OQUE posso incluir no meu SET para tributo U2 ?

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# out/10 · Editado por: erico.ascencao
· votar


leorockbarreto: andei olhando as pedaleiras, gostei muito da GT-10 BOSS e da X3 LIVE, os timbres parecem bons sim, porém estou com outra ´dúvida que creio ser esclarecida no fórum de amplificadores.

Cara, acho que o grande segredo é misturar drives analógicos e efeitos digitais. Existe um tópico com longas discussões sobre o assunto aqui no FCC.

Para suprir esta sua necessidade de efeitos eu iria de GT-10, já que a Boss tem maior tradição em efeitos de modulação/delay. Para reforçar a argumentação: o Luciano Menezes, guitarrista da U2 Cover Alive! (uma das maiores bandas cover de U2 do Brasil), usa uma Boss GT-6 para a maioria dos efeitos e (pasme) usa um rack digital da Marshall para os drives. Já vi este cara tocando e fiquei extremamente aficcionado pelo timbre dele.

Será que meu amplicador HIWATT G100R tem qualidade para suportar os efeitos dessas pedaleiras, após tanta mistura de efeitos que terei ?

O segredo é usar o método dos 4 cabos. Com ele você permite que os efeitos de modulação, delay e reverb fiquem sempre ligados entre o pré e o power do amplificador, o que dá maior nitidez a eles.

Para um set com pedais analógicos e efeitos de uma pedaleira
- 1º cabo: guitarra -> pedais de distorção analógicos
- 2º cabo: pedais de distorção analógicos -> input do amplificador
- 3º cabo: send do amplificador -> input da pedaleira (desligue o módulo de simulação de amplificadores da pedaleira, só deixando ligados módulos de efeitos de modulação, delay e reverb)
- 4º cabo: output da pedaleira -> return do amplificador

Para um set com uma pedaleira que tenha loop
- 1º cabo: guitarra -> input da pedaleira
- 2º cabo: send da pedaleira -> input do amplificador
- 3º cabo: send do amplificador -> return da pedaleira
- 4º cabo: output da pedaleira -> return do amplificador

Casper
Veterano
# out/10
· votar


Eventide TimeFactor:





leorockbarreto
Veterano
# out/10
· votar


Filcrow


CARA, O JACKHAMMER uso como distorção alternativa, ele vem bem, não perde qualidade não, mesmo com bom ganho. e certo peso caso toque outros estilos de sons.

leorockbarreto
Veterano
# out/10
· votar


erico.ascencao

Cara meu send e return, quando experimentei o delay, fazia um barulho estranho antes de soar, barulho abafado e misturado.

Tipo, acho que o loop dele é bem meia boca, por enquanto é o único defeito que me deixa bastante insatisfeito no amp, o resto ele vem bem.

Não utilizando o loop de efeitos do amp, temos outra alternativa para manter a boa qualidade dos efeitos da pedaleira no amp ?

Achas que perderei qualidade consideravelmente ligando direto no input e mais nada ?

ABraço e mais uma vez obrigado pelas dicas.

leorockbarreto
Veterano
# out/10
· votar


Casper

vou escutar em casa e ver qual é desse equip ai, vlw o toque.

abraçao

erico.ascencao
Veterano
# out/10
· votar


leorockbarreto: Não utilizando o loop de efeitos do amp, temos outra alternativa para manter a boa qualidade dos efeitos da pedaleira no amp ?

Se eu estivesse no seu lugar, procuraria resolver o problema do loop de efeitos do amplificador. Eu já fiz alguns testes comparando diretamente a qualidade dos efeitos ligados no input e no loop, e posso dizer que a diferença é grande. No loop os efeitos aparecem mais, ficam mais nítidos e definidos.

Fernando
Veterano
# out/10
· votar


Pra U2, a melhor pedaleira de médio custo do mercado é a Line 6 M13. Você pode ter até 4 delays sincronizados por um único tap tempo, isso faz bastante diferença... Sem contar que o delay com modulação é excelente, e ela também tem o reverb Octo, indispensável no som do The Edge.

Nesse meu vídeo você pode sacar a qualidade do delay com modulação e do octo da M13:



[]s

Practus
Veterano
# out/10 · Editado por: Practus
· votar


Pra U2, a melhor pedaleira de médio custo do mercado é a Line 6 M13. Você pode ter até 4 delays sincronizados por um único tap tempo, isso faz bastante diferença... Sem contar que o delay com modulação é excelente, e ela também tem o reverb Octo, indispensável no som do The Edge.

Cara... até concordo com vocês... mas a Line 6 está lançando agora a POD HD (modelos 300, 400 e 500). Todas elas tem Octo e Particle Verb (vindas da M13), e ainda contam com 16 simulações de amplis clássicos (incluindo os VOX que o Edge usa), com dinâmicas absurdas de boas, e podendo usar até 8 efeitos em cadeia... Isso sem contar na possibilidade de dual tone e na controlabilidade dela...

Estamos discutindo esse lançamento em outro tópico (aqui)

Vale a pena dar uma pesquisada antes... Para complementar, a X3L deixou de ser vendida em várias lojas online lá fora, visto que a POD HD500 (a top) está com o mesmo preço la fora que a X3L e a GT-10 tinham (499.00 USD)

Quanto a GT-10, eu tive uma, e mesmo sendo uma baita pedaleira, inclusive ganhando da X3L em vários quesitos (e perdendo em tantos outros), não consideraria ela como uma ótima pedaleira para tocar U2, por conta da falta de Octo e Particle Verb (efeitos básicos para Still haven't found, One, e "n" outras), e pela qualidade das simulações de ampli (no caso, o VOX), que nunca foi um forte na GT-10...

Enfim, eu pesquisaria sobre a POD HD500... ela acabou de ser lançada, então ainda tem poucos vídeos no youtube, mas os que já estão por lá mostram claramente para o que ela veio... Dinâmicas animais, efeitos excelentes, controlabilidade monstro, enfim... minha próxima aquisição!!!

Apenas meu "dois cents" no assunto...

Abraços e boa sorte...

O Construtor de Castelos
Veterano
# dez/10
· votar


Olha o Set do cara. É um trambolhão da Line 6 e um Wam e mais um outro e só rsrsrsrs

http://www.youtube.com/watch?v=TpVOPWLgKg4&feature=related

leorockbarreto
Veterano
# jan/13
· votar


Ressussitando o tópico.....

Resumindo nesse período comprei uma POD HD 500 , timbrei todo o set do U2, levou alguns meses para chegar num resultado aceitável. Fiz muitos shows grandes e pequenos com a Pod e realmente me satisfez por completo enquanto o projeto U2 durou.

Agora meu filho nasceu e estou praticamente aposentado ! rsrs

Practus
Veterano
# jan/13
· votar


Po.... Legal vc ter voltado para contar o que rolou...

Tenho uma HD500 também, e concordo para para timbres "a la" U2, ela é ótima. Só não curti muito a simulação de AC30 dela, e contornei isso com um pedal Joyo chamado ACTONE muito bom... Depois a Line 6 soltou uma atualização que adiciona um efeito de equalização chamado vintage pré (acho), que resolveu a questão da simulação do AC30... Aí a HD500 ficou ótima!

Hoje estou bringando para conseguir um timbre Fender decente com ela... estou quase desistindo e pegando um Hot Rod Deluxe ou um Blues Junior mesmo... mas pelo fato de estar quase que aposentado da guitarra também (há alguns anos, diga-se de passagem, tocando só em casa mesmo), acabo protelando isso mais um pouco...

De qualquer forma, a HD500 é muito boa sim... salvo algums detalhes pequenos, mas nada é perfeito (muito menos eu...kkkkkkkk).

leorockbarreto
Veterano
# mai/13
· votar


kkkk

Então, agora estou retomando o som e já mudei todo meu set denovo !

Vendi a POD HD500
Comprei um VOX AC15 valvulado
Comprei uma Gibson Studio

E estou começando a Neura denovo dos pedais pois apesar da pedaleira resolver todos meu problemas de efeitos e facilidade durante um show, o timbre final nunca foi realmente satisfatório pra mim.

Comprei um pedal overdrive que tem uma sujeirinha do clean que eu curto demais T-REX Moller - Recomendo.

Estou usando muito a saturação das válvulas do amp para ter essa sujeirinha do vox que é demais.

Para os " molhos " estou começando a pesquisar denovo.

Delay ando fissurado no Timefactor, mas é muito caro e a dinâmica no palco com ele necessitaria de construir alguns bancos e plugar nela para acessar várias configurações salvas ( muita mão e eu nao entendo nada disso ). Ai fico pensando no DD20 porém só tem 4 bancos para salvar, não me resolve num set de show do U2 cover com no mínimo 20 músicas....

Resumindo, com relação ao delay continuo sem saber oque fazer !

Pedal de volume: estou comprando o Ernieball 6180
Compressor, chorus e outras ambiências estou pesquisando bem ainda, muitas dúvidas.
Distorção ou overdrive mais encorpado - preciso muito de algo mais encorpado e pesadinho, confesso que não conheço muitos pedais para isso. Já testei alguns simples como os da boss ( spuerdistorcion e outros parecidos ) e continuo achando meio magro.
Equalização - não sei até que ponto é fundamental, minha falta de conhecimento e de tempo pra testar me impossibilita de entender o quanto eu ganharia tendo um bom pedal de equalização.

Como a banda recém está retomando e não tem show agendado, tenho bastante tempo sem desespero para ir construíndo um set bom para tocar u2 com mais qualidade pois com a HD500 realmente me faltou habilidade de extrair tudo que ela tem com qualidade de timbre que eu adoraria ter.

Abraço e aguardo sugestões !

amilanezi
Veterano
# mai/13 · Editado por: amilanezi
· votar


leorockbarreto

Pra mim não tem segredo, pra tocar U2, com a cascata gigantesca de Delays que o The Edge usa, o mais prático mesmo é usar uma pedaleira top para efeitos e modulações (ligada no loop com 4 cabos) e drives analógicos (ou fazer um financiamento na Caixa e comprar todos os efeitos e racks do cara e ainda contratar uns 4 "roadies" pra montar tudo pra vc...hehehe)...

A pedaleira proporciona uma versatilidade incrível pra isso, ainda que não seja possível timbrar 100% igual.

Imagina o "sapateado" e o "brincar de morto-vivo" num palco pra ajustar os efeitos tocando uma set list de 25-30 músicas do U2 (se for usar somente pedais)...vai acabar com o joelho e as costas rapidinho e vai acabar a carreira tocando sentado...hehehe

Deves ter percebido que o teu filho, depois que nasceu, não te obrigou a se aposentar...no meu caso, tenho um filho de 12 anos e isso só me faz querer entrar ainda mais no mundo da música, até mesmo para dar exemplo a ele e seguir os passos do pai, pois o poder que a música tem de nortear a vida de uma pessoa é de fato algo extraordinário...

"Keep on Rockin' forever...and you will never die..."

o/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a OQUE posso incluir no meu SET para tributo U2 ?