10 ou HD500). Ligaria um fone de ouvido e poderia tocar à noite, não importando a hora da madrugada, sem incomodar os vizinhos. A facilidade de realizar gravações também é um atrativo.
Pena entre as 16 simulações de ampli da HD não estar o Peavey 5150.

Abraço.
T+

paulomichels
Veterano
# jan/11
· votar


Ola, sou novato e tambem tenho duvidas parecidas.
Vou comprar minha primeira pedaleira e tenho a possibilidade de comprar uma (gt-10 ou hd500). Estou com muitas duvidas do que comprar; a diferença de preço passa de 600 reais.
A minha duvida é a seguinte, quando se compara as duas é extrema a diferença ou para um publico iniciante como eu isso nao faz lá a diferença?
A pod 500 ja esta bem claro para mim que Simulaçao é superior, mas quanto a efeitos é melhor tambem?
Alguem que tenha a GT10 e experimentado ou comprado a pod500 achou que nao valia a pena ou que era tudo igual?
abraços

beu
Veterano
# jan/11
· votar


para um publico iniciante

fiquei curioso em saber o q é isso

hugo_prado
Veterano
# fev/11
· votar


Acho que ele quis dizer o publico que está disposto a comprar a HD500, e no caso ele, iniciante na arte da musica (não o publico que vai ouvi-lo)

Posso estar errado...

Practus
Veterano
# fev/11 · Editado por: Practus
· votar


rafael_cpu
paulomichels

Vamos lá...

Na minha opinião, acho que a HD500 seria a melhor escolha. Digo isso pois tive uma GT-10, fucei bastante nela (com a ajuda do Alex) e acabei concluindo o que muitos também concluíram.

A GT-10 é uma excelente pedaleira, e sem dúvida é capaz de tirar timbres fantásticos (como os próprios videos do Alex demonstram), mas para isso, você precisa investir muito tempo acertando os mais diversos parâmetros possíveis, além de incluir equalizações específicas para cortar o fizz, para cortar alguns agudos, enfim, para arredondar o som. Ainda, o uso de um dos 2 FXs da GT-10 com um Resonator é quase que necessário para se ter um timbre mais arredondado. Mesmo com tudo isso, aos meus ouvidos, a GT-10 ainda tinha timbres abelhudos e com muita cara de digitais.

O que me fez comprar a GT-10 foi o nome Boss (na época, conhecia muito pouco - ou quase nada - a Line 6), e o fato de estar indo para a top de linha (algo como: melhor pedaleira não haveria). Depois, quando me deparei com a X3L nos vídeos do Alex, meu queixo caiu!! A qualidade das simulações era muito melhor, sem contar o fato de que para se chegar em timbres decentes com a X3L não precisava investir tanto tempo. Ele já vinha quase que pronto de fábrica.

Bom, ainda sim eu pensava: Ahhh, mas os efeitos da Boss são ainda melhores (Chorus, Flanger, Wahs, Delays, Reverbs), sem contar que a GT-10 tinha o harmonizer e um pitch shifter muito bom - coisas que a X3L não tinha (pelo menos o harmonizer não). Outro ponto a favor da GT-10 era o phrase loop e a controlabilidade (capacidade de assignments do que você quiser onde quiser).

Mas aí a Line 6 soltou a M13, e quando escutei a qualidade dos efeitos, meu queixo caiu mais ainda... Eram no mínimo a mesma coisa que os da Boss, e ainda contavam com alguns outros que a Boss nem sonhava em ter em sua linha (como o Octo e Particle Verb, que vieram do Verbzilla)... Mesmo assim eu pensava: Ahhh, mas a M13 não tem simulações de amplis... precisaria de um bom ampli para ter um timbre decente (cheguei até a pensar em comprar um Fender Hot Rod Deluxe e uma M13)...

E não podemos deixar de considerar as diversas atualizações de firmware que a Line 6 costuma soltar, que as vezes incluem efeitos novos na pedaleira, como foi o caso da X3L recentemente...

Então, mandei um email para a Boss questionando o porquê deles não lançarem atualizações de firmware, como nos moldes do que a Line 6 vinha fazendo, e a resposta não me agradou muito: Eles consideravam que a GT-10 não precisava de nenhuma atualização, e que mesmo que eles soltassem uma ou outra, os usuários teriam dificuldades em atualizar suas pedaleiras, por ser um processo complicado...

Eis que a Line 6 solta rumores de uma nova pedaleira que iria revolucionar o mercado. Teria harmonizer, looper, controlabilidade total, dual tone, todos os efeitos da série M (incluindo o Octo Verb), integração total com Variax e com o novíssimo DT-50, e simulações de amplis extremamente fiéis. Talvez 2 pontos puseram alguma dúvida na minha cabeça: O fato de ter "apenas" 16 simulações de amplis e o limite de DSP.

Aí, passei a considerar as minhas necessidades: Para quê eu precisaria de mais do que 16 tipos diferentes de amplificadores? Eu já estaria feliz com 1 amplificador bom (o caso do Fender Hot Rod), imagina 16...?? E eu realmente iria usar tantos efeitos assim juntos? Talvez não...

Foi aí que eu me decidi pela compra da HD... Claro, o Alex, mais uma vez, me ajudou pacas na decisão. Ele tinha comprado a dele mais ou menos 1 mês antes que eu fosse viajar, então, pude tirar muitas dúvidas cruciais com ele... e quando fui viajar, foi só correr para o abraço.

Bem, esse foi um resumo de tudo o que vínhamos discutindo em outros tópicos do fórum (Boss GT-10 vs. POD X3L e Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais I)

Não estou querendo convencer ninguém a nada. Apenas quero compartilhar o meu ponto de vista sobre as 2 pedaleiras em questão. Claro que nada é melhor do que testar ambas pessoalmente em alguma loja, ou fuçar muito, mas muito mesmo, na internet e youtube... Lá tem inúmeros posts com revisões, vídeos, enfim, todo o material necessário para se decidir sobre qual comprar...

No final das contas, para o público que está ouvindo, não faz diferença nenhuma se você tem uma GT-10 ou uma HD500... eles não estão tão preocupados com o tipo de pedaleira que você usa, ou qual simulação você está usando... Isso impacta mais nossos ouvidos como guitarristas do que qualquer outra coisa... E aqui é que a porca torce o rabo... Ter equipamentos de qualidade é essencial para o desenvolvimento de nossa habilidade. Não é todo mundo que consegue investir em guitarras caríssimas, amplificadores valvulados, blá blá blá... e quase sempre precisamos nos ater a um orçamento apertado, e também temos que ver para quê estamos fazendo tudo isso: É intenção montar uma banda profissional e viver de música, ou a música é mais como um hobbie? Tudo isso pesa no final das contas, mas o próprio Clapton disse em uma entrevista, que se os guitarristas iniciantes pudessem investir em equipamentos de maior qualidade, mais fácil seria o desenvolvimento de suas habilidade, já que o equipamento não seria um limitador para isso.

E nesse ponto, tanto a GT-10 quanto a HD-500 estimulam muito a criatividade de cada um. Cabe a cada um de nós definirmos a necessidade que temos, onde queremos chegar, e qual equipamento irá nos atender...

Boa sorte nas suas escolhas,

Um abraço,

rafael_cpu
Veterano
# fev/11
· votar


Practus

POSITIVADO!
Belo post!

Obrigado novamente pelo depoimento, Practus.
Também acompanhei durante muito tempo os tópicos GT10 vrs. X3L e Tec. e Inov. em Pedaleiras.

Pelo que tenho visto, assistindo aos vídeos do Alex no YouTube, os timbres da HD500 estão muito legais realmente.

Grande abraço.
T+

beu
Veterano
# fev/11 · Editado por: beu
· votar


No final das contas, para o público que está ouvindo, não faz diferença nenhuma se você tem uma GT-10 ou uma HD500... eles não estão tão preocupados com o tipo de pedaleira que você usa, ou qual simulação você está usando... Isso impacta mais nossos ouvidos como guitarristas do que qualquer outra coisa... E aqui é que a porca torce o rabo... Ter equipamentos de qualidade é essencial para o desenvolvimento de nossa habilidade.

cara sem entrar no mérito da sua opinião sobre as pedalerias, mas isso aqui eu discordo completamente. Tirando uma guitarra boa para o iniciante. O equipamento de qualidade é para agradar os ouvidos do público leigo e musico. claro q vai ajudar vc a desenvolver melhor seu gosto e sua critica sobre o som (musica é sentido e só quando vc tem uma sensação melhor é q vc tem parametro de comparação, é só sair uma pedaleira melhor q as outras ficam mais digitais, menos sei lá o que, não é verdade?). Habilidade nao tem nada a ver com isso.

Musica é igual comida. tem gente q aceita mcdonalds (distorção digital por exemplo), tem gente q acha nojento. e nao precisa ser cozinheiro pra ter sua impressão.

Por isso eu perguntei do publico iniciante, fiquei na duvida se por uma acaso ele nao pensava q um publico iniciante aceita melhor timbres nao tao profissionais. Nao existe isso!

Practus
Veterano
# fev/11
· votar


beu

Você está certo! Não disse em momento nenhum que os ouvintes não se importam com o timbre. O que eles não se importam é com a marca de sua pedaleira, se ela é nova ou não, se é da Boss ou da Line 6, enfim, essas coisas. Sem dúvida nenhuma que temos casos onde um carinha com um equipamento top não consegue tirar o mesmo timbre de outro com um equipamento mais básico (exemplo: Se o clapton tocasse com o equipamento do chimbinha, ainda soaria como Clapton, e se o Chimbinha tocasse com o equipamento do Clapton, ainda soaria como Chimbinha)

O que não podemos esquecer é que não importa se sua pedaleira é nova ou velha... o que importa é como ela te atende. Cansamos de ver videos no youtube de músicos tirando timbres matadores com equipamentos mais antigos (POD Feijão, etc) ou até mesmo plugins VSTs.

Mas ao dizer que equipamentos de qualidades interferem no aprendizado e evolução de um músico, mesmo que iniciante, quis dizer que qualquer um que estivesse começando a tocar por agora se sentiria frustrado se sua guitarra sempre desafinasse constantemente, ou se ele tivesse criatividade o bastante para combinar efeitos, mas não tivesse os efeitos disponíveis ou a controlabilidade necessária em sua pedaleira.

Claro que todo mundo pode se desenvolver com equipamentos mais básicos (quando eu comecei, tinha uma Strato Eagle, um ampli Stanner e uma ZOOM 1010), mas chega um ponto onde o desenvolvimento técnico pede por um instrumento melhor, um amplificador melhor e uma pedaleira melhor (ou latinhas separadas, se for o caso).

É verdade que quando sai uma pedaleira nova, todo mundo fica com um GAS danado para comprar o novo modelo, e muitos já começam a descer o pau nos equipamentos antigos. Mas isso não significa que os equipamentos antigos ficaram ruins... Tem gente que acha até hoje que a GT-8 é melhor que a GT-10... Tem gente que não troca o POD feijão por nada!! Como você disse: Se aos seus ouvidos e aos ouvidos de seu público, o timbre que você já tira com uma POD Feijão está ótimo, nada mais importa.

Mas temos que concordar que novas tecnologias possibilitam usar melhor nossa criatividade (novos efeitos, novas técnicas de tocar, novos timbres no amplificador/simuladores, etc). E isso permite com que passemos a nos desenvolver melhor...

Bem, essa é apenas a minha opinião, embasada na minha experiência... O que importa no final é que estejamos felizes com nosso timbre e equipamentos... o resto é resto...

Abraços...

paulomichels
Veterano
# fev/11
· votar


Valeu Practus, ajudou muito minha esocolha.
Quando falei em publico leigo ou iniciante estava referindo a mim mesmo. Como sou novato tem momentos que nao consigo perceber essa diferença " tao importante" entre timbres. Mas sua explicação deixou bem claro um ponto importante; material melhor desenvolve melhor as habilidades....

beu
Veterano
# fev/11 · Editado por: beu
· votar


material melhor desenvolve melhor as habilidades....

efeitos e amplis de qualidade vão desenvolver senso estético e potencializar criatividade.

pra habilidade, é a guitarra exclusivamente, principalmente braço e sua junção com o corpo

Practus
Veterano
# fev/11
· votar


paulomichels
Valeu Practus, ajudou muito minha esocolha.

Show de bola!!! Boa sorte com seu equipamento, seja ele qual for!!

Abraço,

Practus
Veterano
# fev/11
· votar


rafael_cpu
POSITIVADO!


Quase ia me esquecendo... Valeu, Rafael_cpu!!

Guynho
Veterano
# fev/11
· votar


beu

Acho que o que o Practus quis dizer com "habilidade" é, além de coordenação e técnica, é o senso de usar os efeitos, como timbrar. É esse aprendizado que, ao termos um equipamento melhor, é potencializado, ao passo que pode ser atrasado por uma limitação do equipamento.

Ninguem quis dizer que uma pedaleira melhor ajuda o cara a solar mais rápido. É só querer entender...

Abraço!

Practus
Veterano
# fev/11
· votar


Guynho
Ninguem quis dizer que uma pedaleira melhor ajuda o cara a solar mais rápido. É só querer entender...

Correto!!!

beu
Veterano
# fev/11
· votar


Guynho

nao cumpadi, acho q as coisas tem q ficar claras

beu
Veterano
# fev/11
· votar


Ninguem quis dizer que uma pedaleira melhor ajuda o cara a solar mais rápido

tambem nao falei nada sobre isso, meu ponto principal foi em contraponto a isso aqui


Isso impacta mais nossos ouvidos como guitarristas do que qualquer outra coisa...

buxexa
Veterano
# fev/11
· votar


Gostaria de saber uma coisa.
Eu vi uns videos no youtube mostrando a simulação de violão, ou seja simulação acustica na X3 Live.
Gostaria de saber se na HD permanece este simulador.
Não sei bem ao certo se é um simulador ou efeito...
Pois eu preciso para simular violão na guitarra!!!
Vlw galera!!!

jessespinho
Veterano
# abr/11
· votar


Pessoal, tudo bem?!?

Sou novato aqui no fórum...
Estou pensando seriamente em adquirir uma Pod X3 Live...
Gostaria de saber, se possível, quais pedais seriam necessário para complementar as funcionalidades que não há nessa pedaleira? Sei que se trata da necessidade de cada um, mas por exemplo... Não "rola" loop, harmonizer... No mínimo estarei comprando esses dois pedais à parte.

Poderiam me dar um help, please? O que aconselham?

Desde já, muito obrigado.


Saudações guitars.

Tchavo
Veterano
# abr/11
· votar


jessespinho

Harmonizer até que vai, mas pedal de loop, nunca vi falar.
A Live é bem completa, quanto vai pagar?
Vê se compensa realmente comprar os pedais.

crisão
Veterano
# abr/11
· votar


jessespinho
Cara, não tem esse nome, mas tem uns pitch ahifter que te dão esse efeito, não compra nada não... pega a pedaleira, depois q vc mexeu em absolutamente tudo e sentiu falta de alguma coisa ai sim, mas a pedaleira é muito completa.

crisão
Veterano
# abr/11
· votar


Quanto ao loop, de gravação, creio, vc pode fazer no notebook, a pedaleira funciona como uma interface de audio, da pra fazer de tudo.
Se vc quis dizer loop de efeito ela tem...

jessespinho
Veterano
# abr/11 · Editado por: jessespinho
· votar


Opa!!! Gostaria de agradecer ao Tchavo e crisão pela atenção e informações concedidas. Localizei uma loja em RS que está importando a Pod X3 Live e repassando por R$1533,00... Vou terminar pegando. Compro depois um pedal harmonizer, não sei se Boss... Têm sugestões? Em termos de flanger, phaser, essas firulas... A pedaleira não tem, correto?!? Vou analisar com calma depois... O que for surgindo de necessidade vou colocando no meu orçamento. rsrss.

Abração, senhores.

crisão
Veterano
# abr/11
· votar


Em termos de flanger, phaser, essas firulas... A pedaleira não tem, correto?
Tem sim, com certeza...

Agora por esse preço vc não acha a HD?

jessespinho
Veterano
# abr/11
· votar


Agora por esse preço vc não acha a HD?


Você prefere a HD ao invés da X3?

jessespinho
Veterano
# abr/11
· votar


Estava olhando... A Pod X3 Live nem é mais vendida pelo site da Line 6... Putss. Alguém sabe dizer quando essa pedaleira foi lançada? Será que está no mercado há mais de 10 anos?

crisão
Veterano
# abr/11
· votar


há mais de 10 anos não, mas a HD500 é a sucessora da X3 live, é mais moderna

jplegori
Veterano
# abr/11
· votar


Esse ano pretendo visitar uma tia minha lá nos EUA, e obviamente vou passar por pelo menos 1 loja de instrumentos musicais, hehe.
Eu queria trazer uma Hd 500, porque esse preço de 500 doláres é muito atrativo comparado com o preço daqui, mas não sei como faz pra trazer. É só trazer na mala, e falar que é uso pessoal? Porque temos direito de U$500 de eletrônicos, ela entra nisso? Alguem pode me explicar melhor o que eu terei que fazer e se terei que pagar muitas taxas? Valeu !

jplegori
Veterano
# mai/11
· votar


ninguém? :S

crisão
Veterano
# mai/11
· votar


jplegori
ela custa menso de 500, então não precisa nem declarar... passe normalmente na alfândega, se eles te pararem vão dar uma olhada, sabem o preço, e vão te deixar passar

jplegori
Veterano
# mai/11
· votar


crisão
é simples assim? rs
Valeu cara!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pod hd500 x Pod x3 live