Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais I

Autor Mensagem
nIgHtWoLf
Veterano
# ago/10
· votar


Junae
Dizem q a nova system é bem legal...uns dizem que é melhor q a x3....e tambem é bem robusta. Mas nunca testei nao.

anaelnovato
Veterano
# ago/10
· votar


ai quando sai a nova pedaleira da line6

nIgHtWoLf
Veterano
# ago/10
· votar


anaelnovato
dá uma lida no forum....finais de setembro, começo de outubro

Leonardo Castro
Veterano
# ago/10 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


o lance é estudar a guitarra, e depois ver o equipo. O que acontece muito hoje em dia é q o quadro se inverteu.
nIgHtWoLf
Veterano


Ainda bem que eu não tenho nada a ver com isso... ahahahahahahahaha.... putz... por isso a minha X3L não tem sequer um arranhão... (nem as minhas guitarras...) rs...


Cheguei agora e venho buscar informações para tirar uma dúvida quanto à uma aquisição que brevemente irei fazer. Vcs que são experts em gt10 e pod x3 live, como comparam a pedaleira nova system da tc eletronics em relação à estas duas (gt10 e pod x3 live)? Valeu .
Junae
Veterano


A Nova System tem uma proposta diferente da GT-10 e da X3L: ela é feita para, necessariamente, ser usada com um amplificador. Ou seja, ela não tem simulações de amplificadores (como a GT-10, a X3L e o futuro POD HD500).

Além disso, ela tem "true by pass", que não colore o som do amp quando os efeitos estão desligados. A X3L e a GT-10 não tem "true by pass". Dizem que elas colorem, levemente, o som original do amplificador. Salvo engano, a RP 1000 (que também simula vários amps) possui "true by pass". Até agora, não há informações se o novo POD HD500 terá "true by pass". Eu chuto que não, pois, caso contrário, será a morte, em definitivo, dos M13s e dos M9s... (se bem que, o Renken já informou que haverá, em breve, um outro lançamento da linha "M" e mais efeitos serão adicionados ao M13 e ao M9...).

A Line 6 possui um produto específico para efeitos (e com "true by pass"): o M13. Logo depois, saiu o M9 (uma versão mais compacta do M13).

Antes da atualização de "firmware 2.0" para o M13, muita gente usava a Nova System e tinha um M13 de "back up", para o caso de uma pane da Nova System na hora da apresentação.

Contudo, depois do "firmware 2.0", já li vários relatos de usuários que inverteram a situação anterior: agora, usam o M13 como peça principal e a "Nova System" como "back up".

Todos os relatos vão no sentido de que o M13 é bem robusto (e mais confiável do que a X3L em termos de "hardware"), além de possuir, indiscutivelmente, melhores efeitos.

Os efeitos da Nova System foram retirados do G-System. São efeitos muito festejados no mundo inteiro. E, quanto à durabilidade, se a Nova System seguir os padrões da G-System, esse vídeo diz tudo:



Mas, convenhamos, G-System é um nome meio esquisitão... ahahaha

A Nova System possui distorção analógica (dizem que é excelente: mas é apenas uma). Até onde eu li, diziam que a tal distorção analógica demorava um pouco para acionar. Não sei se você vai poder fazer "patches" com parâmetros diferentes para essa distorção. Vale a pena conferir o manual.

A Nova System, ao menos quando foi lançada, não possuía simulações de pedais "wha-wha". Salvo engano, o M13 possui sete simulações diferentes, que podem ser controladas pelo pedal de expressão da Line 6 (comprado à parte).

Há, também, um "review", feito pelo colega Catselids aqui do FCC:



Pensando bem, bem que o Catselids poderia fazer um "review" do POD HD500 para a gente...

Resumindo, é isso.

Se eu fosse você, como disse o NightWolf, realmente, esperaria até outubro para ver o POD HD500 e, provavelmente, esse outro equipamento que fará parte da família "M" da Line 6. Na pior das hipóteses, a probabilidade do preço do M13 baixar (com o novo integrante da série "M" vindo por aí) é bem grande.

-x-

Tive uma gt 8 da boss que tinha o mesmo problema...uns paus estranhos...desconfigurava algumas coisas sem eu mexer...

Cara, é o primeiro relato que eu vejo falando que um equipamento da BOSS deu pau... (e olha que eu já li muita coisa pelo mundo todo)...

Eu também tinha síndrome de comprar algo eletrônico e a coisa não funcionar adequadamente. Isso já aconteceu com televisão, vídeo cassete, DVD, geladeira moderna, máquina de lavar moderna, filmadora de MicroDV... por mais incrível que pareça, o "carma" só passou depois que eu comprei a X3L... rs... depois dela (e inclusive ela...), tudo funciona pefeitamente!!! Vai-se entender um negócio desses...

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# ago/10
· votar


Pensando melhor... acho que lembro de ter visto alguns vídeos de usuários da Axe no youtube, tocando U2, que conseguiram timbres muito mais interessantes e fidedignos que esses aí de cima... enfim...

Claro... a parte de mods já é outra instância...

Practus
Membro Novato


-x-

Grande parte desses vídeos do U2 no "You Tube" usam a AXE-FX ligada a um amplificador VOX de verdade (e alguns ainda adicionam uma M13 na frente de tudo...).

Só agora, há pouquíssimos minutos, alguém postou mais alguma coisa naquele tópico da FRACTAL, depois que me manifestei...

http://www.fractalaudio.com/forum/viewtopic.php?f=18&t=19151&sid=92eda 720556f844829d7d580a04e30e5&start=50

Será que minha frase em negrito deixou os caras em pânico??? Rs...

Leonardo Castro
Veterano
# ago/10 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Entao, sera que a Fractal teve mais uma baixa ??
O Mark (nao sei se era endosser da Fractal) comecou a utilizar um amp OD100 SE+, um boost da Shur e uma Gmajor-2 ...

marv
Member


-x-

Será que ele está "dando uma enrolada" com esse novo equipamento, só para não aparecer, de cara, com o POD HD500??? Rs...

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Galera, nos próximos quinze dias, estarei de férias. Nesse período não quero saber de POD, FRACTAL, etc.!!! Valeu!!!

nIgHtWoLf
Veterano
# ago/10
· votar


Leonardo Castro
P.S.: Galera, nos próximos quinze dias, estarei de férias. Nesse período não quero saber de POD, FRACTAL, etc.!!! Valeu!!!
humm....duvido que vc vai aguentar a curiosidade e nao ver nada sobre a hd500 (que tenho certeza que nesses proximos 15 dias tera a descricao completa e os sons no site da line6)

Leonardo Castro
Veterano
# ago/10
· votar


duvido que vc vai aguentar a curiosidade e nao ver nada sobre a hd500 (que tenho certeza que nesses proximos 15 dias tera a descricao completa e os sons no site da line6)
nIgHtWoLf
Veterano


-x-

Sou mais forte do que isso, rapaz!!! Rs...

Tenho que aproveitar esses quinze dias para estudar feito um louco: um bom concurso deve vir em janeiro de 2011. Pena que não caia "fofocas sobre modeladores digitais..."... rs...

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Não vou ficar fuçando nada. Agora, se você souber de alguma coisa, avise-me, por favor!!! Rs...

guitartube
Veterano
# ago/10
· votar


Leonardo Castro
qual seria a probabilidade de uma empresa com o histórico da Line 6 ter desenvolvido um processador próprio (revolucionário... rs...) ou encomendado tal artefato a alguma empresa especializada no ramo???

Acho quase impossível. Exigiria um investimento muito alto.
O poder de processamento de um processador não determina o resultado final deste tipo de equipamento, depende de como se explora este potencial e como os algoritmos "comem" os recursos disponíveis.

Na variax, a Line6 usa DSPs da Motorola. Eles são bem econômicos e devem compensar no desenvolvimento dos algoritmos.

flw!!!!

Angelopes
Veterano
# ago/10 · Editado por: Angelopes
· votar


Leonardo
A idéia do desconto é boa!!! Conheço o Cliff, vou bater um papo com ele!! Brincadeira.

Esse lançamento da L6 vai mexer com o mercado.

Leonardo Castro
Veterano
# ago/10
· votar


Acho quase impossível. Exigiria um investimento muito alto.
O poder de processamento de um processador não determina o resultado final deste tipo de equipamento, depende de como se explora este potencial e como os algoritmos "comem" os recursos disponíveis.

Na variax, a Line6 usa DSPs da Motorola. Eles são bem econômicos e devem compensar no desenvolvimento dos algoritmos.

flw!!!!

guitartube
Veterano


-X-

Valeu, Guitartube!!!

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# ago/10 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


A idéia do desconto é boa!!! Conheço o Cliff, vou bater um papo com ele!! Brincadeira.

Esse lançamento da L6 vai mexer com o mercado.

Angelopes
Membro Novato


-x-

Fala, Angelo!

Só agora que eu vi: o Cliff postou na página 20 do "Gear Page" (em um tópico chamado "Anyone who think that POD HD will be BETTER than the Axe?"). No fórum, ele tem o nome "cliffc8488" (mas é o cara mesmo, pois logo abaixo da mensagem, consta a referência de que ele é o presidente da Fractal Audio).

Veja o que ele disse:

"As I said there will be "feature reduced" products soon but I'd be a fool to tamper with the Axe-Fx given its success.

There really isn't an argument here. The Axe-Fx appeals to a certain demographic. We will make other products that appeal to other demographics. I realize that many people prefer something simpler and we are working to provide that. There is room in the market for us to offer more than one modeling product. "

Fonte: http://www.thegearpage.net/board/showthread.php?p=8969038#post8969038

-x-

Ou seja, ele ainda está trabalhando naquele projeto de pedaleira mais simples do que a AXE-FX. Pelo que ele mesmo já havia dito, meses atrás, ela será menos potente do que a AXE-FX STANDARD, com menos parâmetros, menos simulações, menos efeitos, possuindo entrada USB e, muito provavelmente, uma única cadeia.

Não sei não... acho que, se ele tivesse lançado um produto desses há um ano (com certeza, ele já vem falando nela há mais de um ano...), poderia até ser...

Se as simulações da HD 500 forem realmente tudo aquilo que eles estão falando, mais os efeitos do M13 (que dispensam comentários), mais a dupla cadeia (que provavelmente virá com ela, pois não consigo imaginar um motivo plausível para um equipamento possuir USB com 10 canais se apenas tiver uma cadeia...), mais a entrada para Variax (podendo aproveitar o recurso de DUAL TONE das novas Variaxes: um timbre vindo dos captadores cerâmicos, pela entrada normal, e outro vindo das simulações, pela entrada digital...), ficará difícil encontrar mercado para a FRACTAL PEDALBOARD...

Sinceramente, se o HD 500 fosse "só" as simulações da X3L + os efeitos do M13, por esse preço, já estaria barato demais!!! Mas, se eles estão prometendo tantas dinâmicas assim, muito provavelmente, o sistema A.I.R. III, que deve acompanhar o novo POD (o A.I.R. acompanhou o POD 2.0, o A.I.R. II acompanhou o Vetta II, o POD XT e o POD X3), provavelmente, será algo diverso de "impulses". Quem sabe uma tecnologia ainda mais moderna? Segundo o Renken, tempo para projetar algo totalmente novo é que não faltou: quando o cara entrou na empresa, em 2005, já estavam pensando no conceito desse POD HD 500...

Mudando de assunto: e a RP 1000??? Tirando altos timbres com ela???

Um grande abraço,

Leonardo.

Angelopes
Veterano
# ago/10
· votar


Gravei uma participação no concurso live4guitar.

É uma boa pedaleira. Como backup estou bem servido. Irei fazer o pedido da AXE-fx agora no início de setembro, vamos ver se consiguirei comprar.

Leonardo Castro
Veterano
# ago/10
· votar


Valeu,

Quando você voltar ao Brasil, não deixe de dizer as suas impressões sobre ela aqui para a gente!

Um grande abraço,

Leonardo.

alexromachado
Veterano
# ago/10
· votar


Tá na cara que Cliff vai esperar o lançamento do POD HD, investigar o "tamanho" do estrago e lançar uma axe-fx floor, limitada como Leo disse, mas no valor de U$ 599,00...

Daí, neguinho vai ficar dividido entre a "promessa" da L6 e o sonho (agora acessível) da Fractal...

Leonardo Castro
Veterano
# set/10 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Vídeos assim é que me fazem perceber o quanto a X3L ainda tem de potencial a ser explorado... (ao menos por mim, que não explorei quase nada... rs...). Os vídeos do Alex não contam, pois o cara, em matéria de timbres, na minha humilde opinião, está muito acima da média (inclusive com os gringos assistindo aos vídeos dele em português, tentando entender alguma coisa da regulagem, e pedindo, desesperados, para ele traduzir o vídeo para o inglês... o cara é fera mesmo... rs...).





E gostei até desse, feito por um guitarrista russo, que não toca nada, ligando a X3L ao amp, mal gravado para cacete (talvez eu tenha me identificado com o cara, por não tocar coisa alguma e possuir uma guitarra russa...):



Muito provavelmente, o novo POD HD500 não virá com uma simulação do 5150 II (que só deve aparecer em um futuro "model pack"... assim como a XTL não veio com a simulação do 5150 II de fábrica, que só foi adicionada, também, por um "model pack" pago...).

Na minha humilde opinião, só por essa simulação, a X3L já vale os US$ 500,00...

Já posso até antever um monte de gente chorando, quando do lançamento do POD HD500, por ele não conter (ao menos no início), algumas simulações bem específicas (5150 II, Matcheless DC-30, JCM-2000, etc...).

Não sei se, de ontem para hoje, houve alguma novidade significativa em termos de "fofocas" sobre o POD HD500... como disse não pesquisei nada. Já vi que esses quinze dias vão ser um tanto saudosistas para mim: olho para a X3L e bate uma tristeza de não ter tocado tudo o que eu podia nesses últimos dois anos para ficar pedindo, na página da Line 6, igual a um louco, efeitos que eu não vou nem usar, haja vista o estilo de música que eu gosto... putz...

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# set/10
· votar


Só para constar...

Um sujeito postou, nos fóruns da Line 6, que uma loja, nos Estados Unidos, informa que o POD FARM não está mais disponível.

http://line6.com/community/thread/42307?start=90&tstart=0

Tentei encontrá-lo no "site" da tal loja e, realmente, costa a informação:

http://www.sweetwater.com/store/search.php?s=pod+farm&go=Search

Ou seja, muito provavelmente, virá um POD FARM HD em breve mesmo...

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Consegui resistir por um dia... ahahahahahahahah

Leonardo Castro
Veterano
# set/10
· votar


Sei que ninguém vai responder nada oficial...

Mas, de toda sorte, a pergunta está lá:

http://line6.com/community/thread/43399

Um grande abraço,

Leonardo.

nIgHtWoLf
Veterano
# set/10
· votar


Leonardo Castro
Falando nisso de que nao haverá mais pod farm 2, eu tava no site da thomann.de e nao consta mais o pod x3 live....será que deixaram de fabricar?

Leonardo Castro
Veterano
# set/10
· votar


Falando nisso de que nao haverá mais pod farm 2, eu tava no site da thomann.de e nao consta mais o pod x3 live....será que deixaram de fabricar?
nIgHtWoLf
Veterano


-x-

Isso está sendo discutido em alguns fóruns da Line 6. Talvez, em um primeiro momento, eles tenham parado a fabricação dela para se dedicar, a todo vapor, à nova linha de PODs.

Contudo, a empresa, até hoje, fabrica o POD 2.0 e o POD XT. Aliás, na página principal, há uma propaganda do POD XT PRO...

Ou seja, até aqui, nunca foi política da Line 6 descontinuar uma linha anterior por conta da mais recente.

Só mesmo aguardando para ver o que acontece.

Um grande abraço,

Leonardo.

Sioux
Veterano
# set/10 · Editado por: Sioux
· votar


Leonardo Castro

To com minha Xt live a uns 8 meses e até hj não explorei ela toda hahaha, imagina quem tem a X3...

Tenho uns topicos com gravações e timbres que tiro com ela.

Abrs

Leonardo Castro
Veterano
# set/10 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


To com minha Xt live a uns 8 meses e até hj não explorei ela toda hahaha, imagina quem tem a X3...
Sioux
Veterano


-x-

Pois é, Sioux...

Quando postei aquela mensagem acima, pensei logo em você e no Marcelo Naudi...

Vocês dois, até hoje, continuam com a XTL...

Há também o caso do Sergio Chiavazzoli (um tremendo guitarrista/violonista/bandolinista que já tocou com todos os cantores famosos do Brasil). Pena que muita gente nunca nem sequer ouviu falar dele...

Eis uma história que o meu ex-professor (de guitarra) contou para mim. Isso foi antes de eu iniciar os estudos de guitarra e comprar a X3L:

O Sergio estava com um problema sério de coluna, devido ao peso dos amplificadores que ele levava para os "shows" e para os estúdios. Aí, um dia, ele perguntou para o meu ex-professor (que, naquela época, lecionava no Conservatório Brasileiro de Musica, local onde o Sergio estava cursando Musicoterapia), se ele não conhecia algum amplificador mais versátil. Meu professor disse que existiam os PODs, mas que não eram, propriamente, amplificadores.

Saíram dali (da Graça Aranha, Centro do RJ) para uma loja na Carioca.

Meu ex-professor pediu para testar a X3L. Ela não estava disponível na loja. Aí, o cara trouxe a XTL.

Meu ex-professor conta que o Sergio, que já tinha uma GT-8 à época, para ligá-la a amplificadores de verdade, pediu uma guitarra e começou a tocar com a XTL. Os olhos do sujeito começaram a brilhar logo nas primeiras notas.

Segundo o meu ex-professor, o cara não testou nem 10 minutos: ficou maravilhado e levou na hora. Meu ex-professor ainda tentou fazer com que ele esperasse mais um pouco para testar a X3L...

Sabe o que o Sergio disse para ele? Eu não preciso de mais nada além do que essa pedaleira (no caso, a XTL) me oferece! Acabou o meu problema de dor nas costas!

Dias depois, houve um ensaio com o Gilberto Gil e banda. O Sergio chegou com a XTL. Gilberto Gil olhando aquilo com cara feia. Começou o ensaio. O Sergio levou uma certa surra e não conseguiu regular direito. Gilberto Gil ficou meio puto...

No outro ensaio, meu ex-professor já havia configurado alguns "presets" para o Sergio e ensinado a ele "algumas manhas" (já que ele tinha a experiência da XTL de outros alunos...).

Gilberto Gil meio puto quando viu o Sergio com a XTL. Começou o segundo ensaio. O som já não era o mesmo do primeiro...

Terceiro ensaio: a XTL mais regulada ainda. Sonzaço. Gilberto Gil, impressionado, pediu a XTL emprestada do Sergio. Ele não pôde emprestar, pois "tinha gravações para fazer com ela", mas prometeu que a emprestaria em breve...

Quarto ensaio: o Sergio chegou com a XTL e um "Magic Stomp", de presente, para o Gilberto Gil. Na certa, ficou com medo de empresar a XTL e não a ver mais... rs...

Pouco tempo depois: Gilberto Gil proibiu todos os músicos de usarem amplificadores reais durante o "show": não queria mais saber de fios pelo palco! Que todo mundo tivesse uma forma de mandar tudo para o P.A. diretamente e ouvisse o resultado no retorno de ouvido da mesa...

Eis o cara (em um video muito rápido, cercado de gritinhos do Giberto Gil..., tocando). Esse foi o último "show", segundo infromação colhida, agora há pouco, com o meu professor, onde usaram amplificadores no palco, em 2008):



Duvido que você, o Marcelo Naudi ou o próprio Sergio Chiavazzoli vão sair correndo para comprar o novo POD HD500 assim que ele for lançado... tentarei fazer o mesmo (e explorar muito mais da X3L antes de comprar um POD HD500). Sei que vai ser difícil (pois a G.A.S. é fogo...). Mas tentarei... rs...

Falando nisso, qual o "link" para o seu tópico com sons da XTL???

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# set/10 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


E, agora, sem querer, assistindo aos vídeos do Chiavazzoli, descobri um, em 2008, onde ele não pôde estar presente em uma apresentação do Gilberto Gil no Uruguai por conta de dores nas costas... (o que ratifica a história do meu ex-professor... rs...).



Ter o Arthur Maia pedindo para voltar não é para qualquer um... rs...

E o cara se contentou com a XTL!!!

Momento de reflexão.

Um grande abraço,

Leonardo.

Sioux
Veterano
# set/10
· votar


Leonardo Castro

Cara que relato fantástico!!!
Realmente eu não conhecia Sergio Chiavazzoli até você falar dele aqui, excelente guitarrista.
Acompanhar estes feras da MPB não é pra qualquer hum.

A reação dele foi mais ou menos parecida com a minha quando testou a XTL hehehe no meu caso eu pedi pra testar a GT-10 e o XTL, o vendedor da playtech trouxe as duas caixas fechadas e abriu primeiro a da GT10, minhas mãos coçavam de vontade testar estas otimas pedaleiras hehehe.

Quando bati o olho na GT10 pensei, nossa que linda!
Botei as mãos nela, pesada, prateada... mas fiquei com receio dos pedais, achei frágeis e "moles" em comparação aos pedais da XTL.

Eu tinha levado os esquemas anotado sobre como ligar usando Return do Ampli, ligamos a GT10 e fomos configurando o modo de saida corretos. Feito isso comecei a testar as patches default dela...

Os efeitos como delay, chorus, phase, são magníficos realmente!
Os recursos de 2 cadeias de feito tb, (hj o x3 tem isso).
Só que quando cheguei nos drives eu me decepcionei um pouco...
Acho que distorção nunca foi o forte da BOSS, mas sim os efeitos!

Se pudesse ter os efeitos de modulação da Boss no POD seria perfeito hahahaha.

Bem, guardamos a GT10 que estava apenas 100 reais mais cara que o XTL e abrimos a caixa do XTL.

Fiz a mesma configuração correta de saída e pau na máquina...
Primeiro patch já veio uma distorção de JCM que até o vendedor sorriu quando toquei... enfim, deu XTL na cabeça até porque a XTL simula amplificadores e entre eles o Hiwatt que eu tinha muito interesse.

Estou super satisfeito com a XTL, mesmo hoje ela ainda é uma pedaleira Top e com otimos recursos.

Vocês dois, até hoje, continuam com a XTL...

Pois é, eu devo continuar com ela ainda por mais um tempo, mas eu estou orçando um Head Valvulado com Acedo e devo comprar um All tube pra mim com ele, ai eu vou montar um set de pedais novamente pra tocar no all tube, mas ainda sim, não sei se vendo minha XTL hehehehe.

Abraços!

alexromachado
Veterano
# set/10
· votar


Saiu uma suposta lista de amps do POD HD, direto do fórum da L6(veja página aqui):

Here is what I have:

They will be in the stores early November.

All of the PODHD include 16 HD amp models based on*
• Fender® Twin Reverb®
• Hiwatt® Custom 100 (DR103)
• Supro® S6616
• Gibson® EH-185
• Fender® Bassman®
• Fender® Blackface Deluxe Reverb®
• Divided by 13 JRT 9/15
• Dr. Z® Route 66
• Vox® AC-15
• Vox® AC-30 (Top Boost)
• Marshall® JTM-45 MkII
• Park 75
• Marshall® JCM-800 (2204)
• Bogner® Uberschall
• Mesa/Boogie® Dual Rectifier®
• ENGL® Fireball 100

The prices are 329 (HD300) , 399 (HD400) , and 499 (HD500)
The differences between the units seem to be the Quantity of FX and the length of the looper, besides the size.

And yes, they will still have the DUAL AMP function. At least on the HD500 for sure.

---------x------------

Atualmente estou em Bauru para a cirurgia de palato de meu filho, portanto distante da guita... Vi aqui várias crianças e adultos com sérios problemas craniofaciais...

Isso, somado à "falta" de alguns amps que eu gosto, como 5150, Lead 100, ainda sem preamps para mic e baixo...

Adicionando ainda as últimas discussões sobre XTL, e o timbre natural e dinâmico que tiro na X3...

-> Consegui, mesmo que momentaneamente, frear um pouco do gás pela POD HD. A promessa de melhoria e melhor tecnologia é sedutora, mas e quanto ao amp Brit 18, que gostei muito do timbre e jamais utilizei além de testes rápidos?

Claro que há avanço tecnológico, a questão é identificar a REAL relação necessidade-custo-benefício disso. Herbert Viana continua com sua zoom 8080 e um vox AC15. Lulu e seu engenheiro de som já afirmaram ter gravado várias pistas com amp farm (sim, nem pod farm era na época), tendo dificuldade de discriminar som real/ som simulado...

Leonardo Castro
Veterano
# set/10 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Isso, somado à "falta" de alguns amps que eu gosto, como 5150, Lead 100, ainda sem preamps para mic e baixo...


-> Consegui, mesmo que momentaneamente, frear um pouco do gás pela POD HD. A promessa de melhoria e melhor tecnologia é sedutora, mas e quanto ao amp Brit 18, que gostei muito do timbre e jamais utilizei além de testes rápidos?

Claro que há avanço tecnológico, a questão é identificar a REAL relação necessidade-custo-benefício disso. Herbert Viana continua com sua zoom 8080 e um vox AC15. Lulu e seu engenheiro de som já afirmaram ter gravado várias pistas com amp farm (sim, nem pod farm era na época), tendo dificuldade de discriminar som real/ som simulado...


alexromachado
Membro



De onde será que o sujeito tirou a lista de amps? Será que ele é uma fonte confiável?

De toda sorte, se ele estiver falando a verdade, há mais duas informações muito relevantes no "post" dele:

1ª) O POD HD500 vai custar US$ 499,00 (e não US$ 599,00, como alguns diziam inicialmente). Isso vai fazer muita diferença para quem quer trazê-la no avião...

2ª) Se vai estar nas lojas (dos Estados Unidos) no início de novembro, muito provavelmente, só deverá chegar por aqui, na melhor das hipóteses, em dezembro.

Muito provavelmente, se eu for adquirir uma, será no ano que vem: vou deixar o povo testar um pouco e ver se não há algum problema "na primeira fornada"... rs...

Se esses caras lançarem um POD FARM HD compatível com o UX1, contudo, compro na hora, para já ir testando o "novo potencial" da futura pedaleira... rs...

Vamos aguardar os acontecimentos, mas, estou cada vez mais convencido de que a X3L vai mesmo permanecer comigo. E digo mais: se ela parar de ser fabricada, devido ao pequeno número de amps que vêm de fábrica com o POD HD500 (e a falta total de pre-amps de voz e amps de baixo), não duvido nada de que os PODs X3s usados, ao menos até o "model packs" serem lançados (o que não deve acontecer antes de um ou dois anos...), acabarem sofrendo valorização! Agora, eu quero mais é que a X3L seja descontinuada... rs...

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Alex, boa sorte na cirurgia do filhão!!! A saúde dos nossos (parentes e amigos) que importa!!!

nIgHtWoLf
Veterano
# set/10
· votar


alexromachado
Lulu e seu engenheiro de som já afirmaram ter gravado várias pistas com amp farm (sim, nem pod farm era na época), tendo dificuldade de discriminar som real/ som simulado...

Que estranho, pois ja vi entrevista do Lulu onde dizia que ele odiava o som dos pods, porque eram digitais, que nao tinham dinamica....

Leonardo Castro
Veterano
# set/10 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Que estranho, pois ja vi entrevista do Lulu onde dizia que ele odiava o som dos pods, porque eram digitais, que nao tinham dinamica....
nIgHtWoLf
Veterano


-x-

Também já vi essa entrevista (na "internet"). Contudo, na gravação do CD "Long Play", ele admitiu ter gravado todas as bases com POD. Tudo bem, ele até tentou dar um tom meio pejorativo utilizando a expressão "por comodidade".... só que, no estúdio, o Rodrigo Lopes (que foi meu colega de 2º grau... acho que já contei essa história lá no antigo fórum), confessou ter usado, no restante do disco, combinações de amplificadores e pedais reais e virtuais (usando, expressamente, POD e Amp Farm), dizendo categoricamente, que não conseguiria distinguir quais os sons reais dos virtuais.

A matéria completa está na Guitar Player nº 134. Excelente entrevista (principalmente com o Rodrigo Lopes, que entregou o Lulu "de bandeja"...).

Para você ler uma "palhinha", veja só:

"Como foi o desenrolar das gravações de Long Play?
Gravei as bases com Line 6 Pod, por comodidade e para poder me concentrar mais no quadro geral. Fiquei um ano gravando e refiz muitas partes no decorrer desse período. Quanto ao som, procurei aquele que fosse veraz, potente e sedutor para as canções e o considerei o feijão-com-arroz do disco. O resto é complemento."

Fonte: http://www.uniblog.com.br/lulusantos/218427/lulu-santos---elegancia-no -pop-rock-brasileiro.html

-x-

Outro que eu já vi dizer que POD tem som digital é o Eduardo Ardanuy...

E, salvo engano, você mesmo trouxe duas fotos dele com uma POD X3L em um ensaio (rodeado de amplificadores verdadeiros caríssimos...), não foi? Rs...

-x-

Ah! e quem assistiu ao documentário sobre a vida do Herbert Viana, percebeu que, o porão da casa do sujeito é, na verdade, um estúdio cheio de amplificadores e de guitarras...

Contudo, em um rápido lance de câmera, aparece o conteúdo sobre uma mesa (que fica estrategicamente ao lado de onde o Herbert toca e ensaia). O que é que está lá? Uma FRACTAL AXE-FX ULTRA? Uma FRACTAL AXE-FX STANDARD? Um Eleven Rack? Um POD X3? Um POD XT??? Não: estava lá um POD 2.0 feijão!!!

Ou seja: o cara tem tudo no porão: equipamentos "vintage" foderosos, guitarras foderosíssimas, mesa de som impressionante, técnico de gravação, etc., mas, ainda assim, deixa um POD 2.0 feijão bem ao lado... por que será??? Rs...

Aliás, quando a Line 6 mudou significativamente os algoritmos consagrados do POD 2.0 para o POD XT, muita gente reclamou na página da empresa. Havia uma chuva de queixas no fórum antigo da empresa. Inclusive, para tentar "quebrar" a resistência de muitos, ela foi praticamente obrigada a modelar simulações anteriores do POD 2.0, conforme soavam no POD 2.0... (aliás, ela mesma fala, nos manuais da XTL e da X3L que houve muitos pedidos de simulações do "SOLDANO do POD 2.0"...).

Ah! e antes que eu me esqueça: o pessoal do Angra estava no estúdio com um POD 2.0 "rack"...

Sinceramente, se fosse para escolher os melhores sons apenas pelos "samples" da página oficial da Line 6, aos meus ouvidos, as melhores gravações são as do POD 2.0:

http://line6.com/pod20/sounds.html

E, aqui, a empresa expressamente afirmou que todos os efeitos são exclusivamente os do próprio POD 2.0! Nada mal para algo tão antigo, certo? Eu, particularmente, não tenho nada a opor aos sons (quer em matéria de simulações, quer em matéria de efeitos, que, aliás, são muitíssimo mais limitados do que os efeitos do POD XTL e da POD X3L).

O vídeo oficial com o POD 2.0 também possui, na minha opinião, sons incríveis:



-x-

Ou seja, se quem tem equipamento real, falando bem, falando mal, ou não falando absolutamente nada, sempre é flagrado (ou "entregue de bandeja" pelo engenheiro de som) com um POD por perto e se quem é "endorser" da FRACTAL acaba gravando o atual CD com POD FARM 2, eu é que não me aventuro a mexer em time que está ganhando... (mesmo que os "ganhadores" omitam ou distorçam algumas informações, sabe-se lá se por conta de outros contratos de publicidade... rs...).

Valeu!!!

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Não duvido nada que, logo depois do lançamento, surjam inúmeros pedidos dos usuários para que o POD HD500 conte com antigas simulações do POD X3 e, quiçá, do POD 2.0... vai ser engraçado... rs... bem, vou tocar um pouco de guitarra!!! Volto quando puder!!! Rs...

P.S.#2: Talvez o Jamari França tenha razão... o cara pode mesmo ser nojento:

"Gostaria de ter feito umas perguntinhas, mas sempre fico de pé atrás para ir ao camarim do Lulu porque, como todos sabem, ele é muito nojento." Rs...

Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/jamari/posts/2010/08/21/lulu-santos-cons egue-driblar-mesmice-no-acustico-ii-318025.asp

P.S.#3: Meu "chute" final: depois do POD HD500, haverá uma reviravolta no mercado. Quem quiser timbres "mais dinâmicos" (se é que isso é possível...) vai poder optar entre o POD HD500 e a FRACTAL. A diferença vai estar nos efeitos (que, na FRACTAL, continuarão com a precisão cirúrgica que só os "racks" caríssimos oferecem). Para a imensa maioria dos guitarristas, tal preciosismo não vai ser necessário (e, até por custar um quarto do preço da ULTRA, já viram para onde os guitarristas vão...). Aí, a jogada de mestre da Line 6: mesmo quem tiver uma ULTRA (e preferir os efeitos da ULTRA) vai querer usar a nova Variax. Mas ela não pode ser controlada pela ULTRA (e, em tese, mesmo por outra AXE-FX futura). Então, o proprietário de uma AXE-FX vai compar o POD HD500 e se valer das simulações (que, com certeza serão boas) e dos efeitos (sem sombra de dúvidas, muito bons também e mais para o estilo "vintage") do POD HD500 e da entrada para Variax que só o HD500 possui. Aí, vai poder ligar a Variax ao POD HD500 (pela entrada digital), ligar o POD HD500 à AXE-FX (pela entrada digital SPDIF), usar mais efeitos cirúrgicos da FRACTAL por vez e mandar tudo para o ATOMIC AMP: com uma única conversão de digital para analógico!!! Vai ser um sucesso absoluto!!! Já quanto ao "pedalboard" MIDI do Cliff, provavelmente, não terá o mesmo êxito... rs... duvido que a Line 6 não pensou nessa estratégia (e vai acabar a fomentando também, com "vídeos caseiros" no "You Tube" onde o sujeito, no lugar da AXE-FX + M13 vai usar AXE-FX + POD HD500).

nIgHtWoLf
Veterano
# set/10
· votar


Leonardo Castro
É cara, pensando bem, antes de qualquer compra, melhor esperar e ver qual é a da pod hd 500....agora sobre a diferenca da pod 2.0 pra xt, eu notei uma grande melhora....toquei na pod pro rack, e tive uma xt live depois....prefiro bem mais a xt...agora da xt pra x3, o que já havia falado, nao notei diferença no som....talvez alguma coisa ou outra soe com mais definicao, mas no geral nao teve melhoria....

e tem outro lançe: ainda que na hd500 tenhamos 16 amps....se for toda essa qualidade que dizem, poderemos chegar em qualquer tipo de som tranquilamente, e talvez nao iremos sentir falta dos amps da x3....pq com essas simulacoes melhores, e com os stomps melhores...sinceramente , ja teremos qualquer som, se regulamos bem....na x3 live, dos 70 e poucos amps, há apenas alguns deles em que realmente se nota uma boa diferença de som.....o resto parece que é alguma cópia um pouco modificada das demais...

nIgHtWoLf
Veterano
# set/10 · Editado por: nIgHtWoLf
· votar


Som bem legal gravado com a x3 live



Segundo o usuário, nesse video ele utiliza o pod farm


Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais I